Intel: CPU a 10GHz para 2005

pnabais

Power Member
De acordo com o theinquirer, nos planos da Intel está um CPU a 10,2Ghz para 2005.

http://www.theinquirer.net/?article=7481

Mas há mais ... tambem dentro dos planos ...

Até final de 2003 -> "Prescott", processo 90 nanos -> Até um maximo de 5.2Ghz com FSB 800Mhz (e presumo que a partir dos 3.2/3.4Ghz do core Northwood actual)

No fim de 2004 -> "Tejas", processo 90 nanos -> A partir de 5.60 Ghz até atingir 9.2Ghz, com FSB 1066Mhz

Em 2005 -> "Nehalem", processo 65 nanos -> A partir de 9.6Ghz, com FSB a 1200Mhz
 
Há uns seis anos atrás, a Intel fez saber numa revista que iria conseguir fabricar um CPU a 10Ghz em 2010. Agora, já adiantaram o projecto cinco anos!
O capitalismo é bom por causa destas coisas...
Mesmo assim, não me fio muito no Inquirer.
 
Bem, com base nisto parece-me que ...

O Granite Bay não terá uma vida muito longa, mas o senhor que se segue já no proximo trimestre (Canterwood), aparentemente poderá durar uns tempos.

Este ano vai ser um pouco calmo em CPU's, mas para o ano a coisa dispara um bocado (em Ghz). O mesmo nos anos seguintes ....

Quem resolver fazer um investimento para durar e comprar agora um topo de gama com GB e PIV 3.06Ghz HT já sabe ... em 2005 (daqui a apenas 2 anos) vai achar o seu PC "pré-historico".


Sem grandes lançamentos em Ghz este ano, tenho curiosidade em ver como é que vão evoluir os preços da Intel.
Preços mais estaveis, ou baixas de preço "usando" o FSB e o HT para justificar a compra dos CPU's mais caros?
 
Fogo mas isso é daqui a 2 anos...a Intel vai quase quadriplicar as velocidades dos CPU's !
É na boa...em vez de tar agora a estoirar o K6II450 no SETI vou esperar dois aninhos e compro uns quantos desses...apanho logo o pessoal todo :D
Epah eu duvido disso porque é muito MHz mesmo!
Ao menos daqui a dois anos este 450 vai ser uma peça de museu equivalente a hoje em dia um osso de dinossauro...:P
 
Eis o mal da INTEL, sempre as mudar de plataformas.......neste caso o FSB fazendo todos os outros ***** desactualizados>(

É uma das grds razões k gosto da AMD..............
 
até parece que nas plantaformas a AMD não muda de chipsets...

Quando a amd apresentou processadores com o FSB 133MHz não tiveste que mudar de plantaforma? e agora com os 166MHz, também não é preciso mudares de plantaforma?
 
um "não upgrade fanatico" pode actualizar uma kt133A de um athlon TB 700 para um 2600+ fsb266

deves estar a querer comparar ...
 
eles fikam tão cegos com os sockets da Intel k se eskecem k em 2 anos já tiveram 3 chipset's!!! Amd'ises... pah só sei k um gaju torra a guita a toa ... para comprar agora um canhão e para o ano k vem já lá vamos outra vez a loja comprar outro pk este aparentemente fikou sem balas!!!
 
Eu cá só tenho dinheiro para fazer um upgrade por ano, nada mais. É uma opção que sou obrigado a fazer...
Este ano só vou fazer o upgrade anual lá para Junho/Julho, que é quando o DOOM III vem cá para fora...
 
Originally posted by Morpheus
eles fikam tão cegos com os sockets da Intel k se eskecem k em 2 anos já tiveram 3 chipset's!!! Amd'ises...

isso foi uma piada certo ...?
No mesmo espaço de tempo só a intel teve os seguintes shipsets:

Intel® E7505 Chipset
Intel® E7205 Chipset
Intel® 860 Chipset
Intel® 850E Chipset
Intel® 850 Chipset
Intel® 845PE Chipset
Intel® 845GE Chipset with Intel® Extreme Graphics
Intel® 845GV Chipset with Intel® Extreme Graphics
Intel® 845E Chipset
Intel® 845G Chipset with Intel® Extreme Graphics
Intel® 845 Chipset
Intel® 845GL Chipset with Intel® Extreme Graphics
Intel® 815 Chipset
Intel® 815E Chipset
Intel® 815EP Chipset
Intel® 810E2 Chipset
Intel® 810E Chipset


Querem que vá buscar os da Via e os da SiS ou já me fiz entender?
 
Bem, pelos comentarios que vejo por aqui sobre os chipsets e FSB's, até diria que a maior parte do pessoal aqui não passa a vida à espera do ultimo chipset ou atrás dos CPU's com mais isto ou aquilo.

Tambem fico com a impressão que acham que faz muito sentido colocar um CPU actual num sistema com dois anos.
Certamente que uma TNT2+256M de PC100 "voava" com um PIV 3.06G com HT.

Aconselho que dêem uma vista de olhos nos conversores da Powerleap, e vejam os "milagres" que se conseguem fazer.

Por mim, acho bem que haja cuidado em que uma board venha a poder suportar um futuro de upgrade
"aceitavel" ao CPU.
Mas levar isso a extremos e limitar a introdução de produtos novos não me parece grande ideia.

Tambem me parece que há boas e más alturas para comprar, mas isso é mesmo assim.

Já agora, quais é que são as perspectivas de up-grade para alguem que daqui a uns meses compre uma board e um Barton XP3000+?
Acham que são grandes? A mim não me parece ....



Tafinho,

OK, mas antes desses todos que colocaste existiu um chamado BX e que "durou" mais de 2 anos.
 
E esses 10GHz são suposto ser mais rápidos que os 3GHz actuais? É que do PIII para o PIV o clock aumentou 30% mas a música foi a mesma.



Nabais,
>Tambem fico com a impressão que acham que faz muito sentido
>colocar um CPU actual num sistema com dois anos
Para mim faz bastante sentido colocar um Tbred-B de 100 euros aqui na A7M266 que já tem ano e meio.

>Já agora, quais é que são as perspectivas de up-grade para
>alguem que daqui a uns meses compre uma board e um Barton
>XP3000+?
+
>OK, mas antes desses todos que colocaste existiu um chamado
>BX e que "durou" mais de 2 anos.
Por essa lógica o BX também não adiantou nada porque não houve grandes perspectivas de upgrade a seguir ao PIII 1.13GHz. Pegar na 'última' CPU de uma geração para dizer que determinada plataforma não tem saída...
E sim, o BX é o estilo de chipset que a Intel devia fazer sempre: robusto, rápido, fiável e durável.
(e já agora relembra-se que antes do BX apareceu o LX e o ZX (ou era HX?) que tiveram esperanças de vida bastante miseráveis...)




Raptor,
>E quem tinha uma A7V ou Abit KT7?
A sério que às vezes tens piada.
 
Straka,

Um ano e meio não são 2 anos. :)
E de qualquer forma, essa situação não é a habitual, é um "best case", se quiseres.


"Por essa lógica o BX também não adiantou nada "

O meu raciocinio diz respeito a haver alturas melhores e piores, independentemente da marca e modelo.
O Barton é apenas um exemplo ...

" já agora relembra-se que antes do BX apareceu o LX e o ZX "

O LX apareceu antes, com suporte apenas para FSB 66Mhz. O ZX apareceu depois, e era uma versão "cortada" do BX cujo objectivo era ser mais barato. Mas parece que não chegou a pegar muito ...
 
Originally posted by Strakata
E sim, o BX é o estilo de chipset que a Intel devia fazer sempre: robusto, rápido, fiável e durável.
(e já agora relembra-se que antes do BX apareceu o LX e o ZX (ou era HX?) que tiveram esperanças de vida bastante miseráveis...)
Também o está a ser o i845 que já existe à anos, e com meras actualizações, ainda está ai para as curvas!


Raptor,
>E quem tinha uma A7V ou Abit KT7?
A sério que às vezes tens piada.

Aonde é que eu falhei? és capaz de me explicar?

Podes falar à vontade do LX e do ZX, mas eu não posso falar no KT133?
 
>Também o está a ser o i845 que já existe à anos, e com meras
>actualizações, ainda está ai para as curvas!
Então o i845 deve ter sido lançado antes do PIV.

>Aonde é que eu falhei? és capaz de me explicar?
>Podes falar à vontade do LX e do ZX, mas eu não posso falar no
>KT133?
Falei no LX e ZX como fracos predecessores do óptimo BX; todos eles duma época que já não interessa a ninguém, só falei neles como curiosidade.
Da mesma maneira que o KT133 não passa de música de violino que tu estás a tocar e que já não interessa a ninguém. 3 anos parece-me um tempo bastante razoável para se exigir uma troca de chipset e o KT133 tem 3 anos.
O PIV tem pouco mais de 2 anos e já obrigou a uma mudança de socket e uma mudança de FSB.

Não sei, então deve ser só impressão minha. Andou tudo a rezar durante meio ano pela chegada das GB e agora ninguém lhes toca e vai andar tudo a rezar mais meio ano pela chegada das Canterwood.... deve ser mesmo impressão minha.




Nabais,
Ok, pronto, a MINHA A7M266 tem ano e meio, mas há reviews da A7M266 com 2 anos.
 
Última edição:
Back
Topo