1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Intel Celeron 2.40Ghz

Discussão em 'Modding e Overclock' iniciada por Kevin04PT, 16 de Janeiro de 2009. (Respostas: 17; Visualizações: 1116)

1. Kevin04PT

Kevin04PT Power Member

Boas,

Ando a pensar fazer o meu primeiro Overclock.

Já andei a ler alguns tópicos por ai, por isso já tenho umas noções, mas gostava que me dissesem mais ou menos o que sou capaz de fazer com este processador e board, sem pôr em risco o meu material.

CPU-Z

Cumprimentos

Última edição pelo moderador: 17 de Janeiro de 2009
  2. WindWalker

WindWalker Power Member

Eu diria (110~120)*24 = 2640~2880.

3. Kevin04PT

Kevin04PT Power Member

Ou seja, posso levar isso para os 2.8Ghz mais ou menos?

4. Kevin04PT

Kevin04PT Power Member

Boas,

Visto este ser o meu primeiro overclock decidi criar um tópico para todas as minhas dúvidas.

O meu processador é Intel Celeron 2.40Ghz com um Core Voltage de 1.504V, mas o meu computador é um daqueles pequenos da XCube pelo que não tem uma muito boa ventilação, mas mesmo assim gostava de tentar fazer um overclock a ver no que dava (sem estragar nada, claro).

Gostava que me dissesem se posso fazer alguma coisa e se é aconselhavel...?

PS. Fiz um relatorio no Everest e os únicos dados relacionados com temperatura foram estes:

Temperaturas:
    Aux 18 °C (64 °F)
    Seagate ST380011A 54 °C (129 °F)

Cumprimentos

5. Kevin04PT

Kevin04PT Power Member

Eu fui a BIOS e encontrei tudo para alterar o FSB, Core Voltage, etc.

Na BIOS também dizia a temperatura do CPU e do Sistema; o CPU estava a 55ºC e o Sistema a 36ºC; a Core Voltage estava a 1.525V e o FSB a 100Mhz sendo como máximo 400Mhz.

Mudei a Fan Speed par Full Speed e a seguir vou abrir o PC para limpa-lo e deixa-lo aberto para ver se arrefece mais.

Quem me dizem disto?

Cumprimentos

6. WindWalker

WindWalker Power Member

O HW Monitor ou uma versão recente do Everest não te dizem a temperatura do CPU?

Mete o Core Voltage a 1.55V e o FSB a 110. Sendo um Celeron s478 deve fazer isso facilmente.

O CPU fica mais 'fresco' se lhe mudares a pasta térmica. Esses 55ºC são resultado de uma pasta térmica 'ressequida'/pó.

7. Kevin04PT

Kevin04PT Power Member

Posso subir o Core Voltage para 1.55V e o FSB para 110 sem problemas? (Vou já tentar)

Quanta a pasta térmica, eu por acaso não sei mudar isso, mas tenho de ver.

A pasta térmica é muito cara?

EDIT.:

Foto do "bicho"

HW Monitor:

Cumprimentos

Última edição: 17 de Janeiro de 2009
  8. Kevin04PT

Kevin04PT Power Member

Bem, depois de meter a Fan a Full Speed, limpar todo o pó do computador e deixa-lo sem caixa, consegui obter uma temperatura no CPU de 34ºC (parece incrivel a descida de quase 24ºC mas é verdade).

Depois disto aumentei a Core Voltage para 1.55V e o FSB para 110Mhz obtendo assim um clock de 2.64Ghz, ficando a temperatura do CPU com apenas 38ºC.

Por isso vou continuar a aumentar um bocado, a ver quando chego ao limite.

Obs.: Estou aqui a escrever tanto que assim se alguém quiser fazer overclock ao seu processador (igual ao meu) tem aqui um relatório da minha experiência. Espero que ajude alguém.

Cumps

9. Kevin04PT

Kevin04PT Power Member

120mhz*24 = 2.88Ghz

Vou testar estabilidade, já digo algo...

EDIT: Corri o Prime95 durante 8Min e tudo ok!

Daqui a nada já digo temperaturas...vou subir mais um bocado.

Quando acham que devo subir o vCore?

Cumps

Última edição: 17 de Janeiro de 2009
  10. Kevin04PT

Kevin04PT Power Member

Bem, eu meti o FSB a 130*24 = 3.12Ghz; mas o PC crashou ao arrancar então diminui para 123 o que deu 2.95Ghz e ai o PC arranca na boa.

Acham que o problema de ele não arrancar a 3.12Ghz é o vCore demasiado baixo?
    Será que devo subir para 1.75V?

Aguardo resposta

Cumprimentos

11. WindWalker

WindWalker Power Member

Acho que estás a meter "a carroça à frente dos bois".

Com 1.75V o mais certo é a temperatura disparar para o que tinhas antes dessa limpeza. Depois, vais esforçar muito mais a fonte de alimentação que, pela idade que adivinho ao PC, também já teve muito melhores dias. O que significa que também devia ser limpa (se já não tiver garantia, pode abrir-se à vontade). Deves aumentar para aí em cerca de 0.05V em 0.05V.

Depois, 8min de Prime95 não é quase nada. Para se ter uma garantia mínima de estabilidade, tem que correr durante várias horas (6~8h). Também tens o IntelBurnTest, mas esse faz o CPU aquecer bastante mais (5~10ºC) que o Prime95.

E não te esqueças que a temperatura na BIOS é quando o CPU 'não está a fazer nada'. Nos testes atinge temperaturas bem acima disso.

12. Kevin04PT

Kevin04PT Power Member

Boas,

Secalhar tens razão.

O que vou fazer é diminuir para 2.81Ghz e depois correr o StreesPrime95 umas horitas a ver como se comporta.

Se se comportar bem deixo estar, caso contrário baixo mais um bocado.

Já agora só mais uma dúvida:

Eu tenho uma ATi Radeon 9250 (já é antiguinha xD), acham que posso fazer Overclock ligeiro a gráfica juntamente com o Overclock do CPU sem problemaas?

Cumprimentos

13. WindWalker

WindWalker Power Member

Podes, mas em jogos recentes (<3 anos) não deve adiantar grande coisa, já que ela é bastante fraca e nem assim os deve correr.

Lembro-me de ter uma FX5200, que devia ser da gama de performance dessa, e correr o Unreal Tournament (1999!) a 1280x1024 já era o limite.

14. Kevin04PT

Kevin04PT Power Member

Lol, eu sei, não espero milagres.

Este clock é apenas por brincadeira e para ganhar uns fps a mais nos jogos antigos

Ah já agora, fiz o teste com 2.81Ghz e ao fim de 30minutos de Stressprime95 a Board já estava a apitar de sobreaquecimento. Vou baixar o processador para 2.60Ghz, ai já não deve haver problemas

Cumprimentos e obrigado

15. WindWalker

WindWalker Power Member

Precisas é de pasta térmica nova :P

De certeza que era a mboard? Não seria o programa a dar erros? É que nunca tive uma mboard a apitar por sobreaquecimento do CPU.

16. Kevin04PT

Kevin04PT Power Member

Eu quando tinha a 2.95ghz ao fim de correr o stressprime95 na terceira opcao (blend acho eu) a mboard comecava a apitar.

Baixei entao para 2.8 e ao fim de 30min ja apitava.

Baixei para 2.64ghz e ao fim de 33min ja apitava...

O pior e que eu parava o teste e parava logo de apitar e o prog nao indicava nenhum erro...

Sera que devo confiar nestes testes?

Quanto a massa termica...isso e caro? E qualquer loja de informatica a podem substituir?

Cumps

17. WindWalker

WindWalker Power Member

Usa o SP2004 Orthos então. É baseado no Prime95.

Uma seringa de massa térmica decente custa <5€. Em qualquer loja era suposto saberem substitui-la, mas a uma das lojas 'populares' é que eu não ia.

18. Kevin04PT

Kevin04PT Power Member

Vou experimentar o SP2004 Orthos então para ver se é melhor.

Quanto a massa, é que eu tenho uma loja de informática não muito longe de minha casa, chama-se "Triplo Clique" não sei se conheces...se tivessem lá a venda e soubessem substituir era porreiro. Tenho de ir lá ver

EDIT: O que faz o PC apitar é uma opção na BIOS que eu configurei para apitar quando chegasse a 56ºC.

Eu corri o SP2004Orthos e o PC passou os dois testes 4000 Lucas-Lehmer e o primeiro 8000000 Lucas Lehmer e a partir daí começou a apitar, mas o programa regista 0 erros.

Obs: O CPU esta a 110Mhz*24 = 2.64Ghz

Cumps

Última edição: 18 de Janeiro de 2009

Partilhar esta Página