Processador Intel Cascade Lake-X (HEDT)

Bom, viva a concorrência, corte que supera os 50% no topo de linha!!

E ai dá o que pensar, 9900KS ou 10920X? :D ambos custam o mesmo.

Os TR terão que vir agressivos e até acho que o 3950X a 750$ deixou de ser tão apelativo...
 
Slides oficiais da Intel:
LhAf2Ew.jpg


UOLx97C.jpg


https://www.servethehome.com/new-intel-core-i9-platform-improvements-and-dramatically-lower-costs/

Interessante não existir uma versão com 16 cores.
 
Portanto, o novo i9 de topo (18C) custa metade do modelo que substitui directamente e basicamente o mesmo que custava o anterior i9 de entrada (10C).
Além disso acaba a palhaçada das linhas PCIe capadas em alguns modelos.

Mas não, não $uport€m a concorrência, que não vale a pena. :002:
 
Não se esqueçam que estes Cascade Lake-X têm várias mitigações por hardware para as múltiplas vulnerabilidades que têm saído, enquanto os anteriores "sofrem" a nível de performance com as mitigações por software + firmware.

Estou curioso para ver a que preços vão andar os 79XXX e 99XXX no mercado de usados. :D
 
Fora essas mitigações por hardware, basicamente este é o segundo rebrand do 7890xe e não vai ser o ultimo nem se calhar o penúltimo. São cpus que precisam de um processo de fabrico maduro, por isso quanto tempo vai demora a intel a ter uns 7nm maduros?

De qualquer maneira a baixa de preço é sempre bem vinda e provavelmente irá acontecer a mesma coisa com o cometlake, indo o de 10 cores ocupar o espaço do 9900k, baixando os outros todos de preço, mas ainda vai demorar uns 4 meses.
 
A Intel terá uma nova plataforma Xeon-SP de servidores para a primeira metade de 2020, chamada "Whitley", no socket 4189. Na mesma plataforma vão-se poder usar processadores 14 nm, com mais uma evolução do Skylake (Cooper Lake) e 10 nm (Ice Lake).

Estes processadores HEDT são praticamente iguais aos Xeon-SP, menos o socket, às vezes.
Falta ver se aparece mais um refresh, com um "Cooper Lake-X" ou algo novo com um "Ice Lake-X". Ou mesmo os dois.
 
Intel a ter que baixar de preços à grande.
Muito bom, o que se quer é concorrência.


Com isto a AMD quando tiver produção em velocidade de cruzeiro do 3900X e 3950X é capaz de baixar um bocado os preços destes, para dar espaço para os novos Threadripper serem mais competitivos no preço/performance/nº de cores.
Mas claro, depende da capacidade de produção e procura - não só de Ryzen/Threadripper, como dos EPYC que levam os melhores CCX.
 
Boas
Para mim seria uma aposta interessante ter este processador num pc até porque já se conseguem encontrar a bons preços.

A tecnologia usada nele pela Intel é excelente e para o trabalho que faço chega-me perfeitamente.
Mas vamos a ver o resto. :)
 
Preços e frequências all-core e turbo:

Rrh54NS3GUs3HYFx.jpg




Paper launch em 7 de Outubro, disponibilidade em Novembro.

Intel 10th Gen Core X "Cascade Lake-X" Pricing and Specs Detailed
Ahead of their October 7th product launch and November availability, we have confirmation of the specifications and pricing of Intel's 10th generation Core X "Cascade Lake-X" HEDT processors in the LGA2066 package. These chips feature compatibility with existing socket LGA2066 motherboards with a UEFI BIOS update, although several motherboard manufacturers are launching new products with some of the latest connectivity options, such as 2.5 GbE wired Ethernet, and 802.11ax Wi-Fi 6 WLAN.

The 10th generation Core X HEDT processor family is based on the new 14 nm++ "Cascade Lake" silicon, which comes with hardware fixes against several classes side-channel vulnerabilities, and introduces an updated instruction-set that includes more AVX-512 instructions, and the new DLBoost instruction. DLBoost leverages new fixed-function hardware on silicon to accelerate AI deep-learning neural-set building and training by up to 5 times. Intel's first wave of 10th gen Core X lineup is rather slim, with just four processor models. The company did away with the Core i7 brand extension, as core-counts in the mainstream desktop segment have already reached 8-core. The lineup now begins at 10-core/20-thread, with the chip's full 48-lane PCI-Express and 4-channel DDR4 interfaces enabled across the board. All models feature the "XE" brand extension, and feature unlocked base-clock multipliers.
[...]
 
Paper launch em 7 de Outubro, disponibilidade em Novembro.
Já não falta muito.
Meti o meu post mais acima no tópico errado.

Falava doutro processador, esta secção do fórum tem uma data deles, uns mais antigos outros como este a sairem no mercado em breve, não estou ainda muito habituado a navegar por aqui no fórum mas com tempo isso vai lá.

A informação que tenho visto lá fora sobre esses processadores dá-me água na boca para ter um.
Resta saber a que preços verão para o nosso mercado.
 
O i9-10980XE em princípio vai ser mais caro e consumir mais que o Ryzen 3950X sem oferecer mais desempenho apesar de ter mais núcleos. A única vantagem que pode ter é pistas PCIe? Ditto para o 10920XE e 10900XE vs Ryzen 3900X. São segmentos diferentes de mercado (Cascade Lake-X compete com Threadripper, certo?), mas sinceramente não vejo como é que a oferta da Intel tem mais valor que a da AMD. Talvez se voltarem a cortar os preços pela metade... :004:
 
O Cascade Lake-X tem 48 Lanes Pci-Ex no CPU + 24 Lanes no Chipset, Quad Channel, suporta 256 GB de RAM e suporta AVX 512.
Nada contra o 3950X. No geral até pode ser uma melhor compra performance/preço, mas não é que não existam razões para comprar um Cascade Lake-X, sejam estes Core X, sejam os Xeons W-2200/W-3200 que suportam ECC e têm boards ainda mais viradas para o mercado Workstations.
 
O Cascade Lake-X tem 48 Lanes Pci-Ex no CPU + 24 Lanes no Chipset, Quad Channel, suporta 256 GB de RAM e suporta AVX 512.
Nada contra o 3950X. No geral até pode ser uma melhor compra performance/preço, mas não é que não existam razões para comprar um Cascade Lake-X, sejam estes Core X, sejam os Xeons W-2200/W-3200 que suportam ECC e têm boards ainda mais viradas para o mercado Workstations.

Não é preferível ter menos lanes e mais bandwidth, devido ao pci express 4.0? Tirando isso percebo que possa ser uma escolha para um nicho muito pequeno do mercado, tal como o 3950x.
 
Back
Topo