Intel Core i5/Core i7 "Lynnfield"

Só nao vejo a vantagem em mudar a filosofia de grafica integrada no CPU ao invés de o ser na board, apesar de que, o conector para o monitor terá sempre que ser na board.
 
Um pouco de OT:

com isto tudo fiquei com a resposta a uma pergunta que ja me fiz varias vezes:

O que foi feito da Cyrix?
Pelos vistos foi da National Semiconductor e morreu na VIA.

Sorry mas tinha que comentar isto, não é intenção descambar.
 
Um pouco de OT:

com isto tudo fiquei com a resposta a uma pergunta que ja me fiz varias vezes:

O que foi feito da Cyrix?
Pelos vistos foi da National Semiconductor e morreu na VIA.

Sorry mas tinha que comentar isto, não é intenção descambar.

Morreu na Via. A Via entre os designs da Cyrix e da Centaur, escolheu a Centaur.
 
Só nao vejo a vantagem em mudar a filosofia de grafica integrada no CPU ao invés de o ser na board, apesar de que, o conector para o monitor terá sempre que ser na board.
Isso não muda em nada em relação ao panorama actual. com grafica integrada o conector é na board.

Metes uma gráfica dedicada e desactiva o gpu integrado EXCEPTO e isso funcionar em hybrid mode, ou seja em 2D fique a trabalhar o gpu integrado e não o dedicado, aí os monitores terão que ficar ligados à board, como nas boards com hybrid SLI e hybrid crossfire.

Ou então multimonitor, um controlado pela gráfica integrada e outro pela dedicada.
 
uma perguntinha ...acho que estou certo mas nunca se sabe....ao usarem um socket mais generalista 1366 e depois usarem so 1155 pinos no cpu nao se pouparia custos por exemplo nos encaixes para os processadores no que toca a construtores de MB e alem disso o pessoal poderia (se o chipset permitisse)fazer updates aos CPU's
 
O que eu acho piada é entusiasta ser sinonimo de pessoa rica, o pobre, que alem de nascer pobre ainda é obrigado a morrer estúpido, só por causa da ganancia das empresas, mas esta crise será um reflexo disso, riqueza nem sempre é sinonimo de competência...

quanto aos sockets sou da opinião que um chegava muito bem, podem sempre desactivar no cpu um dos canais de memoria, alem das limitações "tradicionais".
 
Vocês estão a se esquecer de uma coisa, custo de produção das boards.

As boards LGA 115* serão muito mais simples de produzir e mais baratas. As 1366 devido ao chipset x58 e principalmente o triple channel serão MUITO mais caras de produzir. Mais layers para tantos traces dos 192 bits e 36 lanes do northbridge.

Estas boards terão como chipset simplesmente um "southbridge" um pouco mais requintado.

A única mandeira que vejo em tornar o lga 1366 universal e mesmo assim boards low cost, seria não só o uso de chipset single chip mais simples, como versões só com dual channel, mas de qualquer forma o custo seria superior...

Claro que se metesse um "i7" numa board destas só iria operar em dual channel, bem como por 1 cpu dual channel only numa board triple channel, mesmo com 3 memorias só 2 canais iriam trabalhar, se bem que duvido se isso poderia ser "implementável" sem o risco de queimar algo (em ter um dimm não "conectado" ), se bem que bastava umas flags e a board não fazia post se metesse 3 módulos e o cpu so tivesse 2 canais.

Claro que o ideal seria triple channel para todos, mas são custos elevados... E não é meter apenas 3 slots que abaixa o custo, porque o custo está no nº de linhas a tracar, bem como controlador de memória mais complexo.

mas esta opção de 2 sockets é simplesmente custo de produção. Claro que 2 sockets mainstream não fazem sentido...

Pessoalmente chateia é não ter mais chipsets para LGA 1366 e uns cpus mais "fraquitos". A plataforma 1366 é fantástica, mas a Intel abusou da posição "dominante". Acho que havia mercado para cpus abaixo do 920:

Core i7 910: 19x, 2533 mhz, a custar 220-240 €
Core i7 800 séries, com 4 MB L3 em vez de 8, variando de 150 a 250 €

Bem como a presença de um chipset mais simples, com metade das lanes (logo 1x 16 ou 2x 8), para quem não interessa SLI/crossfire, mas quer um cpu poderoso (malta de encoding/rendering/virtual machine, onde ter gráficas aos pares ou trios é totalmente USELESS)
 
Última edição:
Então vão lançar os novos sockets ainda com dual channel ??? Isso não faz sentido, é uma regressão. Nem sequer faz sentido lançarem dois sockets, faziam chipsets mais simples mas para o mesmo socket. Não haver compatibilidade dos CPU's para as várias boards é uma porcaria, sempre que se quer fazer um update de baixo custo tem obrigatoriamente de se mudar dois componentes duma vez. Espero que a AMD não vá por esta política.
 
Então vão lançar os novos sockets ainda com dual channel ??? Isso não faz sentido, é uma regressão. Nem sequer faz sentido lançarem dois sockets, faziam chipsets mais simples mas para o mesmo socket. Não haver compatibilidade dos CPU's para as várias boards é uma porcaria, sempre que se quer fazer um update de baixo custo tem obrigatoriamente de se mudar dois componentes duma vez. Espero que a AMD não vá por esta política.

O "problema" é que o controlador de memória passou a estar no Cpu e não no Chipset.
Alteras algo com a memória, alteras o socket.
 
ou seja para ti está tudo bem... ter apenas 3 cpus no mercado e preços nos 300 € para cima...

Se não tem concorrência à altura que a "obrigue" a baixar os preços, o que esperavas ?
A Intel não é uma instituição de caridade. Vive para o lucro, como qualquer empresa que deseje sobreviver.

A plataforma LGA 1366 nunca foi concebida para o mercado mainstream.
 
A Intel tem os seus planos a 32nm com os cores Clarkdale e Arrandale no segmento mainstream, mas os entusiastas que procuram performance quad core a um preço razoável, irão seguramente virar-se para os Lynnfield e Clarksfield.

Os processadores Lynnfield são uma variante de 45nm quad core do Core i7, oferecendo 8MB de cache L3 e um controlador de memória dual-channel DDR3 integrado. Baseado no Nehalem, ele foi desenvolvido com vista ao mercado de performance mainstream e faz uso de um socket LGA-1156, incompatível com o actual socket Core i7 LGA-1366.

Com os novos sockets, irão chegar novos chipsets. A Intel irá expandir 5 linhas de chipsets com novos modelos para uso doméstico e empresarial. Todos is produtos Nahalem e Westmere fazem uso de memória DDR3.

O chipset Q57, com nome de código Piketon, tem como alvo o mercado empresarial, enquanto o chipset P55, com nome de código Kings Creek, tem como alvo o consumidor final.

A oportunidade não poderia ser melhor, uma vez que o Windows 7 deverá chegar ao mercado mais ou menos na mesma altura (regresso às aulas)....
Boas, andava a ver umas coisitas na net e reparei nesta noticia, provavelmente não é novidade nenhuma mas dá para manter o seguimento do que se tem vindo a falar neste tópico. Penso que o que interessa mais é o que está a sublinhado.

Fonte
 
P55 will be displayed at Computex
But is not ready for launch

We really expected the P55 chipset and what so far seems to be the Core i5 processor to
launch at Computex held in Taipei, Taiwan during the first week of June, but from what we've
heard today, this isn't the plan, although Intel's partners will be allowed to have boards on
display.

It's highly unlikely there even will be a paper launch, as our understanding is that Intel is doing
some re-jigging of the P55 chipset. We don't have any exact details of what is going on, but
someone suggested to us that Intel might be bringing forward some features from the P57
chipset.

We're not sure when to expect the actual launch, as we've heard August-September from
some and now we're hearing as late as October. Maybe Intel is biding their time, as they don't
feel enough pressure from AMD and the Core 2 range is still doing pretty well in comparison to
the Phenom II.

The Core i5 platform isn't exactly exciting, as it seems to have a lot of drawbacks and very few
advantages to the consumer over the Core 2 platform and unless it offer something better, we
doubt that people will bother to upgrade, especially considering the current economic climate,
which could also be a reason why Intel is holding things back.

Source: fud

não me admirava nada que arquitectura atrasasse até ao fim do ano,

visto o estado economico mundial, que eu não tenho a menor duvida que não vai melhorar
 
Acho que nenhuma marca é esperta o suficiente para perceber que o que muita gente quer é potência, não é mudar os sockets e os nomes dos CPU's. As marca que mais faz isto é a Nvidia, e a Intel e a ATI já começam a ir na onda da Nvidia, mas depois vão se arrepender de terem feito isto. Porque é que tinham de lançar o Core i5? Eu sei porquê, foi para as pessoas verem os preços da AMD (Phenom II) e do Core i5, que devem ser de preço igual. A AMD vai dar uma sova à Intel, como já tinha acontecido à 3, 4 anos com o Athlon 64. A ver vamos...
 
O que eu acho piada é entusiasta ser sinonimo de pessoa rica, o pobre, que alem de nascer pobre ainda é obrigado a morrer estúpido, só por causa da ganancia das empresas, mas esta crise será um reflexo disso, riqueza nem sempre é sinonimo de competência...

quanto aos sockets sou da opinião que um chegava muito bem, podem sempre desactivar no cpu um dos canais de memoria, alem das limitações "tradicionais".

nunca ouviste dizer: "Quem não tem dinheiro, não tem vicios"?

Se uma pessoa é "pobre", a ultima coisa com que se deveria preocupar seriam cpus xpto todo de gama.

Até parece que estás a falar de bens e direitos essenciais e que esses sim deveriam estar ao alcance de todos, aquelas "coisas" tipo acesso à educação (digna desse nome), vestuário, condições de habitação, alimentação,etc...

Whats next? Um topico a criticar o preço de um Aston Martin V8 Vantage, de uma estadia no Don Pedro, de uma casa na Quinta da Marinha... "porque não são para pobres"? :rolleyes: ...tipo duh?

Já agora essa ideia de que =/ "entusiasta" é burro ou ignorante tem muito que se lhe diga e é de uma falta de humildade atroz e quiçá sobrevalorização.

Força ai! :cool:
 
Back
Topo