Processador Intel CPU 2018-2021 Roadmap Leaks Out

[
https://www.eetimes.com/tiny-alchip-uses-ai-strength-to-win-7nm-capacity-from-tsmc/

A1JN.gif
De admirar e muito é que cumprissem prazos.

Relembrar que os primeiros produtos de consumidor a 7nm da Intel será gpu's discrete, não cpu's, segundo os roadmaps da própria Intel.

Os primeiros cpu de consumidor 7nm da Intel serão lançados na melhor das hipóteses quando o Zen 5 já estiverem no mercado, ou muito perto disso.

Zen 5 será já 2a geração na plataforma AM5 (?(?), segunda geração com ddr5 e na pior das hipóteses 5nm mais evoluído (P).


Se a AMD conseguir manter evolução decente na arquitectura para zen 4 e depois para zen 5, atendendo também aos ganhos do processo de fabrico...
A Intel vai ter que sacar um 'Conroe' do chapéu.. só para tentar acompanhar a AMD.
 
Última edição:
Pensava que a Intel tinha aprendido com os erros dos 10nm :berlusca:. Acho que isto vai muito mais além das desculpas que deram para o falhanço dos 10nm, ambição a mais. Um ano de atraso, provavelmente vai ser só o começo, mas pelo menos os 10++ vão finalmente ver a luz do dia com o Tiger Lake e Alder Lake. É bom mesmo, porque senão vai ser a AMD que vai começar a abusar.

Entretanto fora de horas o preço das ações da Intel caiu quase 11% para os 54$ e da AMD subiu 8% para 64.32$ .
 
Péssima noticia para a Intel. Estava a ler o artigo do Toms:

Intel has also traditionally used third-party fabs, currently to the tune of ~20% of its production, for low-margin, non-CPU products built on trailing-edge nodes. Intel's new plans to more aggressively leverage external fabs could result in it using other fabs for its core logic, like CPUs and GPUs, which the company hasn't done in the past. As Swan noted, that will present challenges in maintaining attractive ASPs for Intel's products, especially given the scale of its production needs. Ultimately, Intel could also face significantly reduced margins if it outsources significant portions of its fabrication of high-margin products, like CPUs, to third parties.

https://www.tomshardware.com/news/i...m-processors-now-one-year-behind-expectations

Acho que aqui há outro ponto importante. Se a Intel começa a fabricar GPUs e CPUs em fábricas externas, que vai fazer que aumente, em muito, a % dos seus produtos produzidos externamente, que futuro terá o braço de fábricas da Intel?
É que a Intel vai andar cada vez mais a pagar a externos para produzir os seus produtos, ao mesmo tempo que anda a despejar dinheiro para fazer evoluir as suas próprias fábricas.

Os 10 nm foram um desastre que só agora começa a ter melhorias. Agora o anuncio de um atraso de 1 ano nos 7 nm..........Ou as coisas melhoram para o braço de manufacturing da Intel ou um dia a Intel terá que se separar dessa parte da empresa.

Relembrar que os primeiros produtos de consumidor a 7nm da Intel será gpu's discrete, não cpu's, segundo os roadmaps da própria Intel.

Do lado dos GPUs, haverá um delay e, pelo menos as versões para HPC, serão feitas externamente, para cumprir datas. Na verdade, isto nem é grande surpresa. Já se falava que os GPUs seriam fabricados externamente, pelo menos no inicio.

On the earnings call, Intel CEO Bob Swan said the company had identified a "defect mode" in its 7nm process that caused yield degradation issues. As a result, Intel has invested in "contingency plans," which Swan later defined as including using third-party foundries. The company will also use external third-party foundries for its forthcoming 7nm Ponte Vecchio GPUs, the company's first graphics chips. Swan noted the GPUs will come in late 2021 or early 2022, portending a delay beyond the original schedule for a 2021 launch in the exascale Aurora supercomputer. Ponte Vecchio comes as a chiplet-based design, and Swan clarified that production for some of the chiplets (tiles) will be outsourced to third parties.

Os primeiros cpu de consumidor 7nm da Intel serão lançados na melhor das hipóteses quando o Zen 5 já estiverem no mercado, ou muito perto disso.

Eu não estou a dizer que estás a cometer um erro na tua frase. Apenas recordar que os 7 nm da Intel são +/- equivalentes aos 5 nm da TSMC. Ainda não se sabe quando é que os 5 nm da TSMC serão utilizados pela AMD.

Entretanto fora de horas o preço das ações da Intel caiu quase 11% para os 54$ e da AMD subiu 8% para 64.32$ .

Mais uma vez, não estou a dizer que se está a cometer um erro nessa afirmação, só relembrar que o valor de 1 ação de uma empresa não pode ser comparada com outra, porque o numero de ações não é igual. O Market cap, que é a multiplicação desse valor pelo número de ações é que pode ser comparado. Aí o Market Cap da Intel ainda é muito superior ao da AMD.
Fora isso, sim, a queda da Intel e a subida da AMD depois do anuncio destes resultados, mostram a desconfiança dos Investidores perante estas noticias.



Eu só queria escrever sobre mais um tema, destes resultados da Intel. Acho que é consensual a enorme vantagem que os Epyc têm sobre os Xeons no mercado de servidores. Acho que é consensual que é uma das maiores "tareias" que uma das empresas leva, neste mercado.

Fui ver os resultados do Grupo Datacenter da Intel:
dUSVvU3.png


+43% de Revenue entre o trimestre deste ano, comparado com o mesmo trimestre do ano passado.
É normal e a AMD vai precisar de continuar a lançar produtos bons, durante muito tempo, para abalar o domínio da Intel neste segmento.
 
@Nemesis11 Sim eu sei, não estava a comparar o preço das ações da Intel com as da AMD mas sim a subida vs descida e a relação com a noticia de hoje. Valor da Intel vs AMD é 255.73 vs 69.77 . Diferentes ligas, mas não deixa de ter algum simbolismo o preço das ações AMD ultrapassarem os da Intel.

Amanha certamente irão corrigir o valor de uma e de outra, é sempre assim.
 
Se eles estão com problemas no processo de fabrico interno há tanto tempo, não teria feito sentido investirem em pessoas com know how mais sólido para entrarem e ajudarem a estabilizar o processo? Ou será que é o resultado também da arquitectura, que está a provar ser difícil de implementar nos chips?
 
Mas um chip executive tem conhecimento técnico para resolver os problemas técnicos ou de processo? É que dá-me ideia que é preciso alguém de um nível mais técnico que executivo.
 
O Gary Patton era o Chief Technology Officer da IBM Micro, que passou a ocupar esse cargo depois na GF quando esta "adquiriu" a IBM Micro.
CTO na prática é o responsável pela chefia da parte técnica da coisa.

VP, Semiconductor Research & Development Center & IEEE Fellow
jun de 2007 – jun de 2015, 8 anos 1 mês, Hopewell Junction, NY

Management of IBM’s ~1600-person semiconductor research & development organization. Responsible for development of IBM’s entire portfolio of leading edge process and packaging technologies, design enablement, and the successful ramp of IBM's Server Processors & customer OEM ASICS products at industry-leading performance over multiple technology nodes.

Chief Technology Officer and Senior Vice President of Worldwide R&D and Design Enablement
jul de 2015 – dez de 2019, 4 anos 6 meses , Malta, NY

Responsible for developing GLOBALFOUNDRIES' differentiated process and packaging technologies and design enablement, building a world-class R&D team and culture, driving key customer engagements and promoting GLOBALFOUNDRIES in external industry forums through invited keynote and panel talks. Developed highly optimized and differentiated technologies thru Design-Technology Co-Optimization (DTCO) and strong collaboration with key customers. Drove 6X reduction in Design Enablement critical bug rates and 2X improvement in bu resolution time.
https://www.linkedin.com/public-pro...issionId=c20390f0-14ab-2416-00d0-1b8f5de64d33
 
Ou será que é o resultado também da arquitectura, que está a provar ser difícil de implementar nos chips?

Já pensei nisso também, pois a muito tempo que andam nisso, e provavelmente algo de menos bom se passa. a tecnologia 3D Triget ou lá como se chama, agora não me lembro que eles tem e tanto gabam, pode estar apresentar desafios na qual não estão a conseguir ultrapassar... se for o caso, ou criam outra equipa para desenvolvimento de transistors "normais" enquanto o outro tentam investigar soluções, não não os deixar ficar estagnados... dá essa impressão. que chegaram a esse ponto. Claro que isto é simples de se falar mas na verdade eles tem que seleccionar essa questão se for esse o caso que também me parece ser. não não :n1qshok:

Não desejo mal a Intel, pois a AMD também tem de ter e continuar a ter um concorrente forte, senão é uma questão de tempo a AMD também fazer o mesmo que a Intel... preços mais altos por não ter concorrência. Ou seja o prejuízo será nosso:004:
 
Já pensei nisso também, pois a muito tempo que andam nisso, e provavelmente algo de menos bom se passa. a tecnologia 3D Triget ou lá como se chama, agora não me lembro que eles tem e tanto gabam, pode estar apresentar desafios na qual não estão a conseguir ultrapassar... se for o caso, ou criam outra equipa para desenvolvimento de transistors "normais" enquanto o outro tentam investigar soluções, não não os deixar ficar estagnados... dá essa impressão. que chegaram a esse ponto. Claro que isto é simples de se falar mas na verdade eles tem que seleccionar essa questão se for esse o caso que também me parece ser. não não :n1qshok:

Não desejo mal a Intel, pois a AMD também tem de ter e continuar a ter um concorrente forte, senão é uma questão de tempo a AMD também fazer o mesmo que a Intel... preços mais altos por não ter concorrência. Ou seja o prejuízo será nosso:004:

Vai chegar um dia que vão ter alternativa enquanto resolvem as falhas no processo mais avancado na folha pela intel ou acabar com o mesmo.
Mas por enquanto tem o luxo para tal , apesar de tudo ainda têm lucros superiores a amd.
Por isso decidiram adiar os 7nm para afinar e implementar os 10nm até lá.

"Os resultados financeiros da empresa surpreenderam os analistas e investidores, com receitas de 1,23 dólares por ação, em vez dos 1,11 dólares esperados. A receita total da empresa cifra-se assim nos 19,7 mil milhões de dólares, um aumento de 20% face ao ano anterior".
https://www.google.com/url?sa=t&sou...BMAB6BAgIEAQ&usg=AOvVaw374cB128uLFJpB1BTA5Xwr
 
Última edição:
Vai chegar um dia que vão ter alternativa enquanto resolvem as falhas no processo mais avancado na folha pela intel ou acabar com o mesmo.
Mas por enquanto tem o luxo para tal , apesar de tudo ainda têm lucros superiores a amd.
Por isso decidiram adiar os 7nm para afinar e implementar os 10nm até lá.

"Os resultados financeiros da empresa surpreenderam os analistas e investidores, com receitas de 1,23 dólares por ação, em vez dos 1,11 dólares esperados. A receita total da empresa cifra-se assim nos 19,7 mil milhões de dólares, um aumento de 20% face ao ano anterior".
https://www.google.com/url?sa=t&sou...BMAB6BAgIEAQ&usg=AOvVaw374cB128uLFJpB1BTA5Xwr


Pois, factor económico os dá ainda grande vantagem a se dar esses luxos, esperemos que encontrem solução. pois acredito que mais dia menos dia a AMD se ver-se avançar bem, ira parar também a sombra da bananeira.
 
Pois, factor económico os dá ainda grande vantagem a se dar esses luxos, esperemos que encontrem solução. pois acredito que mais dia menos dia a AMD se ver-se avançar bem, ira parar também a sombra da bananeira.

Amd que tem de aproveitar para crescer , não tem o mesmo poder económico que a intel para adormecer.
Intel pode tirar uma da cartola daqui x ou y de tempo de supresa.
Amd ainda tem que afinar o.c , controlador de memória , de resto vai no bom caminho no meu ver.
 
É só para avisar, estou aqui a ver umas quantas contas de twitter, e não irão tardar "análises according to our sources". :berlusca:

Mas o Bob Swan ainda vai andar a suar as estopinhas, o preço das acções está algures nos ~51$.
 
Esta nunca tinha visto, acionistas a processar a empresa de que detêm acções porque más noticias não lhes foram comunicadas mais cedo.
Não gostam de como está a ser gerida a empresa ou vendem as acções ou alteram a administração.

É por estas e por outras que em geral repudio o mercado da bolsa. O risco é só para o zé ninguém como nós, de resto bancos não podem falir, manipulação generalizada, informação previligiada e técnicas de micro transações em larga escala assentes em ligações ultra rápidas ao sistema de bolsa.
 
Esta nunca tinha visto, acionistas a processar a empresa de que detêm acções porque más noticias não lhes foram comunicadas mais cedo.

Isto é mais que comum. Acontece com a Intel e acontece com muitas outras empresas cotadas em Bolsa.

Eles não estão a processar a Intel por terem dado más noticias. Eles estão a processar a Intel por acreditarem que a Intel deturpou a informação que deu sobre a evolução do processo de fabrico.
Não sei se alguém fez o mesmo nos 10 nm, mas se não fizeram, deviam ter feito, porque a Intel andou anos a esconder os problemas e chegou a lançar apenas um modelo de um processador para o mercado, só para poder dizer que tinha 10 nm em produção.
 
Esta nunca tinha visto, acionistas a processar a empresa de que detêm acções porque más noticias não lhes foram comunicadas mais cedo.
Não gostam de como está a ser gerida a empresa ou vendem as acções ou alteram a administração.

É por estas e por outras que em geral repudio o mercado da bolsa. O risco é só para o zé ninguém como nós, de resto bancos não podem falir, manipulação generalizada, informação previligiada e técnicas de micro transações em larga escala assentes em ligações ultra rápidas ao sistema de bolsa.
Isto é mais que comum. Acontece com a Intel e acontece com muitas outras empresas cotadas em Bolsa.

Eles não estão a processar a Intel por terem dado más noticias. Eles estão a processar a Intel por acreditarem que a Intel deturpou a informação que deu sobre a evolução do processo de fabrico.
Não sei se alguém fez o mesmo nos 10 nm, mas se não fizeram, deviam ter feito, porque a Intel andou anos a esconder os problemas e chegou a lançar apenas um modelo de um processador para o mercado, só para poder dizer que tinha 10 nm em produção.
Na verdade o primeiro cpu 10nm (para laptop) da Intel foi apenas paper launch só para dizer que lançaram algo.
Precisamente para não levarem lawsuit's dos investidores por incumprimento do que tinham anunciado (após já vários adiamentos).

Laptops a sério no mercado com esse primeiro cpu 10nm?
Eram como unicórnios.


@erdnagama tens que perceber que é normal estes processos, mais que normal.

A questão prende-se com falsas informações ao mercado por parte da administração da empresa.
Os investidores investem com base no valor da empresa, mas também da divulgação de roadmaps/objectivos da empresa.
Se a empresa anuncia que vai ter x produto mercado, sendo óbvio que se espera bom revenue desse produto, e depois falham gravemente esse objectivo pode ser considerado falsas informações ao mercado/investidores.
 
O que não percebo é como uma empresa tão grande como a Intel que mete todas outras no bolso, diz que processadores de 7nm só conseguiram ter em 2022.
E por outro lado o resto do mundo já está a fabricar processadores de 7nm e já se preparam para os 5nm.
 
Back
Topo