Intel Broadwell - 5th gen Intel Core Processor

Nesse caso é bom para quem usa clock em stock, não baixa tanta frequência nos restantes cores, mas já era de conseguir manter os cores todos por igual, ai já era como fosse OC.

Para quem faz OC isso não interessa muito, quando se faz OC acho que o pessoal desliga o Turbo, penso eu.

Em laptop, pelo que vi o 5700HQ consegue manter os 4 cores no Max Turbo (3.5 GHz). Já não tem patamares como os Haswell (e anteriores, como o meu Ivy Bridge).

Estes Broadwell até me estão a surpreender pela positiva. Mas com os Skylake a 3 meses de distância, acho que são um bocado inúteis. Nas plataformas mobile, a única vantagem que estou a ver é o uso de DDR3 em vez de DDR4. Isso pode querer dizer, caso a DDR4 não baixe rapidamente de preço, que vamos ver os Broadwell a ocupar a gama baixa a média e os Skylake ficarão para o segmento premium.

Nos Desktops, pelo que vi a maioria dos Skylake terão suporte DDR3 e DDR4. Por isso é capaz de ser indiferente.
 
os patamares" ou intel speedstep continuam lá ..se n for preciso a performance máximo com turbo então ele vai baixando .

O que pode acontecer é determinados laptops não conseguirem manter esse turbo no máximo por muito tempo devido ás temperaturas mas isso não é um problema dos chips das outras gerações , essa limitação é definida pela capacidade de dissipação de calor dos portáteis

Claro que se um 5xxx for mais fresco poderá ajudar mas tudo depende da capacidade de ele dissipar o calor , ou seja , depende da capacidade do portátil meter esse calor longe dele assim como o calor dos restantes componentes á sua volta , que também o afetam
 
Sim, claro que pode não estar sempre no máximo. Mas agora já não estão limitados a ter valores mais baixos de turbo boost para um maior número de cores. O valor máximo é o mesmo independentemente do número de cores activos. É algo bom, que os portáteis de topo com uma refrigeração acima da média (ainda para mais se combinados com uma boa cooling pad) poderão aproveitar para ter uma performance superior aos concorrentes que usem o mesmo CPU.
 
Mas eu acho que nunca tiveram limitados nesse aspecto , no entanto dava para definir assim como estas a dizer assim como dá também nas versões desktop
 
Mas eu acho que nunca tiveram limitados nesse aspecto , no entanto dava para definir assim como estas a dizer assim como dá também nas versões desktop

eles têm essa limitação , um i7-4710HQ p.ex. faz :
3.3 GHz (for 4 active cores)
3.4 GHz (for 2 active cores)
3.5 GHz (for 1 active core)
 
Exacto. E penso que seja por isso que se veja algumas diferenças maiores entre Haswell e Broadwell nos benchmarks, do que propriamente pela arquitectura ser mais evoluída do que o Haswell. Simplesmente, é difícil fazer comparações clock por clock com o Turbo lá pelo meio. Só mesmo desligando o Turbo e fazendo uma comparação com o Base Clock é que dá para perceber quais é que são realmente os melhoramentos aquitectura.

Claro que isso pouco importa, a não ser por curiosidade. No fim de contas, o que interessa é que os Broadwell batem os Haswell na gama equivalente, seja porque têm melhor arquitectura ou porque o seu clock é mais elevado (base ou com Turbo, tanto faz).
 
Exacto. E penso que seja por isso que se veja algumas diferenças maiores entre Haswell e Broadwell nos benchmarks, do que propriamente pela arquitectura ser mais evoluída do que o Haswell. Simplesmente, é difícil fazer comparações clock por clock com o Turbo lá pelo meio. Só mesmo desligando o Turbo e fazendo uma comparação com o Base Clock é que dá para perceber quais é que são realmente os melhoramentos aquitectura.

Claro que isso pouco importa, a não ser por curiosidade. No fim de contas, o que interessa é que os Broadwell batem os Haswell na gama equivalente, seja porque têm melhor arquitectura ou porque o seu clock é mais elevado (base ou com Turbo, tanto faz).

A arquitetura é a mesma nos Broadwell e Haswell. O processo de fabrico (tick) é que difere (22 para 14 nm).
A arquitetura vai mudar (tock) nos Skylake. Depois o processo de fabrico (nanómetros dos transistores) muda para os Cannonlake (10 nm).
Tick-tock.

Da parte arquitetural (do chip no seu topo e não do core), o que pode mudar durante os tick é a GPU integrada.
Nos cores da CPU propriamente dita, o que costuma mudar, devido ao processo de fabrico, é a eficiência na relação performance/watt e talvez uma melhoria na forma como isso é gerido, tal como foi dito.
 
Intel Core i7-5775C Broadwell Processor Review


5775c-cpuz.jpg

broadwell-cpu-die-shot-645x414.jpg

system-settings-645x841.jpg


http://www.legitreviews.com/intel-core-i7-5775c-broadwell-processor-review_166875
 
Última edição:
A arquitetura é a mesma nos Broadwell e Haswell. O processo de fabrico (tick) é que difere (22 para 14 nm).
A arquitetura vai mudar (tock) nos Skylake. Depois o processo de fabrico (nanómetros dos transistores) muda para os Cannonlake (10 nm).
Tick-tock.

Da parte arquitetural (do chip no seu topo e não do core), o que pode mudar durante os tick é a GPU integrada.
Nos cores da CPU propriamente dita, o que costuma mudar, devido ao processo de fabrico, é a eficiência na relação performance/watt e talvez uma melhoria na forma como isso é gerido, tal como foi dito.

Eu conheço o sistema é tick-tock da Intel ;) Daí eu dizer que a diferença clock por clock dever ser muito pequena. Mas claro que se graças aos 14nm conseguem clocks e Turbos mais altos, pronto lá vem a vantagem do tick para o tock.
 
Broadwell-E comes in six and eight core in Q1 2016

0d63803174f78f3be54b8266e14afc61_S.jpg


PROCESSORS

Broadwell-E comes in six and eight core in Q1 2016

Up to 20MB cache, overclockable K an X SKUs

Intel plans to launch an update to the Haswell-E high-end line of processors and it calls them Broadwell-E.

They will enter production in January of 2016 and should launch before the end of the quarter. We expect to see them before the end of March 2016. Intel has shared a few details with some of its partners, but we still don't have all the details. The new high-end processor line will come in six-core and eight-core versions.

The eight-core version will have up to 20 MB Intel smart cache and it will support Turbo boost 2 technology. Following tradition, Broadwell-E will support Hyperthreading technology as well as overclocking with Extreme Edition X and K SKUs. Intel calls this processor line HEDT (High End DeskTop processor line) and the new processor supports 4-channel DDR4 2400 memory with 1 DIMM per channel.

Intel claims that it has improved CPU performance.

The motherboard based on chipset support up to 40 lanes PCIe 3.0 in (2x16 + 1x8 configuration). The max TDP sits at 140W for both six-core and eight-core units. Intel warns that the LGA 2011-3 Revision 3 socket will not be compatible with prior generation CPUs.

The question remains if the new Broadwell-E works in existing motherboards after they receive a BIOS update.

Before this HEDT processor comes to market, Intel plans to launch Skylake-S dual and quad core with TDPS scaling from 35W, 65W and in high end market to 95W. This should happen in late Q3 2015 for some and for most SKUs Q4 2016

http://fudzilla.com/news/processors/38111-broadwell-e-comes-in-six-and-eight-core-in-q1-2016
 
Meh... nem pus ca ontem a notícia porque pensei que alguem tinha posto...

Este é para passar ao lado... completamente...

Tem bom IGP, mas o A10 7850 consegue estar ao mesmo nivel e custa +/- 130€...

Depois é a história do costume, para que raio comprar um CPU de topo para usar um IGP??
Eu preferia que me tirassem o IGP do meu 4770K e lá metessem mais 2 cores ou 3 :D :D

Nem sei para quê que a Intel lançou isto...
 
Porque pode. Nem para OC parece ser bom, 4.4GHz nem era estável... Nada de novo e de interesse, estou desapontado. Esperava mais para justificar o preço a que deve chegar.
 
uma pergunta: estando para sair a 6a gen dos Intel (skylake) , porque é que só se vê à venda a 4a gen (haswell) e muito raramente a 5a gen (broadwell)? pelo preço?
 
uma pergunta: estando para sair a 6a gen dos Intel (skylake) , porque é que só se vê à venda a 4a gen (haswell) e muito raramente a 5a gen (broadwell)? pelo preço?

Porque tendo em conta o que são os de 5ª geração, cpu quase igual e igpu melhorado, quase ninguém está muito interessado em comprar os de 5ª geração, especialmente porque estão para sair os de 6ª geração, como referiste.

Os Broadwell pouco sentido fazem, sem ser para quem quer um super igpu, mas quem quer um super igpu pode comprar AMD que sai muito mais barato.
 
A 5° geração só agora está a sair, é normal que ainda nao esteja disseminada nas lojas. Os skylake ainda vai demorar uns meses a estar disponível comercialmente, e logo s3 vê o preco.

Entretanto qual é o super igpu da amd? Sei que são mais baratos e equilibrados, mas são mais super que os da intel?
 
Back
Topo