Processador Intel Coffee Lake ( 2018 )

Há leaks há meses que o Comet Lake terá versões até 10 cores em desktops e 6 em portáteis 15W.

Agora, há ali coisas estranhas. Quad cores com 9 e 7 MB de L3 seria uma novidade na Intel. Intel 730 no GPU é estranho. Ou houve alguma evolução no GPU ou o nome não faz muito sentido.
Depois há coisas menos estranhas, mas que também são novidade. As versões 10 cores não têm GPU e não me lembro da Intel já ter falado em "14+++". Também não me lembro de haver leaks com socket 1159.

Veremos.
 
Fui procurar os tais roadmaps, 19Q4 são os mobile, afinal:

Intel-Client-Mobile.jpg


Com os desktop para o Q2 de 2020:

Intel-Client-Desktop-CPU-Roadmap-2020-10nm-14nm-Ice-Lake-Comet-Lake-Tiger-Lake-Rocket-Lake.jpg


Mas menciona ali o SIPP, não sei se não estará atrasado em relação ao lançamento para o consumidor comum.
Não me admirava que carregassem no acelerador...
Pois esse roadmap já tinha visto e do que tinha ficado em memória não havia nada para este ano a nível de desktop. A não ser o tal 9900KS que foi falado oficialmente.

Se esta nova geração Intel 14nm +++++ sair no Q2 de 2020 já só vai apanhar os Ryzen 3000 em final de mercado, porque no final do Q2 2020 devem sair os Zen 3/ Ryzen 4000 feitos em 7nm+ EUV.
 
A primeira vez que se ouviu falar do 9900ks foi na computex, e foi apenas uma tentativa desesperada da intel "roubar" protagonismo a AMD na apresentação dos Zen2. Já tinha acontecido nos 2 anos anteriores da computex com o "paper launch" do 28 cores 5ghz e dos 12,14,16,18 cores dos Skylake-X. Se o 9900ks vai sair do papel ou não depende da veracidade desse suposto novo line up.

Deveremos saber mais brevemente pois este leak não saiu á toa. É feito para as pessoas que estão a pensar comprar zen2 pensarem: talvez seja melhor esperar :clap:
 
Este leak é estranho por:
- Todos com HT? humm... Não sei. Nos Celerons devem ser 2/4 e Pentiuns 4/4 ? Portanto Core i3 virou Celeron, Core i5 Virou Pentiuns, Core i7 Virou i3 e i9 virou i5?
- LGA 1159?
- L3 de 7 e 9 MB nos quad-core?
- Agora que todos tem HT, tem CPUs demasiados próximos. A AMD tem 8 SKUs dos 4/4 até 16/32!
- Estes nomes com 5 números já são algo weird...

Por isso não acredito totalmente que venham assim...
 
Última edição:
tem CPUs demasiados próximos. A AMD tem 8 SKUs dos 4/4 até 16/32!

A AMD permite overclock em todos os CPUs. Crir diversos SKUs separados por uma ou duas centenas de MHz seria ainda mais para rir do que já o é na Intel... ;)
Além de que a base de pessoal que compra Intel é bem mais abrangente, é-lhes muito mais fácil vender SKUs que não fazem gande sentido a pessoal menos informado.
 
Uma das minhas esperanças, com o ressurgimento da AMD é que a Intel deixe de fazer tanta segmentação para ser mais competitiva. Cortar cache, HT, Turbo, AES, AVX, etc etc.

Dito isto, aquela tabela até pode acertar em algumas coisas, como número de cores, mas acho que a tabela é fake.
 
O artigo da techpowerup diz:

"The Core i3 series will be 4-core/8-thread, the Core i5 series 6-core/12-thread, the Core i7 series 8-core/16-thread, and the flagship Core i9 series 10-core/20-thread."

Mas isso não é mencionado em nenhum dos slides que publicam, não sei em que é que se estão a basear. Mas espero mesmo que se confirme.
 
O artigo da techpowerup diz:

"The Core i3 series will be 4-core/8-thread, the Core i5 series 6-core/12-thread, the Core i7 series 8-core/16-thread, and the flagship Core i9 series 10-core/20-thread."

Mas isso não é mencionado em nenhum dos slides que publicam, não sei em que é que se estão a basear. Mas espero mesmo que se confirme.

Eu não sei onde eles foram buscar essa info, mas até ao i7 parece ter alguma lógica, comparando com os SKUs do Ryzen 3XXX.
  • Ryzen 7 - 8 cores
  • Ryzen 5 - 6 cores
  • Ryzen 3 - Provavelmente 4 cores
  • Athlon - Provavelmente 2 cores
Por isso, acho possível todos os i7 terem 8 cores, os i5 6 cores, os i3 4 cores e os Pentium/Celeron 2 cores.
Depois os detalhes, como o HT, Turbo, instruções AVX, AES, etc, podem ser ou não cortados, mas a nível de número de cores, faz sentido. :)
 
Resultados do 9900KS no 3DMark:
fc2sDpM.png


Thankfully, the 3DMark website contains many results of modern CPUs paired with the RTX 2080 Ti, although we should stress that we cannot confirm the authenticity of individual results. As the screenshot below shows, the Core i9-9900KS scored 28,709 in Fire Strike at 1080p, which is around 8% shy of the Ryzen 7 3700X and Ryzen 9 3900X, which typically score around 29,900 points. We came to this figure by taking the average from the first 50 results on 3DMark, for reference.


However, the Ryzen 7 3700X scores up to 30,553, with the Ryzen 9 3900X peaking at 31,415. These results put the Core i9-9900KS up to 12% behind the latter and 9% short of the former, despite the Coffee Lake chip have a much higher all-core boost clock than its Zen 2 competitors. Delving deeper reveals that the average Ryzen 9 3900X scores around 38,000 in Fire Strike Graphics and 30,000 in Fire Strike Physics when working with an RTX 2080 Ti, which smokes the Core i9-9900KS.

https://www.3dmark.com/fs/20122488
https://twitter.com/TUM_APISAK/status/1160735537839267841
https://www.notebookcheck.net/The-C...less-than-the-Ryzen-7-3700X-too.428946.0.html
 
Intel 9900KS PR (Panic Response) a 14nm++++ com lançamento confirmado para Outubro:

Intel to launch Core i9-9900KS next month
At its pre-IFA press event, Intel confirmed that its new enthusiast-class Core i9-9900KS processor will launch in October. The CPU will be very similar to the Core i9-9900K introduced last year, but will feature a higher all-core Turbo frequency when it has sufficient cooling.
The Intel Core i9-9900KS will feature eight cores with Hyper-Threading running at 4.0 GHz base frequency and boosting all the way to 5.0 GHz on all cores, up 300 MHz from 4.7 GHz in case of the Core i9-9900K. Essentially, the new CPU is just an eight-core Coffee Lake Refresh silicon binned to hit higher clocks when cooling is good enough.
Intel first teased the Core i9-9900KS ahead of Computex earlier this year, so the product launch is not a surprise. The important thing is that the CPU will finally hit the market this October.
In a bid to maintain an intrigue, Intel did not disclose TDP of its new product. Besides, the company also did not disclose launch price of its Core i9-9900KS and we are curious to find out how much will the chipmaker want from its new range-topping enthusiast part.

Entretanto com o binning feito para este 9900KS 'Panic Response', o binning dos 9900K e 9900KF deve ser bem pior.
Aliás, já se fala disto à um tempo em alguns fóruns internacionais, que já estava a acontecer.

p.s.:
É o site TechpowerUp que fala em Intel Panic Response. Até os media assumem o que é.. :-D
 
Última edição:
In a bid to maintain an intrigue, Intel did not disclose TDP of its new product. Besides, the company also did not disclose launch price of its Core i9-9900KS and we are curious to find out how much will the chipmaker want from its new range-topping enthusiast part.

Sim, morro de antecipação para saber o TDP......

A meu ver, o mais interessante será saber o preço. Se virá a um preço mais baixo com os actuais modelos a sofrerem uma descida de preço para se "encaixarem" na tabela ou se simplesmente a Intel coloca este 9900KS com um preço superior ao actual 9900K.
 
É fácil de perceber que a Intel está mais do que sempre na encruzilhada de ter que baixar a margem de lucro e baixar preços. Provavelmente vai cair mal nos clientes (nos domésticos, porque nos empresariais os preços de tabela devem ser só para inglês ver) porque se vão sentir enganados mas não vejo alternativas porque a AMD é de facto uma alternativa muito válida. Estou muito curioso para ver o que a Intel. Eu estava mesmo à espera que a Intel quando a AMD lançou os Ryzen tivesse na gaveta um processador para ficar na frente sem problemas mas isso não aconteceu como ficou visível as dificuldades em avançarem no processo de fabrico para não falar nos problemas de segurança. Se fosse um filme era difícil pensar num guião pior.
 
Back
Topo