Processador Intel Coffee Lake ( 2018 )

Eu até há bem pouco tempo ainda mantinha a ideia que os CPUs da Intel não ultrapassavam o TDP, que era o que toda a evidência empírica transmitia (no meu caso pessoal, que apenas tenho experiência com dual e quad-cores e um único hexa sem HT e TDP elevado).
Agora percebo porquê: porque de facto não ultrapassavam, quando os CPUs ainda tinham margem para andarem em turbo dentro do TDP definido. A corrida aos núcleos (e o espremer dos MHz) mudou isso.
E veio dificultar mais um bocado o processo de avaliação, escolha e "matchmaking" de componentes.
 
Enfim e fui eu dar 280 euros por essa porcaria. Brutal
Não é porcaria nenhuma mas tambem não é o produto premium como eles querem fazer parecer. Porque se virem vem o vídeo o antigo sistema também não era top de gama. O grande problema nas novas motherboard e que eles dizem que são 8 fases o que não é verdade. E depois aumentam o preço das Motherboard e meteram componentes em algum dos casos mais baratos. Ou seja resumo da história estão a levar dinheiro com fosse Hi-end mas não passa de uma mid-range mas isto já não é novidade nenhuma. Depois a pessoal a falar da Gigabyte eu falo por experiência própria na Z370 as gaming 7 eram muito boas mas todas as outras ou 80% dos casos só davam problemas com os Vrms e afins. Mas infelizmente são quase todas as marcas são over-price derivado aos componentes. Mas infelizmente isso só podemos saber depois de haver reviews Como este do vídeo por exemplo.
 
Eu até há bem pouco tempo ainda mantinha a ideia que os CPUs da Intel não ultrapassavam o TDP, que era o que toda a evidência empírica transmitia (no meu caso pessoal, que apenas tenho experiência com dual e quad-cores e um único hexa sem HT e TDP elevado).
Agora percebo porquê: porque de facto não ultrapassavam, quando os CPUs ainda tinham margem para andarem em turbo dentro do TDP definido. A corrida aos núcleos (e o espremer dos MHz) mudou isso.
E veio dificultar mais um bocado o processo de avaliação, escolha e "matchmaking" de componentes.

Pelo menos numa das reviews ao Ryzen ou ao Threadripper, não lembro, o Anandtech já tinha falado disto, que tanto na AMD como na Intel já à bastante que TDP deixou de ser referencia como consumo máximo ou dissipado, explicou mais ou menos como cada uma define o que é TDP.
Com o Bulldozer da AMD TDP também já não era consumo máximo, mas com o lançamento dos Zen o que a AMD define como TDP também já é diferente.
De certo que em reviews a cpus Intel o Anandtech também já deve ter mencionado isso.

Esse artigo é só mais detalhado sobre o assunto, mas já à algum tempo que em reviews do site que falaram disto.
 
Quem andar comprador de um 9900k deveria seriamente dar uma boa vista de olhos naquele que é, provavelmente, o value kind dos Skylake-X refresh. O i7 9800x.

44 lanes. Soldado. Boards sólidas e maturadas no mercado (X299)... E com upgrade path possível logo à cabeça até 18 cores. Z390 nasce e morre nos 8.

Parece me uma proposta mais sólida que o 9900k, dado o valor ser igual ou muito semelhante neste momento.
 
Pois é, já estão ai o Skylake X refresh.

Este 9800X até tem mais L3 que o antigo 7820X, o turbo 3.0 mantém-se nos 4.5 Ghz, mas tem mais 200 mhz base e 100 turbo.

Só que não sei se é tão linear assim a vantagem. O 9900k tem frequencia maior, até 500 mhz a mais single core, provavelmente overclocka melhor e a plataforma e mais em conta.

Acho que para Gamming single GPU, o 9900k vai continuar a limpar o chão ao 9800X sem chance...

A não ser que o 9800X consigam todos fazer 4.8 a 5.0 all cores e com a vantagem do 4-channel.
 
Última edição:
Quem andar comprador de um 9900k deveria seriamente dar uma boa vista de olhos naquele que é, provavelmente, o value kind dos Skylake-X refresh. O i7 9800x.

44 lanes. Soldado. Boards sólidas e maturadas no mercado (X299)... E com upgrade path possível logo à cabeça até 18 cores. Z390 nasce e morre nos 8.

Parece me uma proposta mais sólida que o 9900k, dado o valor ser igual ou muito semelhante neste momento.

E verdade que e uma boa proposta mas tambem tem os seus pontos negativos. o 9800x uma motherboard LGA 2066 por muito barata que seja uma razoalvel estao entre 350/400 euros segundo estamos a falar do 4-channel ou seja falta pensar em envestir em ram e depois a nivel de TDP e verdade que o 9900k tambem nao e 95w como a intel diz mas o 9800x sao 165w ou seja logo de partida maior consumo de energia ou seja e preciso pensar muito bem em uma fonte porque nao vai ser os 600/650w que grande parte do pessoal tem que vao conseguir manter um sistema desses com Overclock. E depois acho que tudo depende para que efeito estas a comprar o CPU porque se e para jogos nao acredito que o 9800x chegue perto do 9900k posso estar errado. Agora se e um pouco para uso de tudo e verdade pode ser que compense o investimento. Mas ha varios fatores a pensar. Por acaso eu fui um desses que teve a mesma ideia algum tempo atras derivado aos precos do 9900k mas o meu uso do pc e 80% jogos. Por isso esqueci mesmo a ideia e continua o 8700k a rolar.
 
o 9800x uma motherboard LGA 2066 por muito barata que seja uma razoalvel estao entre 350/400 euros segundo estamos a falar do 4-channel ou seja falta pensar em envestir em ram

Tens boards perfeitamente decentes a partir de ~250€.
E não és obrigado a usar quad-channel. Podes meter dois módulos, como farias em lga1151, sem perder nada em relaçã a este. E mantens a possibilidade de passar a quad-channel, eventualmente.
De resto, quem quer que esteja a considerar um 9900K, é de assumir que tenha/vá adquirir uma fonte decente, de qualquer maneira, e não esteja muito preocupado com consumos.

Pessoalmente concordo a 100% com a avaliação do Slider. O "bang for the buck" entre as duas opções é extremamente favorável ao 9800X.
 
Entretanto a AMD deverá "esfregar as mãos" :)

Intel Cutting Retail Processor Supply for Holiday 2018

Prices of retail packages of Intel Core desktop processors could continue to rise over Q4-2018, as the company has reportedly cut their supply, in favor of tray/reel shipments to OEMs. This could mean DIY favorites such as the Core i5-8400, the i5-8600K, i5-9600K, or even Core i7 models such as the i7-8700K, i7-9700K, and the flagship i9-9900K could be severely in short supply, or heavily marked up wherever available

good example of understocked retail channel would be the $499 Core i9-9900K processor being sold for upwards of $900 in some online stores
 
Eu bem dizia que o valor real do 9900k é 1000 euros.
Estás a confundir valor com preço.

Preço real pode ser esse, atendendo às circunstâncias.
Mas o valor, atendendo ao que há no mercado, já é dificil argumentar que vale 500€, mas o dobro do € de certeza que não vale. A não ser para quem não sabe o que fazer ao dinheiro ou receba patrocínio da Intel, claro.
 
Devem estar mesmo mal de wafers, epá isto não é nada bom mas para já não é grave porque a AMD tem que apanhar a carruagem e ainda lhe faltam umas valentes pedaladas mas aconselho todos a comprar Intel sff, sim os Zen até podem ser mais baratos e ter igual performance mas não se virem todos ao mesmo tempo para a AMD.
 
Back
Topo