Processador Intel Coffee Lake ( 2018 )

Acho que os portáteis nunca estiveram tão apetitosos... processador de 6 cores e gráficas nvidia série 10, performance de desktop em 2,5kg ou 3kg e small form factor. Ainda por cima nos portáteis não incide o spike do preço das rams e ssds... interessante.
 
Poucas pessoas hoje em dia querem desktops pois dão imenso valor à portabilidade e pouco espaço que ocupam. Só power users é que por norma preferem desktop.
E este fosso ainda aumenta mais se formos olhar para parques informáticos empresariais onde está quase tudo a ser dominado por portáteis.

Tenho um i7-6820HQ no portátil da empresa mas não me importava nada de ter um 6-core desses a 45W pois passo o grande parte do tempo a 100% com o tipo de workload que faço.
 
De acordo, mas não é performance de deskop equivalente.
Que chegam para a maior parte das pessoas, claro que sim, já há muito tempo.

Só um aparte, este fenómeno tem contribuído para mais e mais ser expectável que se ocupe tempo fora da hora de expediente para trabalhar... Mas isso são outros quinhentos.
 
O que queria dizer é que a diferença entre portátil e desktop atenuou um pouco com o tempo. Um portátil com um six core e clocks fixes de 3,5ghz ou mais é bastante interessante na minha óptica. E ter a liberdade de chegar a casa e ligá-lo a um monitor externo, para depois desconectar e levá-lo comigo para onde precisar... para mim é bom. Ainda há um ano tinhas um 6700hq com uns 3,1ghz de turbo em todos os núcleos + 2133mhz ram, o que comparado com um 6700k a 4,5ghz + 3000mhz ram era uma bela diferença. Com Coffee H 6 cores nem que sejam a 3,6ghz (não sei que clocks vai ter, dado que o 7700hq faz 3,4ghz em todos os núcleos, suponho que haja uma melhoria agora), já se fazem tarefas mesmo muito interessantes num mero portátil.

Não queria de todo dizer que eram melhores que os desktop, isso é complicado. Mas passam a ser opções ainda mais viáveis, sem perder grande performance...

Erdnagama e os preços serem mais convidativos é bastante discútivel... compras um portátil com 256gb SSD nvme + 1tb 7200rpm + 16gb 2400mhz ddr4 + gtx1050ti + 7700hq por 1100€. Para desktop só os discos e ram ficam-te logo a 400€... ainda falta monitor, gráfica, cpu, board, etc... o preço dos componentes atualmente arruinou um pouco os budgets para um pc desktop.
 
Última edição:
?!!!

Os deskops também têm tudo isso, com TDP muito mais altos (performance considerávelmente superiores) a preços mais convidativos.

Na realidade os portáteis hoje em dia estão a 20% de distancia dos mesmos componentes em desktop. Tirando quem joga competitivamente, na maioria dos casos fazem quase o mesmo. E com os preços da memoria actualmente a diferença de preço nem é muito grande.

Desktop continua a ser melhor por vários factores, mas a diferença esbateu-se bastante.
 
O próximo Coffee Lake para Xeons vai ter o nome de "Xeon E". Isto são equivalentes aos Xeon E3-1200 actuais. Isto é, são baseados nos processadores para consumidor e só adicionam suporte para ECC e chipsets diferentes.

Tem pelo menos 3 variações:

Xeon E 21XX - Xeons de baixa gama "normais". Talvez alguns tenham a gráfica integrada da Intel, mas normalmente a maioria não tem.
Xeon E 21XXM - Xeons de baixa gama para Portáteis.
Xeon E 21XXG - Xeons de baixa gama com Gpus da AMD.

Na lista aparecem os seguintes processadores para portáteis:

Xeon E-2176M
Xeon E-2186M

Não há muitos mais detalhes.

https://www.anandtech.com/show/12087/intel-xeon-e3-1200-v7-xeon-entry-xeon-e
 
Mais uma comparação. Esta já um pouco mais esticada mas conseguimos ter uma noção do peso que as GPU tem hoje em dia nos jogos

Eu estou a escrever aqui do meu desktop i5-750 e até está stock agora. Não jogo. Chega perfeitamente para desktop, texto, web, filmes etc e até acho que isso é o que a maioria das pessoas faz.

Tenho andado a adiar o update de ano para ano, pois não vejo que vá ganhar grande coisa com 600 ou 700 euros que vá gastar num upgrade...
 
Na realidade os portáteis hoje em dia estão a 20% de distancia dos mesmos componentes em desktop. Tirando quem joga competitivamente, na maioria dos casos fazem quase o mesmo. E com os preços da memoria actualmente a diferença de preço nem é muito grande.

Desktop continua a ser melhor por vários factores, mas a diferença esbateu-se bastante.

Tecnicamente sempre fizeram o mesmo , a diferença está no tempo q leva a fazer .. 20 % depende do q estejas a falar pq ha componentes com maior diferença.. hj tb se consegue fazer facilmente uma boa maquina para jogos leve e silenciosa sem ocupar mt espaço...para mtos o telemóvel tb faz de um belo portátil
 
Última edição:
Estava a falar na diferença em gaming em componentes comuns. Até esta geração de gráficas a diferença sempre foi bem maior entre desktop e laptop. Tinha que gastar o dobro ou mais para ser equivalente, e no topo os portateis costumavam ser bem piores. Hoje em dia uma gtx1060/70/80 aguentam-se bem com tudo e ficam a 10-20% das versões desktop.
Nos processadores ficam cerca de 20% atrás nos clocks sem OC.
 
É verdade, mas a durabilidade é diferente, os componentes aquecem mt e vêem o seu life span reduzido, isso a somar á falta de upgrabilidade e ao preço maior por desempenho fazem com que só compense um portátil gaming a quem se deslocar entre dois sítios frequentemente nos quais queira jogar em ambos. Ou então a alg com um trabalho móvel que precise sempre de uma boa maquina.
 
Muitos modelos não aquecem assim tanto.. e com undervolt ainda menos. A grande desvantagem dos portáteis atualmente é não dar para fazer upgrades de placa gráfica, porque em preços nem estão mais caros que o equivalente desktop.. já se fez por aí umas contas a mostrar isso. os 200 paus por 16gb de ram, 150 paus por 250gb de ssd nvme e preço das gráficas arruina neste momento os budget de desktop...
 
Não sei muito bem onde colocar este post....

W6TSYT0.jpg


- Cascade Lake X que vai substituir no high end o Skylake-X no fim de 2018. Isto é, não vai existir Coffee Lake X.
- Mais Coffee Lakes S e possivelmente refreshs em Q1 de 2018. Inclui K, 65 e 35W.
- Atom Geminni Lake em Q1 2018. 10W de TDP máximo e continuam a ser cpus soldados.

Pelo menos neste leak não aparece Z390, nem processadores de 8 cores.

https://videocardz.com/74285/intels-latest-roadmap-shows-hedt-cascade-lake-x-coming-in-q4-2018


Além disto, alguém fez Mod de Z170 da MSI para correr Coffee Lakes. Um i3-8350K. :D

ip4xkM9.jpg


4PiuYgh.jpg


Ainda não está perfeito. O Gpu integrado ainda não funciona nem o Pci-Express vindo do Cpu. Talvez com o tempo vá ao sitio.

https://videocardz.com/74298/z170-motherboard-modded-to-support-intel-core-i3-8350k
 
https://www.notebookcheck.net/Detai...ore-Intel-Core-i7-8700HQ-emerge.272840.0.html

csm_coffee_lake_5_39bbf30964.png


Leak to notebookcheck. Se estes clocks forem os finais fico um pouco desapontado. Com 2,9ghz de turbo em todos os cores deduzo que este CPU vá ser equivalente ao 6700hq em muitas aplicações (jogos por exemplo). Será claro muito superior em tarefas que utilizem mais threads. O 7700hq fazia 3,8ghz num core e 3,4ghz nos cores todos. Continuará a ser mais rápido em muitas tarefas mesmo, comparativamente a este 8700hq. Esperava clocks maiores. Mas são rumores ainda.
 
Até o turbo para um unico nucleo é inferior. Acho isso estranho. Pode ser uma sample apenas ou então pode vir a existir um 8720HQ como noutras gerações, ou algo assim.
Se forem mesmo essas as velocidades, o mais provavel é ser um downgrade na maiorias dos jogos até noutro tipo de aplicações.
 
Back
Topo