Intel Celeron Dual-Core (E1xxx series)

blastarr

Power Member
Basicamente, podem pensar neles como Pentium Dual Core só com 512KB de cache L2 partilhados pelos dois cores (este último é ele próprio uma versão do Core 2 Duo E4xxx, mas com apenas 1MB de cache L2 activado -num total de 2MB presentes na die "Allendale"-).
É a morte anunciada dos processadores single-core no mercado low cost, depois de já terem desaparecido no mainstream e no high end ao longo dos últimos 2 anos.


Intel Preps Dual-Core Celeron Microprocessors


Intel Readies Dual-Core Microprocessors for $35 - $50


It was just a matter of time before the leading makers of central processing units (CPUs) start to sell dual-core chips for value computers and it now seems that the time will come in the first quarter of next year, when Intel Corp. unveils dual-core Intel Celeron microprocessors aiming the most affordable personal computers (PCs).

The first Intel Celeron E1200 dual-core processor working at 1.60GHz, utilizing 800MHz processor system bus and featuring 512KB of unified secondary-level cache will emerge in the first quarter of 2008 to target cost-effective desktops. Later during the year Intel plans to add more chips into the Intel Celeron E1000 dual-core lineup, creating a comprehensive family of affordable chips with two processing engines.

Intel’s Celeron E1000 dual-core processors are set to be made using 65nm process technology and are projected to fit into 65W thermal design power envelope. The new CPUs will be drop-in compatible with all platforms that support code-named Conroe processors, e.g. Intel Core 2 Duo or Intel Pentium dual-core E2000-series.

According to documents seen by X-bit labs, Intel plans to describe the new Intel Celeron dual-core processor as delivering “entry multi-tasking experience for value-conscious customers”. Currently Intel sells Celeron processors for $34 - $59, therefore, it is possible to expect that the new E1000-series will also fit into that gap. It is interesting to note that the launch of the new Celeron dual-core chips will not mean end of life for Intel Pentium processors, which will continue to serve upper segment of low-cost desktop systems.

Given relatively low clock-speed and not a large cache, it is unlikely that Intel Celeron E1000 dual-core microprocessors will show incredible performance. Nevertheless, the forthcoming emergence of the new chips proof that multi-core technology are rushing into the value segment of the market.

The launch of low-cost dual-core Intel Celeron E1000-series processors will cause the chip giant’s rival Advanced Micro Devices to either waterfall prices of its entry-level single-core AMD Athlon LE and AMD Sempron chips, or to introduce value dual-core processors as well and reconsider pricing of single-core offerings.

Officials for Intel did not comment on the news-story.

http://www.xbitlabs.com/news/cpu/display/20071011171900.html
 
Quase que te posso confirmar e dizer que sim..

Com base nos allendale, que são mais outros C2D.. é mais do mesmo..

OC aqui não vai faltar :D
e pelo preço.. que ricos media centers :D
 
35-50!?!? o mundo (intel) está doido.

quase 100% de certeza que vem um para aqui, para actualizar o pc do puto que ainda anda com um velho socket A.....mais uma board baratinha, faço a festa com 150€
 
35-50!?!? o mundo (intel) está doido.

quase 100% de certeza que vem um para aqui, para actualizar o pc do puto que ainda anda com um velho socket A.....mais uma board baratinha, faço a festa com 150€

Realmente... Com os C2D e as RAM's ao preço da uva mijona, é de aproveitar e fazer a festa :)
 
512KB de L2 dividido por dois cores deve ser muito mau. Pelo menos a ver pelos core duo com 1MB, que se engasgam em multitasking.
Estou curioso de ver benchs nesse cpu.

Para OC devem ser interessantes.
 
512KB de L2 dividido por dois cores deve ser muito mau. Pelo menos a ver pelos core duo com 1MB, que se engasgam em multitasking.
Estou curioso de ver benchs nesse cpu.

Para OC devem ser interessantes.

Não será de admirar, e também não será nada de estranhar, pois a Intel já nos habituou a que os Celerons se chamassem Decelerons entre utilizadores mais criticos. Para multitask devem de ser bastante maus, visto que os Intel dependem demasiado da sua cache L2.

Cumps
 
por 35 euros nao podem pedir uma perfomance igual a um 6xxx..

por alguma razao isto e um celeron dual core e nao um core 2 duo

btw
35 euros por um dual core
o mundo virou mentos
 
nao sera melhor um AMD X2 4000+ a menos dos 70 eur? Comparativamente aos 35 eur, é o dobro, mas vamos ter uma performance mt superior, ou nao?
 
A história dos 35-50€ é simplesmente assumida por eles, porque é a gama de preços onde se vendem os celerons actualmente:
Currently Intel sells Celeron processors for $34 - $59, therefore, it is possible to expect that the new E1000-series will also fit into that gap.
Sinceramente duvido um bocado que apareça algum modelo por 35€ tão cedo. 55-65€ para lançamente parece-me mais realista. E a performance.. será típica de um celeron. Aqueles 512Kb de cache devem afogar completamente os dois cores. Se em multitasking 1Mb já é pouco nos Pentium E, então metade disso e ainda por cima a 1.6Ghz deve ser um bocado mau.

Pergunto-me qual será a performance destes CPUs, mesmo em multitasking, contra os A64 3500/3800+ single core, que estão actualmente no mercado a 55-65€.
 
A história dos 35-50€ é simplesmente assumida por eles, porque é a gama de preços onde se vendem os celerons actualmente:

Sinceramente duvido um bocado que apareça algum modelo por 35€ tão cedo. 55-65€ para lançamente parece-me mais realista. E a performance.. será típica de um celeron. Aqueles 512Kb de cache devem afogar completamente os dois cores. Se em multitasking 1Mb já é pouco nos Pentium E, então metade disso e ainda por cima a 1.6Ghz deve ser um bocado mau.

Pergunto-me qual será a performance destes CPUs, mesmo em multitasking, contra os A64 3500/3800+ single core, que estão actualmente no mercado a 55-65€.

a ver vamos quando sairem, ninguem vai comprar um cpu sem ver reviews primeiro.
 
kem compra 1 cpu por esse preco n deve estar a pensar usa-lo p/ benchs e gaming, axo k p media center ou office e mais k suficiente...e deve dar 1 boost significativo no vista face aos actuais celerons...
 
kem compra 1 cpu por esse preco n deve estar a pensar usa-lo p/ benchs e gaming, axo k p media center ou office e mais k suficiente...e deve dar 1 boost significativo no vista face aos actuais celerons...
A dúvida não é se este CPU é suficiente ou não para media center ou office (por acaso para media center de última geração duvido um bocado), mas sim se é melhor que a concorrência ao mesmo preço.
 
nao sera melhor um AMD X2 4000+ a menos dos 70 eur? Comparativamente aos 35 eur, é o dobro, mas vamos ter uma performance mt superior, ou nao?

Depende do uso que lhe dás. Houve uma altura no ano passado em que eu só via páginas, mandava emails, reclava via IM e escrevia os meus trabalhos e uns programas e fi-lo num P3 1.3GHz com 256MB de RAM, que funcionava perfeitamente (o facto de ser linux ajudou imenso) e nunca se engasgou uma única vez.

Se eu fosse a montar agora um computador tendo esse tipo de uso em mente então eu atirava-me para o tal celeron de dois núcleos. Eu montei um sistema com um Athlon X2 4000+ e paguei 180€ por ele. Se fosse capaz de ter basicamente o mesmo por menos 35€ então eu não pensava duas vezes.

Por outro lado os Athlon 64 X2 3600+ e 3800+ custam agora menos de 50€.

não preciso do dobro da performance (é um pc para um puto), preciso de algo barato, e 35€ parece-me "unico"

Opa, excluindo aqueles que precisam de usar software específico profissionalmente, os únicos utilizadores que precisam dos computadores mais potentes são os putos. Os jogos são desde há bastante tempo as aplicações que mais puxam pelo computador. De longe.

Tirando os putos dos jogos e os idiotas que compram o computador para compensar incapacidades e fazer inveja ao vizinho, o utilizador comum não precisa mais que um sistema inferior a um Athlon 64 2000+. Espetas mais um ou dois núcleos no sistema e eliminas por completo qualquer problema de multi-tarefas e aí tens um computador absolutamente perfeito para o dia-a-dia.

A não ser que queiras usar a aberração do Windows Vista.
 
Back
Topo