Processador Intel Comet Lake (10th gen desktop)

Honestamente vi uma review recentemente do i5 10400 e parece-me que o CPU está bastante bem em jogos, mas com uma boa margem face ao R5 3600, em produtividade cai um pouco mas nada demais.
Mais surpreendentemente, é os consumos e as temperaturas que estão menores que o Ryzen 5 3600.

O que assumo com isto é que a Intel dá-se mal nos CPUs que tenta esticar demasiado, nos restantes até parece bastante bem honestamente.
 
Honestamente vi uma review recentemente do i5 10400 e parece-me que o CPU está bastante bem em jogos, mas com uma boa margem face ao R5 3600, em produtividade cai um pouco mas nada demais.
Mais surpreendentemente, é os consumos e as temperaturas que estão menores que o Ryzen 5 3600.

O que assumo com isto é que a Intel dá-se mal nos CPUs que tenta esticar demasiado, nos restantes até parece bastante bem honestamente.

o mais interessante hoje ser a intel a dar resposta com um novo i5 10400 ao actual Ryzen 5 3600, mas está para sair o 4600... que bom, finalmente veremos lados a ceder... nós todos a ser beneficiados! :wah:
 
Honestamente vi uma review recentemente do i5 10400 e parece-me que o CPU está bastante bem em jogos, mas com uma boa margem face ao R5 3600, em produtividade cai um pouco mas nada demais.
Mais surpreendentemente, é os consumos e as temperaturas que estão menores que o Ryzen 5 3600.

O que assumo com isto é que a Intel dá-se mal nos CPUs que tenta esticar demasiado, nos restantes até parece bastante bem honestamente.

Penso que acabei de ver a mesma review. :D

No Fortnite o 3600 leva cá uma sova que até doi...:004:

Claro que depois recupera em produtividade.
 
@sithdarklord O da Tech Yes certo?
Eu tenho alguma confiança nesse rapaz, porque é alto amigo do Steve do hardware Unboxed, já houve várias menções entre eles no passado, inclusive emprestar material.
 
@sithdarklord O da Tech Yes certo?
Eu tenho alguma confiança nesse rapaz, porque é alto amigo do Steve do hardware Unboxed, já houve várias menções entre eles no passado, inclusive emprestar material.

Sim, esse mesmo.
Achei foi estranha a temperatura do 3600...

Estou é à espera da review do meu site preferido, a techpowerup. Vamos lá ver se amanhã já está disponível.
Houve 1 feriado qualquer na Alemanha ou na Holanda e o W1zzard ainda não tinha recebido os cpu's.
 
Há muitas razões para uma pessoa preferir comprar uma marca quando aparentemente, não é a que tem o melhor produto nesse segmento.
Desde existiram mais soluções nessa marca (por exemplo, uma motherboard Intel com certas features que não existem com AMD), usar-se programas que se dão melhor com esse produto (No caso da Intel, single thread, ou optimizações dos programas), ou porque já tiverem problemas no passado com certa marca e evitam-na comprar (O problema pode nem ter origem na AMD, mas as pessoas não querem/podem fazer debug a fundo), ou porque tiveram sempre boas experiências com essa marca, etc.

Pode haver mil razões e não se aplica só em CPUs e Gráficas.
Eu tenho um disco rígido que, se não estou em erro, vai no quarto RMA e o actual já tem erros na SMART. Conheço uma pessoa que tem exactamente o mesmo computador a nível de hardware e software, incluindo o disco, com o mesmo workload, comprado na mesma altura e o disco ainda é o original. O primeiro RMA nem foi avaria. O autocolante de fora tinha as specs correctas com um certo serial number e o disco em si, tinha outro tamanho e outro serial number na SMART.
Novo, selado na caixa e comprado à própria Amazon (não vendido por terceiros).
É um caso de uma experiência que não quero repetir, apesar de pelas specs, ser o que quero.
 
Há muitas razões para uma pessoa preferir comprar uma marca quando aparentemente, não é a que tem o melhor produto nesse segmento.
Desde existiram mais soluções nessa marca (por exemplo, uma motherboard Intel com certas features que não existem com AMD), usar-se programas que se dão melhor com esse produto (No caso da Intel, single thread, ou optimizações dos programas), ou porque já tiverem problemas no passado com certa marca e evitam-na comprar (O problema pode nem ter origem na AMD, mas as pessoas não querem/podem fazer debug a fundo), ou porque tiveram sempre boas experiências com essa marca, etc.

Pode haver mil razões e não se aplica só em CPUs e Gráficas.
Eu tenho um disco rígido que, se não estou em erro, vai no quarto RMA e o actual já tem erros na SMART. Conheço uma pessoa que tem exactamente o mesmo computador a nível de hardware e software, incluindo o disco, com o mesmo workload, comprado na mesma altura e o disco ainda é o original. O primeiro RMA nem foi avaria. O autocolante de fora tinha as specs correctas com um certo serial number e o disco em si, tinha outro tamanho e outro serial number na SMART.
Novo, selado na caixa e comprado à própria Amazon (não vendido por terceiros).
É um caso de uma experiência que não quero repetir, apesar de pelas specs, ser o que quero.


Concordo ;) é um ecossistema que tem de ser muito bem criado e que temos de ter muita atenção. pois são factores determinantes. até gosto de deixar algum tempo depois de sair as novidades e ver testes, em especial nas áreas que necessito, então para ter uma decisão do que vou comprar. opa, posso nunca ser aquele pessoal que tem primeiro, mas isso nunca foi importante para mim, tem é de ser aquilo que espero.

e como dizes e bem, mesmo assim ás vezes com mesmo ecossistema ainda pode surgir problemas :( combinação hardware/sistema/aplicações é uma combinação muito grande de variações que pode tornar TOP ao IMPOSSÍVEL.

Jjá tive um caso desses na 4ºgeração da intel que era da board, dava-me erros no abobe, mudei para outra board igual a de um colega que tinha o mesmo cpu e já dava bem as aplicações da adobe. estranho mas era assim... e a outra board era melhor em características e até mais cara :D vindi essa board e a outra pessoa com outro cpu igual mas não K, software igual versão igual já não dava erros. mas eu mudei foi a board já não dava erro lol

às vezes é sorte tudo funcionar bem ou da melhor forma possível. este ainda funciona até hoje e tenho mudado de verção da adobe sem crises.
 
Malta, em lojas nacionais, quando é que acham que é esperado haver stock da 10th gen? Reparei que algumas lojas cujo os nome não devem ser pronunciados com reserva/pre-compra mas não há grande informação de quando vão estar disponíveis :(

Alguém com inside info de quando é que isso vai acontecer? :004:
 
Fazem board "para OC extremo", cheios de I/O e afins e depois a unica coisa que liga e um disco sata e a gráfica vai pro pcie ligado ao chipset :D
 
Malta, em lojas nacionais, quando é que acham que é esperado haver stock da 10th gen? Reparei que algumas lojas cujo os nome não devem ser pronunciados com reserva/pre-compra mas não há grande informação de quando vão estar disponíveis :(

Alguém com inside info de quando é que isso vai acontecer? :004:
No teu lugar não estaria com grandes expectativas. Ainda para mais sem boards budget. Espero que sejas paciente xD
 
Agora da Computer Base, review do 10400F:

https://www.computerbase.de/2020-05...mm-test-performancerating-fuer-spiele-fps-fhd

Parece confirmar os resultados anteriores.

O 10400f para gaming parece ser o best buy neste momento. Está basicamente igual ao antigo topo de gama 8700k. Em full load, o 10400f consome menos watts que o 3600. Processo de fabrico em 14nm, mais desempenho em jogos e mesmo assim consome menos, como é isso possível?

Interessante ver que em gaming o 8400 está ela por ela com o 3600. Em alguns jogos melhor o 8400, noutros jogos melhor o 3600.

PS: Só reparei agora no teste da temperatura. Menos 20 graus que o 3600... Dass...

x79aGZL.png
 
Última edição:
Até parece que o 10400f é uma bomba por este post :D

10400f usa um 14nm extremamente refinado e die nativo 6C. O 3600 usa 12nm + 7nm e ainda por cima e binned e com isso não será um exemplo em consumos.

O 3600 é o zen2 com o pior rácio performance/consumo/temps, talvez só o 3300X esteja pior.

Exemplo, o meu 3800X é muito mais eficiente que o 3600! Consumo peak 20W a mais, em jogos é apenas 5w a mais e isso tudo com quase 300 mhz a mais de turbo ST/MT!

Mas o consumo em load é semelhante, em idle que são melhores, mas isso já ocorria antes, o IoD consome sozinho 13-15w mesmo em idle com power saver ativado. E se usarem uma X570 ainda piora a situação.

Temps é natural que é pior, die grande vs die pequeno, um está no centro vs offset. Sempre foi dos problemas do zen2.

Mas viva a concorrência, né? Finalmente um 6C/12T decente da team azul, porque dantes não tinham chance. Os i5 6C e 8C nonK só compensava para usos que não precisa de gráfica dedicada.

Eu tenho no meu emprego um i5 8500 e aquece menos e aparentemente consome menos que o 3600 que tinha, mas em termos de SMT a diferença é considerável:

3434 . R5 3600 Stock . DDR4 2800c16
2300 . i5 8500 Stock . DDR4 2400c17 (Single)

Entretanto a festa deve durar pouco. Os Renoir prometem serem excelentes mesmo em quesitos de consumo e temperaturas, os "3x00 XT" devem superar estes cpus em SMT e mesmo em gaming deve bater-se de frente.

Nem coloco os zen3 ainda, porque já devem ter o Rocket Lake para enfrentar (o que acredito que devem andar taco a taco)
 
Última edição:
Back
Topo