Análise Intel Atom N270 + Tsunami T10

Nemesis11

Power Member
Esta análise é mais a comparação do processador Intel Atom N270 1.6 Ghz do que sobre o novo portátil da Tsunami.

Em relação ao portátil:





Positivo:
- Muito pequeno e leve
- Muito silencioso e pouco aquece
- Vem com Windows e com um cd de Suse Linux 10 SP1
- Bom teclado e boa qualidade de construção
- Montado em Portugal
- Sem bloatware. Só vem mesmo com o windows, trial do Office 2007 e drivers
- Excelente qualidade de imagem e som (com phones)
- Não está cheio de autocolantes
- 1 slot de memória livre (Já coloquei mais 1 GB de Ram)

Negativo:
- A forma de fazer scroll no touchpad é diferente. É carregando nos cantos do touchpad. Requer habituação
- Teclas de cursor pequenas
- Depois de uma experiencia no skype, a qualidade do microfone parece-me ser bastante má

Em relação ao processador:

Comparei o Intel Atom 1.6 Ghz com 2 GB de Ram, com os seguintes processadores:
- Opteron 2.4 Ghz + 2GB Ram
- Pentium IV (Northwood) 2.8 com HT + 2GB Ram
- Athlon XP 1.66 Ghz + 1 GB Ram
- Duron 650 Mhz + 512 MB Ram
- Celeron (Northwood) 2.4 Ghz + 1 GB Ram
- Pentium M 1.6 Ghz + 2 GB Ram

Aqui ficam os gráficos:

wprimebm3.jpg


cinebenchpg3.jpg


gtestta1.jpg


fritzbs7.jpg


cpumarkgh8.jpg


cinebenchogldu6.jpg


Algumas notas:
- É interessante comparar o Atom com o Pentium M single core ao mesmo clock, visto ser um processador Mobile ao mesmo clock. Também é interessante comparar com o Athlon XP quase ao mesmo clock. Como é obvio, estes dois processadores batem o Atom
- o Atom varia bastante de benchmark para benchmark. Por exemplo no Gtest é quase tão mau como um Duron 650 mhz. Penso que este facto nota-se na utilização do portátil no dia a dia.
- Um Celeron a 2.4 com 128 KB de L2 é uma autentica treta (Por vezes isso dá-me jeito para alguns testes).
- Poderia ter colocado os numeros de um Penryn 9450 a 3.8 Ghz com 8 GB de Ram, mas o processador é tão bom, que acho que se deixaria de ver as barras dos outros processadores :D.
- A gráfica integrada no 945 só serve mesmo para 2D. 3D é para esquecer.
 
Acho que estás a precisar de actualizar essa assinatura :D

Done. Já estava a precisar de uma actualização :).
Peço desculpa pelos benchmarks não serem os melhores, mas eram os mais rápidos a ser executados.
A review cai mais sobre o cpu que o portátil, porque o cpu é algo bastante diferente do resto da familia intel.
Quanto ao portátil, opinião muito pessoal, se disse-se Apple em vez de Msi / Tsunami, estariamos a ver filas às portas das lojas.
 
Quanto ao portátil, opinião muito pessoal, se disse-se Apple em vez de Msi / Tsunami, estariamos a ver filas às portas das lojas.

True, true...
Ja agora, tenho um clone do Wind (um Advent) ha cerca de mes e meio e julgo que o processador nao e nada mau. De facto, processadors mais antigos, em tarefas especificas, podem ser melhores, mas numa utilizacao normal do dia-a-dia nao se nota nada. Comparando com um Centrino a 1.7ghz, numa utilizacao normal nao sinto qq diferenca. Por vezes este tipo de testes sinteticos podem dar uma utilizacao errada sobre as potencialidades do processador. Claro que nao sera um processador para ser o computador principal (pelo menos no meu caso) mas serve perfeitamente para Office, net, emails, musica e divxs (nao HD).
 
True, true...
Ja agora, tenho um clone do Wind (um Advent) ha cerca de mes e meio e julgo que o processador nao e nada mau. De facto, processadors mais antigos, em tarefas especificas, podem ser melhores, mas numa utilizacao normal do dia-a-dia nao se nota nada. Comparando com um Centrino a 1.7ghz, numa utilizacao normal nao sinto qq diferenca. Por vezes este tipo de testes sinteticos podem dar uma utilizacao errada sobre as potencialidades do processador. Claro que nao sera um processador para ser o computador principal (pelo menos no meu caso) mas serve perfeitamente para Office, net, emails, musica e divxs (nao HD).

Venho de um Acer Pentium M 1.6 e no dia a dia não se nota diferenças. Este em algumas situações até é melhor por ter colocado mais ram.
Penso que é um portatil ideal para pessoas que nunca tenham tocado num computador ou pessoas que queiram portabilidade máxima sem gastar muito dinheiro.
 
Back
Topo