Intel devia comprar uma licença ARM

Horus-Anhur

I folded Myself
A Intel devia comprar uma licença ARM e parar de fazer asneiras - Robin Saxby, Co-fundador da ARM

A little over a month ahead of a CEO switch at Intel Corp., a co-founder of ARM Holdings, a leading designer of low-power processor architectures, urges the world’s largest chipmaker to make friends with ARM and buy a license to develop chips compatible with ARM architectures or instruction-sets.

"As an ARM shareholder, I recommend Intel to take an ARM license and stop messing about," said Robin Saxby, a co-founder of ARM, at the GSA Entrepreneurship Conference at the British Museum, reports ElectronicsWeekly.com web-site.

Even though Intel dominates the market of personal computers, servers and workstations with its microprocessors and its x86 architecture (used by Intel and AMD), so far it has failed to get any significant share of the rapidly growing smartphones and tablets markets, where ARM architecture holds the lion’s share thanks to energy efficiency of the ARM technology.

Intel is trying to adopt its x86 architecture for low-power devices. A major problem for Intel is that ARM-based chips are currently more energy efficient in their majority compared to x86-based offerings and provide a lot of freedom for companies like Apple, who install their own custom-designed system-on-chips into highly-popular iPhone smartphones and iPad media tablets.

Back in the days, Intel offered StrongARM and Xscale microprocessors based on ARMv4 and ARMv5 instruction-sets, but sold the appropriate division to Marvell Semiconductor in mid-2006. Back then, Intel believed that ARM architecture is not scalable enough in terms of performance. As it turned out, ARM architectures are perfectly scalable, but power consumption of the chips increases along with performance. It is believed that the ARMv8 64-bit architecture will only be insignificantly more power-efficient than comparable x86 offerings based on AMD Jaguar or Intel Silvermont.

It is noteworthy that even AMD recently decided to develop server-class system-on-chips based on ARMv8, just like loads of other companies, including Applied Micro, Calxeda, Nvidia, Samsung, Qualcomm and many other. But Intel just does not want to make friends with ARM, complains the founding CEO of the company.

“We had to turn our enemies into friends, the only enemy we have not turned into a friend is Intel,” said Mr. Saxby.

E esta hein! Provocação à Intel, um bom concelho, ou será a ARM com medo da Intel e do X86?
 
Para mim é concelho, e dos bons. Ainda há uns dias se falou nisto num tópico qualquer. A minha opinião pende para o lado do ARM. Isto nos gráficos é tudo muito bonito, mas eu quero ver um Atom num smartphone e quero ver as pessoas a comprarem um tablet Windows 8 (o grande fracasso) com Atom em vez de um tablet Android com ARM.

Sou, no entanto, muito suspeito para opinar sobre isto. Tenho vários amigos que trabalham em empresas, como programadores... para ARM. Todo o estilo de Apps e Jogos também. E o negócio vai de vento em poupa... Acreditem ;)

Cumps
 
Última edição:
O Windows RT num atom não dá como sabes. Estás a misturar um sistema operativo com plataformas o que não faz sentido.
 
O que eu estranho no meio disto tudo, sendo a Intel o grande gigante dos semicondutores ainda não estar envolvida com a tecnologia ARM, certo é que os computadores não vão acabar, mas o mercado ARM tem crescido a olhos vistos nestes ultimos meses com os dispositivos moveis e não vemos nada da intel. Não sei se foi por isso que o anterior CEO foi "despachado" da Intel e agora com um novo CEO e com a proxima arquitetura Haswell a Intel queira fazer um desvio dessa mesma arquitetura para dispositivos moveis, aliás isso já foi debatido penso que num artigo de informação no site da Anandtech.
Penso que se a Intel fizer uma adaptação dos Haswell para dispositivos moveis para fazer frente ao ARM fará todo o sentido, caso contrario não fazia muito sentido a Intel estar preocupada com a drastica diminuição de consumos na sua proxima arquitetura, sendo este campo actualmente a par dos graficos integrados o grande foco da Intel no que toca a desempenho.
 
As coisas não têm corrido mal à Intel. Uma coisa é fazer aquilo em que são bons e como eu disse antes haver uma enorme preocupação com a parte do consumo que tem sido a mais valia dos ARM.

As margens de lucro da Intel no mundo x86 deve ser difícil de manter se se lançarem no mundo ARM.
O Haswell vai melhorar a parte gráfica e trazer mais pressão à Nvidia e AMD.

A Intel luta no x86 e nas gráficas. Os ultrabooks se repararem é tudo Intel.

A ARM não era da Intel e a Intel vendeu para se focar no x86? Ou estou a fazer uma enorme confusão?
 
Quando um comentário deste tipo vier de um importante Intel shareholder a coisa é capaz de ser para levar a sério.

Vindo de um ARM shareholder [e cofundador ARM] soa a conversa..de ***** a defender a sua dama.
:)
 
Para mim a Intel deve continuar com x86, eles conseguem fazer concorrencia com a ARM, se até agora o fizeram porque não haveriam de continuar?

Está certo que ARM está evoluir muito rápido, mas acho que falta ali qualquer coisa, algo que falta como só os x86 tem.
 
Para mim é concelho, e dos bons. Ainda há uns dias se falou nisto num tópico qualquer. A minha opinião pende para o lado do ARM. Isto nos gráficos é tudo muito bonito, mas eu quero ver um Atom num smartphone e quero ver as pessoas a comprarem um tablet Windows 8 (o grande fracasso) com Atom em vez de um tablet Android com ARM.

Sou, no entanto, muito suspeito para opinar sobre isto. Tenho vários amigos que trabalham em empresas, como programadores... para ARM. Todo o estilo de Apps e Jogos também. E o negócio vai de vento em poupa... Acreditem ;)

Cumps

Os ARM já estão em smartphones há anos ,
no lado da intel o Medfiled foi ainda um 1º teste , os novos Clovertail+ parecem muito promissores e algumas marcas já os estão para adoptar (tens por exemplo o lenovo K900) mas são ainda uma especie de half release , ainda é basenado no medfiled e na arquitectura dos ultimos 3 anos.
Os Baytrail a serem lançados no final do ano vão ser a primeira gama full force da Intel , resta saber o quão melhores vão ser mesmo...

O que eu estranho no meio disto tudo, sendo a Intel o grande gigante dos semicondutores ainda não estar envolvida com a tecnologia ARM, certo é que os computadores não vão acabar, mas o mercado ARM tem crescido a olhos vistos nestes ultimos meses com os dispositivos moveis e não vemos nada da intel. Não sei se foi por isso que o anterior CEO foi "despachado" da Intel e agora com um novo CEO e com a proxima arquitetura Haswell a Intel queira fazer um desvio dessa mesma arquitetura para dispositivos moveis, aliás isso já foi debatido penso que num artigo de informação no site da Anandtech.
Penso que se a Intel fizer uma adaptação dos Haswell para dispositivos moveis para fazer frente ao ARM fará todo o sentido, caso contrario não fazia muito sentido a Intel estar preocupada com a drastica diminuição de consumos na sua proxima arquitetura, sendo este campo actualmente a par dos graficos integrados o grande foco da Intel no que toca a desempenho.

em smartphones e tablets até agora não tinhas alternativa, so agora é que a Intel está a chegar com produtos que fazem concorrencia aos ARM...
Haswell , e futuros não estou a ver a intel a baixar extremamente o consumo ; talvez so até mesmo ao limite a partir do qual é possivel fazer um tablet sem arrefecimento activo. De resto penso que intel apostará com os atoms nessas areas...

Se a intel conseguir misturar ARM com x86 num único processador, come o mercado todo high end.
Para que ? os atom já têm o mesmo nivel de potencia e comsumo dos ARM .
 
Última edição:
Vi ainda hoje um tweet do Anand a dizer que queria um Surface Pro com o mesmo peso e tamanho do RT o que seria possível com o Haswell.

Era o que eu já tinha dito antes. Não me parece que a Intel esteja muito preocupada. Com o mercado dos desktops, portáteis, ultrabooks, servidores na mão e a caminho de entrar nos tablets tem muito com que se enterter e ganhar dinheiro.
 
Se a intel conseguir misturar ARM com x86 num único processador, come o mercado todo high end.

A AMD é que já anunciou isso para 2014.

"AMD's CEO Rory Read, CMO Colette La Force and Corporate VP Lisa Su made an announcement that starting in 2014, AMD will integrate 64-bit ARM and x86 cores onto a same die, using SeaMicro's Freedom Fabric. Focusing on the fast-paced server market, AMD plans to compete against 64-bit ARM server chips from Applied Micro, Samsung Electronics and Nvidia."

http://www.brightsideofnews.com/new...2c-x86-chips-for-servers-in-2014-on-14nm.aspx


O problema dos ARM para a Intel são as margens baixas, há tablets inteiros ao preço dos cpu's mais ranhosos da Intel. E um tablet/telemóvel x86 para quê? Correr o windows??
 
O Android à muito que corre em x86. O problema não é o SO.
Firefox OS e Ubuntu também vão correr bem.
 
A AMD é que já anunciou isso para 2014.

"AMD's CEO Rory Read, CMO Colette La Force and Corporate VP Lisa Su made an announcement that starting in 2014, AMD will integrate 64-bit ARM and x86 cores onto a same die, using SeaMicro's Freedom Fabric. Focusing on the fast-paced server market, AMD plans to compete against 64-bit ARM server chips from Applied Micro, Samsung Electronics and Nvidia."

http://www.brightsideofnews.com/new...2c-x86-chips-for-servers-in-2014-on-14nm.aspx


O problema dos ARM para a Intel são as margens baixas, há tablets inteiros ao preço dos cpu's mais ranhosos da Intel. E um tablet/telemóvel x86 para quê? Correr o windows??

mas são tablets extremamente ranhosos tb ;
e um Atom custa menos de uns 50€ , um ARM custa o que (15 ou 20€) ?? analizando so o preço dos processadores é uma grande diferença , mas no preço total do tablet de por exemplo 500€ mais 30 ou 35€ não é nada...

(EDIT ; o processador intel mais barato que consegues comprar ronda os 35€ , muito mais barato que qqlr tablet por mais rasca que seja)

Tablet é obvio ( e já tens varios) , podes usa-los como autênticos portateis...
Num telemovel pegas nele, metes-lo numa dock que está ligado a monitor , teclado e rato e tens um Pc completo ; era espetacular...
 
Última edição:
O Android à muito que corre em x86. O problema não é o SO.
Firefox OS e Ubuntu também vão correr bem.

Não é bem assim. Tens SDK, não tens um Android nativo para x86 nem tens nenhum dispositivo que se venda, seja portátil, tablet ou o que for, com CPU x86 e Android. Para x86 a alternativa dos "mesmos" do Android chama-se Chrome OS.

Não está sequer previsto o lançamento de algum equipamento x86 com Android num futuro próximo. Chrome OS em x86 e Ubuntu em ARM sim.

x86 significa Horse Power e esse título tão cedo nenhum ARM lhe tira. Os objectivos dos ARM são outros, mas são suficientemente bons para dominarem o mercado do cliente "normal" que navega na web, facebook, mp3, Office e afins.

E em breve, mais e mais jogos com qualidade muito aceitável.
 
Última edição:
Vi ainda hoje um tweet do Anand a dizer que queria um Surface Pro com o mesmo peso e tamanho do RT o que seria possível com o Haswell.

Era o que eu já tinha dito antes. Não me parece que a Intel esteja muito preocupada. Com o mercado dos desktops, portáteis, ultrabooks, servidores na mão e a caminho de entrar nos tablets tem muito com que se enterter e ganhar dinheiro.

Não é assim tão linear quanto isso. A Intel nos "mercados tradicionais" do X86 pode-se de facto dar ao luxo de ter as margens de lucro que tem, quanto mais não seja por falta de comparência da concorrência, agora duvido que possa fazer o mesmo no mercado móvel, neste caso as margens são relativamente baixas e são compensadas pelo elevado volume. O preço final (de aquisição) é um factor importante, logo o preço dos componentes (BoM), como aliás a própria MS descobriu com Surface. Mesmos as margens de lucro na "ARMada" têm vindo a ser "esmagadas" que já levou à saída do "mercado móvel" da TI, ST-E e Freescale, basta ver quem é que tem estado a "crescer"

9ticna.jpg

http://www.eetimes.com/electronics-...GloFo-are-stars-of-2012-chip-supplier-ranking

comparar com os dados divulgados em Dezembro
http://www.eeherald.com/section/news/onws2012111205.html


Em relação à Lenovo, neste momento no 2º lugar em vendas de smartphone na China

3449kqc.jpg


Exclusive: Lenovo to design own chips
The company adopted MediaTek’s MT6573 in the Lenovo A60 smartphone in 2011, while it became the first company--outside Samsung --in 2012 to design in Samsung Electronics’ quad-core apps processor Exynos 4 in its LePhone K860.
Lenovo, however, announced earlier this year a 5.5-inch smartphone, dubbed K900, by integrating Intel’s first dual-core Atom chip for phones.
http://www.eetimes.com/electronics-news/4410926/Lenovo-moving-into-chip-design-business
 
Back
Topo