Processador Intel Coffee Lake ( 2018 )

fantastico. venham eles para abrir fogo.
no proximo ano quero mudar para 6 ou 8 cores e ganha quem oferecer melhor preço/performance
 
Eu ainda devo permanecer com o meu fiel 4790k pelo menos mais 2 anos. Duvido que tão cedo surja a necessidade de mais que 4c+HT e o meu está com um clock bastante alto.
 
Eu tenho um 4670k e por acaso contemplei um 4790k... mas estão inflacionados e a pica para trocar de sistema está em alta.

Acho que agora mais vale esperar pelo 6 cores z370.
 
optimas novidades..
No entanto a intel ja tinha dito algo que queria avançar com os 6c no mainstream.. mas sem duvida que os Ryzen deram um "axicalhanço" nas ideias à intel..
Eu que estava com ideia de trocar o 2500k para o ryzen 1600... ja vou esperar mais um pouco e ver o que pode sair destes lados... Desde que o preço/performance esteja em linha ou pouco o os da AMD, seria do melhor.. mas nao acredito.. um I5k, 6C nos 250€ seria top..
 
um I5k, 6C nos 250€ seria top..

Não acredito num chip desses.
Os 6 cores devem ficar reservados para as edições top.

Acredito mais em algo tipo i3 2 cores, i5 4 cores e i7 6 cores, sendo que a distinção do HT pode desaparecer e todos passam a ser com HT.
 
Última edição:
Parece-me que a desactivação do HT nunca foi a melhor forma de fazer binning, parece-me mais uma limitação artificial para criar line up.
Basta ver a quantidade de transístores que ocupa ondie faca um core.

Nesse sentido o line up pode ser:
i3k - 2c/4t
i5k - 4c/8t
i7k - 6c/12t

O sku do i7k pode dar para os i5k e subsequentes bloqueados, eventualmente com e sem HT.
o i3k deve ter uma sku própria, e idem para os subsequentes.

/futurologia on
...
8200 2c/2t
8300 2c/4t
8400k 2c/4t
8500 4/4t
8600 4c/8t
8600k 4c/8t
8700 6c/12t
8700k 6c/12t

/futurologia off
 
Última edição:
Ate pode ser.. para mim o pseudo 8600k dava perfeitamente.. n tenho grande exigencia.. desde que o ipc e performance seja superior aos actuais 5% de geracao para geracao...
 
Também não acredito em i5 com 6/12, isso basicamente "matava" o i7, porque dificilmente vamos ter 8/16 na Z370.

As versões com 8, 10 e 12 cores devem ficar reservadas para o X299.
 
Intel's Six-core, Coffee Lake CPUs Surface in SiSoftware

Intel's upcoming Coffee Lake architecture, which is now all but confirmed to have been pulled forward by the company in an attempt to staunch the bleeding incurred from AMD's recently launched, table-turning Ryzen processors, has reared its head in SiSoftware. In some benchmarks, what is identified as a 6-core, 6-thread CPU from Intel surface, with a clockspeed @ 3.5 GHz, 1.5 MB L2 cache (256 Kb per core) and 9 MB L3 cache. This L3 cache is quite puzzling, considering how Intel's Kaby Lake architecture features 2 MB of L3 cache per core. If Coffee Lake were to keep most of Kaby Lake's design - which it will - then this chip should feature something along the lines of 12 MB L3 cache. The reduced amount of cache seems to scream at a disabled chip, but this could also be a case of a reporting error.

The fact that this chip only presents six threads is probably indicative of a Core i5 processor with 6 physical cores, if Intel's past line-ups are anything to go by (with its i7 line being separated form the i5 by, at the very least, the inclusion of Hyper Threading.) If true, this really is to be Intel's first mainstream-segment 6-core chip (while AMD now offers us 6 cores and 12 threads in the same price bracket, at least. And logical extrapolation tells us that Intel is likely to launch a 6-core, 12-thread processor to its Core i7 line of Coffee Lake CPUs as well. This is quite interesting, since it remains to be seen whether the i7 line can now support 4-core, 8-thread design processors that compete against 6-core i5's. This could present a tectonic shift within Intel's Line-up, with 4-core, eight-thread and 6-core CPUs now encompassing the bulk of its i5 line, and six-core, 12-thread CPUs taking the top spot on its i7 line. But this is all speculation, at this point - luckily, we won't have to wait very long for more information on these parts.


e9196e892821.jpg


cb78bcdef315.jpg


Fonte: https://www.techpowerup.com/232675/intels-six-core-coffee-lake-cpus-surface-in-sisoftware


 
Bastante interessante! Mas parece que ainda vamos ter de esperar uns bons tempos até ter confirmações.

Os preços é que me deixam assustado, mas pode ser que venha a ser uma surpresa :p

Tava a pensar comprar um Ryzen mas talvez seja melhor aguardar mais uns tempos...
 
Nah, simplesmente a AMD não me convence por completo. Se a Intel lançar um 6 core para substituir os atuais i5, dentro da mesma faixa de preços, aposto na Intel sem pensar 2x ;)
 
Back
Topo