Processador Intel Coffee Lake ( 2018 )

O problema que até tinhas CPUs mobile "high performance" com 45w, mas reais logo viáveis de usar em portáteis "maiorzitos". Os DTR gordos usavam CPUs desktop.

Agora tem CPUs de 45w, mas que na prática vão muito acima disso, logo qual o propósito? E tem fabricantes que os espremem em portáteis fininhos, capando totalmente o processador.

Preferia um 6 cores 45w, capaz de ter clocks maiores do que um 8 cores capado.

Nem sei porque o "desespero" da Intel, a AMD apesar de ter bons cpus mobile ainda fica atrás.

Nos portáteis, eu tenho um lema recente. Um comprador, quando vai comprar um portátil, olha para o nome do processador e não faz a mínima ideia o que vai encontrar a nível de performance. E isso até acontece mesmo com pessoas informadas. Isto acontece porque há tantas variáveis a nível de cooling, chassis e configuração do próprio cpu, que, a não ser que encontres uma review extremamente completa, não se faz a mínima ideia o que se vai apanhar.
A Intel permite um sem número de configurações do processador. Saquem o Intel XTU e vão ver. Desde "TDP down" a desligarem o turbo, etc. Depois há os problemas de throttling, o tipo de uso que se vai dar ao portátil, etc etc.

p6OXuwE.jpg


Um portátil com um processador pior e mais barato, em certas situações, pode ser mais rápido que um processador melhor e mais caro. E isto não acontece só com os Macbook ou só com os processadores de 35/45 W.


Agora..........aquele processador "mobile" de 8 cores, num Mini-PC, com cooling decente, fica uma "bomba". Por exemplo, este "Partaker B18".

w71vzdH.jpg


bvmHwBj.jpg


ckPZ6uP.jpg


Este Mini-PC, com aqueles processadores "mobile" de 8 e 6 cores, tirando situações que usem o GPU, envergonha muito desktop e servidor que para aí anda. :)
 
Não usa socket. Na Amazon, eles têm 3 processadores. i5-6585R, i7-6785R e i7-8750H. São todos BGA. :)
Não sei se o cooler é de um socket qualquer e depois adaptaram a parte de retenção ou se o cooler não é standard.

If you're worried about noise, don't be. This active cooling solution is clearly overkill for a 65w load, because it barely spun up at all even under full core load. It was extremely quiet.

Eu tirei aquelas imagens de um blog que vi hoje, de pessoal que coloca este e outros "Mini-PCs" em Datacenters via Colocation. :)

Vm8HCe4.jpg


0gxsYl0.jpg


Source: https://blog.codinghorror.com/the-cloud-is-just-someone-elses-computer/
 
Vendo esta imagem, parece ser uma versão com LGA 1151, alem da furação padrão para cooler LGA 115x, tem o backplate para montar a retenção do CPU:

ckPZ6uP.jpg


A não ser que tenha 2 versões, um com socket e outro com CPU soldados...
 
Sim, é possível que seja um cooler 1151 "adaptado", porque aqueles 3 processadores são, sem dúvida, soldados.

Não encontro uma imagem dele sem o cooler, mas por esta imagem, parece ter uma base de cobre entre o CPU e o Cooler:
2GRsvtH.jpg


https://www.minimachines.net/actu/partaker-b18-core-i7-8750h-71834

Bem, seja como for, o meu ponto é que aqueles processadores, com um cooler decente, envergonham muito computador que para aí anda. :) Então, com versões de 8 cores, upa upa. :D
 
Tenham atenção que este novo 9990k só pede no mínimo um radiador de 360 mas o recomendado são 2 de 360. E só 3 boards+- é que o vão suportar. Sao chips que só algumas lojas e pessoas/profissionais vão meter as mãos. Para mim é um CPU para renders ou streamers que não queiram ter 2 sistemas distintos um para jogos e outro para stream. E claro que tenham pasta com fartura.
 
2 radiadores 360 para o 9900K? WTF onde visse isso.

Que eu saiba, ele não consome 500 watts :D

Se falas do monstro aka 9990XE isso é na outra thread.
 
Última edição:
Estou a notar um padrão:

8700K 6 cores -> 8086K 6 cores (5Ghz) -> 9900K 8 cores -> 9900KS 8 cores (5Ghz) -> Comet Lake 10 Cores (O que dizem os rumores) -> Comet Lake 10 cores (5Ghz)???

É o novo Tick Tock da Intel.
Não é que o processador vá ser mau. Longe disso. Mas é mais um Skylake sem alterações de arquitectura e processo de fabrico. Vamos ver a que preço, disponibilidade e TDP real sai este 9900KS.
 
Mais do mesmo, o meu 9900K faz os 5Ghz all core sem qualquer problema e a baixa voltagem.
Esta "nova" versão é apenas para entreter o pessoal.
 
Back
Topo