Processador Intel Comet Lake (10th gen desktop)

O que ele diz que é impressionante é o facto de conseguir arrefecer o 10900k e de terem melhorado o controlador de memoria (onde a board também tem influencia z490). Ou seja os engenheiros la conseguiram corrigir fisicamente o IHS para transferir melhor a potencia cá para fora. (Ainda tenho de ir ver o que fizeram, nao estou 100% informado ainda)
Quanto a overclock para quem vai usar AIO e AIR cooler é praticamente mais 100MHz. Esta puxado ao máximo. Estão tipo os ryzen, onde conseguimos 100 e com sorte 200MHz.
 
Mas foi feito isso mesmo. A Intel diminuiu a espessura do die e aumentou do IHS (não só cria melhor buffer térmico, mas para manter a altura global do socket).

Mas sinceramente fazer OC no 10900k? Com as cenas de "thermal velocity boost" e afins é essencialmente a implementação do PBO/XFR da Intel e com isso o chip vem espremido ao máximo, daí este consumo.

O que se pode tentar é optimização, fazer UV e até diminuir um pouco o clock em alguns cenários e diminuir o consumo. Não estou a ver que 5.3 ghz sejam úteis pro dia-a-dia tirando benchmarks. Um all core 4.4-4.5 ghz (e tirando uns 200-300 mhz em AVX) com 2-4 cores a 4.8 ghz deve cortar drasticamente o consumo, mantendo uma performance top para gaming e não só.
 
Engraçado como as coisas mudam.:P Antigamente compravas estes cpus para carregar forte e feio e expremer 1ghz ou mais acima, hoje compras um deste e automaticamente ja estás conformado que é apenas o manter stock em valores aceitaveis de consumo, e para o conseguir aguentar com coolers mais comuns. Ao ponto de pôr a malta logo a pensar em undervolts e afins .:coolshad: lol

Epico
 
Acho que ainda não tinha sido postada nenhuma review do 10400f:


Também há 1 do 10500, mas é de 1 conhecida loja tuga e não posto porque estou de castigo e ainda vou com os porcos...:smiliel:
 
Atenção que o 10400F foi testado com memórias 3200MHZ e chipset "Z".
Quem segue para estes CPUs por norma vai para as boards da intel "Bx60" em que o clock máximo é 2666MHZ para as rams, o que pode causar boas diferenças de performance contra os R5 3600 nesses testes demonstrados.

Ainda assim, mais barato.
 
@Notarnicola Não tem que levar uma board Z490, o que estou a dizer é que se calhar (até prova em contrario com benchmarks), com uma board B460 a diferença de performance não se deve fazer sentir face ao R5 3600 visto que o facto de com uma board B460 as rams ficam locked a um máximo de 2666MHZ sem possibilidade de OC, possivelmente vai tirar a vantagem de framerate que tinha face ao R5 3600.

Eu até podia dizer que isto de ter rams mais lentas seria uma faca de 2 gumes, porque embora perca-se performance, também se gastava menos na ram, mas vendo os preços, vejo diferenças de 3€ de umas GSkill Aegis 2666MHZ para 3200MHZ, logo acho que nem posso pôr isso em questão.

Mas é esperar para ver.
 
Última edição:
Um facto curioso: metade das 'gerações' Core da Intel.. são skylake.
10 anos de iCore, 5 anos de Skylake.

Depois de Nehalem, Sandy Bridge, Ivy Bridge, Haswell e Broadwell... Skylake, e nada mais que Skylake.
 
Nehalem, Sandy Bridge, Ivy Bridge, Haswell, Broadwell, Skylake, Kaby Lake, Kaby Lake Refresh, Coffee Lake, Amber Lake, Whiskey Lake, Cannon Lake, Skylake Refresh, Coffee Lake Refresh, Cascade Lake, Ice Lake, Comet Lake, Amber Lake Refresh.

Core i "Skylakes" são 66% de todos os Core i.
 
E quantas gerações a 14nm??
Nehalem - 45nm
Westmere/Sandy Bridge - 32nm
Ivy Bridge, Haswell: 22nm
Broadwell, Skylake, Kaby Lake, Kaby Lake Refresh, Coffee Lake, Amber Lake, Whiskey Lake, Skylake Refresh, Coffee Lake Refresh, Cascade Lake, Comet Lake, Amber Lake Refresh: 14nm
Cannon Lake, Ice Lake - 10nm

A negrito tudo baseado na arquitectura "skylake" :D

jezz
 
Westmere/Sandy Bridge - 32nm

Oops, esqueci-me do Westmere. Lá se vão as contas. :D


Para sermos justos, são metidos alguns dentro do saco "Skylake Core i" que até são bastante diferentes. A variante HEDT Skylake, Skylake Refresh e Cascade Lake são bastante diferentes dos restantes "Skylake". O Cannon Lake também é algo diferente (Shrink 10 nm do Kaby Lake, mas suporta AVX512 por exemplo).
 
EYptCXnXQAIasrq

EYptKIMU8AABT-C

EYptKINU0AAEYuk

https://twitter.com/AorusOfficial/status/1263942534671327232
Não postaram o consumo :004:
 
Acho que todos temos um amigo desses :shifteye:
:tareon:

hahaha fan boys não admitem que a intel está em dificuldades... até podem ter o melhor cpu... ou não... mas a que custo? temperatura/Consumo/Preço

poder ter algo que gasta menos energia (agrega valor ao longo do tempo) menos temperatura (necessidade de menos investimento de coolers) e a preço menor... por mim não importa se é intel ou amd ou mesmo outra empresa... importa é que com isto fará a intel se mexer e assim impulsionar o mercado dos cpu's com melhores e mais rápidos avanços e a melhores preços!!!

Diversidade é valor agregado!!!:beerchug:
 
Back
Topo