1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Intel cancela chips de 45 nm Nehalem Dual-Core/Intel planeia novo Stepping pr i920

Discussão em 'Novidades Hardware PC' iniciada por Roberto1973, 2 de Fevereiro de 2009. (Respostas: 22; Visualizações: 3570)

1. Roberto1973

Roberto1973 Power Member

Tendo em conta a actual conjuntura económica, e inventários com excesso de stock para plataformas Core 2, a Intel parece ter mudado de planos no que toca ao desenvolvimento de processadores dual-core em variações dos modelos Nehalem. Os roadmaps da empresa apontavam originalmente 2 chips, com nome de código Havendale e Auburndale, para serem as implementações dual-core MCM da arquitectura Nehalem para desktops e notebooks, respectivamente.

Theo Valich, comentador da indústria, refere no seu blog que a Intel cancelou os chips Havendale e Auburndale. Os dois iriam tornar possíveis os SKUs i4 e i3. Ao invés, a Intel está a tentar avançar com o lançamento do seu sucessor: o core Arandale. O Arandale é uma evolução dentro da série de derivações do core Nehalem, construído em 32nm, e agendado para 2010. O Arandale, pelo que sabemos, será um processador dual-core Nehalem fabricado em tecnologia de 32nm. Em adição, existe uma grande especulação sobre ter uma grande quantidade de memória cache L3: possivelmente 6 MB contra 4 MB do Havendale/Auburndale. O core Arandale estaria originalmente agendado para a época de «regresso às aulas», em 2010 (entre Setembro-Outubro). Depois de reformular a sua estratégia, o processador poderá muito bem chegar em Março.

A Intel anunciou planos de distribuir para os seus parceiros e distribuidores um novo stepping do seu processador Core i7 920. O stepping será então actualizado de C-0 para D-0. Pronto para distribuir já a partir de 2 de Março, a nova versão integra as seguintes novidades:
    • <LI itxtvisited="1">Novo S-spec (de SLBCH para SLBEJ) e números Material Master para os produtos convertidos.
      <LI itxtvisited="1">CPUID muda de 0x000106A4 para 0x000106A5.
    • As especificações electricas, mecânicas e térmicas, permanecem com as especificações. A Intel não planeia alterações na plataforma ou nas instruções.
    Será necessária uma actualização na BIOS da motherboard, para identificar o novo stepping correctamente.

Fonte:www.newticias.com

2. Nemesis11

Nemesis11 Power Member

É um bocado estranho dar como justificação o clima económico para cancelar processadores que têm como alvo um mercado mais económico ( 2 cores + gpu no mesmo package ).

Tendo em conta que a Intel não tem outros dual cores no roadmap, isso significa que não haveria "novos" dual core ( sem ser aumentar clocks do core 2 duo ) da Intel até 2010, o que também é estranho.

Se for verdade, parece-me mais uma consequencia de a concurrencia estar fraca, do que o clima económico.

3. stuntz

stuntz Power Member

perdoem aqui o noob mas, o que é o stepping? :'(

4. ciberg

ciberg Moderador
    Staff Member

Penso que terá a ver com o facto de que mais vale manterem a linha que têm do que investir em novas linhas que ficarão mais caras do que as linhas actuais mesmo que um pouco antigas.

stuntz, o stepping é tipo a versão do processador, um novo stepping trás correcções e melhorias em relação ao original. As melhorias dependem de produto para produto.
    Por exemplo, um Q6600 B3 tem um maior consumo (105W) do que um Q6600 G0 (95W) que em consequência aquece menos e permite maiores OC.

5. Nemesis11

Nemesis11 Power Member

É uma revisão, que pode ter vários objectivos, como por exemplo resolver pequenos bugs.

A alteração do numero são pequenas alterações. A alteração da letra, normalmente significa mudanças maiores. Neste caso mudou a letra.

Para o utilizador normalmente as diferenças não são muito visíveis. Mas pode haver menor consumo, maior overclocking, etc.

Pode ser, mas o processo de fabrico é o mesmo que o actual core 2 duo e do core i7 e é estranho cancelarem o dual core com gráfica, virado para o mercado de portáteis e desktops mais baratos e não cancelarem o core i5, um quad core, praticamente igual ao i7, que precisa de uma nova plataforma. A mesma onde iria estar este dual core.

Por falar em portáteis, vamos ter que aguentar com core 2 duo até 2010? Não é que sejam maus, mas pode uma boa oportunidade para a Amd.

Última edição: 2 de Fevereiro de 2009
  6. Xmeagol

Xmeagol Power Member

Yeap

Tipo conroe, stepp. G0 :D

7. fermiest

fermiest Power Member

A crise toca a todos, até aos grandes!!!

8. V3ctor

V3ctor Moderador
    Staff Member

Eu acho é que a Intel achou que não devia apostar em "maus" cpu's agora que a AMD chegou ao jogo... vejam bem, o Core i7 920 (do suposto socket "premium") apesar de ñ ser "papado" pelo AMD PII 940, vê o AMD a morder-lhe os calcanhares...
    Ora se o i7 920 é Premium e o PII 940 já anda por perto, é normal que a AMD lance uma nova flagship que se aproxime ou ultrapasse o i7 920, o que deixa os Core i5 ou i4 na m****. A Intel para concorrer no sector médio dos cpu's teria de desenvolver algo melhor que o i7 920 para o mainstream e aumentar a speed dos i7 "Premium".

9. Jonybat

Jonybat Folding Member

Yup...
    Esta notícia não faz muito sentido tendo em conta a concorrência. Não há caso para dizer que há falta dela.

Tanto rumor só porque vai sair um novo stepping para o i7 920...enfim :rolleyes:

10. DMH

DMH 1st Folding then Sex

Sendo que é do mesmo stepping do 975 que segundo o Charles trará os 5.5Ghz de average para os QX e menores temps para todos os CPU's acho que este novo stepping é de louvar mas tu lá sabes;)

11. Jonybat

Jonybat Folding Member

Eu não sei tudo...e aliás, eu nem comentei isso ;)

12. DeathCaban

DeathCaban [email protected] Member

Tudo o que seja melhor, consuma menos e seja mais barato é bem vindo. lol
    Apesar de não ocorrer tudo ao mesmo tempo. :x2:

13. DMH

DMH 1st Folding then Sex

O que tu disseste foi tantos rumores só porque vai sair um novo stepping para o i7 920

14. Jonybat

Jonybat Folding Member

Eu sei o que disse...:D

O que eu quis dizer foi que não tinha comentado o facto de o stepping ser relevante ou não, porque disso não sei nada.

Reformulo:
    Tanto rumor só porque vai sair um stepping para o i7 920. Como é que ele a partir disso consegue saber que os Havendale e Lynndale foram cancelados...enfim :rolleyes:

15. Uriziel

Uriziel Power Member

Boas.

Isto irá trazer algum impacto no preço dos i7?

16. Zero_Cool_PT

Zero_Cool_PT What is folding?

Trazia impacto nos euros e nas temperaturas.

17. Anacleto Pisoes

Anacleto Pisoes Power Member

Acham que vale a pena esperar ate Março para comprar o novo i7 920 "stepped" ? as diferenças serão notórias??

18. Uriziel

Uriziel Power Member

Eu tou a pensar esperar até março, acho que vale a pena.

Última edição: 8 de Fevereiro de 2009
  19. lkezen

lkezen Power Member

Que eu saiba so' falta 1 mes, agora se tu nao consegues esperar por esse tempo, tu e' que decides!

20. Uriziel

Uriziel Power Member

Assim já não levas com a 1ª remessa de i7, gostava era que as motherboards baixassem de preço, ainda tão um bocado caras 8|

Partilhar esta Página