Processador Intel Cannon Lake ( 2018? )

Se isso aumentar o preço, os nucs continuam a ser uma peça algo cara para o que oferece.
Com o mesmo dinheiro montas um sistema ITX (um pouco maior, sim, mas pequeno na mesma) mas ficas com a possibilidade de expansão.

Cuidado com esse argumento. Eu sei que nós, entusiastas, olhamos para uma folha de specs e em 5 minutos percebemos o que é melhor ou pior, mas o mercado "geral" não funciona da mesma maneira.
Tens muitos exemplos disso, mas para dar um exemplo actual, podes olhar para o mercado de Portáteis. Pelo preço de muitos Ultrabooks, consegues comprar algo com especificações muito melhores no papel, mas não é assim que é visto pelo mercado e neste caso, até por muitos entusiastas. Fora o mercado de Gaming e Workstations, os mercado está a ser varrido com processadores de 15/17 W e mesmo nesses dois mercados, começas a ver incursões de Ultrabooks, como os nVidia MaxQ, HPs Zbooks, etc.

A parte que te dou razão, é que no mercado de um mini-PC com um i3, não faz grande sentido o uso de um GPU dedicado. Aumenta o preço, aumenta o consumo, aumenta o barulho e o que se ganha? Um Gpu dedicado, bastante fraco, que vai dar para jogar alguns jogos menos pesados. Jogos esses, que provavelmente daria para jogar com o GPU integrado da Intel, com menos qualidade de imagem.
Mas quem compra um NUC com um i3 está a pensar nele para uma máquina de jogos? Tenho sérias dúvidas. Acho que este comprador tem outras prioridades.

Com o seu próprio gpu full fledged em desenvolvimento estas incursões nuc intel + amd parecem o inicio de qualquer coisa maior...

Eu não tiraria grandes conclusões deste NUC. O Cannon Lake cada vez mais parece um teste dos 10 nm sem grande significado. Tudo aponta que o Ice Lake é que poderá ser interessante, por (talvez) ser um Tick daqueles que não se via por parte da Intel desde o Sandy Bridge.
Eu aposto mais em que o GPU do Cannon Lake não está funcional, ou nem sequer está no chip ou seja apenas uma contrapartida dada à AMD pela compra dos seus GPUs para uso nos Kaby Lake-G.
 
Percebo o ponto do mercado dos portáteis, mas nos NUCs não vou estar preocupado com o tamanho/peso. Por isso é que acho que se um NUC com dGPU fica mais caro dos actuais do mercado... continua a não valer a pena.
 
Percebo o ponto do mercado dos portáteis, mas nos NUCs não vou estar preocupado com o tamanho/peso. Por isso é que acho que se um NUC com dGPU fica mais caro dos actuais do mercado... continua a não valer a pena.

Repara, cada pessoa tem as suas prioridades. Os NUCs vendem-se, exactamente para os consumidores que estão "preocupados" com dimensões, peso, consumo, barulho, etc. Agora, concordo contigo, que para este consumidor de um NUC com um i3, usar a gráfica integrada ou uma dedicada, provavelmente vai dar ao mesmo e se o GPU dedicado encarecer o NUC, é uma má escolha.
 
Apareceu um Lenovo IdeaPad 330, à venda na China, com o Cannon Lake Core i3-8121U.
Os specs não são nada do outro mundo. Em relação ao cpu é um dual core com 4 threads a 2.2 Ghz com turbo a 3.1 Ghz.
Interessante que este portátil também não tem a gráfica integrada e sim uma AMD Radeon RX 540 com 2GB. Dá que pensar se o iGPU não estará funcional ou nem sequer exista no chip....

W5wnQyt.jpg


02oFohk.jpg


wBRpTX0.png


https://item.jd.com/26395831446.html
https://www.anandtech.com/show/1274...top-spotted-online-lenovo-ideapad-330-for-449
 
Mera curiosidade, mas está relacionado ao meu post a confirmar AVX512 no Cannon Lake.

Dizer que um CPU suporta AVX512 é muito vago, porque AVX512 engloba várias instruções e cada CPU da Intel (Incluindo os Xeon Phi), suporta "apenas" uma parte.

Para terem noção do emaranhado no que toca ao suporte de AVX512:

N3F2232.jpg


Interessante........
 
Um dual core de 15w, 10 nm e tudo que oferece são 2.2 base e 3.2 turbo e sem IGP? Tudo bem, é um i3, mas dado que até tens i3 quad-core não ter um dual core todo artilhado é mesmo idiota!
Um i7 4600U, ainda a 22nm com os mesmo 15w oferece 2.1 base e 3.3 Ghz e com IGP! O i7 7610U tem turbo de 4 Ghz!!
 
@JPgod pensei o mesmo, só não falei porque podia levar (e ainda posso levar) uma resposta meio travessa.
Mas o meu i5 4200u é igualmente um dual Core mas com turbo a 2.6ghz e um tdp de 15w.
No meio de tanto ano e descidas no processo de fabrico também achei estranho só ter evoluído isso.
 
Um dual core de 15w, 10 nm e tudo que oferece são 2.2 base e 3.2 turbo e sem IGP? Tudo bem, é um i3, mas dado que até tens i3 quad-core não ter um dual core todo artilhado é mesmo idiota!
Um i7 4600U, ainda a 22nm com os mesmo 15w oferece 2.1 base e 3.3 Ghz e com IGP! O i7 7610U tem turbo de 4 Ghz!!

Acho que não podes comparar um i7, mesmo sendo de uma geração anterior, com um i3. Mesmo dentro de cada gama (i7, i5, i3, etc) existem grandes variações.
Dou-te o exemplo do portátil que tenho agora. Tem um i5-4258U. Tem 2 cores/4 threads com 2.4 Ghz Base e 2.9 Ghz Turbo, com apenas 3MB de Cache e tem um TDP de 28W. Este i3 bate este i5 em consumo, claramente e talvez bata em performance (vai depender das características do Turbo neste cpu de 15W e mesmo dos fabricantes dos portáteis, mas é outra conversa).

Em relação ao iGPU, estou curioso para ver se está apenas desligado ou se nem está no chip. É que é suposto ter um novo iGPU da Geração 10.
Seja como for, parece que vai existir uma versão m3Y de 4,5 W com 1.5 Ghz de Base e nesse tem que lá estar o iGPU. Ninguém vai colocar um GPU dedicado em computadores passivos.
 
Pois, mas sabendo que i5 e i7s serão todos quads e hexas, ficará a faltar um dual core mesmo optimizado ao máximo...
 
Pentium Gold está abaixo dos i3., não tem turbo por exemplo. Se bem que ele acaba por ocupar o espaço dos i3 de gerações passadas. (passou a ter 4MB L3 e HT)
 
Clocks e TDP não e tudo veremos como se porta em benchmarks com as novas instruções.

Creio que o single thread performance subiu substancialmente que estes novos cpus só mesmo esperando para ver.
 
Pois, mas sabendo que i5 e i7s serão todos quads e hexas, ficará a faltar um dual core mesmo optimizado ao máximo...

Os i5 e i7 U de 15 W são quad cores. Não há hexas nesta gama.

Eu tenho acompanhado o mercado de portáteis ultimamente, por interesse pessoal, e eu teria muito cuidado em avaliar a performance de um processador ou de um portátil com processadores desde o Skylake, baseado apenas no que está no papel.
Eu posso-vos dar vários exemplos de nem tudo que parece, é.
Há portáteis, nesta gama 15W, da mesma marca e modelo em que a versão mais barata com um i5 bate a versão cara com um i7, porque conseguem aquecer menos e por isso passar mais tempo em Ghz mais altos de Turbo.
Há modelos em que a Marca limita ou mesmo elimina o Turbo. Conheço um computador, que devido ao seu volume tão pequeno, a marca decidiu desabilitar por completo o Turbo.
Depois dentro do Turbo, há vários níveis. Uma marca pode decidir várias coisas dentro de cada nível, por exemplo quanto tempo pode estar o processador a um certo TDP. A que temperatura limite. Voltagens, etc etc.
Com o Intel XTU, o próprio utilizador consegue alterar vários parâmetros. Dou-vos o exemplo do último Lenovo X1 Carbon, que com o Intel XTU, conseguem com menor voltagem, melhor performance, menos barulho e menos aquecimento.

Onde quero chegar é que este Cannon Lake, a 10 nm, sendo dual core e não tendo o iGPU (pelo menos, não está funcional), é possível que consiga estar bem mais tempo em níveis de Turbo que outros processadores de 15 W e mesmo vendo benchmarks de um dispositivo, pode não mostrar o que ele vale.

Quanto ao AVX512, é mais um tópico complicado, porque a Intel meteu no mesmo saco, instruções diferentes, para finalidades diferentes, em que cada geração suporta apenas uma parte.
Neste momento, para o mercado consumidor, há muito pouca coisa a suportar uma parte do AVX512. Nos Xeons Skylakes, em modo AVX512, os cores sofrem uma enorme redução de clock, que afecta mesmo outros cores que não estejam em modo AVX512. Isto é, se estiverem a correr código com instruções AVX512, outros programas a correr no mesmo cpu, vão perder performance. Isso é relativamente "engraçado" em cenários de Hosting/Cloud, porque um cliente consegue reduzir a performance de outros clientes........
 
Foto do Core-i3 8121U:

3Xdxnts.png


Pelas contas da ComputerBase, a die do cpu terá 71 mm² e a die do chipset, 47 mm².
A gráfica parece estar na die do cpu e será uma GT2 que viu o número de EUs aumentado de 24, na anterior geração, para 40. O problema é que os yelds são tão maus, que a Intel decidiu desactivar a gráfica integrada e por isso é que todos os produtos que apareceram com este cpu, têm um GPU da AMD.
71 mm² para um dual core, com 4MB de L3 e um GPU com 40 EUs, parece-me bastante pequeno.

https://www.computerbase.de/2018-06/intel-10-nm-cpu-cannon-lake-die-size/
 
Review do Anand do Core i3-8121U (Cannon Lake 10 nm).

8Irz3Jn.jpg


uhJEKWJ.png


biTphkN.png


Not good....

smcc0Pk.png


bAWuGpP.png


uXYMwCa.png


ETkUT93.png


After testing the chip, the only way I’d recommend one of these things is for the AVX512 performance. It blows everything else in that market out of the water, however AVX512 enabled programs are few and far between. Plus, given what Intel has said about the Sunny Cove core, that part will have it instead. If you really need AVX512 in a small form factor, Intel will sell you a NUC.

Cannon Lake, and the system we have with it inside, is ultimately now nothing more than a curio on the timeline of processor development. Which is where it belongs.

https://www.anandtech.com/print/13405/intel-10nm-cannon-lake-and-core-i3-8121u-deep-dive-review

Interessante para quem quiser AVX512 e pouco mais.
 
Back
Topo