Processador Intel Alder Lake (12th gen) - 120xxk & Z690 lançados

É impassível saberes isso, o mais provável é até estar a usar uma mistura dos dois sem ter o cpu a 100%, já que o windows 10 não sabe destinguir os cores e os cores E tem de ser usados de maneira inteligente para não diminuir a performance. É que não é só diferença em performance/clock, são arquiteturas completamente diferentes, com instruction set diferentes.

Já foi mostrado que o windows 11 dá grande boost em alder lake em benches.

Sim, tens razão. Estava a penar no Thread Director, de uma forma muito simplista.

Mas colocas uma boa questão, sobre o que está o Win10 a fazer. Será que atira qualquer thread para qualquer núcleo? E isso implica ter threads pesadas, em núcleos de eficiência, a perder desempenho.
Ou será que apenas usa os núcleos de desempenho? E os núcleos de eficiência, ficam parados.
 
Também estou a estranhar a AMD não anunciar nada, gostava de ver Zen3+ com v cahce para concorrer com alder lake em gaming.
É que zen 4 ainda só para o ano e a DDR5 vai ser pior que ddr4 no inicio para além de ser mais cara.

MOOOORE FRAMES PLEASE.
 
É impassível saberes isso, o mais provável é até estar a usar uma mistura dos dois sem ter o cpu a 100%, já que o windows 10 não sabe destinguir os cores e os cores E tem de ser usados de maneira inteligente para não diminuir a performance. É que não é só diferença em performance/clock, são arquiteturas completamente diferentes, com instruction set diferentes.
O Windows 10 x86 sabe o que são P e E Cores. A Intel tem um "Big Little" no mercado há perto de 1 ano. Foi um pequeno balão de ensaio chamado "Lakefield" e, se não estou em erro, o Windows 10 desde o 20H2 que tem suporte para distinguir Big de Little Cores em x86.
Além disso, o Windows 10 corre em processadores ARM.

Se esse suporte é "perfeito"? Não e muito provavelmente irá ter melhorias significativas, mesmo depois do lançamento do Windows 11.

O próprio "lakefield" tem melhorias de performance nas primeiras builds do Windows 11. :)
 
Atenção que o Lakefield não tem paridade de ISA entre e os e-cores e o p-core pois tremont não suportam avx ao contrário dos novos gracemont. O resultado foi simplesmente desastroso com muitas aplicações a usar apenas e-cores com o codepath sem avx. Essencialmente acabava com performance de atoms e eram caros. Foi tão desastre que a Intel já matou o produto mesmo com portáteis acabados de sair com isto xD
 
@muddymind posso estar a perceber mal o teu post, mas o Lakefield tem paridade de ISA entre os P e E cores. O que a Intel fez foi simples. Desactivar AVX/AVX2/AVX512 no P Core, apesar das unidades estarem lá fisicamente.
No Alder Lake, o P Core (Golden Cove) também tem a unidade AVX512 fisicamente, mas como o E Core (Gracemont) só suporta AVX/AVX2, está desactivado no P Core.

De facto a performance do Lakefield não é nada de especial, mas não sei se AVX será muito importante num CPU Ultra Low Power.

Por ultimo, alguém me corrija, mas tenho ideia que não existem no mercado "Big Littles" sem paridade de ISA. Pelo menos uma das justificações, em alguns SOCs, para usar A35 como E Cores em ARM, era porque os A53 só suportavam uma das primeiras minor versions de ARMv8 (8.1?).
 
Paridade de ISA tem de ter sempre. O que pode mudar são as instruções, ou até mesmo o front-end.
Em ARM, os A55 são In-Order, e os big são OoO.

Supostamente, o Thread Director dos Alder Lake, tende a mandar instruções vectors para os P e scalar para os E.
Mas isto creio que seja pelo "peso" destas instruções no consumo e temperaturas e desempenho.
 
Paridade de ISA tem de ter sempre.
Actualmente, pelo menos em x86, sim. Penso que com outros ISA também, mas aí já não tenho absoluta certeza.
Em x86 coloco "actualmente", porque parece que a Intel quer que no futuro não seja assim. Não sei como, mas o Ian do Anandtech já deu a entender isso mais que uma vez.
Faz sentido, porque ter unidades fused nos P Cores é um desperdício.
Em ARM, os A55 são In-Order, e os big são OoO.
Sim, o funcionamento interno dos P e E Cores é diferente. Talvez o melhor exemplo seja o novo A510 da ARM. Muito diferente internamente dos A710 e X2, com quem deverá ser utilizado.
 
Sim, também já ouvi falar desse projecto da Intel de remodelar completamente a ISA X86.
Estou curioso para ver o que sai daí.
 
Apareceu um Score válido de Geekbench 5, com um i7-12700.
iyNMxku.png

https://browser.geekbench.com/v5/cpu/9487530

Para comparação.

Média do 11700:
bit1kAB.png

https://browser.geekbench.com/processors/intel-core-i7-11700

Média do 5800X (Tem a vantagem de ter um TDP de 105W ao contrário dos 65W dos Intel):
bAJgprb.png

https://browser.geekbench.com/processors/amd-ryzen-7-5800x

Média do 5800H (45W TDP):
QmjBirF.png

https://browser.geekbench.com/processors/amd-ryzen-7-5800h
 
Se a AMD sabia do desempenho do Alder Lake, pode explicar o porque de terem decidido lançar o Zen3+ com v-cache, em vez de lançar logo o Zen4.
 
Mesmo assim acho que deve ficar um pouco atrás do 5950x em multi core. Não se esqueçam que geekbench multicore escala muito com a performance da ram. Não se sabe a velocidade da ram, mas se for ddr5 4800 até deve ser mais lento que ddr4 boa.
 
Sim, é isso. Ele usa, se o processador suportar.

In AIDA64 v5.97 we've implemented AVX-512 optimizations in the FPU, Cache and RAM subtests of the AIDA64 System Stability Test. So all those subtests now may be a bit smarter to reveal a stability issue either related to a hardware failure or an excessive overclock.
It wouldn't make much sense to avoid using AVX-512 just because without it your CPU *seems* to be stable
https://forums.aida64.com/topic/4154-stress-test-avx512/

O Rocket Lake, quando apareceram screens do Aida64 com consumos muito elevados, em parte era porque estava a usar AVX512. Não é que sem AVX512 o TDP dele não seja elevado, mas quando se usa AVX512, o TDP do Rocket Lake dispara para números estratosféricos.

O Alder Lake parece que vai +/- para os mesmos valores, mas sem usar AVX512, até porque nem o suporta.

Já agora, aqueles valores do Screenshot, são +/- os valores que se falam para o PL2 dos de 125W de TDP do Alder Lake. Deve ser um deles. :)
 
Espero que zen 3d seja mais eficiente e tão bom em gaming. Mas sinceramente, se isto der muito mais frames que rocket lake acho que nem vou esperar até ao fim do ano. Mas gastar dinheiro em fonte de 750w + cooler para isto....

Se o desempenho for ao navel do 5950x com melhor single thread e muito melhor performance em gaming vale a pena. Caso contrário...

A minha ideia era fazer upgrade ao cpu + ecrã 1440p 270hz.
 
Última edição:
E previsão de preços?
É que se tiver desempenho ao nível do 5950X, deve ser cpu para 700€, digo eu a atirar valores sem qualquer informação sobre o assunto.
 
E previsão de preços?
É que se tiver desempenho ao nível do 5950X, deve ser cpu para 700€, digo eu a atirar valores sem qualquer informação sobre o assunto.

Não acredito que a intel aumente assim tanto os preços, acredito que eles queiram vender bastante até zen 3d chegar. Ou seja vão ter que ser competitivos.
 
Back
Topo