Motherboard Intel® Desktop Board D945GCLF atom

Status
Fechado a novas mensagens.
Digam-me uma coisa. Estava a pensar montar um pequeno servidor de partilha de ficheiros com esta plataformapara lhe meter o windows homeserver. Será que o Atom aguenta o homeserver? Julgo que o Homeserver faz raid por software, daí a minha questão sobre a capacidade do Atom... Já agora, alguém sabe de caixas pequenas e fontes silenciosas que permitam meter 4 discos facilmente, ao estilo do HP Mediasmart.
 
Será que o Atom aguenta o homeserver?
O WHS é baseado com Windows 2003, com mais uns "pózinhos" especiais na secção do sistema de ficheiros. Neste momento, tenho a minha D945GCLF com o Windows 2003, e a única coisa que custou foi a instalar (demorou mais tempo, creio que por causa do instalador não ser multi-threaded; o Windows 2008 instalou em menos de 20 minutos, por comparação aos mais de 30 para o Windows 2003). Arranca em aproximadamente 30 segundos, provavelmente menos.

Por isso, não creio que tenhas problemas nenhuns com o WHS. Vais precisar é de um controlador adicional para discos, a D945GCLF (e a maioria das restantes boards Atom, com excepção talvez da uATX da Asus) só tem duas portas SATA mais um conector IDE (e discos IDE de grande capacidade são absurdamente caros, já para não contar que param geralmente nos 500GB...)

Julgo que o Homeserver faz raid por software, daí a minha questão sobre a capacidade do Atom... Já agora, alguém sabe de caixas pequenas e fontes silenciosas que permitam meter 4 discos facilmente, ao estilo do HP Mediasmart.
O WHS não faz RAID (nem sequer é oficialmente suportado como estratégia de armazenamento no WHS, diga-se), embora o seu sistema de ficheiros faça duplicações inteligentes de pastas de ficheiros, e armazene só uma cópia de ficheiros em várias localizações.

Este método tem vantagens e desvantagens que não são o objectivo desta thread (PM se quiseres que explique melhor), mas uma das vantagens é o facto de não precisar de tanto poder de processamento extra como o sistema RAID (não que RAID0 ou RAID1 tenham grande overhead e CPU, mas pronto...).

Quanto a caixas pequenas (presumo que te refiras a mini-ITX) para quatro discos só conheço uma caixa da Chenbro, com 4+1 baías (4x3,5''+1x2,5''), mais espaço para drive óptica slim. Creio que custa aproximadamente €200 (já tem uma data de coisas, incluindo conversor DC-DC e transformador externo).

Cumps.

Miguel
 
42º parece-me um valor mais realista (o meu andou nos 30-35º com menos tempo de carga e com a técnica que indiquei em cima), e não deixa de ser EXCELENTE!.

Btw, excelente caixa. Quanto custou, se não é indiscrição? Ah! E tem montagem VESA, por acaso? :004:

Cumps.

Miguel

Boas!

Concordo com tudo o que dizes acima, as tuas observações são muito pertinentes!
Por isso mesmo disse que as temperaturas medidas via Core Temp "valem o que valem".

Quanto à caixa, e respondendo ao Destroyer também, digo-vos que a comprei na Micro-XPC (não sei se posso referir empresas...). O atendimento é muito prestável e profissional, fiquei muito agradado (não estou a fazer nenhum "favor", falo apenas da minha curta experiência enquanto cliente). Custou à volta dos 120€.

Quanto ao VESA, isto também eu queria! :) Era a cereja no topo do bolo! Mas assim como vem também não está nada mal, é um pouco cara (estou neste momento a montar um PC m-ATX com caixa da LinkWorld LC727 que me custou, já com uma fonte de 450W, 29,90€...) mas a qualidade e certos pormenores pagam-se! Entre eles, um apoio para colocar a caixa de lado e na vertical, um adaptador para ligar drives de portátil a uma ficha normal IDE, a fonte de alimentação de dimensões diminutas e respectivo transformador e, a frente da caixa em alumínio.

Neste fim de semana vou tentar instalar o 2003 Server, depois dou-vos as minhas impressões.


Abraço,
Pedro.
 
Não há nenhuma board Atom com ethernet gigabyte?
Não, que eu saiba não há nenhuma board de consumo (nem conheço sequer de servidor) que venha com rede 10 GigE integrada, as únicas que podem possivelmente transferir 1GBps de informação.

Claro que se tens fundos suficientes para ter hardware 10 GigE em casa, provavelmente o Atom não é a primeira escolha...

Ok, agora a sério. Gigabyte (GB, para o que nos interessa aqui) é diferente de Gigabit (Gb, o standard de rede 10/100/1000). 1GB = 1024MB, 1Gb = 128MB (MB = Megabyte). A diferença é bastante grande, acredita.

O que procuras é a D945GCLF2, com o Atom Dual Core 330. Convém que se diga, contudo, que geralmente as transferências entre placas de rede Gigabit não costuma passar dos 300Mbps, ou aproximadamente 38MBps (com um sistema potente e discos mais rápidos, consegue-se 70MBps), provavelmente menos em placas de rede PCI, como é o caso das que equipam as boards Atom.

Cumps.

Miguel
 
Última edição:
Não, que eu saiba não há nenhuma board de consumo (nem conheço sequer de servidor) que venha com rede 10 GigE integrada, as únicas que podem possivelmente transferir 1GBps de informação.

Claro que se tens fundos suficientes para ter hardware 10 GigE em casa, provavelmente o Atom não é a primeira escolha...

Ok, agora a sério. Gigabyte (GB, para o que nos interessa aqui) é diferente de Gigabit (Gb, o standard de rede 10/100/1000). 1GB = 1024MB, 1Gb = 128MB (MB = Megabyte). A diferença é bastante grande, acredita.

O que procuras é a D945GCLF2, com o Atom Dual Core 330. Convém que se diga, contudo, que geralmente as transferências entre placas de rede Gigabit não costuma passar dos 300Mbps, ou aproximadamente 38MBps (com um sistema potente e discos mais rápidos, consegue-se 70MBps), provavelmente menos em placas de rede PCI, como é o caso das que equipam as boards Atom.

Cumps.

Miguel
Pois, enganei-me no bit/byte.
Eu já conhecia a board que indicas (vi no site da *****) mas descrição que eles lá têm é que apenas tem rede 10/100. No site da intel já têm rede 10/100/1000.
 
Raid por hardware

Isato vai ser um grande desenterranço, mas aqui vai.


Eu tenho esta boar e queria montar um pequeno servidor em casa.
Estou a pensar em utlizar uma de duas soluções, ou o freenas ou o windows server 2008.


Agora tenho algumas questões:

1 - A fan é do chipset? Eu posso desconectá-la para diminuir o ruído?
2 - Como é que faço o Raid 1 por hardware?
3 - Li aqui que o Windows Server não efectua Raid, mas efectua uma gestão dos ficheiros, fragmentando-os e guardando-os em locais distintos por forma a proteger a integridade do ficheiro. Ou seja, uma vez que o que me interessa é a protecção redundante, ou seja, que se um disco se for, tenha os dados guardados, este sistema seria suficiente?

Agradeço-vos desde já o apoio!
 
Status
Fechado a novas mensagens.
Back
Topo