Processador Intel Coffee Lake ( 2018 )

Estes processadores fazem lembrar os Pentium Dual 960/965: Intel a 'atirar' tudo o que tem para os seus seus cpus de consumidor e a esticar ao máximo os GHz.

Porque a arquitectura já está optimizada, refinada e... praticamente estagnada, e pouco ou nada dá mais que isto.

Falta é conseguir sacar da cartola uma nova arquitectura que dê salto de performance enorme, como antes fez.
Parece difícil que o consiga fazer nos próximos tempos.
 
Por isso que prefiro o esquema da AMD, que é bem mais simples e tem apenas 6 CPUS, dos 100$ até os 330.

i9 9900k 8c/16T, 16 MB L3, 95W, unlocked, 439$
i9 9900 8c/16T, 12 MB L3, 65W, 389$
i7 9700k 6c/12T, 12MB L2, 95W, unlocked, 329$
i7 9700 6c/12T, 9MB L2, 65W, 289$
i5 9600k 6c/6T, 9MB, 95w, unlocked, 229$
i5 9600, 6C,6T, 9MB, 65w,189$
i3 9300k, 4C/8T 8MB, 95w unlocked, 159$
i3 9300, 4C/8T 6MB, 65w, 129$
i3 9100 4C/4T 6MB, 65w, 99$

Abaixo disso, pentiuns Gold

Estes eram mais que suficientes e com bons gaps entre eles sem compromissos estúpidos. É que a intel com isso só oferece o HT, uma tecnologia muito boa para SMT no i9 e nos pentium dual core, LOL, enquanto a AMD oferece em TODA a gama menos num único CPU, o R3 2200G.

E se quererem apimentar um pouco, tornava os modelos 65w parcialmente desbloqueáveis, tipo uns 2-3 bins acima do turbo max.
 
Olá! Eu pessoalmente não acho má ideia os 8 cores físicos no 9700k em detrimento de 6 + HT! Diria mesmo que na maior parte das aplicações terá mais performance. Ao mesmo tempo há muitas aplicações e alguns jogos que não têm o máximo rendimento com HT e acabam por utilizar cores lógicos em detrimento dos físicos disponíveis, penalizando a performance (má programação claro, não é culpa do HT em si).

Por outro lado como se sabe, muitas das recentemente descobertas e famosas falhas de segurança residem nas tarefas efectuadas pelos cores lógicos. Um processador de 8 cores físicos e 5ghz será sempre um processador espetacular de qualquer forma. Acho que será um sucesso de vendas, opinião pessoal. Sweet spot para muitas pessoas! Tanto será um chip excelente para gaming, como para tarefas mais profissionais ou multi thread.
 
eu digo que para uns 90% das pessoas que consome este tipo de cpu's a solução 8 cores fisicos é melhor do que 6+6.
Claro que para alguns casos específicos onde o HT seja bem utilizado, o HT pode fazer uma pequena diferença mas HT nunca fica perto de um core real.
 
Por acaso acho que 6+6 talvez se adequem melhor ao pessoal "comum". Eu, pelo menos, tenho sempre imensa tralha aberta, mas a maior parte são tarefinhas e software em "idle" até o utilizar. E mais threads ajudam à fluidez do sistema nestes casos, porque há sempre uma thread livre para despachar os múltiplos processos da tanga que vão surgindo.
E acho que há mais gente a cair neste cenário que a carregar com força 8 núcleos de uma vez.
 
Intel Core i9-9900K confirmed to be soldered

Confirmado a solda e a compatibilidade com toda a série 300 de boards.

Intel-Core-9000-Main-Features-1000x563.jpg
 
Boas @reiszink ! Isso é muito bom! Não vou dizer fantástico porque era algo que já deviam ter feito há muito tempo tendo em conta o valor dos processadores (basta olhar para o exempo da Rival AMD). De qualquer forma as temperaturas serão muito mais aceitáveis com coolers mais económicos. Ao mesmo tempo espremer todo o potencial do chip será mais fácil e sem perder a garantia.

Acredito que estes chips façam 5ghz em todos os cores com imensa facilidade. Provavelmente alguns até irão mais além.

Todo o consumidor ganha com essa decisão da Intel, que peca apenas por tardia. O 9900k será uma autêntica besta de produtividade com esses clocks altos. O 9700k será um processador espetacular e "à prova de bala" para jogos e menos exigência a nível de produtividade (mas ainda assim muito capaz mesmo, devido aos clocks agressivos).
 
intel a dar tudo :002: até 40 pci-e lanes, suponho que seja com o chipset z390, que o z370 suporta até 24.
para fazerem isto é porque o zen2 também deve vir com mais lanes também.
deve ser um bicho do caraças com clocks tão altos e montes de lanes para ter vários ssd's a bombar ao máximo.
duvido que venham abaixo dos 500€.
 
Para gaming , stream , entre outros este i9 com clocks alto vai ser o melhor que existe no mercado nesse seguimento , vamos ver a que preço .
 
Nada disso. Significa que vão usar solda entre a die e o heatspreader, em vez da pasta térmica manhosa que têm usado nos últimos anos.
Deve permitir que os CPUs andem um pouco mais frescos, e é melhor para o overclock.
 
Significa que entre a die e o IHS (o chip do CPU e a camada que tem as gravações a dizer o nome do chip etc, onde colocas pasta térmica) não tens uma pasta térmica. O que melhora temperaturas.

entao se o CPU ou a motherboard avariar pode-se comprar a peça avariada, ou manter a motherboard e fazer um upgrade ao CPU. Certo?
 
Back
Topo