1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Intel com SO para netbooks, baseado em Linux, Moblin 2

Discussão em 'Novidades GNU/Linux & *nix World' iniciada por fon grac, 2 de Fevereiro de 2009. (Respostas: 23; Visualizações: 4338)

  1. Intel com SO para netbooks
    A Intel prepara-se para entrar no campo de batalha dos sistemas operativos para #zahirad12{ margin:0px; padding:0px; text-align:right; } netbooks, com o Moblin 2. [​IMG] A Intel lançou a versão alpha do seu sistema operativo baseado em Linux, Moblin 2. Este SO é baseado na distribuição Fedora, e a Intel diz que desenvolveu o Moblin para tirar vantagem dos netbooks baseados em processadores Atom e Core 2. Um dos aspectos que a empresa espera vir a cativar os utilizadores relaciona-se com as tecnologias de leitura antecipada, que deverão ajudar a diminuir drasticamente os tempos de arranque do netbook. Os sistemas Core 2 deverão estar prontos a trabalhar em cinco segundos.

    in Exame Informatica


    Será que este crescimento de equipamentos com linux, as software houses portuguesas vão começar a produzir software (gestão, facturação e afins) para linux?
     
    Última edição pelo moderador: 2 de Fevereiro de 2009
  2. Elrond

    Elrond To fold or to FOLD?

    Bonito era eles conseguirem autonomias superiores às do XP...isso sim faria do sistema delas uma referência..:)
     
  3. APLinhares

    APLinhares OpenSource Moderator
    Staff Member

    Fonte
    Mas não há milagres, ver o bootchart ;)
     
  4. Abd67

    Abd67 [email protected] Member

    Se isso implicar que os clientes possam ter servidores opensource (red hat e afins) pode significar que o licenciamento de servidor seja mais simpatico ao contr+ario dos servidores windows
     
  5. John Silva

    John Silva Power Member

    Eu não tenho problemas algum em criar um servidor de mails, um webserver ou outra coisa qualquer "esquisitóide" sem gastar um cêntimo e com software gratuito. Não é necessário pagar um RHEL já que não faltam distribuições Linux gratuitas que permite fazer um home server sem espinhas.
    Mesmo nas distribuições que não estão orientadas para serem aplicadas em servidores, facilmente poderemos recorrer aos seus repositórios para instalar os programas que necessitamos para esse fim.

    Cumps.
     
  6. Huginn

    Huginn Power Member

    I'd Actually Use a Netbook With Intel's Moblin 2.0 OS

    By matt buchanan, 6:20 PM on Tue May 19 2009, 0 views (Edit post, Set to draft, Slurp) Copy this whole post to another site
    Slurp cancel
    [​IMG]

    select site advertising consumerist deadspin defamer fleshbot gay fleshbot gawker gizmodo idolator io9 jalopnik jezebel kotaku lifehacker valleywag artists gawkershop



    [​IMG]Intel's Moblin 2.0 OS is designed specifically for netbooks, and marks the first time I've ever been tempted to utter "wow" and "netbook" in the same sentence. Just watch.
    It's completely re-designed from the original Moblin, which was way more Linux-y. It's not just really modern and awesome looking, it seems like the first OS and UI really designed just for netbooks.
    And it makes a lot of sense for netbooks to get their own OS and interface: Every hardware platform—which you can basically break down by screen size and input method, from desktop/laptop to mobile—works best with an OS and UI designed for it. It's why the iPhone OS, Android and Pre (theoretically) work so well when full-blown Windows running on UMPCs doesn't—they're designed to be mobile OSes, not simply a desktop OS stuffed onto a phone.
    I sorta worry about Moblin being a bit limited since it's a custom OS, but Kevin says according to Intel, "thousands of applications" for Linux "just run" on it, no porting or middleware. If you're just using it as a web-oriented secondary machine, the light apps and WebKit browser should theoretically be just fine. Either way, the fact this makes me want to play around with a netbook is a pretty good start. [jkontherun]


    in http://gizmodo.com/5261664/id-actually-use-a-netbook-with-intels-moblin-20-os



    vejam o vídeo (http://www.youtube.com/watch?v=vsCp...h-intels-moblin-20-os&feature=player_embedded ) que está bastante interessante
     
  7. LinuxWarrior

    LinuxWarrior Power Member


    Já tens o winrest a correr sobre linux....
     
  8. JPCarvalhinho

    JPCarvalhinho Colaborador
    Staff Member

    Boas... já alguém testou isto? (site presentemente lento ou mesmo em baixo... I wonder if it has been slashdoted! sim, foi!!! :)

    Fiz uma pesquisa aqui no forum e não apareceu um post específico desta "distro".

    Pelo que vi gostei bastante, do aspecto, da empresa que o empurra (Intel) e da forma como o estão a promover/desenvolver (Linux Fundation).

    Será o ano do linux no desktop... mas de forma diferente do que pensamos? como é que esta release se comparará a um android?!

    teste da ars->http://arstechnica.com/open-source/...l-brings-rich-ui-to-moblin-linux-platform.ars


    filme no youtube enquanto o site está pounded!
    http://www.youtube.com/watch?v=vsCpIeLLoT8

    e vejam os coments... há lá pessoal a informar de 4 segs de boottime

    Have fun!
     
  9. Gepeto

    Gepeto Power Member

    O meu netbook, que é dos mais reles no mercado (um Asus EePC 701 com intel celeron) faz boot em 40 segundos :007:
     
  10. mad marshall

    mad marshall Power Member

    Pelo video do youtube adorei a interface de arranque.
    Parece porreiro
     
  11. c03lh0

    c03lh0 Power Member

    Alternativas ao windows sff !!! E rápido!!

    Eu sei que existem muitas alternativas no mundo linux mas e que tal já vir com flash player instalado sem ter que por comandos na consola ?

    E nem falo por mim que o meu trabalho é com consola de comandos de forma permanente...mas até aceitaria de bom grado chegar a casa e não ter de por mais comandos pq saiu uma versão nova do não-sei-quê que vai mudar tudo para melhor (NOT).

    Alternativa viável e funcional até há, nem preciso dizer qual ... mas o notebook mais barato dessa alternativa dá para comprar uns 3 netbooks com windows.

    Será desta o fim da hegemonia da m$ ????? A parte preocupante nisto é que podemos vir a ter uma intel ainda mais poderosa que a m$ se começarem a ter market share nos OS.

    Cada coisa a seu tempo... Moblin 2 benvindo sejas.
     
  12. Impersonator

    Impersonator Power Member

    Mas que excelente aspecto, adorei, vou experimentar mal possa. :)
     
  13. baguitos

    baguitos Power Member

    Parece-me uma solução interessante.

    Pena ja ter dado € pelo windows Xp quando comprei o meu netbook pois nao encontrei o S101 com versão linux.
    Por estas e por outras é que a M$ continua á frente.

    Isso e o facto de muitos users (como ja foi dito) não estarem para "aprender" linhas de comandos e afins so para instalar o Flash player e ver videos no Youtube.

    É claro que uma solução destas é sempre bem vinda.

    Quando decidir formatar o meu eee pc para instalar o Windows 7, experimento este durante uns dias, e pode ser que nem precise de instalar o Windows (ou entao fico com um dual-boot).
     
  14. perinhas

    perinhas What is folding?

    Experimentei no meu EEE PC 4G nem arranca para o ambiente de trabalho, acho que não é compatível com os Celeron M, por causa das extensões SS3 pelo que li lá no site do Moblin :(
     
  15. heeven

    heeven Power Member

    eu instalo o meu flash player com um 1-click-install.
     
  16. max enzo

    max enzo What is folding?

    Ele estava a ser sarcastico,porque se instalares software que não seja dos repositorios tens de desinstalar pela linha de comandos,e eu como sou um dos que não gosta de mexer na consola tambem e nem quero aprender(por isso só uso repositorios),tambem gostava que isso mudasse,e que na facilidade de uso que ao menos se torna-se um pouco a OSX,espero que a intel venha dar um empurrão nesse bom sentido.
     
  17. crazy-rap

    crazy-rap Power Member

    Canonical anunciou que ia suportar o moblin v2.

    Podem ver o noticia aqui
     
  18. Xeon3D

    Xeon3D 1st Folding then Sex

  19. PJ_viana

    PJ_viana Power Member

    É bom existirem cada vez mais gigantes da informática a apostarem em sistemas Linux! Existe muita gente que já ouviu falar em Linux e isso é bem diferente de à 2 ou 3 anos atrás! Até já vi estatísticas recentes de cerca de 4% de utilizadores Linux a nível Mundial e não 1% como se fala pela Net!

    Quanto ao projecto em si parece interessante e bastante fácil de usar!
     
  20. kinotix

    kinotix Power Member

    Acer will use Moblin Linux across its products
     

Partilhar esta Página