Intel Confirma CPU de 64bit X86

sim realmente a concorrência é sempre saudavel ( $$$$$$) :D ... a Intel está com receio que ainda n seja a altura ideal para tirar o coelho da cartola ainda para mais para quem vai lançar o Prescott isso seria considerado um tiro no pé ... tanto trabalho e guito gasto num novo cpu e assim de repant ter de saltar para um cpu de 64 bit é uma beca de complicado até para uma empresa como a intel que deve ter recursos bastante bons n seria boa ideia n fazer render o peixe (leia-se o Prescott)...

para quem n leu ou ainda n comprou vejam a Bit deste mês (ok a de Janeiro de 2004) que tem lá um teste de uma versão Beta do Windows XP a 64 Bit ... num AMD 64 bit ... quem diria ... afinal o Menino Jasus do Bill Gaitas já começou a mostrar os ases agora so falta a Intel ameçar com um 64 bit...

a politica da Intel n mostrar que tem (ou será mesmo que n tem??) um cpu de 64 bit pronto será apenas uma cortina de fumo ??
 
Sorry, back from the dead.....

Ceo da Intel.......

"You can be fairly confident that when there is software from an application and operating system standpoint that we'll be there," Otellini said, responding to a question about 64-bit technology, in an interview with a Wall Street analyst that was broadcast over the Web.

Otellini's comments now suggest that Intel intends to release a desktop chip similar to and compatible with AMD's 64-bit offering, Brookwood said.

"That should make for a more orderly market and transition to 64-bit, and in some ways is a tacit endorsement of what AMD is doing," he said.

http://www.reuters.com/newsArticle....RBAEKSFEY?type=technologyNews&storyID=4233918
 
O que lhe deve ter custado para dizer a palavra "AMD". Deve ter andado a treinar o dia todo :D. joking.

Ele não diz nada directamente, mas acho que pelas palavras dele, vai ser compativel com o AMD.
Agora falta saber quando é que eles acham que o software vai precisar dos 64bits.

Só acho estranho uma declaração destas antes do lançamente do Prescott.
 
Originally posted by Nemesis11
O que lhe deve ter custado para dizer a palavra "AMD". Deve ter andado a treinar o dia todo :D. joking.

LOL! Eu lembro-me muito bem do tempo do Pentium, quando passou a haver aplicações a 32bits e quando surgiu finalmente o primeiro processador a 32. Não sei quanto a vocês, mas eu só espero comprar um cpu a 64 quando realmente for necessário e acho que essa altura será quando a a Microsoft lançar o seu OS a 64.

Acho que hoje em dia não é a Intel a dirigir o barco, é a Microsoft (e não foi sempre?).

Just my 2 cents.
 
Esta "notícia" já tem cerca de 2 semanas e já foi desmentida vezes sem conta pelo PR da Intel N vezes...

Tenham calma, isto não é a bolsa. Aqui não se compram com os boatos.
 
Originally posted by Tafinho
Esta "notícia" já tem cerca de 2 semanas e já foi desmentida vezes sem conta pelo PR da Intel N vezes...

Tenham calma, isto não é a bolsa. Aqui não se compram com os boatos.

A noticia da Reuters, que fala da entrevista ao CEO da intel? Tens a certeza?
 
Originally posted by Nemesis11
A noticia da Reuters, que fala da entrevista ao CEO da intel? Tens a certeza?

A notícia do Xbit labs baseava-se na notícia da reuters... e a da reuters nessa entrevista. Agora não sei se é a mesma ou é outra. Se for outra, o CEO da Intel tem que falar com a PR antes de abrir a boca...

Embora o xbit labs já tenha vindo de novo em força com os XEON 64 bits... enfim.

Agora falando a sério, vocês acham que a intel manda cá para fora do dia para a noite um CPU a 64bits baseado no Prescott... imaginando que sim:

têm duas hipoteses:

-seguem a norma x86-64, e têm tanto software ao dispor como os Opterons, ou

-seguem uma norma propria incompatível com a x86-84. Consequências... daqui a 2 anos têm software compatível com isso. Antes sequer de ser feito o primeiro processador Opteron, já havia linux a correr em simulador. Há muito a fazer para que se converta um SO inteiro para um novo processador. E nesse campo a AMD tem 2 anos de avanço.


Por outro lado recordem esta expressão: "CT" .

Os 64bits da intel, e esta citação curiosa:
However, Brookwood believes that Intel will wait for the appearance of Prescott's successor, called Tejas, which is due in early 2005. The reason for the wait, Brookwood believes, is that the Prescott designs were complete before Intel had access to AMD's approach, meaning that software tuned for one wouldn't work on the other.

"They need that compatibility now," Brookwood said. "I believe that Tejas is coming so hard on Prescott's heels, (because) Tejas has the compatibility that is not in Prescott and Prescott derivatives."

Enfim... lá para 15 de Fev já temos mais alguma luzes... Silício só lá para 2005.
 
Última edição:
Originally posted by Tafinho
Obsoluta!

A notícia do Xbit labs baseava-se na notícia da reuters...

Embora o xbit labs já tenha vindo de novo em força com os XEON 64 bits... enfim.

Agora falando a sério, vocês acham que a intel manda cá para fora do dia para a noite um CPU a 64bits baseado no Prescott... imaginando que sim:

têm duas hipoteses:

-seguem a norma x86-64, e têm tanto software ao dispor como os Opterons, ou

-seguem uma norma propria incompatível com a x86-84. Consequências... daqui a 2 anos têm software compatível com isso. Antes sequer de ser feito o primeiro processador Opteron, já havia linux a correr em simulador. Há muito a fazer para que se converta um SO inteiro para um novo processador. E nesse campo a AMD tem 2 anos de avanço.

Tafinho, acho que já percebi. Estás a falar da noticia do 1º post.
A culpa é minha, devia ter metido isto numa nova thread.
Estavamos aqui a falar desta noticia de hoje (dia 28) (http://www.reuters.com/newsArticle....RBAEKSFEY?type=technologyNews&storyID=4233918) com uma entrevista ao CEO da Intel. Está uns posts mais acima.

Por acaso fui ver a xbit agora e eles têm outra noticia (especulação) com isto:
Intel to Showcase 64-bit Xeon, Pentium Processors Next Month?

Mas o noticia da Reuters de hoje, não estou a ver como pode ser falsa. É uma entrevista ao CEO. Ou a Reuters está a "descer de nivel"?

Edit: Ok, devia ter mesmo metido numa nova thread.
O que o CEO da intel diz parece-me razoavel. Não há prazos, não há nada. Só garante que quando os 64bits forem "mainstream" a Intel terá tudo preparado.
A noticia da Xbit, por enquanto é rumor. Logo se vê. EDIT2: Só gostava de perceber onde é que Xbit vai buscar aquelas datas. À entrevista do Ceo não é de certeza.
 
Última edição:
Originally posted by iJFerreira
"seguem a norma x86-64, e têm tanto software ao dispor como os Opterons, ou"

aprox. = 0

Nao usas gentoo...? tens muito por onde te queixar... olha que merd^h^h^h^h trampa.

essa foi só para picar...
 
Tafinho,

ter um SO + algumas aplicações
que suportam 64bits não é
ter aplicações que usem de facto
a vantagem de ter os 64bits disponíveis.


Nemesis,

penso que podem copiar à vontade
de acordo com as cross-licensing.
Os Opteron tem as SSE2 qual é o
problema de um CPU Intel ter os
x86-64? Só vai é prejudicar a imagem
da Intel... mas pronto. :P

Acho que a AMD mudou o noume de
x86-64 para AMD64 mas não estou
a ver algo do tipo.
Intel P4 c/ AMD64.

O Itanium fica onde está. É um processador
diferente e orientado para outro mercado. A Intel bem queria usá-lo
para os *mainstream* dos 2 a 4 way
mas vai ter de abdicar dessa ideia.

"P.S. - A Cnet está a dar a noticia do Xeon64"

Faz sentido! É no mercado dos servidores
que os Opterons andam a fazer
estragos mas...

O mais importante dos Opterons e
AThlons 64 é o Hypertransport e isto
os Xeons e P4's não têm.
 
Originally posted by iJFerreira
Tafinho,

ter um SO + algumas aplicações
que suportam 64bits não é
ter aplicações que usem de facto
a vantagem de ter os 64bits disponíveis.


O mais importante dos Opterons e
AThlons 64 é o Hypertransport e isto
os Xeons e P4's não têm.

Já se viu aumentos de desempenho da ordem dos 200% no gzip, isso nos servidores web é o santo graal.

Quanto ao HiperTransport, só se nota nos 2-way SMP e 4-way SMP.
 
"Já se viu aumentos de desempenho da ordem dos 200% no gzip, isso nos servidores web é o santo graal."


Opps, esqueci-me desse pormenor. :D
Pois, basta isso para justificar um novo
CPU. eheh!

"Quanto ao HiperTransport, só se nota nos 2-way SMP e 4-way SMP."

Mesmo nos 1-way nota-se.
Tens é que analisar a performance
geral do I/O.


Não é por acaso que quase todos os
novos CPU's usam o Hypertransport.
 
Resumindo, presume-se que então o Tejas já deverá ter incluido, estilo com os northwood o HT, os 64x86.

Pelo menos é que dá a entender o "resumo" dessas entrevistas, e irá ser activado quando houver necessidade!

Muito honestamente, quando houver necessidade é que não sei...
 
Originally posted by Raptor
Resumindo, presume-se que então o Tejas já deverá ter incluido, estilo com os northwood o HT, os 64x86.

Pelo menos é que dá a entender o "resumo" dessas entrevistas, e irá ser activado quando houver necessidade!

Muito honestamente, quando houver necessidade é que não sei...

O problema é que se as necessidades não existem, passam a existir!
 
Back
Topo