Processador Intel Comet Lake (10th gen desktop)

@Nemesis11 Epa eu tento não mexer muito porque é o portatil da empresa que é um DELL Latitude 5590.
Uma pequena bestinha com esse i7 8650u 32GB DDR IV e uma MX 130 2GB GDDR5 + 512GB SSD NVME.

O carregador é de 95W e parece que consegue não limitar os turbos.

Eu vou tentar não mexer muito com o portatil, porque no fundo uso isto para trabalhar e é "emprestado" enquanto trabalhar com eles, mas ainda assim a forma mais rapida que tive de o silenciar foi mesmo começar logo por mandar o turbo para o galheiro, quando preciso de mais performance, volto a ativar o turbo boost e começa logo a soprar e as temps a passar de 50/60 para 90/100c
 
O Macbook Air sempre teve fan. Mas estes já não é 10nm, logo 4 core já deviam funcionar com consumos ultra baixos. SE é possivel ter 22nm com 2 cores de 15w reais porque raio não dá para ter 4-core com 15w a 10nm?
 
Isso já começa a ser absurdo, Pode ir aos 224w em default?
Se for verdade já parece os processadores da AMD.

O meu 3800X tem 105w TDP e 90% do tempo não passa dos 80-85w, só em certos cenários ultrapassa dos 105w e não muito mais que isso.

Não preciso mais que um cooler de 120mm para o arrefecer em vez de um custom loop.

O 3950X tem peak power aos 144w precisamente com 10 cores em load e este é "só" mais 80w...
 
Última edição:
O meu 3800X tem 105w TDP e 90% do tempo não passa dos 80-85w, só em certos cenários ultrapassa dos 105w e não muito mais que isso.

Não preciso mais que um cooler de 120mm para o arrefecer em vez de um custom loop.

O 3950X tem peak power aos 144w precisamente com 10 cores em load e este é "só" mais 80w...

Acho que ele só pode estar a falar dos tempos do FX9590 com 220W de TDP em que a AMD puxou pelos clocks ao máximo, sem ligar ao TDP.
 
Última edição pelo moderador:
Quer dizer que alem do preço premium vai preciso ir tambem pra coolers premium de 70€ pra cima?
Com 224W peak power vais ser preciso AIO dd 360, ou custom loops ou monstros como o Noctua D15.

tudo coolers de 100 € ou mais.

Acho que ele só pode estar a falar dos tempos do FX9590 com 220W de TDP em que a AMD puxou pelos clocks ao máximo, sem ligar ao TDP.
Exacto, a Intel está indo no caminho deste FX, ainda que o gap entre AMD e Intel seja menor hoje do que nesta época.

Ainda ontem/hoje deixei o BOINC com 16 threads a rodar e o peak power foi de 86w!
 
Com 224W peak power vais ser preciso AIO dd 360, ou custom loops ou monstros como o Noctua D15.

tudo coolers de 100 € ou mais.
Nem por isso. 224w provavelmente só se tiveres um pra rodar prime95. Eu já tive um bixo que andava ali pelos 200w, aliás ainda faz pouco tempo que o troquei ( os fx não foram os unicos cpus de 200W :P ). Um costum loop 360 aguentava com ele e mais uma grafica de 100w. Embora seja tudo muito giro e tal... o facto é que estamos a chegar novamente ao absurdo de cpu's >150W no mercado domestico. Eu espero que o meu proximo upgrade não passe por uma torredeira hi-tech. Disso já tenho na cozinha :P
 
Nem precisa de ser com esses TDP`s para ser quentinho e a Intel tem bons exemplos.
Tenho um 7820X com TDP de 140W que é bem quentinho, se bem que hoje até lhe troquei a pasta térmica por metal liquido no die e melhorou bastante.:Winkani:
A Intel ao adicionar/esticar os cores/clock`s com a mesma litografia de à vários anos não faz milagres.
Mas também quem comprar estes cpu`s e tendo em conta que os K de topo não incluem cooler, mais 100€ não deve fazer diferença.:D
 
w@rrior, nem é preciso ir muito, o meu antigo 4790k ia a 130w com all core a 4.3 com UV a correr qualquer coisa AVX ia aos 90 graus antes do delid :D Depois do Delid, sem ser com liquid metal deu para ir aos 4.5 em vcore default a 80 e tal.

A questão aqui é um CPU que tem TDP base de 95w vai aos 224w. Se fosse aos 120-130w como o 4790k ou 224w só depois de o puxar a sério ainda era na boa.

Os 224w é all core a 4.5/4.6, é uma insanidade o consumo ainda assim, imagine fazer OC a 5 Ghz?

Só que pronto, a 130w de consumo real, o all core turbo deve ficar nos 3.8 a 4.0 e claro isso não faz frente ao 3900X e se calhar até pouco ia diferenciar do 3800X e 9900k (Se bem que este já tinha peak power de 160/170w)
 
Última edição:
Sim não é preciso "procurar" muito para ver exemplos de "torradeiras" na Intel.:winknu:
Vamos ver o que ai vem, no entanto existirão sempre os fanboy`s para os apoiar ao comprar mais do mesmo.:Whatever:
 
Engraçado como a intel se sentia tão folgada há uns 3 anos, até parecia que tinha margem se a concorrência fizesse alguma coisa relevante...

Cpus limitados de todas as formas e feitios (cache, ht, ecc, chipsets, thermal interface, 4core4eva, ...), até os topo de gama não vinham stock tão bons como podiam, porque, há que guardar margem para o próximo micro incremente de ipc e frequência.

Estes boosts com altos watts por tempo limitado fazem figura nos benchs e iludem um bocado, aquilo acaba por parecer mais do que o que é.

Intel! :rcarton:
 
So mesmo vendo noticias oficiais. Pois isto até pode trazer algumas surpresas. Estou curioso nos 4/8. A ver se é finalmente desta que isto baixa os usados.
 
Back
Topo