Intel Core i5/Core i7 "Lynnfield"

Tanto socket... Isto a meu ver só vai ser bom para a AMD.
Porque com estes Intel's, um upgrade para um CPU duma gama superior vai implicar mudar também de board, e eventualmente de RAM. Enquanto que num AMD, com os Phenom II, o upgrade de CPU continua a fazer-se da maneira "clássica", poupando €€€ em board nova/RAM.

A menos que estes sockets sejam compatíveis com o LGA 1366, ou seja, o Core i5 pode ser montado numa board com este socket, um pouco como a retrocompatibilidade entre o AM2 e AM3, o que não creio.
 
Última edição:
ou seja para ti está tudo bem... ter apenas 3 cpus no mercado e preços nos 300 € para cima...


Na minha óptica essa situação é temporária, bem vista por parte da intel e sempre foi mais ou menos assim.
Há que rentabilizar o investimento feito nas novas plataformas, e uma boa fatia dessa rentabilização é torna-la inicialmente algo elitista. Deste modo, as melhores carteiras despendem muito dinheiro no produto, quando essas melhores carteiras estiverem a acabar, os produtos baixam para valores mais aceitáveis. Ou seja, inicialmente estes CPUs vão ser caros, 400 ou 500% do seu custo total de produção para poder rentabilizar os custos de investigação do passado.


Eu espero que haja quem compre CPUs a 300, 400, 500€.... 1000€ até. Assim é que o mercado avança :P


Eu cá espero pacientemente pelos bons CPUs de 100€


cump.
 
Não gosto de tanto socket, mas se todos forem para durar, não vejo grande problema.

Penso que a AMD chegou a ter socket 462, 754, 939, 940 (primeiros FX) ao mesmo tempo e acho que ninguém deixou de comprar AMD por causa disso, mesmo olhando para trás e alguns destes sockets poderem ter durado mais tempo.
 
socket 462, apareceu o 754 e o 462 foi desaparecendo.
Teve sim em simultâneo o 754, 939 e 940 (mas o 754 estava precisamente no tempo de transição, como está agora o 775 da intel para os novos sockets, a medida que o tempo for passando vai ter CPUs cada vez piores em comparação com os dos novos sockets)
 
Não gosto de tanto socket, mas se todos forem para durar, não vejo grande problema.

Penso que a AMD chegou a ter socket 462, 754, 939, 940 (primeiros FX) ao mesmo tempo e acho que ninguém deixou de comprar AMD por causa disso, mesmo olhando para trás e alguns destes sockets poderem ter durado mais tempo.
É só uma questão de se perceber bem qual é o socket de jeito.

Mas a intel tal como a AMD irá perceber que o pessoal não está interessado em brincar aos sockets. Um socket por tipo de memória e está bom.
 
É só uma questão de se perceber bem qual é o socket de jeito.

Mas a intel tal como a AMD irá perceber que o pessoal não está interessado em brincar aos sockets. Um socket por tipo de memória e está bom.

Ainda não percebi qual é a diferença entre o socket LGA 1155 e o 1156.
A meu ver um destes não devia existir.
Espero que não seja a mesma confusão entre o Socket 603 e 604, que também nunca percebi bem porque existiram os dois. Podia-se colocar um cpu 603 num socket 604, mas o contrário era impossível.

O socket LGA 1366 acho que vai ser usado no Xeon DP e no futuro Westmere, com 6 cores e 3 canais de memória. Por isso acho que este vai ter continuidade.

O socket LGA 1567 é para Xeon MP com quatro canais de memória, por isso ninguém vai ter um animal destes em casa.
 
Acho é que deviam ter dado continuidade ao LGA 1366 em vez de andar a criar n sockets novos.
Já que lançaram CPU's high-end para esse socket, dentro do mercado doméstico, usavam o mesmo socket no resto, ou seja nos CPU's de gama média/baixa. Não percebo esta lógica deles.
 
Acho curioso a estratégia da intel ultimamente. Lançam cpus, mas a substituir e não complementar. Porque não manter os 940 no mercado, mas uns 100$ mais barato? ou pelo menos abaixar o preço do 920.

mas pronto, é estratégia monopolista :P
Sendo esta a plataforma dos entusiastas, que sentido teria isso? Parece-me claro que o CPU deve ser substituído e não depreciado para não canibalizar o mercado mainstream (o que, para além do mais, seria complicar desnecessariamente a questão dos sockets)
 
Realmente não se entende esta abordagem da Intel, hoje em dia tenta-se uniformizar as plataformas por causa dos custos e eles lançam processadores para uma série de sockets diferentes. Kem se lixa é o consumidor k se kiser fazer algum upgrade tem de pensar 2x antes de tomar tal decisão.
Devem ser as medidas anti-crise do Intel e parceiros, porke kem faz as motherboards tb ganha com isto.

Cumps.

Não sei se as fabricantes de mb ganham muito com isto .. Se por exemplo a Asus aposta forte numa plataforma que não dá resultado, não vende as motherboards que previa e só fica com prejuizo ..
 
É caso para dizer AMD rulla... ao menos tem uma plataforma que permite que o utilizador não tenha de comprar um "pc completo" sempre que quer mudar de cpu

Viva o chular o utilizador... o resto é bla bla bla

Cheira-me que é neste ponto que a AMD vai ganhar mercado. Unificação de CPU's para um socket. (Já o está a fazer, os ultimos phenom sao compativeis com am2+)...
 
Cheira-me que é neste ponto que a AMD vai ganhar mercado. Unificação de CPU's para um socket. (Já o está a fazer, os ultimos phenom sao compativeis com am2+)...

a AMD supreendeu-me com o 720 Tri Core e o 810 Quad exelentes CPU's e mt acessiveis

a nivel de pricing. Ui Ui, parece que a AMD vai ter mais share do mercado em Q2 09
 
Que péssima jogada da Intel :(
Por mim,a nova Plataforma Nehalem era introduzida no 775...
3 Sockets?
LOL
A não ser que sejam muito específicos em cada área,não me estou a ver a escolher.
 
Cheira-me que é neste ponto que a AMD vai ganhar mercado. Unificação de CPU's para um socket. (Já o está a fazer, os ultimos phenom sao compativeis com am2+)...

a AMD supreendeu-me com o 720 Tri Core e o 810 Quad exelentes CPU's e mt acessiveis

a nivel de pricing. Ui Ui, parece que a AMD vai ter mais share do mercado em Q2 09

Mais nada, tou com voces os 2, inda por cima da tanta "crise" que se fala, devem ser poucos os que estão para arriscar a brincar aos sockets, se se confirmar a posição dos tri-core AMD entre os Core2 e os i7, será na minha opinião o best buy aliado á boa performance e a Intel começa a comer pó com a sua ganancia.

Pois, já tinha lido algures, tipo rumor, que um dos socket do i5 seria para um cpu com integrated graphics.

Será?

E isso é o que?
Para mim palhaçada, isso não vai complementar nada, uma vez que podes ter grafica integrada na motherboard como ja existe actualmente, acho que faz pouco sentido essa opção.
 
Última edição:
E isso é o que?
Para mim palhaçada, isso não vai complementar nada, uma vez que podes ter grafica integrada na motherboard como ja existe actualmente, acho que faz pouco sentido essa opção.

Portáteis, computadores para empresas, baixar custos, reduzir espaço, integrar o máximo possível de features no Cpu.

A solução é só para 2010 com os processadores 32 nm e a Amd tem prevista um solução parecida para 2011.
 
Back
Topo