Processador Intel CPU 2018-2021 Roadmap Leaks Out

Também acho que os 7nm devem estar prontos em 2021 mas não para desktop. Alias não é por acaso que existem já a meses rumores para 2021 de um Rocket Lake novamente a 14nm a seguir ao Comet Lake. Agora esta quase confirmado.

Só de pensar que ainda vamos ter mais de 2 anos de skylake rebrands num novo socket :facepalm: . E para o HEDT nem quero imaginar.
 
HEDT é bem mais simples ter 10 nm cá fora, que os processadores do mercado consumidor.
Primeiro porque os processadores HEDT não passam de processadores do mercado servidor "adaptados" e está previsto o Ice Lake-SP a 10 nm em Xeons. Segundo, com mais cores, é aceitável não ter clocks tão elevados como no mercado consumidor. Terceiro, não é preciso ter a mesma capacidade de produção.

Dito isto, ao mesmo tempo, a Intel também tem no roadmap Servidor, mais uma continuação do Skylake a 14 nm, com o nome de Cooper Lake-SP e podem continuar a basear os HEDT neste processador a 14 nm.
 
Parece que está dificil a mudança de processo. A Intel nos proximos anos no mercado consumidor vai viver muito do nome premium.

Infelizmente para nós (consumidores) a AMD nao vai expremer os preços para convencer os "fan boys", e parece-me que os preços vao continuar no nivel actual.
 
Rocket Lake

EKdonT6UEAA52f8.png

https://twitter.com/momomo_us/status/1200042853587537921

sucessor dos Comet Lake, a 14nm^5, sucessor dos Comet Lake, mas e isto é estranho apenas nas variantes de 15w (máx 6 cores) e 125W (8 cores) :n1qshok:, a única novidade mesmo é as novas iGPU Gen12.

Cada vez percebo menos...

EDIT: será que é por cauda do aumento de consumo do iGPU? Para manter o TDP nos 125w?
 
Rocket Lake

EKdonT6UEAA52f8.png

https://twitter.com/momomo_us/status/1200042853587537921

sucessor dos Comet Lake, a 14nm^5, sucessor dos Comet Lake, mas e isto é estranho apenas nas variantes de 15w (máx 6 cores) e 125W (8 cores) :n1qshok:, a única novidade mesmo é as novas iGPU Gen12.

Cada vez percebo menos...

EDIT: será que é por cauda do aumento de consumo do iGPU? Para manter o TDP nos 125w?
Aumento do gpu e conseguir frequências elevadas para os 8 cores, senão a porrada que levavam do Zen3 era vergonhosa em demasia.

Mais vale 8 cores esticados ao máximo do que ser comido á grande pelos 12 e 16 cores da AMD em tudo mesmo.
Assim pelos menos tentam competir no single thread.

Bem esticam os 14nm, mas milagres não há.
 
Se o GPU do Rocket Lake é Gen12, tiro a conclusão que terá, pelo menos, 2 dies. Uma die do CPU a 14 nm e uma die do GPU a 10 nm.

É estranho no TDP de 125W, terem processadores com 10 cores para no modelo seguinte, no mesmo TDP, só terem 8 cores.
Ser do GPU é duplamente estranho. Primeiro porque tem poucas EUs (32 comparado com os 96 do Tiger Lake que só irá até TDPs de 28 W) e segundo porque naquela gama S o GPU integrado não é das coisas mais importantes.
Poderá haver a hipótese do Rocket Lake ser uma evolução maior do Skylake, com diferenças grandes na arquitectura?

Por ultimo, essa imagem dá força à ideia que não iremos ver CPUs a 10 nm, da Intel, no mercado Desktop.
 
O próximo socket mainstream é o 1200 e levará mais uma variante do skykake sem AVX512. O CPU será o Comet lake.

Edit: acho que não se sabe se o rocket lake usará este socket.
 
Mesmo que use, provavelmente terá uns "requirements" especiais de alimentação que o tornarão incompatível com as boards LGA1200 de 1ª geração. :002:
 
E quando dermos por isso, estão a cancelar o cancelamento, do cancelamento dos CPU's de 22nm...

Basicamente, devem estar ainda com tantos problemas de fornecimento, que vão ter que manter as linhas já existentes por mais tempo para tentar disfarçar a situação mais algum tempo.
 
:n1qshok: Agora vão cancelar o cancelamento dos CPU a 22nm que estavam planeadas (iam ser descontinuados, mas pelo bem da piada...)

https://twitter.com/david_schor/status/1202949798481018881

Cpu's e chipsets Intel a 22nm até inicio de 2022, pelo menos.
Intel na crista da inovação, com todo o seu dinheiro e R&D... :-D


Se a AMD não tivesse recuperado com o Ryzen, ajudada pelas vendas de SoC das consolas, e garantidamente que iriamos ter como topo de cpu de consumidor um 4 cores/8 threads a 14nm e custar perto de 400€ até 2022. Depois, com sorte, lá para 2022 metiam a 'inovação' de 6 cores/12 threads a 7nm por 500€.

A incompetência da Intel é tão grande que com a estratégia absurda que adoptaram e o falhanço contínuo nos 10nm, se não fosse a recuperação da AMD, os mercados onde o x86 domina podiam estar a ser absorvido pelos ARM.
Ou seja, a AMD está a ganhar mercado à Intel, mas se não fosse a recuperação/competitividade da AMD, a médio-longo prazo a Intel poderia estar condenada à irrelevância.
 
Intel jogou na margem de lucro , pouco progresso a bons lucros , como era anos sem competição não estavam a espera de algo revolucionário por parte da AMD , agora estão a paga-las como deve ser , nos consumidores ficamos a ganhar , muitas cores a preço bem mais acessível , veio dar outra frescura ao mercado .
Quem estava no projeto da evolução da Intel deveria pedir demissão foi alto fiasco onde ficaram parados no tempo , agora vamos ver se vão surpreender com algo novo nos próximos tempos .
Nível de GPU gostava de ver um AMD pelo menos concorrente nos lançamentos mesmo que perde-se por pouco , isso de lançar quase um ano depois da nvidia não está fácil nos gpus mas nvidia mesmo dominando não adormeceu na evolução .

Cumps
 
@Folken A Intel não ficou parada no tempo em arquitectura, olha lá para um misero ES Tigerlake-U a 3600mhz a espancar um Zen2:

https://www.userbenchmark.com/UserRun/19310722

Existem rumores que o Rocketlake vai ser um backport do TigerLake. Mas claro que em multithread a AMD vai continuar a ser rei e senhor, pelo menos até a Intel arranjar uma solução semelhante à AMD. Deve ser para isso que está lá o Jim Keller não.

Quem estava no projeto da evolução da Intel deveria pedir demissão

E não pediu? "Intel CEO Brian Krzanich Resigns" Deram foi a desculpa mais velha do mundo que andava envolvido com a secretária :D.
Não podiam era dizer a verdade, e a verdade é que os 10nm da Intel provavelmente vão ter o mesmo destino do Titanic. Toda a vantagem tecnológica da Intel esfumou-se.
 
Meus caros, a intel andou a gerir lançamentos porque não precisava de fazer outra coisa.
Até concordo que se não fosse a concorrência continuariamos com quadcores no high end e pouco mais.

Agora, fazer da intel o demónio é ridículo. A AMD teria feito exactamente o mesmo...
A intel está a pagar a fava porque infelizmente para eles, e para nós porque concorrência só seria positivo para o consumidor, exactamente no momento que a AMD acordou a tecnologia que andaram a investir anos e anos deu barraca à séria. Temos aqui a tempestade perfeita. Uma empresa gigante adormecida porque não tinha básicamente concorrência e desenvolvimento a correr péssimamente exactamente no momento em que precisavam de competir.

Para atenuar a coisa a intel tem a felicidade de o mercado estar a absover tudo o que produzem e mesmo assim a procura não abranda. Vão até resuscitar processadores Haswell de 22nm para tentar atenuar a procura de OEM e continuam a bater records de receita.

Não esquecer que a AMD depois de andar no topo caiu a pique durante anos, com tecnologia sofrível a todos os níveis.
Vistam menos a camisola das empresas, que se estão a borrifar para nós e vistam mais a camisola do consumidor. Tanto era péssimo para o consumidor quando a AMD andava a produzir bulldozers como agora quando a Intel lança o mesmo processador 3 vezes com nomes diferentes em 4 anos.
 
Acho que a AMD ainda não se esticou muito nos preços como no tempo do Athlon 64... o consumidor está melhor servido com o underdog por cima e o gigante a morder-lhe os calcanhares.
 
Acho que a AMD ainda não se esticou muito nos preços como no tempo do Athlon 64... o consumidor está melhor servido com o underdog por cima e o gigante a morder-lhe os calcanhares.

Já viste o preço dos Threadrippers? 1400$ pelo CPU entrada de gama. É verdade que a performance esbate bastante o preço e que os 3900X e 3950X não são verdadeiros processadores consumidor, apesar de usarem a plataforma consumidor, mas não deixam de ser 1400$ para entrar no mercado HEDT da AMD.
Por enquanto a AMD ainda não está a lixar muito o consumidor. A segmentação ainda não é completamente doida como a Intel, não pararam a evolução no artificialmente, os processadores anteriores não desaparecem de repente e colocam-os a preços muito interessantes, etc, mas concordo, se a Intel tivesse andado anos com um "Bulldozer" e a Intel actualmente está muito longe disso, a AMD teria feito mais ou menos a mesma coisa que a Intel. As empresas são feitas para dar dinheiro e especialmente quando são cotadas em Bolsa, tenta-se tirar lucro fácil e curto e médio prazo, sem pensar muito no que o futuro pode trazer.
 
Back
Topo