Motherboard Intel® Desktop Board D945GCLF atom

Status
Fechado a novas mensagens.
desculpem lá..


alguem podia arranjar uns bench's decentes dos atom 230 comparativamente a outros processadores?


Estava a pensar numa solução para mini-servidor baseada nesta arquitectura. (umas páginas pessoas, BD, gestao de rede e talvez uns downloads).

Será que compensa?
 
desculpem lá..


alguem podia arranjar uns bench's decentes dos atom 230 comparativamente a outros processadores?


Estava a pensar numa solução para mini-servidor baseada nesta arquitectura. (umas páginas pessoas, BD, gestao de rede e talvez uns downloads).

Será que compensa?

Nesse aspecto penso que é bem capaz e compensa bastante tendo em conta que é para fikar 24/7.
 
Pois.. o factor energia e outro ainda a investigar : o silencio do sistema.

Mas se nao for para grandes aventuras, já me pareceu que é bem capaz para dar conta do recado.


A unica duvida que ainda me resta (além das expostas) reside nos atom 330 que devem estar para aí a aparecer.

Mas tambem, quem ja esperou tanto tempo por uma solução destas, espera mais um bocadinho ;)
 
Gd's post!

Finalmente se fala em atomos e via, pc's de hi5 pa todos, sem estarem sempre a oferecer funcionalidades k ninguem usa!
Agora era so as marcas de monitores comesarem a porduzir mais baratos e lcds grandes sem recptores de televisao k ninguem usa!
 
Okey, na pratica, qual é a performance deste CPU?
Vejo relatos de superPi 1mega em 32/33segs!!!

http://www.hardforum.com/showthread.php?t=1309823

Isto com uma grafica gama media/baixa pci normal dá para fazer o que? isto é o limite é grafica ou CPU?
Segundo a própria Intel, o Atom tem cerca de 1/2 da performance de um Celeron à mesma velocidade de relógio, dependendo do tipo de programa utilizado.

Ainda assim, convém dizer que o SuperPI não é um bom indicador da velocidade de um CPU em termos absolutos. Este software só consegue aproveitar um núcleo de processamento, o que significa que não pode dar uso ao HiperThreading do Atom, que, em certos casos, chega a aumentar a performance em 50%.

Para esclarecer na globalidade: a plataforma Atom foi criada sem outra coisa em mente que não fornecer a performance básica com o menor consumo possível. Para terem uma ideia, os vários grupos que trabalharam neste CPU tinham não só uma área de die MUITO limitada (que acabou por resultar na distribuição assimétrica da cache, e por vezes um grupo tinha de ir "pedir" espaço a outros) mas também tinham limites quanto ao aumento de consumo: se aumentassem o consumo em 1% com uma nova "feature", a performance tinha de aumentar mais de 1%, se não não era aprovada a junção da feature (e daí o facto de passar a ter HT, que aumenta a performance em até 50% e o aumento no consumo é na ordem dos 200mA...).

Não esperem correr NADA graficamente intensivo (incluindo jogos) com um Atom. Se tiverem uma gráfica PCI com UVD, então têm video HD a 1080p, se não só até 720p. De resto, Solitário, Word, Excel (não muito grande), Net e pouco mais. Jogos, só com bem mais de 5 anos (de preferência DX7/DX8, no máximo).

Cumps.

Miguel
 
Não sei até que ponto o bus PCI poderá limitar caso queiras processar vídeo a 1080p.
Pois, isso de facto também é verdade. 133MBps partilhados com pelo menos a placa de rede não augura nada de bom, sobretudo porque só o stream de video pode chegar aos 25Mbps (ou até mais)... A quantidade de dados que tem de correr entre a gráfica e a memória a essa resolução é um bocado brutal...

Btw, alguém conhece algumas opções (vendidas em Portugal, de preferência) de placas PCI com aceleração de vídeo HD? Tipo uma HD2400Pro PCI? Ou então alguma loja que ainda venda TNT/TNT2 PCI com S-Video out? hehehe Acho que continuava a ser melhor um conversor VGA>RGB/SCART :P

Ah! Uma coisa que me tenho vindo sistematicamente a esquecer! Diz respeito a OCs nesta plataforma.

Segundo li, o 945GC não é mais do que um 945G com o nome mudado ou, em algumas situações, um 945GZ com todos os lanes PCIe activados (que é basicamente o mesmo que dizer que é um 945G com metade da capacidade de memória). Assim sendo, sofre do mesmo mal que assola o resto da família 945: a completa incapacidade de fazer OC sem que o bus PCI sofra.

Basicamente, há um "pequeno" problema com o PCI lock do 945G, que o impede de ficar fixo, mesmo quando a BIOS lhe diz para o fazer. O resultado é que, à medida que se aumenta a velocidade do FSB, o bus PCI também aumenta de velocidade, numa relação de 1:1, até encontrar outro divisor que lhe permita voltar a trabalhar perto dos 33MHz padrão.

Isto não se sente nos 100MHz, 133MHz, 200MHz e 266MHz no FSB, pelo que qualquer CPU nestes FSBs nunca corre o risco de crashar o resto do sistema (ou pelo menos provocar a desactivação de coisas tão interessantes como a placa de rede, de som, ou as portas SATA...) por o bus PCI estar a trabalhar demasiado rápido. Já os 333MHz obrigam a que o bus PCI funcione pelo menos a 115MHz, o que pode ser demasiado para alguns componentes.

Além disso, o próprio CPU Atom é feito para FSBs baixos, por causa da forma como se faz a distribuição de energia e a sincronização do relógio. Todo o CPU é alimentado de uma só vez e não há sincronização no relógio, o que significa que velocidades excessivas no FSB podem criar muito mais facilmente erros na sincronização.

Na prática, e a não ser que comecem a aparecer verões "Atom EE", com o multiplicador desbloqueado, OC nestes bichinhos deve ser (MUITO) difícil, e mais ainda com o chipset com que está a ser vendido...

Cumps.

Miguel
 
Acho que gráficas PCI recentes são mais difíceis de encontrar. Sairam ainda algumas até as GeForce FX salvo erro.

Qualquer motherboard têm uma ranhura PCI Express, mesmo as que têm gráficos integrados. Assim de repente só me estou a lembrar de um modelo MicroATX da Abit baseado no i945G, que não têm qualquer opção na actualização do controlador gráfico, a não ser um PCI.

Eu tive uma board com o chipset i810 e aquilo não tinha ranhura AGP sequer, pelo que só mesmo com uma PCI. Nessa altura havia mais motherboards desse estilo.

Mas 1080p com este sistema só mesmo uma gráfica a parte. O problema será mesmo encontrar alguma recente e como é evidente deve ficar caro.
 
Exacto, gráficas PCI é um problema, nos dias de hoje... :'(

Pode ser que entretanto ressurjam, por causa dos Netbooks e afins (não me parece, mas pronto) :P

BTW, encontrei uma review com comparativos aqui, para quem quiser ver.

Cumps.

Miguel
 
eh pah isso não foi feito para ver filmes a 1080p... Esqueçam lá isso.

Há opções muito melhores. Até já divulguei uma board mini-ITX com socket AM2, 780g e ainda slot x16. Só o cpu e o 780g devoram 1080p ao pequeno almoço e ainda podem meter uma 3450 ou 3650.
 
Só para não estar a fazer um tópico com uma frase hoje li isto:

Esta semana será anunciada uma nova fábrica de computadores no Norte, da Intel.

A confirmar-se serão boas noticias para portugal.

cumps
 
Fabrica de computadores? quer dizer uma linha de montagem de desktop e portáteis, queres dizer. Mas a intel não é assemblador.

A vir algo da Intel para PT, que fosse uma manufactura de waffers :D
 
Acho que o pessoal e é normal do espirito mais "entusiasta" (para não ser politicamente incorrecto) está um bocadinho ceguinho com isto e o potencial (como mais o destroyer explicou e bem)

Uma caixa micro-atx, cpu low-end (mesmo celeron), board micro-atx e uma gráfica de 50€ e fica-se com algo bem mais versátil que isto.

E se começarem a comprar tudo em ponto pequeno (caixa xpto piquena, drive slim, hdd laptop e tal)...acaba até por ficar mais caro
 
Acho que o pessoal e é normal do espirito mais "entusiasta" (para não ser politicamente incorrecto) está um bocadinho ceguinho com isto e o potencial (como mais o destroyer explicou e bem)

Uma caixa micro-atx, cpu low-end (mesmo celeron), board micro-atx e uma gráfica de 50€ e fica-se com algo bem mais versátil que isto.

E se começarem a comprar tudo em ponto pequeno (caixa xpto piquena, drive slim, hdd laptop e tal)...acaba até por ficar mais caro

Ora pois ;)

O atom serve para navegar na net, executar tarefas de office, ouvir umas musicas (se bem que a placa de som não deve ser grande espingarda) e pouco mais que isso.

Para media center, a própria Intel tem isto:

dg45fc.jpg


DG45FC-overview.htm


Mas em media center, nada bate a AMD e os seus magníficos chipsets 7 series. E a AMD tem dual core com 35w TDP.
 
Ora pois ;)

O atom serve para navegar na net, executar tarefas de office, ouvir umas musicas (se bem que a placa de som não deve ser grande espingarda) e pouco mais que isso.

Para media center, a própria Intel tem isto:

dg45fc.jpg


DG45FC-overview.htm


Mas em media center, nada bate a AMD e os seus magníficos chipsets 7 series. E a AMD tem dual core com 35w TDP.

E há alguma board com um tamanho identico á do Atom, mas com chipset da serie 7 e socket AM2?

Cumprimentos,
:kfold:
 
Status
Fechado a novas mensagens.
Back
Topo