Intel Core 2 Extreme QX6800 Impressions

Sfx

Power Member
Intel has chosen Easter Sunday to launch its latest product known by the full name as Core 2 Extreme QX6800, displacing its predecessor's dual-core X6800 and quad-core QX6700. Most enthusiasts will however, just name this model Kentie at 2.93 GHz. This CPU is not based on a new revision of Conroe or WoodCrest, but rather evidence that Intel worked on improving the packaging of the dies. Now, two X6800 dies have enough tolerance to run at their full clock speed, instead than one notch lower as it was the case with QX6700. We already wrote about how Intel created QX6700 here.

Second dot key-breaking game of this review is Stalker, and this game proved to be quite an interesting one. To much of our surprise, quad-core CPUs were slightly behind dual-core ones. Do not expect the same thing to happen with Crysis, Age of Conan, and Hellgate: London or Unreal Tournament 3. All of these games are multi-threaded and will squeeze every bit of juice left in your quad-core or dual-core CPU, so having extra-power ready is more than welcome.

The Good
- The fastest desktop CPU money can buy as of April 8th, 2007
- Drop-in socket upgrade with majority of S775 motherboards out there
- Nvidia's 680i chipset just got new best friend
- All-around product with good overclocking capabilities
- Brilliant in Modo 203

The Bad
- No 1333 MHz FSB because cherry-picked cores are still reserved for Clovertown
- 150W TDP may be a bit steep when performance/watt is compared to Clovertown at 3.0 GHz
- 1333FSB cannot be achieved even with overclocking or downclock to 2.66 (8x333)
- Time of the launch - brilliant move, guys!

The Ugly
- Intel is continuing to bundle useless stock cooler for $7.00 with a $1000 CPU - and that very same $7.00 cooler is not able to cool this baby down. 4-year old cooler will do a better job, it would not dent your margins to have something decent alongside this hot piece of silicon.

Fonte: http://www.theinquirer.net/default.aspx?article=38772


pareçe que temos novo rei dos cpu`s:)
 
Última edição:
Não consigo entender a logica deste QX6800...
Os Extreme têm multis desbloqueados... Ou seja... A diferença entre o QX6700 e o QX6800 é mesmo só o multi com que boota a primeira vez... Porque qualquer QX6700 bomba com o multi acima @ default vcore... Até com menos voltagem... Mas pronto... Serve para baixarem os preços dos QX6700 no mercado de usados para todos aqueles "espertalhões" que vão trocar o seu QX6700 pelo novo "tôpo de gaaammaaa"..
 
axo q para quem vai compra um quad core novo este e mais uma opcção se naos e fizer oc o multi default e 11 contra o 9 do antecessor. apesard e nao trazer nada novo alem de mais watts pra dissipar.
 
axo q para quem vai compra um quad core novo este e mais uma opcção se naos e fizer oc o multi default e 11 contra o 9 do antecessor. apesard e nao trazer nada novo alem de mais watts pra dissipar.

QX6700 = multi 10...
Epa... E mudar o multi... Epa não é necessário conhecimento nenhum do outro mundo.
De qualquer forma penso que sejam poucos os que compram EE sem ser para OC...Os profissionais têm os quads intel com 1333. Os particulares que queiram um quad só para trabalhar Q6600 FTW.
QX= overclock... Nem que seja só subir o multi...
Este cpu a meu ver não trás mesmo nada de novo ao mercado...
 
amen :x2: ta td dito... mais uma idea brilhante da intel... parecem noobs em cpu's estes tipos... o menos k fosse 1333 ou com menos nm para ser menos quentes mas enfiem....

ps: Helixsk8 tas com um pc frakinho tas :D
 
Última edição:
amen :x2: ta td dito... mais uma idea brilhante da intel... parecem noobs em cpu's estes tipos... ou com menos nm para ser menos quentes mas enfiem....

cine-power-peak.gif


anchrxmmqlcxz6u60.jpg
 
Última edição:
afinal não gasta muito mais que os outros Q's...

Quem tem que se preocupar é a AMD, que oferece cpus que consome bem mais e com pior performance...

Aqueles 5000+ que consome bem mais que E6600 e levam ratada...
 
Muito bem em termos d consumo e igual certo? em termos de performance e um bocado melhor mas um user com um qx6700 chega la com uma perna as costas... agora de valor era um cpu como o qx6700 com meno nm (k poderia originar em menores consumos e calor) e a 1333 isso sim era uma evolução notavel, seria algo para arumar com a cocorencia e banxaria o preço dos qx6700 tornando-os masi apeteciveis :D

um abraço

ps: ja agora esse fx-74 tras promy incluida ? looool :D
 
No site da intel diz lá que a velocidade do clock é 2,93 GHz, isto significa que cada core(tendo emconta que sao 4) tem uma velocidade de 2,93 GHz??? ou seja ao to tal o processador consegue atingir uma velocidade de 11,72 GHz???

Por favor esclareçam-me isto está a fazer-me muita confusao, ainda nao consegui perceber como fincionam essas cenas dos cores, será que me podiam explicar resumindo de uma forma pa miudos??? lol

thanks
 
Cada core funciona a 2,93 Ghz, nunca vais ter a performance 2,93 ghz * 4 numa tarefa, os quadcore ou dual cores sao bons para multitarefa, fazer varias coisas sem comprometer a performance. Vou aproveitar este topico para perguntar 2 coisas.
1º é possivel desligar completamente algum ou alguns cores para poupar energia?
2º Alguem confirma a possibilidade de meter cada core a funcionar em tarefas diferentes para ter um aumento substancial de performance? :P
 
Cada core funciona a 2,93 Ghz, nunca vais ter a performance 2,93 ghz * 4 numa tarefa, os quadcore ou dual cores sao bons para multitarefa, fazer varias coisas sem comprometer a performance. Vou aproveitar este topico para perguntar 2 coisas.
1º é possivel desligar completamente algum ou alguns cores para poupar energia?
2º Alguem confirma a possibilidade de meter cada core a funcionar em tarefas diferentes para ter um aumento substancial de performance? :P
cada core a qto ? isso não é mta fruta ?
 
Cada core funciona a 2,93 Ghz, nunca vais ter a performance 2,93 ghz * 4 numa tarefa, os quadcore ou dual cores sao bons para multitarefa, fazer varias coisas sem comprometer a performance. Vou aproveitar este topico para perguntar 2 coisas.
1º é possivel desligar completamente algum ou alguns cores para poupar energia?
2º Alguem confirma a possibilidade de meter cada core a funcionar em tarefas diferentes para ter um aumento substancial de performance? :P

Sim André é mesmo o que o fedora diss 266*11 ou seja 2.93.
em relação às perguntas:
Sim podes desligar os 3 cores extra @ bios podendo ficar com um single core, dual core, tri core ou quad core. Qualquer reference board 680i premite isto.
2Sim senhor, afinidade e tá a andar :)
Nota-se ainda mais aumento de desempenho de dual para quadcore é no vista. sistema com melhor resposta etc :)
No site da intel diz lá que a velocidade do clock é 2,93 GHz, isto significa que cada core(tendo emconta que sao 4) tem uma velocidade de 2,93 GHz??? ou seja ao to tal o processador consegue atingir uma velocidade de 11,72 GHz???

Por favor esclareçam-me isto está a fazer-me muita confusao, ainda nao consegui perceber como fincionam essas cenas dos cores, será que me podiam explicar resumindo de uma forma pa miudos??? lol

thanks
Cada core é um cpu independente quase. é como teres 4 cpus montados numa board, só que neste caso estão numa bolacha que é um cpu apenas, com uma ligação à board apenas. Cada core tem o clock independente de 2.93, oq ue não quer dizer que a capacidade de desempenho do cpu seja igual a um cpu de 11.72... Nada a ver. Simplesmente tens processamento paralelo de 4 cpus cada 1 a 2.93 ghz, conseguindo assim um grande aumento de desempenho em aplicações multicore ready, e dentro de algum tempo em jogos também :)
 
Última edição:
Cada core é um cpu independente quase. é como teres 4 cpus montados numa board, só que neste caso estão numa bolacha que é um cpu apenas, com uma ligação à board apenas. Cada core tem o clock independente de 2.93, oq ue não quer dizer que a capacidade de desempenho do cpu seja igual a um cpu de 11.72... Nada a ver. Simplesmente tens processamento paralelo de 4 cpus cada 1 a 2.93 ghz, conseguindo assim um grande aumento de desempenho em aplicações multicore ready, e dentro de algum tempo em jogos também :)

thanks esclarecido!!
ja agr so + uma pergunta, eu tendo 4 cores posso por exemplo por um programa a trabalhar no 1º core, outro no segundo e assim sucesivamente, tendo 4 programas abertos cada um deles a puxar por um core???
eu sei que parece estupido, mas quando nao se sabe pergunta-se
 
Sim podes, nao leste a minha pergunta e a resposta dele? Penso que isso só é possivel com aplicações que tenham acesso aos cores, para definir a aplicação ao core(s) que desejamos.
 
Segundo a valve, o próximo jogo deles, se bem me lembro, vai poder aproveitar ao máximo cada core, ou seja, 11,84Ghz. Ora como cada Mhz nestes novos CPUs equivale a 2Mhz no velhos CPUs Pentium IV, então estamos a falar de 24Ghz. Bolas, o meu processador actual (P4 3Ghz) de repente parece extramamente fraco! :wow:
 
Nisso dos cores já e possível atribuir afinidade no gestor de tarefas do windows, mt mais avançado no vista, diga-se de passagem, portanto, num software que tenha suporte para dual core, podes por no gestor o core 1 e o 2 para aquele programa, e o core 3 para um soft single core e o 4 para outro! Portanto, tenta que vais ver que e simplicíssimo!
 
Segundo a valve, o próximo jogo deles, se bem me lembro, vai poder aproveitar ao máximo cada core, ou seja, 11,84Ghz. Ora como cada Mhz nestes novos CPUs equivale a 2Mhz no velhos CPUs Pentium IV, então estamos a falar de 24Ghz. Bolas, o meu processador actual (P4 3Ghz) de repente parece extramamente fraco! :wow:

Essas contas não podem ser feitas assim... Uma coisa é processamento em paralelo de 4 cpus @ 2.66ghz no QX6700... Outra coisa totalmente diferente é o desempenho de um teorico conroe ou um cpu com a mesma performance por mhz @ 2.66 * 4... Nada a ver mesmo...
Os cores nesse caso que enumeraste serão usados para processamento fisico principalmente e AI.
De qualquer forma cada Thread corrida desse jogo num core será executada a 2.66 ghz.
já com os dual core insistiam em fazer as mesmas contas.
Helixsk8 essa possibilidade e so no 680i , ou da também no p965 ?

Não posso confirmar, eu só sei disso @ 680i reference boards :)
Mas já se fala com o amigo Gandalf cá do forum que tem um QX @ 965 :)
 
Última edição:
Back
Topo