Processador Intel Coffee Lake ( 2018 )

Escolheste uns resultados do 8700k inválidos para o efeito, ai não passou dos 4.0Ghz.

A diferença nesse benchmark será na ordem dos 10% single core e 33% multicore.

Tendo em conta que são 4.7 x 5.0Ghz, os 12 vs 16Mb de cache ainda parecem ajudar qualquer coisa na ordem dos 3% single core nesse benchmark.

A performance multicore não escala completamente nesse benchmark... Tendo em conta que são 6 vs 8 cores a 4.3 e 4.7Ghz respectivamente, devia ser na ordem dos 9% por frequência + 33% pelo acréscimo dos 2 cores, num total de ~45% teóricos (100*1.09*1.33).

Nem tudo escala como o cinebench... :D


EDIT: mesma situação para o 2700x, escolheste um com um oc de 4.25Ghz em todos os cores.

As diferenças nesse benchmark são na ordem dos 33% single core e 36% multicore para o 9900k.

Se vais comparar CPUs ou esta tudo em stock ou está tudo em overclock, caso contrário estas a comparar realidades energéticas e térmicas distintas...
 
Última edição:
Análise aos "shortages" dos produtos 14nm da Intel:

JP Morgan says Intel's chip shortage is 'worsening' and will hurt fourth-quarter PC sales by up to 7%
  • J.P. Morgan believes the processor shortage for Intel chips will significantly impact PC industry sales later this year.
  • “Our conversations with PC vendors indicate that the shortage, which started in small magnitude in 3Q, has been progressively worsening and is likely to have the maximum impact in 4Q18,” the firm’s Asia Pacific technology analyst Gokul Hariharan says. Hariharan believes Intel may have already converted some of its 14 nanometer manufacturing capacity to the 10 nanometer process. Unfortunately the chipmaker has announced a delay in moving its next-generation manufacturing technology to holiday 2019, which may be crimping overall chip production, according to Hariharan.
7% de quebra. Upa upa, isto vai doer a nível de preços. Quem esteja a pensar CPUs Intel actuais, pense bem quando vai comprar. Em Q4 os preços são capazes de se tornarem agrestes.

Em relação à AMD:

The analyst said Intel's manufacturing issues will likely benefit its primary competitor in PC processors. AMD expects to launch its 7 nanometer processor chips next year.

"We see rising interests in AMD adoption in the next cycle from PC OEMs given recent Intel CPU supply concerns," he said.

Source: https://www.cnbc.com/2018/09/14/jp-...tage-is-worsening-and-will-hurt-pc-sales.html


Exemplo da evolução dos preços de um CPU Intel, o 8700:

wi1ynfd.png


Source: https://comparador.zwame.pt/produto/13335821/intel-core-i7-8700-32ghz-12mb-smart-cache
 
Análise aos "shortages" dos produtos 14nm da Intel:
Quem esteja a pensar CPUs Intel actuais, pense bem quando vai comprar. Em Q4 os preços são capazes de se tornarem agrestes.

Interessante... nao e' precisamente em Q4 que vao sair os Intel 9th gen? Quais sao os precos previstos para? Tenho duvidas que isso seja um bom conselho.

Talvez um pouco offtopic mas neste momento e' esperar por Q4 para comprar um 9th gen a um preco um pouco superior VS comprar um 8th que ja esta' inflacionado...
 
Interessante... nao e' precisamente em Q4 que vao sair os Intel 9th gen? Quais sao os precos previstos para? Tenho duvidas que isso seja um bom conselho.

Talvez um pouco offtopic mas neste momento e' esperar por Q4 para comprar um 9th gen a um preco um pouco superior VS comprar um 8th que ja esta' inflacionado...

No texto está "Quem esteja a pensar CPUs Intel actuais". :) Os 9th não são actuais porque não saíram, tal como os Cascade Lake, para o socket maior. Para esses não há nada a fazer, por ainda não saíram.
 
Podem contar com 400€+- para i7 e 550€+- para o I9. Não sei e como é que vai estar o mercado para os Ryzen.

Mas tendo em conta que a série 8 da Intel já está a inflacionar pode se esperar um pouco mais. Bem em duas semanas já se saberá.

Cumps.
 
Só para esclarecer. Não se esqueçam que a oferta de mercado dos processadores da Intel não passa só pelos "K". Existem i3, Pentiums, Celerons, Xeons, etc etc que também são fabricados em 14 nm e também serão na próxima geração.
Além disso, nas gamas baixas, muitas vezes a diferença entre uma geração e outra é "100 mhz" ou coisa parecida.
Sabemos que é bem provável que a nível de arquitectura existam zero ou poucas diferenças entre a geração 8 e 9, tanto a nível do cpu como do gpu.
Por último, nem toda a gente pode esperar pela geração 9.

Eu não estou a dizer para irem a correr comprar processadores. Eu não adivinho o futuro tanto a nível de datas de lançamentos como a nível de evolução dos preços. Só me parece que a questão da altura de compra é importante e deve ser bem pensada por quem esteja comprador.
Parece-me normal que, se acontecer uma queda de 7% nas vendas de PCs, por falta de oferta, no Quarto que engloba o Natal, vá afectar os preços.
 
Aquilo que vejo é que fiz bom negocio.. comprei o meu 8700 (nao K) por 280€.. ridiculo os preços actuais dos cpus...
Mas mesmo na oferta actual mais depressa iria para AMD que intel, a não ser que tivesse mesmo essa necessidade (como foi o meu caso).
Estou para ver os preços ridiculos que estes novos vao sair... e tudo vai a correr atrás..
 
Aquilo que vejo é que fiz bom negocio.. comprei o meu 8700 (nao K) por 280€.. ridiculo os preços actuais dos cpus...
Mas mesmo na oferta actual mais depressa iria para AMD que intel, a não ser que tivesse mesmo essa necessidade (como foi o meu caso).
Estou para ver os preços ridiculos que estes novos vao sair... e tudo vai a correr atrás..

Tambem tenho AMD. Não se comprende os preços hoje em dia
 
Já há alguma ideia mais concreta quando saem os novos cpu's da série 9XXX?
A última vez que vi um rumor sobre isso era que falava em inícios de Outubro.
 
Surgiram dois rumores.

O de há dois dias seria apresentação das boards dia 8 de Outubro e lançamento dos cpus dia 19 de Outubro (fonte Videocardz)

Ontem surgiu um segundo rumor de uma possivel apresentação no dia 26 de Setembro o que não invalida o "lançamento" depois no dia 19 de Outubro.
 
Para mim, a unica vantagem é mesmo uma questão estetica.. mas confesso.. prefiro uma placa lisa e ter um look "engraçado" ou pelo menos limpo, do que ter destapado, com os componentes e slots à vista e não terem qualquer "utilidade no momento".
 
Uma noticia que dá continuação às noticias de "shortages" de chips 14 nm da Intel.

A Intel começou a produzir chipsets, novamente, a 22 nm, para aliviar esse problema:

Intel Tock-Ticks Chipsets Back to 22nm

We've confirmed through multiple sources that Intel is fabbing its new H310C chipset on its 22nm process. That means the chip-making giant has taken a step back to an older process for the H310C chipset as it struggles with its ongoing shortage of 14nm processors. Contrary to recent reports, our sources confirmed Intel manufactures these chips and not TSMC, though that could be subject to change in the future.

The shift in Intel's strategy comes as the company struggles with the fallout from its chronically delayed 10nm process. Now the company is dealing with an increasingly loud chorus of reports that Intel's 14nm shortage is now impacting its server, desktop and mobile chips.

The worrying lack of motherboards with the H310 chipset, which began back in March, served as the first sign of an impending shortage of Intel's 14nm silicon. In May, reports surfaced that Intel had suspended production of the chipset, and in July, the company finally acknowledged a much larger issue with 14nm production.

Intel typically produces chipsets on a larger node than its current-gen processors, but the delayed 10nm production has found both chipsets and chips on the same 14nm node, creating a manufacturing bottleneck as the company experiences record demand for 14nm processors.

H310:
gfbk3xS.png


H310C:
SqoOt2g.png


Source: https://www.tomshardware.com/news/intel-14nm-shortage-h310c,37819.html
 
^
Regressão no processo de fabrico de algo: sinal definitivo das dificuldades da Intel com processo de fabrico.
Apesar de todo o dinheiro que investe, a Intel a ter dificuldades gravíssimas com a produção.

Como a produção é algo que demora a resolver, o efeito bola de neve vai fazer com que os cpu's desktop/mobile sejam afectados por um tempo relativamente alargado.

E é sinal que a enorme vantagem da Intel no processo de fabrico vs todos os outros se reduza um bom bocado.

isto acontece numa época em que a AMD está a crescer nos x86.
Se capitalizar bem, e o Zen 2 cumprir com o prometido, a AMD pode crescer para percentagem de mercado x86 que deixa a Intel bastante desconfortável.
Quem diria à 2-3 anos atrás..
 
Back
Topo