1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Processador Intel Core i7

Discussão em 'Novidades Hardware PC' iniciada por blastarr, 18 de Novembro de 2006. (Respostas: 605; Visualizações: 62982)

Estado do Tópico:
Fechado a novas mensagens.
  1. blastarr

    blastarr Power Member

    É o primeiro chip da família que sucederá aos Core 2 Duo/Quad ("Nehalem" Microarchitecture).

    E que chip !

    - 4 cores nativos.
    - 8 threads (uma tecnologia mais avançada do que o Hyperthreading).
    - Controlador de Memória Integrado.
    - Socket 1366 ("Socket B").
    - CSI (Common System Interconnect) que finalmente substituirá o Front Side Bus GTL+, e permitirá ligar chips da futura família Itanium 3 a motherboards com estas CPU's x86.
    - 45nm.


    Este "Bloomfield" é um sucessor completamente novo do futuro "refresh" da família Core 2 (o quad-core "Penryn" que sai em 2007 com 2 x 6MB de L2, 45nm e SSE4, mas ainda vai usar o LGA 775), pelo que chegará em 2008.

    fonte:
    http://www.vr-zone.com/?i=4322
     
    Última edição: 8 de Agosto de 2008
  2. Koncaman

    Koncaman Utilizador Saloio

    Vai ter controlador de memoria integrado, ja sabem que memoria vai usar? (era interessante saber qual é o standart que a intel prevê que se vai usar na altura em que isto sair)

    esse CSI também parece ser qualquer coisa mais ao estilo do HyperTransport... tudo isto, é capaz de facilitar bastante o desenvolvimento de chipsets (deixam de ter o controlador de memoria, e eventualmente, podem até passar a ter apenas um chip, em vez do habitual NB e SB), e motherboards, o que pode ser vantajoso para o preço.
     
  3. blastarr

    blastarr Power Member

    DDR3, como é óbvio.
    Vai ser introduzida no mercado para o ano (DDR3 a 800, 1066 e 1333 MHz), mas só lá para 2008/9 é que se tornará mainstream, em velocidades até 1667 MHz.
     
    Última edição: 18 de Novembro de 2006
  4. DJ_PAPA

    DJ_PAPA Power Member

    Eu diria meio de 2008. Tudo vai depender de como sair o K8L....
    Se o K8L sair poderoso as tantas ate em incios de 2008 vao ser obrigados a lançar isso e gastar umas massas para o antecipar.
    Parece-me bem a cena das 8 treads.

    Mas depois destes bichos espero que a Intel entre nos caminhos do Niagara 1/2 da Sun e tb nos da AMD com aquelas plataformas para 2008/2009 com cores especializados.
     
  5. Nemesis11

    Nemesis11 Power Member

    Ainda são poucos pormenores, mas o mais importante é o controlador de memória e o CSI.

    A 45 nm, onde é que está o Octo Core?
     
  6. DMH

    DMH 1st Folding then Sex

    o octo-core deve ser como o kentsfield dois bloomfield na mesma die
     
  7. blastarr

    blastarr Power Member

    Não, isso já não resulta porque o controlador de memória é on-die, como nos Athlon 64.
    Nos Pentium D 9xx (também nos 8xx, mas aí os dois cores estão na mesma die) e Core 2 Quad os dois cores -ou quatro- podem ter dies separadas dentro do mesmo package porque não há comunicação directa entre ambos, é tudo feito via chipset da motherboard (nomeadamente, a northbridge que alberga o controlador de memória).

    Se ambas as dies tivessem controlador de memória e precisassem de comunicar entre si, não haveria necessidade de o fazer externamente, porque a motherboard não tem nenhum.


    Contudo, não é de excluir que aínda seja possível, com uma das dies a controlar o acesso directo à memória, e outra a comunicar on-package via ligação de alta velocidade dedicada com a die primária.
    A vantagem das dies múltiplas tem sido a capacidade e flexibilidade produtiva.
     
    Última edição: 19 de Novembro de 2006
  8. JPgod

    JPgod Moderador
    Staff Member

    fixe, assim acaba a colagem com super cola 3 :D

    Controlador de memória é muito interessante :P
     
  9. RuFuS

    RuFuS Power Member


    cold bug também... :D
     
  10. Nemesis11

    Nemesis11 Power Member

    Uma solução podia ser o que existe nos Power.
    Uma Mcm com dois quad cores, cada um com o seu controlador de memória e uma ligação (CSI neste caso) entre os dois quad cores.
    Depois mais umas ligações CSI "externas" (*****, ligação a outra mcm, etc).

    Isto provavelmente é mais viavel num Itanium do que neste cpu, que provavelmente precisaria de outro socket que não este socket B.

    Seja como for, a 45 nm já deve ser viavel octo cores, até porque com o controlador de memoria no Cpu, o tamanho da L2 deve ser menor.
     
  11. Koncaman

    Koncaman Utilizador Saloio

    a questão da viabilidade dos 8 cores, a meu ver, depende bastante da eficiencia deste "hyper threading 2.0", se esta tecnologia se revelar tão eficiente como o hyper threading, ja seria bastante simpatico, mas eles dizem que é ainda melhor (especialmente se não aplicada como uma especie de hyper threading, por cada 1 dos 4 cores, mas for aplicaddo como um hyper threading aos 4 cores, com capacidade de redistribuir tarefas entre cores)... e é ainda melhor com um cpu multi-core, baseado na arquitectura que a intel tem usado... tem quase tudo para ser uma boa coisa.
    e nesse caso, poderia adiar a necessidade dos oito cores durante algum tempo (talvez até aos 32nm).até porque com oito cores, eles certamente teriam interesse em usar esta tecnologia, o que daria 16threads :wow: ... isto ja começa a ser terreno para o intanium...
     
  12. TheGreenElf

    TheGreenElf Banido


    Acho que quando chegar aos 8 cores, lá pra 2010? Já devem utilizar alguns dos cores para processamentos específicos, em vez de processamentos general purpose. Pelo menos assim eu o espero, na minha optica é o melhor caminho a seguir.
     
  13. [_Silence_]

    [_Silence_] OC Legend

    Quem disse que o cold bug tem a haver com o controlador de memória no CPU? Até porque os AMD64 130nm não tinham cold bug e tinham o controlador no CPU...... E ainda pra mais os Conroe já têm cold bug.....
     
  14. bluei16_

    bluei16_ Banido

    é de mim ou isto ta a andar depressa de mais? :wow:
     
  15. grandenaboverde

    grandenaboverde O Senhor dos Bolinhos

    there is no such this as "depressa demais" in tech.
     
  16. 100Stress™

    100Stress™ Power Member

    Boas!

    Já agora uma questão..., com a saída dos Intel Core 2 Quad , o INTEL CORE 2 DUO não deveria ter descido de preço nas lojas, como aconteceu com os Pentium D ..., com a saída dos C2D??????
     
    Última edição pelo moderador: 21 de Novembro de 2006
  17. Sway

    Sway To fold or to FOLD?

    tudo a seu tempo. nao faz sentido baixar o preço agora. estão a sair tipo pão quente para quê baixar?
     
    Última edição pelo moderador: 21 de Novembro de 2006
  18. DMH

    DMH 1st Folding then Sex

    Podem ganhar mais lucro assim para quê baixar o preço.As pessoas compram quer seja a 300 ou 350 por isso ficam logo com 350 que da mais lucros
     
  19. WindWalker

    WindWalker Power Member

    Achas que a Intel está interessada em baixar o preço dos C2D, com a saída que têm? Cá para mim vão ter mais lucros com os C2D que com os Quad Core (nos próximos tempos).
     
    Última edição pelo moderador: 21 de Novembro de 2006
  20. Zarolho

    Zarolho Power Member

    Intel Takes Market Share From AMD in Germany

    Nov. 21 (Bloomberg) -- Intel Corp., the world's largest semiconductor maker, is gaining market share in Germany from competitor Advanced Micro Devices Inc., Handelsblatt said, citing Intel's German head Hannes Schwaderer.

    Intel took market share in the country since the start of the year in the private consumer market as well as in the business customer market, the newspaper quoted Schwaderer as saying. Germany is Europe's biggest economy.

    Santa Clara, California-based Intel said on Nov. 14 it will begin selling chips with four processors in an effort to reverse gains by Advanced Micro. Intel said it is beating Advanced Micro to market with the new products after falling behind in some areas and losing orders.

    Intel started selling 40 new processors in the last 100 days, Schwaderer told Handelsblatt.
     
Estado do Tópico:
Fechado a novas mensagens.

Partilhar esta Página