Processador Intel CPU 2018-2021 Roadmap Leaks Out

muddymind

1st Folding then Sex
Boas!

Uma vez que este leak diz respeito a várias arquitecturas decidi fazer um tópico à parte:

https://wccftech.com/intel-desktop-mobile-cpu-roadmap-leak-14nm-comet-lake-10nm-ice-lake-tiger-lake/

Desktop:
DCl9wwi.png


Mobile:

I57hE9c.png



Bem, isto deixa-me extremamente preocupado... no desktop no próximo ano temos 10C com o Comet Lake S ainda nos 14nm (boa sorte com os coolers a não ser que andemos com clocks de 3ghz) e em 2021 vamos continuar com os mesmos 14nm no Rocket Lake!!!!

A intel está oficialmente no lodo...
 
Portanto vamos ter mais 14nm+^9000 por mais um bom tempo?!
Fizeram mesmo porcaria com M grande com os 10nm que planearam de inicio.

Se a AMD meter cá para fora o Zen3 a 7nm+ no próximo ano, como se espera, e se cumprir com os mínimos esperados.. A intel bem que pode se preparar para gastar mais uns bons biliões em marketing,e medidas anticoncorrenciais, para não ser comida à grande nas vendas.
 
É o que dá terem andado quase uma década à sombra da bananeira, tornaram-se displicentes! Com o andar das coisas, provavelmente nem vamos ver nenhum CPU em volume a 10nm, devem saltar directamente para os 7nm.

Os rumores de que a Intel anda a sondar a Samsung para as suas gráficas em 2020, começa a ter alguma razão de ser, por pouca que ainda possa ser!

De resto, preocupava-me muito mais se isto fosse na AMD ou outra empresa menor, aí seria de facto bastante grave. Os investidores podem ficar pouco contentes e sofrerem significativamente nas vendas, mas a Intel tem dimensão suficiente para aguentar o barco com os 14nm.

De qualquer forma, nada disto ainda é oficial ou foi confirmado!
 
Ups... falho lol.

A TSMC já anunciou tapeouts de 5nms (o 7nm+) e prevê produção em massa já na primeira metade do próximo ano.
 
A Intel nos 14nm até final de 2020, a surpresa :coolshad:

@muddymind também há um roadmap da TSMC, e há 7nm, 7nm EUV, 5nm e agora até há um 6nm :berlusca:

The new node wasn’t part of the company’s original roadmap, which went from 7nm to 7nm+ and 5nm.

N6, TSMC’s terminology for the 6nm process, will have three advantages, according to CEO CC Wei, speaking at the company’s latest quarterly results announcement last week. N6 will have design rules that are 100% compatible with N7, allowing customers to directly migrate from N7, he said. In addition, N6 will increase logic density by 18% from N7 and provide a highly competitive performance-to-cost advantage. Finally, N6 will offer shortened cycle time and reduced defect density.

“The numbers N6 and N5 look pretty close, but actually the performance -- they still have a big gap,” Wei said. “N5 compared with N7, actually, the logic density increases by 80%. N6 compared with N7 is only 18%.”
https://www.eetimes.com/document.asp?doc_id=1334601&page_number=1
 
A TSMC já anunciou tapeouts de 5nms (o 7nm+) e prevê produção em massa já na primeira metade do próximo ano.
A produção em massa no inicio deve ir para as Apples e Qualcoom deste mundo..
Mas lá para a segunda metade do ano já deve haver disponibilidade para cpu's x86 AMD.

Este ano é Zen 2 e supostamente o 'Design' dos Zen 3 já está fechado já à algum tempo e estão a desenvolver Zen 4 para processo mais avançado do que os 7nm+.
Ou seja, da parte da AMD o Zen 3 já deve estar no pipeline para ser preparado para a produção logo que Zen2 esteja no mercado de consumidor.

Os recursos da AMD são escassos, mas se o Zen 3 vier em 2020 como revisão do Zen 2 (como o Zen+ foi do Zen) para 7nm+ a AMD estará a cumprir o Tick Tock.. que a Intel deixou de ser capaz de fazer.


A Intel falhou um processo de fabrico à seria e isso fez perder toda a vantagem, enorme, que tinha nesta área e está a ser ultrapassada.
Culpa própria a dobrar, porque até podia ter falhado um processo de fabrico mas a vantagem que tinha era q.b. para que se não estivesse a dormir à sombra da bananeira conseguia equilibrar e pelo menos acompanhar a concorrência.
 
De facto meio decepcionante... Mas também é preciso referir que as sucessivas incursões pelos 14nm foram tendo melhorias assinaláveis.

Vamos ver o que vai sair do lado da amd para ver até que ponto a intel vai parecer mais ou menos outdated.
 
Custa-me a acreditar que a Intel vá andar com "Skylakes" até Q2 de 2021. Ao mesmo tempo, alguns detalhes desse roadmap batem certo. Por exemplo, os IceLakes de 15W a 10nm, de forma limitada, em Q2 de 2019. Há leaks de alguns portáteis Premium com o Icelake em Junho deste ano:

sJyZuJd.jpg


Bem, se o roadmap "Desktop" estiver correcto, a Intel está "Fuc***".
 
Isto é um refresh nos desktop, os 9gen que vao sair agora vao suportar 40 lanes.. enquanto os do ano passado ficam com as 16 lanes...

Não há 40 lanes. A Intel desde que os Epyc esmagaram os Xeons em IO, alteraram os slides para "Platform Pci-Ex". Isto é, somam as lanes Pci-Ex do cpu com as do chipset. Esquecem-se é de dizer que pelo meio, há um bottleneck com a ligação DMI.
 
Hmmm

Intel dipped down over 6% after CEO Bob Swan says it's 'taking a more cautious view of the year' as it slashes its earnings forecast

isto foi anunciado há pouco, ainda não há grandes análises, esperar para ver o que foi dito.

EDIT:

During its Q1 earning call, Intel provided an update regarding its 10 nm process technology in general as well as the ramp up of its Ice Lake-U processor for notebooks, the company’s first 10 nm design that will be mass produced and broadly available.

Intel started production of its Ice Lake-U processors in Q1, but these chips are stockpiled before they are qualified with PC makers. Once the chips are qualified — something that Intel expects to do in Q2 — it can start sales/shipments of these CPUs.
https://www.anandtech.com/show/1427...tion-of-10nm-ice-lake-cpus-raises-10nm-volume

EDIT: PDF doi Q1 earning
https://s21.q4cdn.com/600692695/fil...-Earnings-Deck_4.25.19_Final_INTC-version.pdf
 
Última edição:
Back
Topo