1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Intel: CPU a 10GHz para 2005

Discussão em 'Novidades Hardware PC' iniciada por pnabais, 29 de Janeiro de 2003. (Respostas: 24; Visualizações: 1115)

1. pnabais

pnabais Power Member

De acordo com o theinquirer, nos planos da Intel está um CPU a 10,2Ghz para 2005.

http://www.theinquirer.net/?article=7481

Mas há mais ... tambem dentro dos planos ...

Até final de 2003 -> "Prescott", processo 90 nanos -> Até um maximo de 5.2Ghz com FSB 800Mhz (e presumo que a partir dos 3.2/3.4Ghz do core Northwood actual)

No fim de 2004 -> "Tejas", processo 90 nanos -> A partir de 5.60 Ghz até atingir 9.2Ghz, com FSB 1066Mhz

Em 2005 -> "Nehalem", processo 65 nanos -> A partir de 9.6Ghz, com FSB a 1200Mhz

2. RuJotta

RuJotta Power Member

Há uns seis anos atrás, a Intel fez saber numa revista que iria conseguir fabricar um CPU a 10Ghz em 2010. Agora, já adiantaram o projecto cinco anos!
    O capitalismo é bom por causa destas coisas...
    Mesmo assim, não me fio muito no Inquirer.

3. pnabais

pnabais Power Member

Bem, com base nisto parece-me que ...

O Granite Bay não terá uma vida muito longa, mas o senhor que se segue já no proximo trimestre (Canterwood), aparentemente poderá durar uns tempos.

Este ano vai ser um pouco calmo em CPU's, mas para o ano a coisa dispara um bocado (em Ghz). O mesmo nos anos seguintes ....

Quem resolver fazer um investimento para durar e comprar agora um topo de gama com GB e PIV 3.06Ghz HT já sabe ... em 2005 (daqui a apenas 2 anos) vai achar o seu PC "pré-historico".

Sem grandes lançamentos em Ghz este ano, tenho curiosidade em ver como é que vão evoluir os preços da Intel.
    Preços mais estaveis, ou baixas de preço "usando" o FSB e o HT para justificar a compra dos CPU's mais caros?

4. wEs

wEs Power Member

Fogo mas isso é daqui a 2 anos...a Intel vai quase quadriplicar as velocidades dos CPU's !
    É na boa...em vez de tar agora a estoirar o K6II450 no SETI vou esperar dois aninhos e compro uns quantos desses...apanho logo o pessoal todo :D
    Epah eu duvido disso porque é muito MHz mesmo!
    Ao menos daqui a dois anos este 450 vai ser uma peça de museu equivalente a hoje em dia um osso de dinossauro...:P

5. artsite

artsite Power Member

Eis o mal da INTEL, sempre as mudar de plataformas.......neste caso o FSB fazendo todos os outros ***** desactualizados>(

É uma das grds razões k gosto da AMD..............

6. Raptor

Raptor OC Legend

até parece que nas plantaformas a AMD não muda de chipsets...

Quando a amd apresentou processadores com o FSB 133MHz não tiveste que mudar de plantaforma? e agora com os 166MHz, também não é preciso mudares de plantaforma?

7. SKATAN

SKATAN Power Member

um "não upgrade fanatico" pode actualizar uma kt133A de um athlon TB 700 para um 2600+ fsb266

deves estar a querer comparar ...

8. Morpheus

Morpheus Banido

eles fikam tão cegos com os sockets da Intel k se eskecem k em 2 anos já tiveram 3 chipset's!!! Amd'ises... pah só sei k um gaju torra a guita a toa ... para comprar agora um canhão e para o ano k vem já lá vamos outra vez a loja comprar outro pk este aparentemente fikou sem balas!!!

9. RuJotta

RuJotta Power Member

Eu cá só tenho dinheiro para fazer um upgrade por ano, nada mais. É uma opção que sou obrigado a fazer...
    Este ano só vou fazer o upgrade anual lá para Junho/Julho, que é quando o DOOM III vem cá para fora...

10. Raptor

Raptor OC Legend

E quem tinha uma A7V ou Abit KT7?

11. JCmendes

JCmendes Power Member

Essa cena de lançarem poucas CPU este ano é que é MAU.

quando irei comprar o 2.8 ou 3.06?????

Bom o 2.8 já anda abaixo dos 500€.

:D :D

12. Tafinho

Tafinho Power Member

isso foi uma piada certo ...?
    No mesmo espaço de tempo só a intel teve os seguintes shipsets:

Intel® E7505 Chipset
    Intel® E7205 Chipset
    Intel® 860 Chipset
    Intel® 850E Chipset
    Intel® 850 Chipset
    Intel® 845PE Chipset
    Intel® 845GE Chipset with Intel® Extreme Graphics
    Intel® 845GV Chipset with Intel® Extreme Graphics
    Intel® 845E Chipset
    Intel® 845G Chipset with Intel® Extreme Graphics
    Intel® 845 Chipset
    Intel® 845GL Chipset with Intel® Extreme Graphics
    Intel® 815 Chipset
    Intel® 815E Chipset
    Intel® 815EP Chipset
    Intel® 810E2 Chipset
    Intel® 810E Chipset

Querem que vá buscar os da Via e os da SiS ou já me fiz entender?

13. Crusher

Crusher Power Member

Tafinho,

Acho que te esquecestes do proprio i810 que têm suporte para 100MHz de bus.

14. Tafinho

Tafinho Power Member

Aquilo foi copy-paste do site da intel... não me quiz tar com mais trabalho...

15. pnabais

pnabais Power Member

Bem, pelos comentarios que vejo por aqui sobre os chipsets e FSB's, até diria que a maior parte do pessoal aqui não passa a vida à espera do ultimo chipset ou atrás dos CPU's com mais isto ou aquilo.

Tambem fico com a impressão que acham que faz muito sentido colocar um CPU actual num sistema com dois anos.
    Certamente que uma TNT2+256M de PC100 "voava" com um PIV 3.06G com HT.

Aconselho que dêem uma vista de olhos nos conversores da Powerleap, e vejam os "milagres" que se conseguem fazer.

Por mim, acho bem que haja cuidado em que uma board venha a poder suportar um futuro de upgrade
    "aceitavel" ao CPU.
    Mas levar isso a extremos e limitar a introdução de produtos novos não me parece grande ideia.

Tambem me parece que há boas e más alturas para comprar, mas isso é mesmo assim.

Já agora, quais é que são as perspectivas de up-grade para alguem que daqui a uns meses compre uma board e um Barton XP3000+?
    Acham que são grandes? A mim não me parece ....

Tafinho,

OK, mas antes desses todos que colocaste existiu um chamado BX e que "durou" mais de 2 anos.

16. Tafinho

Tafinho Power Member

Assim como o AMD756

Embora nos 2 casos houve mais chipsets concorrentes...

17. Strakata

Strakata [email protected] Member

E esses 10GHz são suposto ser mais rápidos que os 3GHz actuais? É que do PIII para o PIV o clock aumentou 30% mas a música foi a mesma.

Nabais,
    >Tambem fico com a impressão que acham que faz muito sentido
    >colocar um CPU actual num sistema com dois anos
    Para mim faz bastante sentido colocar um Tbred-B de 100 euros aqui na A7M266 que já tem ano e meio.

>Já agora, quais é que são as perspectivas de up-grade para
    >alguem que daqui a uns meses compre uma board e um Barton
    >XP3000+?
    +
    >OK, mas antes desses todos que colocaste existiu um chamado
    >BX e que "durou" mais de 2 anos.
    Por essa lógica o BX também não adiantou nada porque não houve grandes perspectivas de upgrade a seguir ao PIII 1.13GHz. Pegar na 'última' CPU de uma geração para dizer que determinada plataforma não tem saída...
    E sim, o BX é o estilo de chipset que a Intel devia fazer sempre: robusto, rápido, fiável e durável.
    (e já agora relembra-se que antes do BX apareceu o LX e o ZX (ou era HX?) que tiveram esperanças de vida bastante miseráveis...)

Raptor,
    >E quem tinha uma A7V ou Abit KT7?
    A sério que às vezes tens piada.

18. pnabais

pnabais Power Member

Straka,

Um ano e meio não são 2 anos. :)
    E de qualquer forma, essa situação não é a habitual, é um "best case", se quiseres.

"Por essa lógica o BX também não adiantou nada "

O meu raciocinio diz respeito a haver alturas melhores e piores, independentemente da marca e modelo.
    O Barton é apenas um exemplo ...

" já agora relembra-se que antes do BX apareceu o LX e o ZX "

O LX apareceu antes, com suporte apenas para FSB 66Mhz. O ZX apareceu depois, e era uma versão "cortada" do BX cujo objectivo era ser mais barato. Mas parece que não chegou a pegar muito ...

19. Raptor

Raptor OC Legend

Também o está a ser o i845 que já existe à anos, e com meras actualizações, ainda está ai para as curvas!

Aonde é que eu falhei? és capaz de me explicar?

Podes falar à vontade do LX e do ZX, mas eu não posso falar no KT133?

20. Strakata

Strakata [email protected] Member

>Também o está a ser o i845 que já existe à anos, e com meras
    >actualizações, ainda está ai para as curvas!
    Então o i845 deve ter sido lançado antes do PIV.

>Aonde é que eu falhei? és capaz de me explicar?
    >Podes falar à vontade do LX e do ZX, mas eu não posso falar no
    >KT133?
    Falei no LX e ZX como fracos predecessores do óptimo BX; todos eles duma época que já não interessa a ninguém, só falei neles como curiosidade.
    Da mesma maneira que o KT133 não passa de música de violino que tu estás a tocar e que já não interessa a ninguém. 3 anos parece-me um tempo bastante razoável para se exigir uma troca de chipset e o KT133 tem 3 anos.
    O PIV tem pouco mais de 2 anos e já obrigou a uma mudança de socket e uma mudança de FSB.

Não sei, então deve ser só impressão minha. Andou tudo a rezar durante meio ano pela chegada das GB e agora ninguém lhes toca e vai andar tudo a rezar mais meio ano pela chegada das Canterwood.... deve ser mesmo impressão minha.

Nabais,
    Ok, pronto, a MINHA A7M266 tem ano e meio, mas há reviews da A7M266 com 2 anos.

Última edição: 30 de Janeiro de 2003

Partilhar esta Página