Intel com SO para netbooks, baseado em Linux, Moblin 2

fon grac

Membro
Intel com SO para netbooks
A Intel prepara-se para entrar no campo de batalha dos sistemas operativos para #zahirad12{ margin:0px; padding:0px; text-align:right; } netbooks, com o Moblin 2.
vazio.gif
A Intel lançou a versão alpha do seu sistema operativo baseado em Linux, Moblin 2. Este SO é baseado na distribuição Fedora, e a Intel diz que desenvolveu o Moblin para tirar vantagem dos netbooks baseados em processadores Atom e Core 2. Um dos aspectos que a empresa espera vir a cativar os utilizadores relaciona-se com as tecnologias de leitura antecipada, que deverão ajudar a diminuir drasticamente os tempos de arranque do netbook. Os sistemas Core 2 deverão estar prontos a trabalhar em cinco segundos.

in Exame Informatica


Será que este crescimento de equipamentos com linux, as software houses portuguesas vão começar a produzir software (gestão, facturação e afins) para linux?
 
Última edição pelo moderador:
Intel Moblin V2 Core Alpha: It Boots Fast!

January 27, 2009 -- Intel has been at the forefront of producing hardware for netbooks and other mobile devices thanks to their Atom processor family, but they are also looking at being a key part of the mobile software ecosystem. Back in 2007 we witnessed the launch of the Moblin project, which is Intel's open-source venture for creating a complete stack of software for these mobile devices. Originally, the Moblin core was based upon Ubuntu, but Intel ended up rebasing off Fedora last year and they have been preparing for the second version of their core operating system. Just this week they released Moblin V2 Core Alpha, which we are looking at in this article. Specifically, we are looking at how fast this Intel software is able to boot!
Fonte
Mas não há milagres, ver o bootchart ;)
 
Intel com SO para netbooks
A Intel prepara-se para entrar no campo de batalha dos sistemas operativos para #zahirad12{ margin:0px; padding:0px; text-align:right; } netbooks, com o Moblin 2.
vazio.gif
A Intel lançou a versão alpha do seu sistema operativo baseado em Linux, Moblin 2. Este SO é baseado na distribuição Fedora, e a Intel diz que desenvolveu o Moblin para tirar vantagem dos netbooks baseados em processadores Atom e Core 2. Um dos aspectos que a empresa espera vir a cativar os utilizadores relaciona-se com as tecnologias de leitura antecipada, que deverão ajudar a diminuir drasticamente os tempos de arranque do netbook. Os sistemas Core 2 deverão estar prontos a trabalhar em cinco segundos.

in Exame Informatica


Será que este crescimento de equipamentos com linux, as software houses portuguesas vão começar a produzir software (gestão, facturação e afins) para linux?
Se isso implicar que os clientes possam ter servidores opensource (red hat e afins) pode significar que o licenciamento de servidor seja mais simpatico ao contr+ario dos servidores windows
 
Se isso implicar que os clientes possam ter servidores opensource (red hat e afins) pode significar que o licenciamento de servidor seja mais simpatico ao contr+ario dos servidores windows
Eu não tenho problemas algum em criar um servidor de mails, um webserver ou outra coisa qualquer "esquisitóide" sem gastar um cêntimo e com software gratuito. Não é necessário pagar um RHEL já que não faltam distribuições Linux gratuitas que permite fazer um home server sem espinhas.
Mesmo nas distribuições que não estão orientadas para serem aplicadas em servidores, facilmente poderemos recorrer aos seus repositórios para instalar os programas que necessitamos para esse fim.

Cumps.
 
I'd Actually Use a Netbook With Intel's Moblin 2.0 OS

By matt buchanan, 6:20 PM on Tue May 19 2009, 0 views (Edit post, Set to draft, Slurp) Copy this whole post to another site
Slurp cancel
progressIndicator_roller.gif


select site advertising consumerist deadspin defamer fleshbot gay fleshbot gawker gizmodo idolator io9 jalopnik jezebel kotaku lifehacker valleywag artists gawkershop



vsCpIeLLoT8.jpg
Intel's Moblin 2.0 OS is designed specifically for netbooks, and marks the first time I've ever been tempted to utter "wow" and "netbook" in the same sentence. Just watch.
It's completely re-designed from the original Moblin, which was way more Linux-y. It's not just really modern and awesome looking, it seems like the first OS and UI really designed just for netbooks.
And it makes a lot of sense for netbooks to get their own OS and interface: Every hardware platform—which you can basically break down by screen size and input method, from desktop/laptop to mobile—works best with an OS and UI designed for it. It's why the iPhone OS, Android and Pre (theoretically) work so well when full-blown Windows running on UMPCs doesn't—they're designed to be mobile OSes, not simply a desktop OS stuffed onto a phone.
I sorta worry about Moblin being a bit limited since it's a custom OS, but Kevin says according to Intel, "thousands of applications" for Linux "just run" on it, no porting or middleware. If you're just using it as a web-oriented secondary machine, the light apps and WebKit browser should theoretically be just fine. Either way, the fact this makes me want to play around with a netbook is a pretty good start. [jkontherun]


in http://gizmodo.com/5261664/id-actually-use-a-netbook-with-intels-moblin-20-os



vejam o vídeo (http://www.youtube.com/watch?v=vsCp...h-intels-moblin-20-os&feature=player_embedded ) que está bastante interessante
 
Intel com SO para netbooks
A Intel prepara-se para entrar no campo de batalha dos sistemas operativos para #zahirad12{ margin:0px; padding:0px; text-align:right; } netbooks, com o Moblin 2.
vazio.gif
A Intel lançou a versão alpha do seu sistema operativo baseado em Linux, Moblin 2. Este SO é baseado na distribuição Fedora, e a Intel diz que desenvolveu o Moblin para tirar vantagem dos netbooks baseados em processadores Atom e Core 2. Um dos aspectos que a empresa espera vir a cativar os utilizadores relaciona-se com as tecnologias de leitura antecipada, que deverão ajudar a diminuir drasticamente os tempos de arranque do netbook. Os sistemas Core 2 deverão estar prontos a trabalhar em cinco segundos.

in Exame Informatica


Será que este crescimento de equipamentos com linux, as software houses portuguesas vão começar a produzir software (gestão, facturação e afins) para linux?


Já tens o winrest a correr sobre linux....
 
Boas... já alguém testou isto? (site presentemente lento ou mesmo em baixo... I wonder if it has been slashdoted! sim, foi!!! :)

Fiz uma pesquisa aqui no forum e não apareceu um post específico desta "distro".

Pelo que vi gostei bastante, do aspecto, da empresa que o empurra (Intel) e da forma como o estão a promover/desenvolver (Linux Fundation).

Será o ano do linux no desktop... mas de forma diferente do que pensamos? como é que esta release se comparará a um android?!

teste da ars->http://arstechnica.com/open-source/...l-brings-rich-ui-to-moblin-linux-platform.ars


filme no youtube enquanto o site está pounded!
http://www.youtube.com/watch?v=vsCpIeLLoT8

e vejam os coments... há lá pessoal a informar de 4 segs de boottime

Have fun!
 
Alternativas ao windows sff !!! E rápido!!

Eu sei que existem muitas alternativas no mundo linux mas e que tal já vir com flash player instalado sem ter que por comandos na consola ?

E nem falo por mim que o meu trabalho é com consola de comandos de forma permanente...mas até aceitaria de bom grado chegar a casa e não ter de por mais comandos pq saiu uma versão nova do não-sei-quê que vai mudar tudo para melhor (NOT).

Alternativa viável e funcional até há, nem preciso dizer qual ... mas o notebook mais barato dessa alternativa dá para comprar uns 3 netbooks com windows.

Será desta o fim da hegemonia da m$ ????? A parte preocupante nisto é que podemos vir a ter uma intel ainda mais poderosa que a m$ se começarem a ter market share nos OS.

Cada coisa a seu tempo... Moblin 2 benvindo sejas.
 
Parece-me uma solução interessante.

Pena ja ter dado € pelo windows Xp quando comprei o meu netbook pois nao encontrei o S101 com versão linux.
Por estas e por outras é que a M$ continua á frente.

Isso e o facto de muitos users (como ja foi dito) não estarem para "aprender" linhas de comandos e afins so para instalar o Flash player e ver videos no Youtube.

É claro que uma solução destas é sempre bem vinda.

Quando decidir formatar o meu eee pc para instalar o Windows 7, experimento este durante uns dias, e pode ser que nem precise de instalar o Windows (ou entao fico com um dual-boot).
 
Experimentei no meu EEE PC 4G nem arranca para o ambiente de trabalho, acho que não é compatível com os Celeron M, por causa das extensões SS3 pelo que li lá no site do Moblin :(
 
Alternativas ao windows sff !!! E rápido!!

Eu sei que existem muitas alternativas no mundo linux mas e que tal já vir com flash player instalado sem ter que por comandos na consola ?

E nem falo por mim que o meu trabalho é com consola de comandos de forma permanente...mas até aceitaria de bom grado chegar a casa e não ter de por mais comandos pq saiu uma versão nova do não-sei-quê que vai mudar tudo para melhor (NOT).

Alternativa viável e funcional até há, nem preciso dizer qual ... mas o notebook mais barato dessa alternativa dá para comprar uns 3 netbooks com windows.

Será desta o fim da hegemonia da m$ ????? A parte preocupante nisto é que podemos vir a ter uma intel ainda mais poderosa que a m$ se começarem a ter market share nos OS.

Cada coisa a seu tempo... Moblin 2 benvindo sejas.

eu instalo o meu flash player com um 1-click-install.
 
eu instalo o meu flash player com um 1-click-install.
Ele estava a ser sarcastico,porque se instalares software que não seja dos repositorios tens de desinstalar pela linha de comandos,e eu como sou um dos que não gosta de mexer na consola tambem e nem quero aprender(por isso só uso repositorios),tambem gostava que isso mudasse,e que na facilidade de uso que ao menos se torna-se um pouco a OSX,espero que a intel venha dar um empurrão nesse bom sentido.
 
É bom existirem cada vez mais gigantes da informática a apostarem em sistemas Linux! Existe muita gente que já ouviu falar em Linux e isso é bem diferente de à 2 ou 3 anos atrás! Até já vi estatísticas recentes de cerca de 4% de utilizadores Linux a nível Mundial e não 1% como se fala pela Net!

Quanto ao projecto em si parece interessante e bastante fácil de usar!
 
Back
Topo