Processador Intel Coffee Lake ( 2018 )

Intel Core i9 7900X processor review

Bons overclockers parecem ser, o problema é para os arrefecer. O Guru3D conseguiu extrair 4.8Ghz com temperaturas em full load de 90º.

Sem duvida que ficam uns monstros com clocks a este nível, mas é preciso muito dinheiro para os arrefecer com OCs desta magnitude.

Era bom que os reviewers testassem também a clocks mais moderados, tipo 4.4Ghz~4.5Ghz máximo, que provavelmente é o que a maioria vai usar e já nos davam um cenário mais real.
Diria que os entusiastas que compram processadores destes também têm orçamento para o cooling.

Mas sim, é sempre útil.
 
Podem arrefecer esses bichos comprando uma dessas torres com ar condicionado que eu já vi uns anos atrás, largos anos!, com os meus olhos numa loja perto da minha casa na altura.

A funcionar com tudo montado lá dentro mas não me perguntem que temp a torre tinha por dentro nem que cpu lá estava porque já não me lembro.

Para esses I9 com tais clocks deve dar.
 
WC com radiador/ventoinhas com tamanho adequado e de jeito chega e sobra e para um investimento num sistema desses é percentualmente um valor secundário
 
Intel 6-core Coffee Lake Surfaces in GeekBench

index.php

Parece ser basicamente Skylake/Kaby Lake mas com 6 cores/12threads.
 
Então como vão chamar aos 4/8 com clocks altos? Prevejo uma grande salganhada de produtos se esses nomes forem confirmados :-D
Não sei se vai haver 4 cores com HT, havendo 6 cores sem HT.

O clock speed do i5 8400 - 6 cores sem HT - que agora falam já é baixo [também para não canibalizar os 6 cores com HT].
Um 4 cores/8 threads ou tinha clock speed estupidamente baixo ou canibaliza o 6 cores sem HT.

Os i3 devem ser 4 cores sem HT.
 
O meu problema é que um 6/6 nunca vai ter clock tão elevado como um 4/8 imho. Ainda sou dos resistentes que vê pouco ganho de mais cores para o meu workload principal (jogos) e duvido que tão cedo isso mude.
 
Os 4 cores continuam a ser suficientes, mas acho que já começa a ver uma mudança para mais cores com alguns jogos mais recentes. Para mim o ponto mais importante é que dá a entender que o futuro passa por mais cores, por isso as produtoras dos jogos vão ser "obrigadas" fazer jogos a pensar no hardware recente como também no antigo por isso acho que o futuro passa talvez por mais cores acho :)
 
O meu problema é que um 6/6 nunca vai ter clock tão elevado como um 4/8 imho. Ainda sou dos resistentes que vê pouco ganho de mais cores para o meu workload principal (jogos) e duvido que tão cedo isso mude.
O panorama com Ryzen/threadripper - e agora com os novos i7/i5 6 cores - inevitavelmente vai mudar mais um bocado a nivel de melhor aproveitamento de cores, nos tipos de workloads que não fazem uso de muitos cores.

Claro que em alguns cenários não será possível melhorar muito mais, mas a tendência [havendo uma user base larga com muitos cores/threads] é haver mais/melhor aproveitamento de mais threads e/ou usar outras threads para processamento de coisas que de outra forma seriam limitadas ou mesmo impossíveis, porque estaria tudo a sobrecarregar as poucas threads disponíveis.

Quanto aos jogos em particular, o número de cores elevado nas consolas deve ajudar a acelerar este caminho.
...

Quanto aos clocks há a optimização do processo de fabrico... que deve permitir bons clocks.

Reparar que o i7 7820X é um 8 cores/16 threads com base de 3.6GHz, turbo de 4.3GHz e turbo máximo [1 core/2 threads] de 4.5 GHz.
O i7 7800X tem um pouco menos de clocks, mas também tem TDP de 140w.

Os seis cores i7 8700k fala-se em 3.7GHz base e o i5 8600k em 3.6 GHz.

Mas isto para 95w de tdp.
A razão para não anunciarem clocks mais elevados é a questão de cumprir com o TDP, mas a margem para clock's mais elevados em oc está lá..pode não ser valor absoluto tão alto, mas tenho a certeza que estes cpu's vão bater os anteriores na grande maioria das situações [se não mesmo em todas] em single thread também, seja em stock seja com oc.
 
infelizmente já se previa..
O facto de trocarem os cores talvez por algum espaço da iGpu, faz com que altere algo na tipologia dos pinos..
 
Back
Topo