Intel começa a vender Prescott 64 bit (Pentium 4 F)

Nemesis11

Power Member
Os 64 bit da Intel não era só para Xeons? Pela noticia parece que não.....


Intel Quietly Starts to Offer 64-bit Pentium 4 Processors

Intel Corp., the world’s largest producer of computer chips, Monday started to offer its clients Intel Pentium 4 processor with 64-bit extension technology known as EM64T.

Intel Gets 64-bit Desktop Parts

As expected, the new 64-bit capable product line contains Pentium 4 at 3.20GHz, 3.40GHz and 3.60GHz priced at $278, $417 and $637 respectively. The costs of the Pentium 4 chips with Extended Memory 64 Technology will equals to processors with no such capability at the same core-clock. To distinguish between chips with and without EM64T, Intel names the 64-bit capable chips as 3.20F, 3.40F and 3.60F.

Sources close to the company said that that the company would slash the pricing of its 3.40GHz and 3.60GHz chips to $278 and $417 on August 22, 2004.

The new chips are aimed at OEMs and compatible with i925X core-logic set. Additionally, the new 64-bit processors are packed into FCLGA775 packaging, not LGA775 packaging as ordinary Intel Pentium 4 processors.

http://www.xbitlabs.com/news/cpu/display/20040804013641.html

EDIT:
dMME_p4f.jpg


E a Dell já tem à venda um computador com este processador:
http://www.digit-life.com/news.html?107332#107332
 
Última edição:
Não sei se terá grande vantagem em relação aos actuais presHot e northwoods.

Pelo menos até sair o SO de 64B.

Pelo menos para já o LGA775 actual não me convence a mudar, talvez quando aparecer as gráficas PCIex topo de gama.
 
pa, excelente noticia.. pode ser ke a MS se mexa kom WinXP64, e tb os varios fabricantes comecem a fazer drivers para 64bits, tanto em win como outro OS. A ati nem tem drivers para linux 64bits, ja havendo o OS ha meses...
 
Deve ser a mesma coisa. Pelo menos na lista dos PIV que está no site da Intel, todos os 775 (E, F e EE) estão como sendo "FCLGA775".

http://www.intel.com/products/server/processors/server/pentium4/prodbref/
Tabela a meio da pagina

Outra coisa interessante é que este proc (pelo menos na tabela) não tem model name como os outros e é comercializado pelos "mhz".

Este deve ser o lançamento de um processador mais estranho que já vi. Não há um press release, não há uma review, não há nada....
Até parece que não querem que se saiba.
 
[knap] disse:
Por acaso este n é akele cpu do genero do NOCONA k emula as instruções 64bits e k por isso é extremamente lento? :D

Ele não emula nada (pelo menos que eu saiba). É mesmo 64 bit.
Extremamente lento? Se alguem o tivesse testado talvez se soubesse. Acho que só saiu uma noticia em que ele era lento qd enderessava + de 4GB. Penso que era isso.
 
queremos BENCHMARKS!!!! :D :D :D :D :D hum ... realmente concordo com o nemesis11 acho mto estranho a intel lançar estes novos cpu e n fazer o alarido do costume ... hum ... isto aqui á gato!!! :rolleyes:
 
é normal na haver bench, este cpu parece-me igual aos outros da intel mas tem instruções de 64bits, ora nao ha SO popular para testar os seus 64bits.. não ha bench :P E testa-lo a 32bit, deve ter performance igual aos outros que a intel tem lançado nos ultimos tempos :)
 
linux?

A curiosidade não é ver em 32 bit. O importante era mesmo ver em 64.
Se a logica fosse que não havia SO, eles tb não lançavam o Cpu (que deve ser igual aos outros precotts), mas existe SO, por isso daria para o testar.
 
A intel anda muito envergonhada ultimamente houve uma dta de cenas que sairam mal, deve ser por isso que não quiz anunciar o cpu novo. Se o cpu a 32bits não trouxer nada de novo, também pode ser outra razão e como ninguém se quer "sujar" com linux pronto... Cagões! :003:
 
Sim, penso k linux seria uma boa opção... mas que testes é que eles fazem no linux? nãp ha 3dmark... poucos jogos... assim não vende!:P
Existe o www.spec.org, mas pouco vi sites a compararem cpus com estes utilitarios... são mt teoricos a meu ver.

Edit: ja agora o linux ja suporta EM64T? k rapidos :) inda na saiu o cpu ja têm o suporte hehe
 
Nemesis11 disse:
Ele não emula nada (pelo menos que eu saiba). É mesmo 64 bit.
Extremamente lento? Se alguem o tivesse testado talvez se soubesse. Acho que só saiu uma noticia em que ele era lento qd enderessava + de 4GB. Penso que era isso.

Estes processadores usam as instruções SIMD para fazer os cálculos a 64bits, com as devidas consequências, quer em termos de latências quer em termos de desempenho total, não só quando se endereça mais que 4GB, mas especialmente nesse caso, onde tudo tem de ser completamente emulado.
 
Back
Topo