1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Processador Intel Coffee Lake ( 2018 )

Discussão em 'Novidades Hardware PC' iniciada por brruno, 19 de Julho de 2016. (Respostas: 2376; Visualizações: 197696)

1. skandal

skandal Power Member

LGA1159. A concorrência fez alguma coisa para terem de aumentar o core count... mas continuam a mamar à grande nas boards.

2. Rafx

Rafx Power Member

Já tinha ouvido falar do 10 cores mas não sabia que era para este ano.

O que a Intel falou oficialmente para este ano era o 9900KS dos 5GHz e, oficialmente, seria lá para o Q4. Ora se falou em 9900KS para o Q4 acho que não fazia sentido lançar na mesma altura nova geração.

Ou o Q4 destes novos processadores é tipo Dezembro/apresentação-paper launch pouco antes, ou então aceleraram o roadmap destes novos cpu's após terem noção do que vale o Zen 2.
    O anuncio da data de lançamento do 9900KS ser para o Q4 foi no final de Maio.

3. SideWalker

SideWalker Colaborador
    Staff Member

Fui procurar os tais roadmaps, 19Q4 são os mobile, afinal:

Com os desktop para o Q2 de 2020:

Mas menciona ali o SIPP, não sei se não estará atrasado em relação ao lançamento para o consumidor comum.
    Não me admirava que carregassem no acelerador...

4. Nemesis11

Nemesis11 Power Member

Há leaks há meses que o Comet Lake terá versões até 10 cores em desktops e 6 em portáteis 15W.

Agora, há ali coisas estranhas. Quad cores com 9 e 7 MB de L3 seria uma novidade na Intel. Intel 730 no GPU é estranho. Ou houve alguma evolução no GPU ou o nome não faz muito sentido.
    Depois há coisas menos estranhas, mas que também são novidade. As versões 10 cores não têm GPU e não me lembro da Intel já ter falado em "14+++". Também não me lembro de haver leaks com socket 1159.

Veremos.

5. Rafx

Rafx Power Member

Pois esse roadmap já tinha visto e do que tinha ficado em memória não havia nada para este ano a nível de desktop. A não ser o tal 9900KS que foi falado oficialmente.

Se esta nova geração Intel 14nm +++++ sair no Q2 de 2020 já só vai apanhar os Ryzen 3000 em final de mercado, porque no final do Q2 2020 devem sair os Zen 3/ Ryzen 4000 feitos em 7nm+ EUV.

6. mata-pombos

mata-pombos Colaborador
    Staff Member

O 9900K já baixou 50$ no estrangeiro e em território nacional, porque será? :)

7. tiagoaal

tiagoaal Power Member

A primeira vez que se ouviu falar do 9900ks foi na computex, e foi apenas uma tentativa desesperada da intel "roubar" protagonismo a AMD na apresentação dos Zen2. Já tinha acontecido nos 2 anos anteriores da computex com o "paper launch" do 28 cores 5ghz e dos 12,14,16,18 cores dos Skylake-X. Se o 9900ks vai sair do papel ou não depende da veracidade desse suposto novo line up.

Deveremos saber mais brevemente pois este leak não saiu á toa. É feito para as pessoas que estão a pensar comprar zen2 pensarem: talvez seja melhor esperar :clap:

8. JPgod

JPgod Moderador
    Staff Member

Este leak é estranho por:
    - Todos com HT? humm... Não sei. Nos Celerons devem ser 2/4 e Pentiuns 4/4 ? Portanto Core i3 virou Celeron, Core i5 Virou Pentiuns, Core i7 Virou i3 e i9 virou i5?
    - LGA 1159?
    - L3 de 7 e 9 MB nos quad-core?
    - Agora que todos tem HT, tem CPUs demasiados próximos. A AMD tem 8 SKUs dos 4/4 até 16/32!
    - Estes nomes com 5 números já são algo weird...

Por isso não acredito totalmente que venham assim...

Última edição: 10 de Julho de 2019
  9. SideWalker

SideWalker Colaborador
    Staff Member

A AMD permite overclock em todos os CPUs. Crir diversos SKUs separados por uma ou duas centenas de MHz seria ainda mais para rir do que já o é na Intel... ;)
    Além de que a base de pessoal que compra Intel é bem mais abrangente, é-lhes muito mais fácil vender SKUs que não fazem gande sentido a pessoal menos informado.

10. Nemesis11

Nemesis11 Power Member

Uma das minhas esperanças, com o ressurgimento da AMD é que a Intel deixe de fazer tanta segmentação para ser mais competitiva. Cortar cache, HT, Turbo, AES, AVX, etc etc.

Dito isto, aquela tabela até pode acertar em algumas coisas, como número de cores, mas acho que a tabela é fake.

11. w@rrior

[email protected] Power Member

12. Nemesis11

Nemesis11 Power Member

Mais um slide:

Volta a falar de Socket 1200 e TDPs de 125W nos SKUs "Entusiasta".

13. SideWalker

SideWalker Colaborador
    Staff Member

O artigo da techpowerup diz:

"The Core i3 series will be 4-core/8-thread, the Core i5 series 6-core/12-thread, the Core i7 series 8-core/16-thread, and the flagship Core i9 series 10-core/20-thread."

Mas isso não é mencionado em nenhum dos slides que publicam, não sei em que é que se estão a basear. Mas espero mesmo que se confirme.

14. 2_kamikaze_2

2_kamikaze_2 Power Member

duvido muito que não sejam assim, ou algo do genero 6/6, 8/8, 10/10, 10/20, provavelmente devem ligar o ht é o que faz mais sentido em termos de custo

15. Nemesis11

Nemesis11 Power Member

Eu não sei onde eles foram buscar essa info, mas até ao i7 parece ter alguma lógica, comparando com os SKUs do Ryzen 3XXX.
    • Ryzen 7 - 8 cores
    • Ryzen 5 - 6 cores
    • Ryzen 3 - Provavelmente 4 cores
    • Athlon - Provavelmente 2 cores
    Por isso, acho possível todos os i7 terem 8 cores, os i5 6 cores, os i3 4 cores e os Pentium/Celeron 2 cores.
    Depois os detalhes, como o HT, Turbo, instruções AVX, AES, etc, podem ser ou não cortados, mas a nível de número de cores, faz sentido. :)

16. Dr.No.pt

Dr.No.pt Power Member

Segundo Steve Burke são "fake" estes leaks.
    Vejam os seus argumentos aqui.

17. Nemesis11

Nemesis11 Power Member

Resultados do 9900KS no 3DMark:

https://www.3dmark.com/fs/20122488
    https://twitter.com/TUM_APISAK/status/1160735537839267841
    https://www.notebookcheck.net/The-C...less-than-the-Ryzen-7-3700X-too.428946.0.html