Motherboard Intel® Desktop Board D945GCLF atom

Status
Fechado a novas mensagens.
Desculpa lá estar a meter-me mas qual é a board que vais mandar vir??
já agora essa ECS fic por quando?+/-


A minha intenção é ter um server que gaste o minimo dos minimos de electricidade, por isso vou para esta solução de 55 Mokas!!!

Intel® Desktop Board D945GCLF with Integrated Intel® Atom™ Processor

http://www.intel.com/Assets/Image/prodlarge/D945GCLF.jpg


board connectors: 1x IDE 66/100/133; 2x SATA; 20 pin ATX power and 4 pin 12V P4 power (both must be powered); 1x DDR2 DIMM socket; 2x additional USB 2.0 connectors on one 9 pin header; 1x PCI slot.

*Note: If your case does not have a 4p in 12V P4 power connector, you can add this with our 12V P4 Power Cable and Molex Y Splitter cable bundle. Your power supply must be capable of providing the necessary 12V voltage. Cable not required for: Noah 3988, Chenbro NAS, Nexus Psile.




Parece que afinal precisa sempre precisa do cabo de 4 pins 12V... La vou eu ter que inventar :)
 
Última edição pelo moderador:
o atom corre a quantos mhz's que inda nao percebi?
1.6GHz em modo de funcionamento normal.

Ainda não vi informações concretas sobre se tem EIST, mas se estiver activado deve funcionar a 600~800MHz em modo de baixo consumo.
Boas e obrigado pela resposta :wah:

Ah e falta a resposta da AMD (já falta pouco)
De nada, sempre às ordens.

Quanto à AMD, e como já disse noutra thread, a não ser que consigam descer bastante o consumo do CPU baseado no Athlon que querem produzir para este segmento, e/ou ao mesmo tempo condensarem o 780G+SB700 num package mais pequeno e que consuma menos (já é bastante eficiente, mas tem potência a mais para uma solução de baixo consumo), vai ser complicado criar alguma coisa parecida ao Atom em termos de consumo. Claro que o CPU da AMD tem MUITO mais performance que o Atom, mas não sei se ganhará no performance/watt.

Parece que afinal precisa sempre precisa do cabo de 4 pins 12V... La vou eu ter que inventar :)
Hmm, uma leitura rápida da página 12 do manual da board (aqui) também dá a entender isso... Não percebi o porquê do que está no site da DesignP*... Só tentando sem o ATX 12V2, a ver se funciona...

É desta que vou dar cabo da minha playstation e por la pa dentro um brinquedo destes ! :x2:
Temos mod à vista! Força nisso!

Cumps.

Miguel
 
(...)

Quanto à AMD, e como já disse noutra thread, a não ser que consigam descer bastante o consumo do CPU baseado no Athlon que querem produzir para este segmento, e/ou ao mesmo tempo condensarem o 780G+SB700 num package mais pequeno e que consuma menos (já é bastante eficiente, mas tem potência a mais para uma solução de baixo consumo), vai ser complicado criar alguma coisa parecida ao Atom em termos de consumo. Claro que o CPU da AMD tem MUITO mais performance que o Atom, mas não sei se ganhará no performance/watt.

(...)
Se o package inteiro consumir apenas os 8W anunciados, não fica assim tão longe do Atom + 945GC, e tendo a performance superior que também é especulada...torna-se uma opção bem mais porreira.
 
O próprio chipset utilizado no atom tem muita coisa lá dentro que é simplesmente desperdiçado. Alem disso é muito antigo, deve ser ainda a 130 nm, quando devia ser a pelo menos 65 (como o p45)

O northbridge tem de certeza suporte a 16 lanes pci-e e dual channel, mas não é usado nem as lanes, nem o 2º canal de memória.

O southbridge também tem suporte a 4 SATAs + IDE (só 2 portas estão em uso), 8 USB's (só tem 4 fichas e talvez mais 1 header, embora a da ECS tenha 2), 6 slots PCI e 4 ou 6 lanes PCI-e, mas só tem 1 PCI.

Há muita coisa que pode-se optimizar. Eliminar o suporte ao PCI, bem como remover as lanes pci-e do southbridge, eliminar o suporte a IDE e manter os 4 SATAS's (no caso podia ficar 3 onboard + 1 e-SATA). Remover o super IO (o que faz 1 serial, 1 paralela e 2 PS2?), logo menos 1 integrado na board e subir o nº de USB's para 10 (6 onboard + 4 headers).

No northbridge ficava apenas com 4 a 8 lanes pci-e e single channel nativo, já deve eliminar muitos transistores, que podem ser usados para aumentar o nº de shaders da grafica integrada ou reduzir a die e o consumo.

Alem disso seria bom integrar o north + south sob o mesmo chip.

Resumindo, um chipset muito simples com suporte a
- 4 SATA's
- 4-8 lanes pci-e 1.1 (2.0 era bom, mas provavelmente vai implicar maior consumo), sendo que utilizava 2 ou 4 lanes para o único slot do mini-ITX (ficando as outras reservadas para componentes onboard, como firewire e placa de som ou rede, embora possam ligar por USB também. Relembrem que o suporte PCI seria totalmente eliminado. Iria poupar muitas traces na board e pinos no chipset (podendo encolher o package)
- 10 USB's
- single channel
- Ethernet integrado, eliminando mais um componente onboard.
- IGP DX10 com suporte total a codecs HD :D (tal como o g45 e variantes)
- Sem super IO (isso serve apenas para floppy, ps2, serial, paralelo, tecnologias de 80-90!)

No Back IO tínhamos

6 USB's
1 firewire
1 ethernet
1 e-SATA
3 a 6 jacks de som
1 DVI (normal, com suporte a analógico, logo evita-se a porta VGA, utilizando via adaptador)
1 HDMI ou displayport

Isso numa vertente mais "média center"

Numa vertente mais "nettop", eliminava-se o firewire e o codec de som avançado, ficando um 2.0 simples como actualmente, bem como eliminar o e-SATA (que seria nativo no chipset, como disse), mas 1 versão só com 2 nativos fisicamente e internos é suficiente para um "super low cost", bem como suporte a HDMI/displayport (ficando só o DVI ou VGA)e uma gráfica integrada mais simples ainda.
 
Última edição:
Ethernet integrado? Há algum chipset que tenha isso?

O SuperIO para nós não é preciso, mas esta plataforma não me admira que vá fazer parte de caixas registadoras pelo que uma porta de série é sempre necessária.

De resto estou de acordo com o que dissestes... alias não é por acaso que o chipset até consome mais que o CPU.
 
Última edição:
Ethernet integrado? Há algum chipset que tenha isso?

De resto estou de acordo com o que dissestes... alias não é por acaso que o chipset até consome mais que o CPU.

Há, os chipsets da nvidia.

Sobre o SUPER/IO, até poderia ser colocad na tal vertente "nettop", agora numa vertente mais "media center" é useless.

E também, acho que está mais que na hora de largar as amarras do passado. (super IO, porta paralela e PCI) As caixas registadores também já ficavam actualizadas!
 
Última edição:
o patamar dos 200 € só consegues com parte do material em 2ª mão e/ou componentes normais (caixa e fonte normais e "oem", discos de 3,5", drivers ópticas comuns).

Se queres montar um PC "slim", vais necessitar de disco de portátil, drive optica de portátil e uma caixa miniatura mini-ITX já com fonte e são caras.

Se o objectivo é media center, este não é a maquina para tal. o cpu e gráfica integrada não tem pedalada para 1080p,blu-ray/hd-dvd e mesmo 720p (mkv), só com tweaks ao nível do SO e software. E não tens como meter uma HD 3450 para ajudar.

Boas,

Não concordo quando dizes que a maquina não tem pedalada para os 720p, e vou-te dizer o porquê, apesar do Atom não ser grande CPU, é um bocado lento e tal, têm a ajuda do GMA 950, que por muito fraco que seja para jogos de certeza que se aguenta bem em filmes, mesmo em 720p...o meu desktop, tem um CPU, fraco e um IGP ainda mais fraco, e consegue reproduzir filmes em 720p, de forma fluída, é certo que o CPU fica a 100%, mas aguenta-se, o IGP é da VIA (Via/S3G UniChrome Pro IGP), essa bosta de IGP, não consegue correr o Halo, com tudo em low a 640x480!, enquanto o GMA 950 já o faz. Apesar de não ser a melhor comparação, acho que deu para ilustrar o porquê de eu achar que esse sistema aguenta com os 720p.


Cumprimentos,
Eagles_2
 
Eu disse que não tem pedalada para 1080p, blu-rays, hd-dvd e afins. 1080p tem o dobro de pixels/tamanho que 720p e isso exige logo mais poder de processamento.

720p ainda é capaz, mas pode haver perca de frames e perca de sincronia (efeito que ocorre quando o video não avança a taxa normal de FPS, mas o som avança normalmente).

Embora com tweaks a nível do software (windows XP optimizado ou linux tb optimizado, uso de bons codecs, como o coreAVC que é o melhor que aí deve andar, etc) ou até um pequeno overclock, já papa 720p na boa (e isso sempre falando em MKV e divx e reprodução com players leves como o MPC Home Cinema, blu-rays e afins é bem mais pesado de reproduzir no seu todo, só o peso do powerDVD :wow:)
 
Se o package inteiro consumir apenas os 8W anunciados, não fica assim tão longe do Atom + 945GC, e tendo a performance superior que também é especulada...torna-se uma opção bem mais porreira.
Pelo que li do processador da AMD, 8W era só para o CPU, e não para o package inteiro, o que muda muito a situação... É que 8W (CPU) + ~15W (780G) + ~5-8W (SB700) fica bem para lá do Atom + 945GC... E o Atom tem mais uma variante low-power do chipset (945GSE) e outra do tipo SOC (Pulsbo SCH).

Ainda assim, se me enganar e/ou a AMD conseguir ou reduzir o consumo do 780G+SB700 ou criar um SCH à la Pulsbo (que, sinceramente, está um bocado "cortado" demais), então é uma batalha de titãs à espera de acontecer. Pessoalmente, oxalá que aconteça assim e que haja guerra acesa neste campo.

O próprio chipset utilizado no atom tem muita coisa lá dentro que é simplesmente desperdiçado. Alem disso é muito antigo, deve ser ainda a 130 nm, quando devia ser a pelo menos 65 (como o p45)
Muito de acordo. Que eu saiba, o chipset está vastamente sub-aproveitado e é de 130nm. Devia ser de 45nm, como o processador... Mesmo que tivesse as mesmas funções, só o facto de ser 45nm mandava logo o consumo para níveis ridículos...

O northbridge tem de certeza suporte a 16 lanes pci-e e dual channel, mas não é usado nem as lanes, nem o 2º canal de memória.
Sim, 16x PCIe 1.1 no NB, e dual channel até 4GB são as configurações oficiais. Pessoalmente, a não ser que a Intel queira ser compatível com o standard mini-ITX 2.0 (que obriga a ter expansão para a gráfica, no formato PCIe 16x), o único que precisa é de largura de banda para o IGP, que nunca é muito...

O dual channel é mais um "mixed feeling" para mim. Sinceramente, gosto do "conforto" de saber que existe, e não creio que seja um "major transistor hog", como outras coisas. Se pudesse, deixava-o. Não que o FSB a 533MHz vá beneficiar demasiado, mas pronto...

O southbridge também tem suporte a 4 SATAs + IDE (só 2 portas estão em uso), 8 USB's (só tem 4 fichas e talvez mais 1 header, embora a da ECS tenha 2), 6 slots PCI e 4 ou 6 lanes PCI-e, mas só tem 1 PCI.
Como já disse, a largura de banda nas portas SATA no ICH7 é partilhada por cada par, por isso ter duas ou ter quatro é virtualmente a mesma coisa. Além disso, o IDE não é de todo descabido para o segmento de preço a que se destina.

Relativamente ao USB, são gostos pessoais. Pessoalmente "safo-me" com 4 ou 6 portas na boa. Mas sei que há bastante gente que prefere ter mais.

No PCIe e PCI, concordo, sendo certo que os "6 slots PCI" dizem só respeito ao bus-mastering, e não à largura de banda, que, como decerto sabes, é de 133MBps partilhados por todos os periféricos, pelo que ter só um slot nem é tão mau assim (há menos partilha de recursos), e o bus-mastering precisa de existir de qualquer das formas quando há PCI...

Há muita coisa que pode-se optimizar. Eliminar o suporte ao PCI, bem como remover as lanes pci-e do southbridge, eliminar o suporte a IDE e manter os 4 SATAS's (no caso podia ficar 3 onboard + 1 e-SATA). Remover o super IO (o que faz 1 serial, 1 paralela e 2 PS2?), logo menos 1 integrado na board e subir o nº de USB's para 10 (6 onboard + 4 headers).
Remover o Super I/O é, por enquanto, impossível numa implementação "normal" de NB+SB, porque, além das portas LPT, COM e PS/2, e do controlador FDD, este chip trata de coisas tão importantes como o bus de comunicação interno de alguns componentes (SMBus) e, mais importante ainda, é onde se liga o cristal de temporização de todo o sistema (não só o RTC mas também o que dita as velocidades do FSB...). O Super I/O não vai a sítio nenhum tão cedo, e como está tudo "compactado", sem grandes desperdícios, os fabricantes deixam-no ir ficando...

Quanto ao suporte "legacy", faz sempre falta para algumas aplicações. E há ainda outras pessoas, como eu, por exemplo, que não querem sofrer as agruras de BIOS ou software de configuração de SOs que pura e simplesmente não reconhece nada que não esteja ligado ao bus PS/2, ou que preferem a ligação dedicada e "grátis" (o USB gasta naturalmente mais ciclos de relógio por causa da tipologia)

No northbridge ficava apenas com 4 a 8 lanes pci-e e single channel nativo, já deve eliminar muitos transistores, que podem ser usados para aumentar o nº de shaders da grafica integrada ou reduzir a die e o consumo.
Apoiado na diminuição das lanes PCIe, mas mantinha três ou quatro extra para controladores adicionais, como Firewire, LAN, slot de expansão ou outras coisas.

A gráfica mudava-a completamente. O GMA950 é demasiado obsoleto para tudo que não seja mostrar o desktop (faz Aero, mas enfim...) e ver videos em MPEG2. Tinha pelo menos de adicionar um módulo do tipo UVD (só activado se necessário) para gerir filmes em alta definição.

Alem disso seria bom integrar o north + south sob o mesmo chip.
:x2:

Resumindo, um chipset muito simples com suporte a
- 4 SATA's
- 4-8 lanes pci-e 1.1 (2.0 era bom, mas provavelmente vai implicar maior consumo), sendo que utilizava 2 ou 4 lanes para o único slot do mini-ITX (ficando as outras reservadas para componentes onboard, como firewire e placa de som ou rede, embora possam ligar por USB também. Relembrem que o suporte PCI seria totalmente eliminado. Iria poupar muitas traces na board e pinos no chipset (podendo encolher o package)
- 10 USB's
- single channel
- Ethernet integrado, eliminando mais um componente onboard.
- IGP DX10 com suporte total a codecs HD :D (tal como o g45 e variantes)
- Sem super IO (isso serve apenas para floppy, ps2, serial, paralelo, tecnologias de 80-90!)

No Back IO tínhamos

6 USB's
1 firewire
1 ethernet
1 e-SATA
3 a 6 jacks de som
1 DVI (normal, com suporte a analógico, logo evita-se a porta VGA, utilizando via adaptador)
1 HDMI ou displayport

Isso numa vertente mais "média center"

Numa vertente mais "nettop", eliminava-se o firewire e o codec de som avançado, ficando um 2.0 simples como actualmente, bem como eliminar o e-SATA (que seria nativo no chipset, como disse), mas 1 versão só com 2 nativos fisicamente e internos é suficiente para um "super low cost", bem como suporte a HDMI/displayport (ficando só o DVI ou VGA)e uma gráfica integrada mais simples ainda.
Pessoalmente, ía mais para uma solução "de raíz", que poderia ou não ter como base o GMA950:
- SCH em vez de NB+SB, para diminuir latências, número de linhas a traçar e consumos;
- Dual Channel se se mostrar benéfico, se não SC com memória máxima de 2GB, como agora;
- Integração do controlador de memória no CPU, com "queda" do FSB - a la Nehalem... :002:;
- 45nm pelo menos (é para consumos, e ponto. 65nm já é grande, embora acredite que os 45nm possam ainda não ser tão eficientes em algumas aplicações);
- Capacidade de desligar TUDO o que não estiver a ser utilizado, tipo a cache dos C2D;
- 1xIDE (sobretudo para legacy e para cortar nos consumos: nos portáteis, ainda não existem drives ópticas SATA, e o SATA ainda tem consumos maiores do que IDE);
- 2xSATA internos e 1xe-SATA, mas sem partilha de largura de banda, com opção 4+1 ou 6+1 para SCHs para servidores caseiros, e "cortes" para 1xSATA ou só IDE para sistemas ULP;
- Gráfica "Aero-ready" (heh, agora é o mínimo denominador comum...) com descodificador UVD separado (para poder ser desactivado ou desligado), sem necessidade imperiosa de DX10 (que precisa de MUITO mais poder de processamento do que um IGP pode dar para servir para alguma coisa visível), que se poderá manter +- a mesma em toda a gama (o UVD permite que a gráfica seja extremamente simples);
- PCI limitado a um ou dois slots (só se não se quiser fazer o sistema compatível com Mini-ITX 2.0, nesse caso fora com o PCI);
- PCIe 1.1 (o 2.0 pode consumir mais, muito embora permita desactivar as lanes não utilizadas, por isso só mesmo vendo caso a caso) limitado ao mínimo necessário para o IGP + 4 lanes (para expansão), com reduções nos sistemas ULP;
- Super I/O simplificado ao mínimo, e "espremido" até mais não, se possível mantendo aquilo a que já estamos habituados (novamente, legacy);
- Controlador Gigabit integrado, com gestão avançada de consumos (há alguns que se desligam quando não há cabo ligado, vão apenas fazendo "check" de tempos a tempos, a ver se já há cabo);
- Controlador HD-Audio normal, como até agora (depende do codec utilizado);
- Saída DVI (convertível a analógica), se possível convertível também em HDMI, com pass-through de som (como nas gráficas da ATI), mas só para versões normais;
- Controlador para memória flash, nas versões ULP (os PDAs e afins precisam);

- TDP do conjunto (CPU + SCH) não superior a 10W (3~5W máximo, de preferência menos, quando se criarem os SOCs (CPU+SCH no mesmo chip), que muito provavelmente se traduziriam em sistemas sub-20W com extrema facilidade (hoje é possível com certas combinações de boards da ASRock e CPUs AMD com underclocks massivos).

Ethernet integrado? Há algum chipset que tenha isso?

O SuperIO para nós não é preciso, mas esta plataforma não me admira que vá fazer parte de caixas registadoras pelo que uma porta de série é sempre necessária.

De resto estou de acordo com o que dissestes... alias não é por acaso que o chipset até consome mais que o CPU.
Hmmm, segundo sei, todos os chipsets Intel desde há já algum tempo têm uma ligação dedicada para a terminação do controlador de rede (embora quase nunca seja usada, vai tudo buscar o PCI ou uma lane PCIe do SB...). Não é bem a mesma coisa que os controladores da NVIDIA, mas não creio que por si só aumente drasticamente o preço e o consumo do sistema (se virem, os controladores Ethernet são ridiculamente pequenos...). Mas não me parece que fosse nada de deitar fora... Quanto menos linhas tiverem de ser traçadas na board, menos camadas (o que diminui o preço).

Btw, quanto ao Super I/O, vê o que escrevi atrás, ok? Ainda faz falta por causa do cristal.

Não concordo quando dizes que a maquina não tem pedalada para os 720p, e vou-te dizer o porquê, apesar do Atom não ser grande CPU, é um bocado lento e tal, têm a ajuda do GMA 950, que por muito fraco que seja para jogos de certeza que se aguenta bem em filmes, mesmo em 720p...
O GMA950 não ajuda em rigorosamente NADA o decode HD, apenas os filmes em MPEG2. Alta definição em IGPs Intel só é possível no G45, G35 (até certo ponto) e no SCH Pulsbo (que ainda não saíu oficialmente). De resto, é o CPU que tem de fazer o trabalho todo.

Ainda assim, pelo que já li deste Atom, porta-se bem até com 720p, o que não é NADA mau.


Cumps.

Miguel
 
Miguel excelente post. Já há algum tempo que não lia um post destes. :)

Não me tinha expressado sobre o dual-channel nesta plataforma. Também acho que é desnecessário. Alias algumas maquinas de baixa gama que são vendidas apesar do chipset/motherboard suportar dual channel, costumam vir só com uma memória colocada, e não é por aí que lagam na Internet. Também tenho dúvidas que o Atom esteja tão limitado pela performance da memória, quando se sabe que a sua performance em si é muito baixa. Com as próximas evoluções do processador é possível que comece a chamar pelo poder do dual channel.

E quanto ao Super I/O... totalmente de acordo. Apesar do ISA ter desaparecido fisicamente, ainda continua nas motherboards actuais mas não é bem igual. Também não chateia ninguém. :)

http://en.wikipedia.org/wiki/Low_Pin_Count
 
Miguel excelente post. Já há algum tempo que não lia um post destes. :)
Antes de mais, :o:o:o:o:o. Obrigado pelo elogio. O problema agora vai ser passar pelas portas, mas pronto... lol

Entretanto, por uma razão que desconheço, quando faço posts "kilométricos" como o anterior, há a tendência para o pessoal ter reacções como a que acabaste de ter... Começo a pensar que é um "efeito Axe" qualquer... :lol:

Não me tinha expressado sobre o dual-channel nesta plataforma. Também acho que é desnecessário. Alias algumas maquinas de baixa gama que são vendidas apesar do chipset/motherboard suportar dual channel, costumam vir só com uma memória colocada, e não é por aí que lagam na Internet. Também tenho dúvidas que o Atom esteja tão limitado pela performance da memória, quando se sabe que a sua performance em si é muito baixa. Com as próximas evoluções do processador é possível que comece a chamar pelo poder do dual channel.
A única vantagem que vejo num dual channel a 533MHz é uma "dupla sincronia" com o CPU, já que, tecnicamente, os 266MHz DDR da memória já ficam em sincronia com o CPU (mais sobre isto vejam duas threads onde participei no fórum do Club do Hardware, tem lá páginas de informação).

Por "dupla sincronia" entendo o seguinte: uma vez que uma memória em single channel consegue aceitar dois acessos por ciclo (daí o DDR), pelo menos teoricamente numa solução dual channel seria possível obter quatro acessos por ciclo, número igual ao número de vezes que o CPU acede ao FSB por ciclo (daí ser 133MHz "Quad Pumped", e não 533MHz nativos). Pela minha experiência com um Pentium D 805 e memória Dual channel a 533MHz (FSB de 533MHz na mesma), o único "boost" que notei em velocidade pareceu-me dever-se ao facto de ter passado de 1GB para 2GB (chipset 945GZ, uma versão simplificada do 945G/GC do Atom, com capacidade para menos memória e - pasme-se - apenas uma ligação PCIe 4x no NB; o resto creio que é igual, incluindo as velocidades do GMA950... talvez tivesse sido melhor aposta para o Atom, não?).

De qualquer das formas, não me parece que o Atom consiga ficar esganado com single channel. Não vi que o 805 ficasse, e é bem mais rápido que um Atom... Como disse, o dual channel é mais por uma questão de "ah, pois, mas tem dual channel..." :P

Cumps.

Miguel
 
zotac_610i-itx_22.jpg


Esta tb era porreira, mas de certeza que não fazia os 40w
 
Esta tb era porreira, mas de certeza que não fazia os 40w
Catita, sem dúvida. Quais são os CPUs que aguenta? Quads? Ou só dual core?

É que este monstrinho só peca por falta de suporte para CPUs com TDP de mais de 65W (ou seja, tudo o que é Quad...:'(). De resto, não lhe falta nada, incluindo RAID no Southbridge. Também, por ~€120, mais valia, né? lol

Btw, 40W num sistema Intel não é nada de especial... A GA-G33M-DS2R consegue ~55W em load com um dual-core da série 8000 com algum underclock e undervolt (bem, e a usar apenas um disco de 80GB de 3,5'' e uma Pico-PSU, but that's besides the point :P... (novamente, mais informações sobre este assunto, vejam um tópico GIGANTE onde participo sobre RAID5 nos fórums da XS) É questão de usar as peças certas, de desactivar o que não se utiliza (a DS2R desce mais de 5W no consumo só por desactivar as portas COM, LPT e afins...) e de ter a sorte de ter uma BIOS cooperante para fazer underclocks (o que não acontece muito com as boards Intel, pode ser que o RMClock ajude nesse campo... hehe)

:x2: acredita!!! dá prazer ler algo assim...

thanks pelas explicações e pela ajuda nuns topicos mais atrás :berlusca: :lol:
Novamente, :o:o:o:o:o.

Man, ainda bem que já estou no quarto, e que não preciso de sair mais dele durante o dia de hoje... Se não, ía ser um problema para caber nas portas... É uma coisa que gosto, ajudar o pessoal, falar de coisas que me interessam e transmitir o que sei. Ainda bem que vocês acham interessante, faz bem ao ego :P Obrigado, e já sabem: qualquer coisa, é só pedirem.

Não, isso não, seus perversos... lol lol lol lol



Ah! Quase me esquecia! Hoje encomendei um destes bichos (não resisti). Vai demorar um tempão a chegar, porque sou demasiado forreta para pagar €5,20 de portes :o. Além disso, vem quase €1 mais barata (não digam nada, eu já sei). Mas não queria arriscar a ficar sem ela por encomendá-la agora fora da minha cidade e depois não estar cá para a receber (daqui a pouco vou de férias), ou então por entretanto esgotar...

Cumps.

Miguel


P.S.: Alguém me consegue indicar o nome do fornecedor de conversores IDE para usar discos de 2,5'' com boards normais? Quero usar esta como pequeno servidor, e das duas, uma:
- Ou uso um equivalente ao WD Scorpio de 160GB em versão IDE (tenho um SATA depois de um Hitachi e um Seagate, e NUNCA tive disco tão silencioso - embora a performance não tenha nada a ver com o Seagate);
- Ou uso um disco "normal" IDE, que estão a ficar estupidamente caros...

Convém dizer que quero usar as portas SATA para fazer RAID1 por software nos discos de armazenamento (já perdi 200GB de dados uma vez, não volta a acontecer por falhas de hardware... hehe)...
 
Alguém me sabe dizer, qual é a altura que isto tem ?
Depois de uma pesquisa rápida, o resultado que obtive foi que o chipset tem 1U+0,5cm de altura (45mm :P).

A D201GLY/GLY2 (e variantes sem dissipação activa) têm a parte mais alta de 40mm, em comparação.

Pessoalmente, acho que preferia trocar o cooler do CPU por um sem fan (tipo da Zalman, ou coisa assim). Quais recomendam para esta board? (Tem de ser de ganchos).

Já agora, quem a tiver, pode ver as temperaturas do CPU e do NB em idle e em load, com e sem a dissipação activa? Para ter uma referência.

Cumps.

Miguel
 
Status
Fechado a novas mensagens.
Back
Topo