Processador Intel Coffee Lake ( 2018 )

O G5400 está numa posição tramada pois por pouco mais vai-se para um i3 8100 ou um Ryzen 2200g e este ultimo é uma APU que tem um desempenho mt próximo de uma 1030.
 
Como eu disse algum tempo atrás a Intel já não se pode dar a certos "luxos"(shady ways of making more money) a concorrência da AMD está a dar resultados a todos os níveis e só ganhamos com isso.
 
Como eu disse algum tempo atrás a Intel já não se pode dar a certos "luxos"(shady ways of making more money) a concorrência da AMD está a dar resultados a todos os níveis e só ganhamos com isso.

Finalmente :) E o facto onde se vê isso é a diferença da 7 geração para a 8 geração onde temos o mesmo TDP mas em vez de 2 core passamos a ter 4 core...
Ainda bem que a AMD agitou o mercado :)
 
Alegadamente.......

yPJrqa2.png


Source: http://www.coolaler.com/threads/intel-core-i9-9900k_i7-9700k_i5-9600k.351755/
 
Olá! Apesar de ainda andarmos em fase de rumores, tudo aponta para que a Intel tenha velocidades de relógio ainda mais agressivas. Lançar chips que por defeito atingem 4,7ghz/4,8ghz em 4 cores, é bastante. O overclock nesse tipo de processadores começa a ter menos vantagens que no passado. Quem não se lembra de acrescentar até 2ghz para além dos clocks originais nos seus chips há uns anos? :)
 
O que chateia que o Hyperthreading é algo raro nos intel...

Ou tens no CPU de topo ou apenas nos Pentium dual core. Os core i5 e i3 não tem nenhum e a confirmar isso até os i7 vão perder o HT.

E mesmo a cache L3 é cortada em todos os chips menos.. o topo e nos pentium :D

Por isso mais vale a AMD. Tens CPUs desbloqueados, HT e L3 em todos os chips intermédios e de topo.

Sobre o OC, sim é algo que quase nem compensa hoje em dia, vem já puxados até o limite.
 
Wow, 8 cores com HT a 4.7 com 95w de tdp... 14nm+++?
Ou vai ser tipo 8700 e os seus 65w de tdp...

So espero que esse 9900k seja compatível com z370... obrigado AMD. :009:

O que chateia que o Hyperthreading é algo raro nos intel...

Ha que minimizar a quantidade de vulnerabilidades... :biglaugh:
 
Última edição:
Core i5 6 cores sem HT
Core i7 6 cores com HT e mais MHz e mais cache que o i5.
Core i9 8 cores com HT e pelo menos tantos Mhz e mais cache que o i7

Deve ser o que vai suceder.

Core i7 com 8 cores sem HT não faz muito sentido.
6 com HT em multithread deve ser um bocado superior na maioria das situações do que 8 cores/8threads.
Menos cores = Mais facilidade de atingir MHz mais altos

Parece-me que não faz sentido o i7 ter 8 cores/8threads.


Espero que a concorrência com o Ryzen 3 aumente mais um bocado o IPC, e com preços ainda mais competitivos, a AMD poderá fazer dos 8 cores/16threads quase mainstream em desktops.
Com a Intel está visto que só há evolução à medida da concorrência, caso contrário ainda estávamos com 4 cores/8threads a 400€ ou mais, por esta altura.
 
Fiz aqui uns testes rápidos em cima do joelho, num 2700X (à falta de um 8-core da intel), 8/8 vs 6/12 @4GHz:

Cinebench: 8/8 - 1250 ; 6/12 - 1340 = 7% de vantagem para o 6/12
x265 : 8/8 - 27fps ; 6/12 - 24fps = 12% de vantagem para o 8/8

Como disse, isto é um teste em cima do joelho, numa arquitectura muito diferente, só para dar uma ideia entre as duas configurações.

A mim parece-me que um 8/8 é muito pouco provável, porque o silicone deve ser mais caro e o consumo de energia superior para no fim dar performance semelhante ao 6/12. A menos que seja para dizerem que também vendem um octa no segmento dos 300-400€ (porque acredito que o 8/16 vá para os 400-500), não vejo espaço para um CPU destes...

Edit: a menos que estes 8/8 venham sem IGP. Aí até lhes devem sair mais baratos de fabricar que os hexa...
 
Última edição:
Back
Topo