1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Intel Confirma CPU de 64bit X86

Discussão em 'Novidades Hardware PC' iniciada por pnabais, 24 de Dezembro de 2003. (Respostas: 63; Visualizações: 3746)

1. pnabais

pnabais Power Member

Os rumores sempre andaram por ai, mas desta vez parece que é uma confirmação oficial .. ou semi-oficial.

http://www.investors.com/editorial/tech.asp?v=12/24

"Intel spokesman Robert Manetta says the Santa Clara, Calif.-based chipmaker has a working prototype of a 64-bit x86 design that it could bring to market "when customers request it."

Afinal, ele existe. :)

2. artsite

artsite Power Member

Axo k a Intel não está a houvier muito bem os compradores, estes já há muito que estão a pedir os 64bits.........

Por mim venham eles:D , mais concurrencia (embora está bem mais caro).............

3. JCFR

JCFR I'm cool cuz I Fold

No fundo creio que todos sabiamos isto. só tenho dúvidas é em relacção ao desempenho desse processador que a meu ver há-de ser pior que os da AMD

4. Chip

Chip Zwame Advisor

_zZz_ põe lá isto no outro fórum... quero ver o que os tipos que dizem que 64bit não é o futuro porque a intel não aposta e a amd portanto é burra vão dizer... :D

5. Nemesis11

Nemesis11 Power Member

????
    e a razão para isso acontecer é....?

A minha duvida é se Intel não vai criar outro x86-64 (incompativel com o da Amd).
    E com a força que a Intel tem no mercado.....espero que a Amd tenha um plano B.

6. JCFR

JCFR I'm cool cuz I Fold

e a razão para isso acontecer é....?

O facto da intel ser pior que a AMD em 64bits (performance) e de nunca ter apresentado uma soluçao capaz x86-64. Se o x86-64 da intel for incompativel com o da AMD e uma vez que a intel domina o mercado sera um rude golpe para a AMD, e uma prova que os x86-64 da AMD sao superiores que o da intel.

Intel sucks:puke:

e se a AMD for à vida, a intel depois faz a merd@ que quer ,penso eu de que

BOM NATAL

7. Nemesis11

Nemesis11 Power Member

Ser pior que Amd em 64 bits?
    Não podes comparar um Itanium com um Opteron. São arquitecturas diferentes.
    A nivel de performance ainda não vi nunhum comparativo Opteron/Itanium em aplicações 64 bits iguais ou identicas, por isso não sei como se comportam.
    Nunca apresentou nada x86-64, pq não quiz. O Anando fez um artigo sobre o Yamhill para aí à 2 anos.... ( os rumores, claro )

Prova que o X86-64 da Amd são superiores??? errr...........Mas tu sabes como é que será o x86-64 da intel? Como é que podes dizer que é superior?
    O que (talvez) prove é que a Intel é demasiado orgulhosa para seguir alguem ( se for incompativel ).

errrr..........ok.

Concordo, mas se a Intel for à vida a Amd tb faz a merd@ que quer.......

8. Finkel

Finkel Power Member

Concorrencia sempre foi saudavel em tudo :)

9. _zZz_

_zZz_ Professional Folder

lol..assim k acabei de ler a noticia postei logo la...e so depois vi as respostas..e a tua tb:P

como o nemesis diz..so espero que nao haja incompatibilidade entre as instrucoes...Alguem daki imagina haver XP diferentes para cada processador?? nao imagino nem a microsoft a fazer isso,nem o consumidor final a aceitar mt bem isso.. mas pronto,quem sabe até vai ser o futuro!

a questão que se ve é a seguinte...a intel tem neste momento o "poder" na mao...Está a ver uma companhia concorrente a crescer com uma tecnologia nova..e tem o poder de a acabar...Usara ela esse poder?? nao perca as cenas do proximo capitulo...

Mas ca para mim.. o the One,o anel para controlar todos..está na posse da Microsoft..Vamos la a ver o k eles fazeM:P

_zZz_

10. JCFR

JCFR I'm cool cuz I Fold

Mas tu sabes como é que será o x86-64 da intel?

Não. mas se a intel for superior, a AMD vai à vida e depois deixa de haver concorrencia.
    eu amito que não saiba tanto de hardware como tu (nemesis). apenas sei alguns factos e comento baseado em "feelings".
    Espero que não levem a mal :)

Concordo, mas se a Intel for à vida a Amd tb faz a merd@ que quer.......

Da maneira que o mercado está estruturado era preciso os gestores da intel serem uns grandas nabos para isso acontecer :rolleyes:

Última edição: 25 de Dezembro de 2003
  11. Nemesis11

Nemesis11 Power Member

Sempre pode ser comprada por uma empresa (tem 3 letras :D) e virar-se só para o mercado empresarial...............ou por outra e fazer chips para consolas.......ou aguentar a pressão da Intel.

Eh pá, não digas isso. Tu podes saber mais do que eu. Eu só estou a rebater afirmações. O que eu sei é de estar numa noite de natal à frente do comp a ler reviews......lol.

No hard feelings :).

P.S. -
    Understanding the Detailed Architecture of AMD's 64 bit Core

Intel's Prescott: The clues for Yamhill !

Looking at Intel's Prescott die, part II, the prove for Yamhill

E parece que a Ms não está com muita pressa para o suporte do Opteron. Andam a adiar....

http://www.eweek.com/article2/0,4149,1417193,00.asp

12. iJFerreira

iJFerreira Banido

o fanatismo dos AMDianos leva a isto.

Dizer mal de um CPU da Intel que ainda não saiu. Haja paciência.

A Intel ainda não lançou uma solução de 64 bits pq não quiz.
    A Intel já disse várias vezes que enquanto o mercado não
    precisar não lança um 64bits para x86 que poderia vir a prejudicar
    em muito o grupo do Itanium. A verdade é que este CPU tem
    uma arquitetura muito interessante mas ainda não está afinado
    nem tão pouco há bom software (compiladores,etc) para aquilo.

Também é verdade é que ainda ninguém precisa realmente dos 64bits
    mas psicologicamente qualquer potencial comprador pensa assim:
    Bom, isto de ter 64bits deve muito bom e melhor que qualquer
    cpu de 32bits. Até porque 64 é o dobro de 32. :D
    Acho que foi aqui que a Intel falhou.
    Hoje em dia as pessoas sentem uma necessidade de comprar
    coisas cada vez melhores sem saberem ao certo o que compram
    nem se precisam delas.

13. JCFR

JCFR I'm cool cuz I Fold

B]Também é verdade é que ainda ninguém precisa realmente dos 64bits[/B]

isso não é bem assim:
    The need for 64 bit processing: Closer than you think.

64 bit virtual addressing for the desktop will be needed many years before 4 GByte physical memory becomes common place on your motherboard . The point is that the whole idea of virtual memory with page management only works if the virtual memory space is much larger then your physical memory. I actually had to save my work and restart the image software many times during the work on the large images of this article, edited in uncompressed mode. Often I had to shoot down by hand as many tasks possible with Task Manager to free virtual memory just to get my work saved. The problem is not the 1 Gigabyte DDR on my Dell Inspiron 8200. The whole problem is the 4 Gigabyte virtual memory limitation which becomes so polluted with scattered around bits and pieces of allocated memory so that it's not possible to find a decent part of continues memory anymore.

http://www.chip-architect.com/news/...mes of 64 bit enabled processors and chipsets

Vamos lá ver o que acontece...:cool:

tenho pena da AMD, porque acho que se esforçam e não conseguem se quer lucros..e sem lucros não há dinheiro para investir em investigação, para desenvolver os seus produtos. Enquanto a intel continua a vender celerons como quem vende batatas ,e sempre a facturar :)[

14. iJFerreira

iJFerreira Banido

não tenhas pena da AMD porque ela não precisa.

O Opteron tem algo para além dos 64bits que vai fazer
    vendê-lo. É o Hypertransport e a forma fácil como se ligam
    4 Opterons em SMP.

Isto sim é a grande vantagem do Opteron sobre os outros
    mesmo os futuros P4 x86-64.

15. Draven

Draven Power Member

e kem é k te diz k o da intel nao vai trazer uma tecnologia ainda melhor k essa da AMD?...nao percebo como fazem estes comentarios sem conhecer os futuros P4 x86-64!

um abraço!

16. Nemesis11

Nemesis11 Power Member

O que eu acho que ele está a dizer é que a forma "simples" como consegues ter sistemas de multiplos cpu's, é melhor que qq vantagem que venha de qq x86-64.

Além disso a Intel não vai pegar no Hypertransport, pois não?

17. SamuHell

SamuHell Power Member

Estão todos a esquecer os Pentium's Pro (convertidos em Pentium II, mais tarde) que eram os primeiros totalmente a 32Bits, mas como não havia suporte em software, foram um tiro no pé com quase consequente gangrena...

Por isso é melhor que o mercado queira software 64Bits antes da Intel se interessar.

Gato escaldado...

E vejamos por este angulo: se o ritmo do barco é fixado por eles (Intel), por quê não esmifrar a vaca gorda?

Não creio que o ritmo actual seja a lei de Moore. Creio que a lei de Moore seja, actualmente, uma lei de fazer render o peixe.
    Eles têm sempre um wild card...

18. Nemesis11

Nemesis11 Power Member

Afinal a Intel não confirmou nada......

http://www.xbitlabs.com/news/cpu/display/20031227163600.html

19. enok

enok [email protected] Member

Cá pra mim ha prai compadrio entre Intel e Microsoft... espero que a AMD não se fod@! :(
    Quantas x's na história, as melhores soluções tecnologicas foram abafadas e relegadas para 2º plano pelo "donos do mercado"? Muitas x's...

20. Arrakis_Dune

Arrakis_Dune Power Member

:)

Na sei se já foi respondido.. Mas a Intel terá de se regir pela arquitectura de 64 bits da Amd pk a Microsoft obrigou-os a isso.. Criar duas arquitecturas diferentes nos seus SO's seria incomportável e como tal ou a Intel faz o k M$ manda ou então parece que na terá suporte oficial por parte da companhia..

Arrakis_Dune OUT

Ps: Em termos de performançe so falo (se falar) qd sair o 1º Intel de 64 bits..D e qualquer maneira, a Amd foi inovadora nem que seja pela forma de pensar.. Para que deixar para amanha o que já pode ser feito hoje ;)
    E o 64 bits ainda é mt beta.. Lá isso é.. Mas algumas programações bem feitas (elas existem) e os aumentos de performançe sao já de 30 a 40%) Só isso vale todo o investimento feito, penso eu de que :P

Partilhar esta Página