Intel "Diamondville"

Este nsistema é bom para escolas do 3º mundo E NÃO SÓ!!!! Assim podem ensinar coisas básicas como fazer textos em word, navegar na net... Simples de perceber e uma ideia muito BOA!!!
 
ya, tb notei. Há boards e sistemas mais potentes (em consumo) que só tem main ATX 20 pinos :D

Aquela ficha de 4 pinos não é uma Molex igual às outras dos discos rígidos e leitores de CD/DVD.
É uma ficha de 12v que foi criada pela Intel em 2000, quando o Pentium 4 foi lançado, para isolar a alimentação do processador do ruído eléctrico da alimentação principal do sistema via Motherboard.

Não tem nada a ver com o consumir mais ou menos energia.


As CPU's, à medida que vão ficando cada vez mais pequenas, precisam de um controlo sobre a voltagem interna mais refinado porque se trabalha com valores extremamente pequenos e precisos nos transistores.
Qualquer ruído eléctrico pode ter efeitos nefastos na estabilidade dos mesmos.
 
(Fazendo um pequeno bump nesta thread...)

Há mais algumas informações acerca da plataforma? Quando é que será apresentada?
É que li em qualquer lado que a MSI está a fazer um ultra low budget notebook baseado no Diamondville para rivalizar com o Asus Eee.
Valerá a pena esperar por ele?
 
(Fazendo um pequeno bump nesta thread...)

Há mais algumas informações acerca da plataforma? Quando é que será apresentada?
É que li em qualquer lado que a MSI está a fazer um ultra low budget notebook baseado no Diamondville para rivalizar com o Asus Eee.
Valerá a pena esperar por ele?


Olha, nem de propósito:

http://www.vr-zone.com/articles/Intel_Single-Core_Silverthorne_Supports_HT/5552.html

O "Silverthorne" é a CPU da plataforma "Menlow" equivalente ao "Diamondville", mas para UMPC's e telemóveis high-end.
Suporta todo o software x86, e até tem HyperThreading (que permite ao sistema operativo "ver" duas CPU's, apesar de só ter um core, um sistema que já existía nos Pentium 4, e vai voltar nos "Nehalem").
 
Última edição:
Baseado na arquitectura dos Core 2 e vai ter L2 cache, menos mal :P

Sim, mas é uma "base" muito obscura.
O facto de ser In-Order (as CPU's Intel e AMD deixaram de ser In-Order e são agora Out-of-Order desde o Pentium original, em 1993), suportar apenas 2 instruções por cada ciclo de relógio (4 nos Core 2, e 3 nos Pentium 4/Athlon 64/Phenom) e ter mais 2 estágios (passou de 14 para 16) de execução garante-lhe uma performance bem mais baixa até do que um Celeron single core baseado na arquitectura Core 2.

Aliás, vai ser interessante comparar esta CPU com o VIA CN "Isaiah" -que é Out-of-Order e já suporta features sofisticadas, ao nível dos Core 2 normais -incluíndo modo de 64bit, SSE3 e mesmo suporte por hardware para virtualização (igual ao VT da Intel, ou AMD-V da AMD).
Destinam-se ao mesmo mercado, e devem custar sensivelmente o mesmo.


De referir que uma CPU In-Order sofre bastante se lhe cortarem cache L2 ou MHz, muito mais do que uma CPU Out-of-Order.
 
Última edição:
Bom, primeiro tenho que agradecer a informação que recolheste blastarr, bastante útil, mas perdoa-me a franqueza ao dizer que me surpreendeste com a critica (objectiva) a um produto duma marca que normalmente defendes com unhas e dentes. Se ao menos fosses sempre assim com todas... :P

Quanto ao assunto em si, é estranho a menção ao método in-order como se de uma característica positiva se tratasse. Presumo que, sendo a sacrificada a performance (em relação ao out-of-order), a justificação para se optar por esta arquitectura seja mesmo uma muito maior simplicidade no fabrico, die-size e consumo.

É que assim à primeira vista, no papel, os chips da VIA têm potencial para darem uma valente "chapada" nestes SilverThorne. A VIA suplantar a Intel é uma perspectiva no mínimo surrealista...
 
Sim, mas é uma "base" muito obscura.
O facto de ser In-Order (as CPU's Intel e AMD deixaram de ser In-Order e são agora Out-of-Order desde o Pentium original, em 1993), suportar apenas 2 instruções por cada ciclo de relógio (4 nos Core 2, e 3 nos Pentium 4/Athlon 64/Phenom) e ter mais 2 estágios (passou de 14 para 16) de execução garante-lhe uma performance bem mais baixa até do que um Celeron single core baseado na arquitectura Core 2.

Aliás, vai ser interessante comparar esta CPU com o VIA CN "Isaiah" -que é Out-of-Order e já suporta features sofisticadas, ao nível dos Core 2 normais -incluíndo modo de 64bit, SSE3 e mesmo suporte por hardware para virtualização (igual ao VT da Intel, ou AMD-V da AMD).
Destinam-se ao mesmo mercado, e devem custar sensivelmente o mesmo.


De referir que uma CPU In-Order sofre bastante se lhe cortarem cache L2 ou MHz, muito mais do que uma CPU Out-of-Order.
In-Order e Out-Order??:confused::confused::confused:want to explain?
 
In-Order e Out-Order??:confused::confused::confused:want to explain?

Um CPU out-of order executa as instruçoes segundo um escalonador interno que escala as instruções de melhor forma a haver menos stalls. Permite aumentar assim a eficiencia do processador.
Como o propio nome diz out-of-order -> fora de ordem e in-ordem -> por ordem.
 
In-Order e Out-Order??:confused::confused::confused:want to explain?

Basicamente, Out-of-Order significa que a CPU pode trabalhar em várias instruções ao mesmo tempo, mas também pode fazer com que o processo de execução de uma dessas possa avançar mais rápido do que as outras, caso haja um "stall" (uma instrução que demore mais tempo a executar), re-ordernando a sua prioridade (daí o Out-of-Order, ou fora da ordem normal).


Numa CPU In-Order todas os estágios de execução da instrução são sequenciais, o que significa que, caso um desses estágios fique em situação de "stall", tudo o que estiver nos estágios atrás desse pára também até que a execução possa prosseguir.
Daí que a cache L2 tem um papel preponderante, ao tornar possível "gravar" o estado de uma instrução num dado momento.
Quando a cache L2 se enche numa CPU In-Order, não há "truques" para passar a execução da instrução para segundo plano enquanto outra passa à frente.


Incidentalmente, as CPU's In-Order são muito mais simples porque não precisam de muita lógica de branch prediction, ou seja, a capacidade de "prevêr" eventuais "stalls" e re-ordernar as instruções. Dependem antes do compilador de software, o que torna a programação mais complexa (porque o programador já tem de ter em conta eventuais "stalls" na fase de planeamento da aplicação, em vez de deixar parte desse trabalho para o hardware).
É isso que torna o desenvolvimento para consolas (Wii, X360, PS3, todas usam CPU's In-Order) mais complexo do que nos PC's, mas também dá orígem a aplicações com performance mais equilibrada (o sistema "obriga" a ter em conta situações mais "pesadas" desde muito cedo, para além de o hardware nunca variar).


Ainda por cima com mais estágios (mais 2) do que o Core 2, isso significa que o Intel "Silverthorne" realiza menos trabalho por ciclo de relógio até do que um hipotético Core 2 In-Order -se existisse-.
Não é coincidência o facto de este "Silverthorne", tal como o Pentium 4, a CPU ***** triple-core da Xbox 360, ou o core PPE dentro do Cell da PS3 possuirem todos capacidades SMT (duas threads simultâneas).
É uma maneira de tentar "mascarar" a latência do facto de ter muitos estágios de execução e/ou ser In-Order, e realizar mais trabalho (se o software for multi-threaded e aproveitar essa capacidade, claro; caso contrário até pode diminuir a velocidade -veja-se o caso da maioria dos jogos num Pentium 4 com e sem Hyperthreading-).
 
Última edição:
alguem sabe quando saí cá e já agora para que preços, é que vou montar um pc para a minha irmã e este chegava muito bem para ela andar na net,ver uns filmes e usar o office 2007...


cumps
 
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