Processador Intel Comet Lake (10th gen desktop)

Compreendo.

Ainda assim um cpu de plataforma mainstream a precisar do rio tejo para o arrefecer e uma central nuclear para o alimentar, é um no go.
 
Acho que estão a fazer mais escândalo do que a realidade, cpus desbloqueados o pessoal não liga nem deve ligar a isso.
Só para referência o meu 8700k se lhe abrir as goelas chega facilmente aos 300w em 5.3ghz all core em p95 c/ avx. Mesmo em 5ghz all core passa os 200w. Logo o que estão à espera, cpus desbloqueados é para levar mesmo calor...

Como já foi dito os amd bulldozer eram torradeiras mas ainda assim ficavam com performance de um gama média intel da altura.
A situação neste momento com os intel ainda não está assim tão mal.
 
Como o @godevskii diz a potencia e temperaturas nas versões K é indiferente. Mas mesmo assim ser necessário um rad 360mm so para cpu não vai ser para todos. Somos muito poucos que compram cpu para puxar o limite.

Desde que os bloqueados aguentem o load. É para onde a maioria do pessoal vai.
Esta quase é só esperar mais uns dias e ja vemos coisas decentes.
 
Da minha leitura do artigo, continua a ser rainha do gaming.
O 10900k é 40% mais barato que o 3950... comprando o KF (que faz sentido para gaming) a relação de preços fica ainda mais favorável à Intel.
Para gaming, não sendo revolucionário parece ser melhor.
 
@MinisterOfSound esta tem fans no bocal do aspirador :D

É giro artilharem as boards com I/O. A MEG GODLIKE tem
- LAN 2.5G (312 MB/s)
- LAN 10G (1250 MB/s)
- wifi6 (162 MB/s)
- Tbolt 3 (5000 MB/s)
- USB 3.1 (1250 MB/s)
- USB 3.0 (625 MB/s)
- 3x M.2 (12000 mb/s)

Fora os resto dos slots 1x, SATAS, USB 2., headers internos.

tudo isso pendurado, no DMI 3.0 (4000 MB/s) :D Só mesmo DMI 4.0 @ 8X para conseguir dar uso...
 
Última edição:
É giro artilharem as boards com I/O. A MEG GODLIKE tem
- LAN 2.5G (312 MB/s)
- LAN 10G (1250 MB/s)
- wifi6 (1200 MB/s)
- Tbolt 3 (5000 MB/s)
- USB 3.1 (1250 MB/s)
- USB 3.0 (625 MB/s)
- 3x M.2 (12000 mb/s)

Fora os resto dos slots 1x, SATAS, USB 2., headers internos.
Mais impressionante do que isso é que as boards mainstream de 200-250€ têm isso tudo menos LAN 10G e thunderbolt. E esqueceste-te de USB 3.2X2 (20Gbps)
 
Só para referência o meu 8700k se lhe abrir as goelas chega facilmente aos 300w em 5.3ghz all core em p95 c/ avx.

Os testes deviam ser feitos sem AVX. Quantas pessoas vão comprar o Cpu para usar AVX? Não devem ser muitas e a diferença de consumo é enorme.

Ate no meu i5 8400, se fizer o teste no p95 com AVX ligado, a temperatura sobe 10 graus acima do que em normal.
 
Em relação a Boards, as marcas até sabem fazer boards como deve ser, não são é para o mercado consumidor geral. Exemplo:
stChBuj.png


Esta é a Asus com chipset W480.
 
Da minha leitura do artigo, continua a ser rainha do gaming.
O 10900k é 40% mais barato que o 3950... comprando o KF (que faz sentido para gaming) a relação de preços fica ainda mais favorável à Intel.
Para gaming, não sendo revolucionário parece ser melhor.

Como base de comparação serve o 3900X vs 10900k.(preço semelhante)
Mas concordo que para gaming servem os i7 / R7.
 
Ya, Esta sim!

euuntwq8avdfrlna_setting_fff_1_90_end_1000.png


Só pedia o I/O shield integrado, mas parece que para ter isso, tem que ter o "bocal do aspirador" :facepalm:

É que se o objetivo destas "bocas" é esconder as portas de I/O (que realmente destoam nesta board) nem precisa ser algo tão grande como se vê... Só um shouder de plástico/alumínio a envolver o I/O no tamanho exacto.

Aquela placa 10G que deve encarecer, será que existe à venda sem?
 
Última edição:
Ya, Esta sim!

euuntwq8avdfrlna_setting_fff_1_90_end_1000.png


Só pedia o I/O shield integrado, mas parece que para ter isso, tem que ter o "bocal do aspirador" :facepalm:

É que se o objetivo destas "bocas" é esconder as portas de I/O (que realmente destoam nesta board) nem precisa ser algo tão grande como se vê... Só um shouder de plástico/alumínio a envolver o I/O no tamanho exacto.

Aquela placa 10G que deve encarecer, será que existe à venda sem?


Tirando o chipset, é praticamente igual à W480 de cima. A única diferença que vejo é só ter uma lan integrada na motherboard. Para uma workstation faz mais sentido uma W480 que uma Z490, mas ok. :)

A Gigabyte mostrou esta W480, mas já é mais virada para o "tuning"......
SwHrAzC.jpg
 
Os testes deviam ser feitos sem AVX. Quantas pessoas vão comprar o Cpu para usar AVX? Não devem ser muitas e a diferença de consumo é enorme.

Ate no meu i5 8400, se fizer o teste no p95 com AVX ligado, a temperatura sobe 10 graus acima do que em normal.

Hoje em dia a maioria das coisas usam AVX, é muito mais eficiente. Experimenta activar um simples avx offset na bios e vês logo o que usa e o que não usa AVX.

Ex: Cinebench r15 não usa avx, r20 usa avx. A maioria dos jogos +-recentes usam avx.
 
Última edição:
Back
Topo