Processador Intel Coffee Lake ( 2018 )

O H310 não é usado em portáteis, e o consumo dos chipsets é negligenciável quando comparado com o dos CPUs, de qualquer maneira.
A mim parece-me apenas natural, este passo da Intel, dada a conjuntura actual. Aliás, nem sabia que já fabricavam os chipsets a 14nm...

Edit: Olha, os actuais HM/QM370 a 14nm até têm maior TDP (3W) que os anteriores HM/QM175 a 22nm (2,6W)...

Tinha ideia que apesar da nomenclatura ser diferente, o chip era o mesmo. Parece que não.

O meu comentário estava baseado na minha experiência com portáteis da geração 4 que tinham alguns problemas de aquecimento.
 
Que subida de preços foi esta na 8ª geração? O 8700k a 400€!!! 9700k a 440€ e 9900k a 560€ não me cheira.
A confirmar-se a dificuldade da produção, é o que o @Stormgiant referiu: a probabilidade é que os Intel vão aumentar ainda mais.

Como já tinha dito..:

Como a produção é algo que demora a resolver, o efeito bola de neve vai fazer com que os cpu's desktop/mobile sejam afectados por um tempo relativamente alargado.
...

Os Intel podem ser 'O' processador para quem quer 'O' melhor, seja porque necessite realmente ou só porque sim.

Mas assim a AMD nem necessita de mexer nos preços para os Ryzen actuais serem competitivos na performance/preço.
E quando lançar os Zen2/Ryzen3xxx, que vão competir uns meses contra estes i7/i9 9xxx, ainda melhor para a AMD.
 
Regressão no processo de fabrico de algo: sinal definitivo das dificuldades da Intel com processo de fabrico.
Apesar de todo o dinheiro que investe, a Intel a ter dificuldades gravíssimas com a produção.

Onde é que viste que havia dificuldades com o processo de fabrico?

O processo de fabrico não tem problema nenhum, simplesmente a procura aumentou tanto, que as fábricas da Intel não dão vazão.

In July, Intel finally confirmed the 14nm supply challenges during its earnings call, saying, "Our biggest challenge in the second half [of 2018] will be meeting additional demand"... The company cited an unexpected $4.5 billion increase in demand as a key contributor.

creating a manufacturing bottleneck as the company experiences record demand for 14nm processors.
 
O H310 não é usado em portáteis, e o consumo dos chipsets é negligenciável quando comparado com o dos CPUs, de qualquer maneira.
A mim parece-me apenas natural, este passo da Intel, dada a conjuntura actual. Aliás, nem sabia que já fabricavam os chipsets a 14nm...

Edit: Olha, os actuais HM/QM370 a 14nm até têm maior TDP (3W) que os anteriores HM/QM175 a 22nm (2,6W)...

O TDP do H310 é 6W. Sim, numa board desktop, é negligenciável.

Onde é que viste que havia dificuldades com o processo de fabrico?

O processo de fabrico não tem problema nenhum, simplesmente a procura aumentou tanto, que as fábricas da Intel não dão vazão.

Lê umas páginas para trás ( ou noutras threads, já não sei bem :p ).
A Intel migrou parte das fábricas de 14 nm para 10 nm e há sérios problemas em abastecer o mercado. A JP Mogan prevê uma queda de 7% no mercado em Q4 ( o Quarto do Natal ). Há outras noticias a falarem do assunto, como a Intel andar a passar chipsets para 22 nm (H310C), etc etc.

Já agora, para as pessoas perceberem. A Intel tem o processo de 10 nm a funcionar. Conseguem produzir 10 nm. Aliás, há um cpu 10 nm no mercado. O problema é os yelds serem péssimos.
 
Mas nada disso implica problemas com os 14nm, nem é essa a razão de estarem a passar esse chipset para os 22nm.

Aqui a situação é a oferta ser menor do que a procura, face à capacidade das fábricas da Intel. Não é devido a problemas no processo de fabrico de 14nm.
 
Última edição:
Mas nada disso implica problemas com os 14nm, nem é essa a razão de estarem a passar esse chipset para os 22nm.

Aqui a situação é a oferta ser menor do que a procura, face à capacidade das fábricas da Intel. Não é devido a problemas no processo de fabrico de 14nm.
É a razão de estarem a regredir a produção de chipset feitos a 14nm para 22nm sim.


Algumas fabs de 14nm simplesmente pararam para serem convertidas para 10nm.

Mas a Intel não tem prontos os 10nm.
A produção de 14nm foi reduzida e a que a iria substituir essa produção - os 10nm - simplesmente não existe.

Logo a produção é menor.
Logo há falta de produção.
Logo a escassez não tem a haver - pelo menos apenas - com uma procura súbita e inesperada.



Os responsáveis da Intel, e outras pessoas podem mascarar a coisa como quiserem.
O facto é que há menos produção de 14nm e não é a procura inesperada a justificar a falta de capacidade para produzirem o necessário.


Agora, claro que os 14nm em si não tem problema técnico ou yields maus.
O único problema é mesmo tem cortado a produção do mesmo e não têm agora como produzir o que necessitam.
 
Última edição:
Aqui a situação é apenas a procura ser muito elevada face à capacidade das fábricas da Intel. Não estão a passar o chipset para 22nm por causa de algum problema no processo de fabrico de 14nm.

Repara, como é que prevêem uma quebra no mercado de PCs de 7% no trimestre que inclui o Natal, com maior procura? :)

O problema não está na procura. O problema é que a oferta da Intel diminuiu pela conversão para 10 nm que não está a produzir. Há múltiplas noticias do problema. A HPE está a pedir aos comerciais para sugerirem Epycs aos clientes, por falta de Xeons. Falou-se na possibilidade da Intel passar parte da produção de chipsets para a TSMC, etc etc.
 
Agora, claro que os 14nm em si não tem problema técnico ou yields maus.
O único problema é mesmo tem cortado a produção do mesmo e não têm agora como produzir o que necessitam.

Era aí que queria chegar, já que em lado algum se soube que os 14nm tinham problemas.

Nós os dois é que estávamos a levar para sentidos diferentes, daí a confusão. :Winkani:
 
Considerando que a TSMC já estã a produzir bem a "7nm" (já que a densidade e gate size é igual dos 10nm Intel), pode-se dizer que a Intel perdeu a liderança no que toca a semicondutores?

O que a TSMC já produz a 7nm alem de Apples A12?

O H310 não é usado em portáteis, e o consumo dos chipsets é negligenciável quando comparado com o dos CPUs, de qualquer maneira.
A mim parece-me apenas natural, este passo da Intel, dada a conjuntura actual. Aliás, nem sabia que já fabricavam os chipsets a 14nm...

Edit: Olha, os actuais HM/QM370 a 14nm até têm maior TDP (3W) que os anteriores HM/QM175 a 22nm (2,6W)...

De facto não imaginei terem chipsets a 14nm, normalmente é sempre N-1 ou N-2...
O TDP do H310 é 6W. Sim, numa board desktop, é negligenciável.

Não considero tão negligenciável assim. 6W já precisa de um dissipador passivo generoso e se pensar bem é 10% de um CPU...

Não esquecer que o chipset é uma southbridge glorificada, no passado nem muito distante nem dissipador precisava.
 
Última edição:
Considerando que a TSMC já estã a produzir bem a "7nm" (já que a densidade e gate size é igual dos 10nm Intel), pode-se dizer que a Intel perdeu a liderança no que toca a semicondutores?

A Intel produz um processador a 10 nm. Até tens um NUC a usar esse cpu. Mas as quantidades parecem ser muito pequenas, é um dual core (quad core cortado?) e o GPU integrado está desabilitado.
Por isso, sim, acho que se pode dizer que nesta altura, a Intel perdeu a liderança.

O que a TSMC já produz a 7nm alem de Apples A12?

Anunciado, o HiSilicon Kirin 980. Até foi anunciado primeiro que o Apple A12. Não anunciados, fala-se do Mediatek Helio M70 e do Qualcomm Snapdragon 855.

De facto não imaginei terem chipsets a 14nm, normalmente é sempre N-1 ou N-2...

E é assim que funciona. Os chipsets da Intel só estão a 14 nm, porque o plano era ter os CPUs a serem produzidos a 10 nm nesta altura, fazendo assim o "N-1".
 
Anunciado, o HiSilicon Kirin 980. Até foi anunciado primeiro que o Apple A12. Não anunciados, fala-se do Mediatek Helio M70 e do Qualcomm Snapdragon 855.

Também está anunciado GPU AMD 7nm ainda este ano, mesmo que seja gpu versão 'Pro' e cpu's Zen 2 para 'início' (Q1) do próximo ano, tudo um bom bocado antes de quando se espera que finalmente os 10nm da Intel cheguem realmente ao mercado, que deve ser lá para o final do Q3 ou no Q4.
 
As MSIs MEG, MPG, etc etc Z390:

9ehICJG.jpg


uxG8Uym.jpg


https://videocardz.com/newz/msis-z390-meg-godlike-mpg-gaming-pro-carbon-mpg-edge-leaked
 
Back
Topo