Processador Intel Core i7

Status
Fechado a novas mensagens.
Depois de tudo isto quando é que acham que vai ser a melhor altura para comprar um pc novo? Aproveitar a baixa de preços deste verão ou esperar que venham novos? Quando é que isso vai acontecer?
 
bloomfield-specs.png


http://www.xtremesystems.org/forums/showthread.php?t=190762&page=8

parece que daqui a 6 meses vai ser pa montar maquina nova :x2:
 
Eles puseram ''FSB'' de 133mhz só para facilitar o overcloking.

E acho que vi em qualquer lado que a intel ia tirar o factor ''multi'' dos limites de overcloking.

Com multiplicador de 20X a board nao vai limitar nada.

Alguem me pode dizer a largura de banda dos AMD do IMC para comparar?
 
TDP igual em todos? os mult não são um bocado altos? hum...
Do pouco que já saíu cá para fora sobre o Nehalem dá para perceber que, como se deixou o sistema do FSB para trás, caíu também a característica de o bus de dados ser "quad-pumped", como acontece com o FSB.

Na prática, os multiplicadores são quatro vezes maiores do que seriam se o bus fosse "quad-pumped". Agora, se isso será uma coisa boa ou má, já não sei... Mas os previews de performance são brutais - 20 a 50% de aumento à mesma velocidade de relógio do que um C2D/C2Q, e isto com um controlador de memória meio marado...:wow:

Uma coisa que me parece interessante é o facto de, pelo menos aparentemente, deixar de existir diferença de socket para as configurações multi-CPU para desktop. Pode ser que finalmente voltem a aparecer soluções tipo uma board da Abit para 2x Celeron que houve há uns anos atrás...

Btw, que bus é que estão a usar para dados? Não parece ser PCI-E (que é só de 100MHz). E também gostaria de saber o que vão fazer ao bus PCI... A Intel já nem o publicita nos novos chipsets, muito embora esteja disponível... Espero que não acabe para já...

Quanto aos TDPs, não me espanta que sejam iguais... O TDP de TODOS os C2D e Pentium Dual Core (excepto EE) é de 65W, e muitos ficam bem abaixo... Isso tem a ver com a maneira como a Intel calcula o TDP (o valor máximo de energia dissipável pelo package, salvo erro).

Cumps.

Miguel
 
316$ para o mais barato, humm, nada mal para começar. Mas idealmente é esperar mais 2-3 meses para assentar e vir preços e a resposta "a lá AMD" :x2:

agora que nem mexo neste PC :P

embora há ainda factores como
* preço das boards
* preço da memória (3x 2Gb ), que espeto bem que nesta altura um kit de 6 gb a 1333 venha a custar no máximo 120 € (custo actual de 6 gb DDR2 800-1000)
 
Na XS há lá um post que diz que o OC vai ser mais ou menos como nos Athlon64,baixar o multi do QPI para o manter nos mesmos clocks,ver se encontro o post
 
Tenho seguido este tópico desde à uns tempos...e parece-me que vêm aí umas "bestinhas"

Fui investigar um bocado sobre os Nehalem e o QPI e encontrei uns demos no site da Intel bastante interessantes:
Nehalem
Quick Path Interconnect

Ao que parece eles conseguiram aumentar a performance dos processadores utilizando multithreading, controlador de memória integrado, pesquisa na cache e um detector de loops, mantendo o mesmo consumo de energia que os anteriores...daí o TDP elevado.

Já agora...deixo aqui uma imagem dum processador LGA1366:
02521697.jpg


Cumps ;)
 
Fui investigar um bocado sobre os Nehalem e o QPI e encontrei uns demos no site da Intel bastante interessantes:
Nehalem
Quick Path Interconnect
Links excelentes, obrigado!

Ao que parece eles conseguiram aumentar a performance dos processadores utilizando multithreading, controlador de memória integrado, pesquisa na cache e um detector de loops, mantendo o mesmo consumo de energia que os anteriores...daí o TDP elevado.
Bem, a Intel passou a seguir uma estratégia óptima desde que começou a criar o Atom, e que continua a usar com o Nehalem: só é aceitável um aumento de 1% no TDP do CPU se o aumento de performance for superior (não tenho a certeza se também aceitam "igual ou superior") à percentagem de aumento no TDP.

No Atom, um dos "features" que foi adicionado a alguns SKUs ao abrigo desta regra foi o HT, que permite ganhos de desempenho até 50% com um custo em termos de TDP ridiculamente baixo comparado com o "boost" na performance.

Ora, ao olharmos para o Nehalem, e tendo em consideração as demos do site da Intel, vê-se que acrescentaram pelo menos as seguintes funcionalidades:

- QPI (que é um bocado mais exigente que o FSB em termos de número de transístores que precisa);
- Tripple Channel;
- SSE 4.2;
- HT;
- Novas optimizações nos micro-ops;
- Controlador de memória.

Tudo isto num TDP de 130W para CPUs de 2.66 a 3.2GHz.

Ao compararmos os dados preliminares de Nehalem vs. Core, e com um controlador de memória temperamental, parece que o aumento de performance à mesma velocidade andará entre os 20 e os 50% (com tendência para aumentar, assim que o hardware atingir a maturidade...).

Ou seja, é justo esperar que um Nehalem a 3.2GHz seja pelo menos 20% mais rápido que o QX9650... com O MESMO TDP!!!:wow: A isto é que eu chamo eficiência!

Claro que é preciso ter em conta o seguinte:
- A combinação X48 + QX9650 (a única válida oficialmente) tem um TDP de no máximo 165W (salvo erro, o TDP do X48 é de 35W...), o que torna o Nehalem ainda mais interessante em termos de consumo de energia;
- Infelizmente, enquanto a Intel não fundir o IOCH (Southbridge) no Northbridge, que passa a ter apenas as funções de QPI hub, IGP e hub PCI-E, vai ser mais uma peça a consumir energia;
- Potencialmente, e dada a natureza do QPI, passa a ser possível ter um único socket para CPUs, com a única diferença para sistemas multi-socket a estar no hub QPI utilizado (claro que os CPUs para single-socket podem ser "castrados", e não ter ligações QPI entre CPUs, o que corta logo essa possibilidade, mas pelo menos teoricamente seria possível...).

Já agora...deixo aqui uma imagem dum processador LGA1366:
No meio disto tudo só fico chateado por causa dos coolers... Mudança de socket é sempre uma seca monumental, nunca se sabe que coolers é que são compatíveis... Geralmente é preciso ter mais uma despesa, e mais uma "relíquia" a acumular pó... Oh, well, é a vida...

Cumps.

Miguel
 
Então sempre se pode contar que todos os modelos vão ter controlador de memória?

Pensei que fosse apenas incluído na versão Extreme Edition, ou pelo menos era o que se sabia à uns tempos.
 
Então sempre se pode contar que todos os modelos vão ter controlador de memória?

Pensei que fosse apenas incluído na versão Extreme Edition, ou pelo menos era o que se sabia à uns tempos.
Já li qualquer coisa sobre as versões mais baixas (tipo para portáteis e entrada de gama para desktop) poderem ter uma arquitectura diferente, sem controlador de memória incorporado.

Não sei até que ponto isso será verdade. É que o X58 não tem controlador de memória, e nenhum dos chipsets anteriores é compatível com o QPI... A ser verdade, ía criar um caos completo na oferta de CPUs e chipsets da Intel, com subdivisões artificiais entre as gamas (porque as duas arquitecturas são mutuamente exclusivas...). De facto, inicialmente falava-se em dois sockets novos diferentes, um dos quais para a gama alta, mas desde há relativamente pouco tempo para cá que só se fala no LGA1366...

Só o tempo dirá se vai haver um ou mais do que um socket, e se o controlador de memória incorporado vai ser standard em todos. No entanto, parece-me um erro crasso não fazer a transição toda de uma vez... Se querem manter a gama baixa fora do esquema para poupar dinheiro, que a deixem continuar na arquitectura Core com o socket 775. Ao menos permite alguma retro-compatibilidade...

Cumps.

Miguel
 
Todos estes CPU's vão ter controlador de memória integrado;)
A diferença é que uns vão ter o controlador PCIe integrado e outros vão tê-lo no chipset,sendo que esses vão ser os que possuem o QPI link e quantos QPI links possuem
 
__Miguel_, fiquei na dúvida exactamente por isso, o X58. Mas pensei que realmente o chipset naquela tabela apenas servisse como uma referência de compatibilidade, podendo existir mais, com controlador de memória integrado ou não.

Já percebi então dias, obrigado.
 
Todos estes CPU's vão ter controlador de memória integrado;)
A diferença é que uns vão ter o controlador PCIe integrado e outros vão tê-lo no chipset,sendo que esses vão ser os que possuem o QPI link e quantos QPI links possuem

Estes modelos com PCI-e link é no fundo a fusão do northbridge com o CPU, passando a ser CPU + "southbridge", ligado por DMI.

vamos ver é se há ganhos em TDP e layout da board, agora que 1 componente vai desaparecer. No high end vai continuar a existir o northbridge que é um agregador de lane PCI-e e eventualmente com IGP e esquema hybrid crossfire.

A nvidia que deve seguir o que fez com AMD, single chip excepto a gama alta.

o havendale vai prometer para portáteis. TDP de 35w total, o que é excelente, visto que em vez de cpu + northbridge com IGP, passa a ser 1 só chip. e deve consumir menos que uma solução core 2 duo + 965g com x3100. A eliminação do northbridge vai permitir também melhorar o layout na board do portátil, diminuindo o tamanho, bem como do cooler que passa a ter apenas 1 "hot spot". E nesta altura (Q2 q Q3 2009), já deveremos ter ecrans de LED ou mesmo OLED mais massificados e SSD's "com fartura" e poderemos ter portáreis potentes, leves e com bastante autonomia :D
 
Última edição:
vamos ver é se há ganhos em TDP e layout da board, agora que 1 componente vai desaparecer. No high end vai continuar a existir o northbridge que é um agregador de lane PCI-e e eventualmente com IGP e esquema hybrid crossfire.
O grande problema aí é que, pelo menos por enquanto, a Intel ainda não tem nenhuma solução "all in one" no que diz respeito a chipsets...

O X58 é um exemplo disso, porque ainda precisa de ter o ICH10/R no Southbridge... E isso faz aumentar o TDP do conjunto... :S

Tudo bem que é gama alta, e na gama alta tem sido assim desde sempre (Nforce 4 SLI, anyone? hehehe). Mas ao menos que metessem logo tudo a 45/55nm, para reduzir os consumos. Já que começaram numa de mudar, mudavam logo tudo de uma vez (embora, de facto, isso fosse afectar o ramp-up 45nm nos CPUs...).

Além disso, e, novamente, para grande pena minha, os chipsets "all in one" (agregador PCI-E + Southbridge + eventual IGP) não são assim tão comuns. A AMD ainda não tem nada disso, continua a desenvolver duas linhas distintas (mesmo no novo 780V/G/GX); e a NVIDIA só começou com a série 6000 (com características inferiores às versões de dois chips...).

E não esqueçamos que, para a Intel, pelo menos enquanto tiver soluções sem controlador de memória integrado, torna-se mais complicado integrar o Southbridge no Northbridge, porque passa a ter de desenvolver mais um chip, quando até agora qualquer Southbridge pode ser usado com qualquer Northbridge das séries 9xx, 3x, 4x e 5x.

Ainda assim, oxalá que migrem tudo de uma vez para 45nm e single chip. Simplifica imensamente o layout das boards, pode diminuir consumos e retira do caminho um diferenciador de performance (a grande diferença passa a ser o IGP e o número de lanes PCI-E fornecidas, não me parece que compense demasiado andar a mexer também no SB par linhas inferiores de performance, excepto em casos muito específicos em que é preciso baixo consumo...).

Cumps.

Miguel
 
Status
Fechado a novas mensagens.
Back
Topo