Processador Intel Alder Lake (12th gen) - 120xxk & Z690 lançados

Se chegares a 3/4 da BW de pcie4.0 já vais com muita sorte [emoji1787]

Pcie5.0 fora do mercado mais exótico de servidores ou HPC irá ser simplesmente uma checklist nos próximos anos.
 
RDNA 3 e RTX 40xx de certeza que vão usar pcie5.0 e de acordo com os rumores o salto de performance vai ser enorme, e com streaming direto do ssd para a vram acho que não vai demorar muito tempo até que se começe a tirar partido de gen5.
Vamos colocar numeros nas coisas. :)

Se olharmos para o esquema que coloquei acima, as lanes Pci-Ex 5.0 do processador podem ser divididas de 2 formas. 1 Slot 16x ou 2 Slots 8x.

8 Lanes Pci-Ex 5.0 são 64 GigaBytes/s
16 Lanes Pci-Ex 5.0 são 128 GigaBytes/s

Reforço, são Bytes e não Bits.

Eu dou-te razão quando vir uma gráfica do mercado consumidor, mesmo a fazer Streaming de multiplos SSDs em Raid 0, que consiga chegar perto destes valores.
Eu tenho mesmo muitas dúvidas que chegue sequer perto, mas até era bom se estiver enganado. :)


Onde vejo estas lanes Pci-Ex Gen5 ser um benefício do lado consumidor é se a Intel permitir em todos os processadores, "Pci-Ex Biforcation", pelo menos nestes Links vindos do Processador.
De forma simples, permitir que cada slot possa ser dividido em múltiplas partes:
Wz1SBH8.png


E depois encher aquelas portas com múltiplos dispositivos em Placas, Risers ou mesmo estar dividido na Board, sem que seja preciso Switchs Pci-Ex, com todos os contras que isso tem:
pFLLZyz.jpg


G2Ed0wX.jpg


Actualmente não sei onde é que a Intel permite "Pci-Ex Biforcation". Não sei se é só em alguns CPUs, ou alguns Chipsets ou outra coisa qualquer que eles decidiram para segmentar o mercado.


EDIT: Um pouco de sal, porque pode não ser real, mas poderão ser os Coolers da Intel para o Alder-Lake versões 65W de TDP.
m7y2KCo.jpg


Source
 
Última edição:
@Nemesis11, Pensava que seria 64 GB/s @ x16 5.0 ou me enganei?

Sei que um NVME PCIE 3.0 x4 tem 4 GB/s de máximo teórico, logo um pcie 4.0 chega a 8GB/s e um 5.0 16 GB/s

logo 16 lanes dariam 64 GB/s.

Em plataforma consumer é totalmente useless. As gráficas não tiram partido de x16 4.0, talvez mais 2 ou 3 gerações, mesmo SSDs que modelos chegam perto dos 8 GB/s teóricos do PCIE 4.0 4x? Fora que não tens lanes 5.0 para NVMEs nesta plataforma.
 
@JPgod Tens parcialmente razão. Eu fiz as contas somando a Bandwidth para cada direcção, quando será mais preciso dizer que 8 Lanes = 32 GB/s+32 GB/s e 16 lanes = 64 GB/s+64 GB/s.

mctKNwC.png


Fora que não tens lanes 5.0 para NVMEs nesta plataforma.
Na parte Pci-Ex Gen5, no diagrama, encontra-se lá "Intel SSD". Não sei bem a que se referem, mas seja o que for, deve ser NVMe.
Se irá tirar proveito de Pci-Ex Gen5? Talvez em picos de leitura sequencial, mas de resto, tenho sérias dúvidas.
 
92ns :joker: Pior do que estava espera tendo em conta os timings. Mas também é bios inicial, ring a 4.3ghz e ram com timings muito soltos.
 
Última edição:
Então afinal o preço é +- o mesmo da geração passada. Era o que estava a espera, a Intel nunca podia aumentar muitos os preços tendo em conta que a board e ram já vão ser mais caras.
 
@lyNx-- Os rumores indicam que os Portáteis com Alder Lake serão apresentados/mostrados na CES 2022, isto é, primeiros dias de Janeiro de 2022.
Se isso estiver correcto e se não existirem outros constrangimentos a nível de oferta, devem começar a aparecer no mercado pouco tempo depois.

De notar que nada disto é oficial e mesmo que agora a informação esteja correta, às vezes as datas são alteradas.

Now, from previous rumors, we are aware that the Alder Lake mobility processors might only be available from early 2022 onwards, so these refreshed Galaxy Books could be announced at CES in January next year.
https://www.notebookcheck.net/14-co...in-upcoming-Samsung-Galaxy-Book.559661.0.html
 
O aumento de pinos podem ter várias razões:

  • aumento de pinos de power (não estranhava nada que os ecores e pcores tenham VRMs separadas com power planes distintos tal como o uncore).
  • Pinos para as lanes pcie extra.
  • pinos reservados para futura expansão da plataforma (não mudam de socket a cada geração)
 
Como te disse, tem os mesmos PCIE do LGA 1200, 28 lanes no total (16 5.0 + 4x pro SSD e 8 pro chipset), so vejo a questao do power e reserva de pinos para mais lanes pcie pro futuro...
 
Agora resta saber o preços da boards com pcie 5.0, deve ser bonito... Por isso é que a Intel não aumentou os preços dos cpus, boards quase de certeza que vão ser bem mais caras.

Pela quantidade de boards ddr4 que a gigabyte vai lançar também me parece que ddr5 não vai compensar, só mesmo se a Intel mover para o mesmo sistema da amd onde a mesma plataforma dê para todos os CPUs com DDR5.

https://videocardz.com/newz/gigabyte-aorus-z690-motherboards-for-alder-lake-s-cpus-listed-by-eec
 
Última edição:
Já apareceram preços da DDR5?
Eu normalmente teria mais receio do preço de um tipo de RAM novo do que das Boards com Pci-Ex Gen5. Gen5 é semelhante a Gen4. O grande salto será dado em Gen6.
 
Ambas vao ser caras, as boards Z690 vao ser tipo 250€ pra cima ddr5/ novo padrao PCI-E e a memoria vai ser 200€ 2x8GB (16GB) e 350/400€ 2x16 DDR5, isto os kits base entre 4800 a 5200.

Penso que vao sair estas primeiro só meses mais tarde teremos as board B com ddr4, isto claro obriga logo quem quer ter os Alder lake investir no mais caro.

Agr imaginem se as board viessem com ATX12VO, o que supostamente poupavamos na fonte vamos pagar a dobrar nas MB's. (isto nao vai acontecer para ja)

Cps
 
Back
Topo