Processador Intel Coffee Lake ( 2018 )

Vêm mais caros do que se falava. Mesmo com esses preços é comprar agora porque os preços devem subir rapidamente.
A AMD com estes preços pode subir os preços dos ryzen.
 
Já tenho a config para o meu próximo pc. Não vai ser Intel de certeza. Não faz sentido absolutamente nenhum estes preços, a não ser que se seja um fanboy ou querer mesmo o melhor nem que seja por uma dúzia de fps. Já começa a ser irracional. Com o preço de um cpu sem hiperthread (9700k) dá para comprar Ryzen e boards e com jeito ainda sobra para Cooler. Impressionante.
 
Concordo inteiramente @miguelbazil
Na óptica do custo/benefício, a intel de momento é má compra. Não é que não tenha os melhores CPU's, ninguém questiona isso... Só que quando o dinheiro custa a sair do bolso, é bom ter a certeza que se gasta no que vale a pena. E se pensares nessa óptica, talvez percebas o que se diz da intel estar a desapontar. Pedem muito dinheiro para a % de ganhos em performance.

Para quem pode e quer o melhor, estão lá. Para o grosso das pessoas, não é aconselhável ao nível de preço performance.

Concordo inteiramente! Os preços actuais são difíceis de justificar. Aquilo a que me refiro é o número de pessoas que acreditam mesmo que a diferença entre Intel e AMD são 10fps, quando em alguns (bastantes) casos chegam a ser 40% de diferença com os 2 processadores maximizados + combo de Ram correcto. Há diferenças absurdas de performance. Agora, quanto ao que referiste, concordo plenamente.

Fazer crer que o cpu Intel é só "um bocadinho" melhor que o Ryzen, é que me faz confusão. Aí sim a Intel ficava em maus lençóis, se isso fosse verídico :)
 
Já agora por mera curiosidade.
Que jogos ou workloads existem de momento em que a Intel tem com 40% de diferença?

Se falarmos de jogos, já vi no máximo um jogo que tinha uma diferença de 40fps. Mas em percentagem era bem mais baixo que isso dado que ambos os CPUs andavam nas averages dos 150 amd e 190 Intel .. isto a 1080p e uma 2080ti.
Daí a minha curiosidade, 40% parece me diferenças enormes
 
Já agora por mera curiosidade.
Que jogos ou workloads existem de momento em que a Intel tem com 40% de diferença?

Se falarmos de jogos, já vi no máximo um jogo que tinha uma diferença de 40fps. Mas em percentagem era bem mais baixo que isso dado que ambos os CPUs andavam nas averages dos 150 amd e 190 Intel .. isto a 1080p e uma 2080ti.
Daí a minha curiosidade, 40% parece me diferenças enormes

40% não me parece. So se for nos max fps. Tenho corrido a net toda e o máximo que vi foi 23% de não estou em erro. E estamos a falar de uma diferença de 120 para 140 fps que em suma não me parece que torne qualquer jogo impossível de jogar .
 
Olá!

Aqui está um exemplo do R6, e isto é face a um i5 8400 a 3,9ghz e com ram de 2666mhz, enquanto que do lado da Amd a ram é de 2933mhz. Face ao 8700k 5ghz + 3600mhz DDR4 a diferença ainda ia ser maior...

Claro que podem argumentar que ninguém precisa de tantos fps, mas a verdade é que ninguém consegue trancar todos os jogos em Amd a 144hz sem nuances! Existem sempre quedas!

G5W4x3D.png


A restante análise !

Aqui, também podemos ter uma ideia de até onde podem chegar as diferenças de performance. Evidentemente que ninguém vai jogar a esta resolução, mas tal como diz no artigo, isto são testes para se ter uma ideia das reais diferenças. Mais uma vez em muitos engines isto pode significar a diferença entre trancar o jogo em monitor de 144hz e andar sempre com oscilações... que é o caso da AMD.

DW409kf.png


Artigo

Em relação ao argumento preço vs performance e se realmente (e principalmente neste momento) vale a pena pagar mais 100€/200€/300€ por isto? Não! Sou o primeiro a dizer! Aquilo que condeno são os utilizadores que afirmam de forma confiante que a Intel "é superior em 5%".

Há diferenças, elas estão lá e definitivamente podem influenciar a experiência de jogo! Ter um jogo trancado a X framerate é completamente diferente de ter oscilações entre 100 a 150; muito mais num jogo online competitivo em que a sensibilidade do Rato é influenciada pela contagem de frames!

E ainda são bastantes os jogos em que com AMD não conseguimos trancar a 144hz; não vou sequer mencionar monitores de 240hz, que são cada vez mais populares devido à queda de preços.

Posto isto vale também a pena mencionar o facto da plataforma AMD precisar de ajustes nas memórias, dies especiais, lotarias, etc. Isto também conta! Nem todos os utilizadores são experientes; e não têm noção da quantidade de pessoas que nem sequer dão tweaks em absolutamente nada.

Cumps :)
 
Última edição:
@Daniel_1110 Eu sei de toda a situação dos 144HZ.
Porém estava à espera que os testes fossem no minimo a 1080P, e não a 720P que só uma elite de 0.01% jogadores é que joga pelo performance puro e duro que por norma encontram-se no gaming competitivo, esse tipo de jogadores também por norma não compram i5's ou R5 ou RX 480, optam sempre que podem pelo melhor que o mercado pode oferecer e neste caso será sempre o i7 ou um i9 neste caso.

Relativamente ao teste do Heaven, nem vou comentar, testes a 640x480 só são válidos para testes académicos e nunca vão ser aplicados na realidade por ninguém, é exactamente nesse teste que está os 40% de diferença!

A do R6 não se traduz em 40% mas sim em 35%, com isto não invalida o facto de ser uma percentagem bastante elevada, mas novamente.. a 720P.
Also, convém mencionar que a AMD tem drivers de DX11 piores que a nvidia que acaba por penalizar o framerate em situações CPU Bound, ou seja os minimos seriam mais elevados em ambos os CPUs neste teste se a gráfica usada fosse nvidia e se calhar chegava aos 144HZ, mas novamente a intel novamente teria tambem um aumento de performance igualmente proporcional.

Obrigado pela resposta :)
 
Bem provavelmente muito de vós já deve saber disto, eu por acaso não sabia tenho um processador desses com uma Z370, não sabia que fazia assim uma grande diferença.

 
Olha eu por acaso tenho um 8400 numa z370 não percebo muito do assunto, mas goatava de saber porque não faz sentido @Worst News na altura comprei porque estava mesmo a precisar o meu Q9950 (acho que era assim) já estava a ficar muito velhinho.
 
Olha eu por acaso tenho um 8400 numa z370 não percebo muito do assunto, mas goatava de saber porque não faz sentido @Worst News na altura comprei porque estava mesmo a precisar o meu Q9950 (acho que era assim) já estava a ficar muito velhinho.

Penso que acima de tudo o que pagas é para ter a possibilidade de fazer overclock. O 8400 vem bloqueado de fábrica
 
Sim isso faz algum sentido, no entanto acho irrelevante uma vez que um dia mais tarde se pode fazer um upgarde para um i7 por exemplo ou um desses da 9º geração, assim já se conta com uma motherboard mais em conta para o efeito.
 
Baseado nos últimos anos da intel o mais provável é que ou ias buscar 1 CPU da mesma geração ou terias que mudar a board. Muitas das vezes mais vale saltar logo de paltaforma que continuar a gastar dinheiro em algo que já está condenado
 
Sim isso por acaso tenho conhecimento dessas situações que a Intel faz disso, mas pelo que li ultimamente parece que tive sorte nessa situação uma vez que penso eu que a 9º geração irá funcionar nesta minha board. Se bem que se pode dizer que é uma "nova" geração.
 
Só agora é que vi os preços. Ou seja o novo i5 está mais caro do que o 8700k há 1 mês atrás.
Só para perspetiva, o i5 custa mais do dobro de um ryzen 1600.
Não sei se rir ou se chorar, honestamente.
 
Back
Topo