Processador Intel Coffee Lake ( 2018 )

brruno

Banido
19.07.16_Intel_CoffeeLake_teaser.jpg


Acabou de aparecer este novo roadmap para os proximos chips da Intel.

Ao que parece o processo de 10nm está complicadao.
A segui aos Kaby lake apenas os chips mais pequenos são ser Cannon Lake ( 10nm). Os de maior dimensão são ser á mesma de 14nm , Coffe Lake.

Em relação aos actuais, e mesmo aos Kaby lake, a principal diferença é a adição de chips hexa-core ..

Muito provavelmente os chips de desktop a seguir aos Kaby Lake tambem serão Coffe Lake e não Cannon Lake..

Outro dado interessante é nos Kaby Lake a adição de chips quad-core na gama de 28W.
( Desde que a Intel deixou os quadcore de 35W que estava á espera que eles lançassem um nos 28W .. )
Nos Coffee Lake desaparecem , mas não me admirava que voltassem para 35W ..

http://www.notebookcheck.com/Intel-...m-Refresh-Hexa-Core-im-Notebook.169442.0.html
 
Última edição:
Não dúvido que apareça uam coisa dessas. Mas duvido que a intel se dê ao trabalho de cozinhar umas waffers apenas para uma coisa dessas.
Parece-me que há uma boa possibilidade de vermos 6 cores em LGA115x. Especialmente se os Zen saírem decentes e carregados de cores, como se especula.
 
Meh...
Cheira-me que o processo que a AMD está a usar não é grande coisa, a RX480 não clocka nem de perto nem de longe como as Pascal, e o consumo é superior, SE for do processo o Zen vai ser mais uma desgraça, e a Intel tem muita, muita patente no que toca a optimizações de x86, AMD não tem assim tanta margem de manobra quanto isso a não ser um milagrezinho..
 
É este o problema, o processo das Polaris é o mesmo que vai ser usado no Zen. Ou evolui ou a primeira formada de Zen não será nada de especial.

Mas hexa cores em LGA 115x é muito bem vindo. Nas tantas é a resposta ao Zen de topo que será 8 cores/16 threads, com a diferença para este que deve vir com GPU.
 
Outro dado interessante é nos Kaby Lake a adição de chips quad-core na gama de 28W.
( Desde que a Intel deixou os quadcore de 35W que estava á espera que eles lançassem um nos 28W .. )


Já existe um Skylake quad-core de 25W:
http://ark.intel.com/products/90615

Estes roadmaps não são gravados na pedra. É possível que a AMD consiga forçar a Intel a disponibilizar mais quad-cores nos 25W.
O Zen supostamente percorre todas as gamas dos 5 aos 150W, e duvido que a AMD só tenha quad-cores a partir dos 35W, pelo menos a longo termo.

Dual-Core para 2018/2019 é um abuso IMO....
 
Já estava na altura da Intel trazer hexa-cores para o mainstream. Dependendo de como vier os zen da AMD, pode ser um duelo interessante
 
pode ser um duelo interessante

Um octa core da AMD se competisse com um i5 de 5º ou 6º geração já era uma vitória para a AMD. Se isto se confirmar a intel vai ter mais uma vez a vida facilitada.

Para mim faria sentido algo do género,
i7 - 6 core / 12 threads
i5 - 4 / 8
i3 - 2 / 4

Estou a falar de desktop mainstream.
 
Ou seja, moviam-se os i7's actuais para a gama i5, para abrir espaço para os hexa no i7. Sim, é o que faz sentido, mas neste momento nem sabemos se realmente virão os hexa. Por outro lado, também conseguia imaginar a intel a criar os "i9" mainstream para os hexa :P
 
Pois eu acredito. Os primeiros i5 também tinham HT só depois é que os passaram para 4 cores reais.

E os i3 por mim podiam acabar e serem substituidos pelos Pentium G.
 
Tens razão, só vieram depois. Nunca percebi essa jogada de lançarem um i5 com 2c/4t.

Ainda tenho o lendário 760 numa build. É material de guerra :)
 
Intel to unveil Basin Falls, launch Coffee Lake ahead of schedule

Monica Chen, Taipei; Joseph Tsai, DIGITIMES [Wednesday 19 April 2017]

Intel will unveil its Basin Falls platform, i.e. Skylake-X, Kaby Lake-X processors and X299 chipset, at Computex 2017 in Taipei during May 30-June 3 two months earlier than originally scheduled, and will bring forward the launch of Coffee Lake microarchitecture based on a 14nm process node from January 2018 originally to August 2017, to cope with increasing competition from AMD's Ryzen 7 and Ryzen 5 processors, according to Taiwan-based PC vendors.

The Basin Falls-based products are expected to be launched at the E3 gaming show in the US in June, with the official release at the end of the month.

The Skylake-X series has three 140W processors featuring 6-, 8- and 10-core architectures, while the Kaby Lake-X series has an 112W quad-core processor. In August, Intel will release a top-end 12-core Skylake-X processor.

Meanwhile, AMD is planning to announce its top-end 16-core Ryzen processor and X399 platform in the third quarter to compete for the gaming market.

As for the 14nm-based Coffee Lake-based processors, Intel will initially release several K-series Core i7/i5/i3 processors and its Z370 chipsets in August, and will release more CPUs as well as H370, B360 and H310 chipsets at the end of 2017 or early 2018.

Intel has reportedly spent over US$100 million to order five EUV machine sets from ASML, to accelerate its pace of manufacturing.


Intel and AMD both declined to comment on unannounced products

http://www.digitimes.com/news/a20170419PD207.html
 
Back
Topo