Intel doesn’t want dual Atoms in netbooks

Status
Fechado a novas mensagens.

DJ_PAPA

Power Member
CES 2009: Too hot

Dual Atom, according to a very high profile Intel executive is not meant for netbook and it should never end up there.

Shmuel (Mooly) Eden the Vice President General Manager, Mobile Platforms Group at Intel, believes that dual Atoms are too hot for netbooks, and that OEMs wouldn’t want to use something like that in their designs.

You need to put fan on a dual Atom, and this is not a very popular decision among netbook manufacturers. At the same time, the dual-core Atom is not really a power saving CPU, as it was not developed with mobile in mind. The power stats are not great and the dual-core will suck the battery dry much faster.

This is an indication that dual-core Atom in netbooks might not happen, even in the future. Intel meant Atom for the power conscious market and not for powerful computing. The message is simple, if you want more power than an Atom and more multitiasking, then you have to go for Core 2,

The Atom refresh, whenever it comes out, is still a single core.
http://www.fudzilla.com/index.php?option=com_content&task=view&id=11352&Itemid=1
 
n gostei... eu que tava a pensar em arranjar um eee e uma eeebox com um atom dual core.... parece que afinal vou-me só ficar pelo eeebox com dual atom(mas aqui talvez aposte num média center mais potente)...
 
Sendo o unico Atom Dual-core o 330 tambem não percebo para que é que alguem o pode querer no seu portátil a não ser para dizer que é dual-core...

O Atom 330 gasta 8w e a diferença de performance em comparação com o N270 é ridículamente baixa.
Alem disso o N270 atinge os 2.1ghz com o SetFSB 100% estável e com pouco acréscimo de temperatura, enquanto que o 330 é garantidamente mais dificil de OC uma vez que tem 2 cores. Assim sendo é mais que natural que um N270 OC'ed seja bem mais performante que um 330 e com um consumo quase 4 vezes inferior.

Tenho um Asus N10J com um N270 e estou muito contente com a performance e consumo deste Atom. Se fosse um Atom 330 lá dentro provavelmente já teria vacilado na compra desta máquina.

A menos que a Intel lance um Atom dual-core muito melhor que a porcaria do 330 acho que estamos todos bem melhor servidos com single-core Atoms :p
 
Sendo o unico Atom Dual-core o 330 tambem não percebo para que é que alguem o pode querer no seu portátil a não ser para dizer que é dual-core...

O Atom 330 gasta 8w e a diferença de performance em comparação com o N270 é ridículamente baixa.
Alem disso o N270 atinge os 2.1ghz com o SetFSB 100% estável e com pouco acréscimo de temperatura, enquanto que o 330 é garantidamente mais dificil de OC uma vez que tem 2 cores. Assim sendo é mais que natural que um N270 OC'ed seja bem mais performante que um 330 e com um consumo quase 4 vezes inferior.

Tenho um Asus N10J com um N270 e estou muito contente com a performance e consumo deste Atom. Se fosse um Atom 330 lá dentro provavelmente já teria vacilado na compra desta máquina.

A menos que a Intel lance um Atom dual-core muito melhor que a porcaria do 330 acho que estamos todos bem melhor servidos com single-core Atoms :p

Ainda bem que estas feliz com o teu N270... Mas 99% das pessoas neste mundo não vão overclocar um Atom... Apenas compram um netbook e usam... se vier com dual-core... melhor... Mais multi-tasking...

OC é para alguns, a generalidade apenas quer 1 produto que funcione sem chatices, quanto mais fazer OC's...

Eu por mim considero o Atom dual-core bem vindo...
 
Pois, estás é a esquecer-te que o acréscimo de performance do Atom 330 face ao N270 é mesmo muito baixo e o aumento de consumo é de quase 4x, isso so por si condena o 330 à extinção!

Quem adquire um netbook não está à espera de grandes capacidades de processamento, mas está garantidamente à espera de bastante autonomia, e sinceramente duvido que os tais 99% a que te referes estejam dispostos a perder autonomia a fim de ter um aumento de performace tao isignificante.

Certamente não é a Intel que não quer vender o Atom 330, a verdade é que é um processador mal concebido e totalmente ineficiente, e por isso nenhuma marca o quis intregrar.

É claro que se a Intel criar um Atom dual-core eficiente em termos de consumo e que realmente apresente um acréscimo de performance significativo, aí todos estaríamos interessados, mas o actual 330 não é opção.
... E sinceramente não me cheira que a Intel alguma vez crie um Atom dual-core interessante, porque se o fizesse estava a dar um diro nos pés a atacar directamente os seus lucrativos C2D.

PS: nem em termos de multi-tasking o Atom 330 se safa, pois segundo os testes aparentemente os 2 cores lógicos (HT) do N270 funcionam tão bem no Windows que a vantagem de ter os 2 cores físicos do 330 não é significativa. E convem não esquecer que o 330 tem 2 cores fisicos mas não tem HT.
Btw, no meu N10J no trabalho tenho frequentemente 2 a 6 files de word com 1 a 4mb cada, alem de um grande standard em .pdf e folhas grandes de métricas em excel. Isto para já não falar de Firefox, MSN, Subversion, Avast, etc... Aliás, até VM aberta com KDE consigo ter... e isso sem OC. Não estou a ver esses 99% que falas dar um uso tão ou mais intensivo que isto ao processador...
 
Última edição:
Tens de colocar as coisas em perspectiva.
Um Atom ( mesmo dual-core) continua a ser bastante mais lento até do que um Celeron single-core actual...

Lembra-te que o Atom single-core a 1.6GHz tem o mesmo nível de performance do Celeron 900MHz (baseado nos antigos Pentium M de 90nm, não na arquitectura Core 2, muito mais potente), e aqui já estou a ser generoso.
Esse Celeron tinha a mesma performance dos Atom, mas estava em underclock nos EeePC mais antigos para apenas 630MHz.
Caso estivesse mesmo a 900MHz, é possível que ainda hoje passasse o Atom.

Este estado de coisas só se vai alterar com a "verdadeira" nova geração, o "Lincroft"/"Moorestown" (que além do segundo core, inclui um controlador de memória e um IGP integrados na própria die).
Esta só chega mais para o final deste ano.
 
Última edição:
Tens de colocar as coisas em perspectiva.
Um Atom ( mesmo dual-core) continua a ser bastante mais lento até do que um Celeron single-core actual...

Claro, é a posição dele no mercado, baixo consumo e preço em detrimento de performance.
Convem é salientar que esse "bastante mais lento" não é correcto. A performance está ao nível desses Celerons, está é natuaralmente mais abaixo dos C2D mais fracos e mesmo um pouco abaixo do antigo Centrino 1.6.
Por isso mesmo é que dificilmente haverá um Atom Dual-core decente, pois um aumento significativo da performance já mandava esse Atom para o sector dos C2D, e como é lógico a Intel não tem nenhum interesse nisso :p

Mas como já foi dito, na practica são diferenças marginais:
Para uso corrente tem muito mais impacto a ram, para jogos a gráfica, e para processamentos desmultiplicados ou complexos tambem ninguem compra uma máquina destas.
 
A diferença não é assim tão pouca em termos de performance entre single e dual Atom
n330ta3.jpg
 
(...)
Este estado de coisas só se vai alterar com a "verdadeira" nova geração, o "Lincroft"/"Moorestown" (que além do segundo core, inclui um controlador de memória e um IGP integrados na própria die).
Esta só chega mais para o final deste ano.
Então e os Medfield com 32nm como é que ficam?
 
A diferença não é assim tão pouca em termos de performance entre single e dual Atom

Se em vez de uma tabela sem fonte, procurasses uma análise, tinhas visto que em média o Atom 330 tem uma performance 16% superior e embora em 2D atinja os 40% de diferenca a verdade é que em Office conseguiu ser mais lento que o N270 :wow:
Fonte: http://www.pcpro.co.uk/blogs/2008/11/12/dual-core-atom-330-benchmarked/
E essa "brilhante" :rolleyes: performance ás custas de um aumento de 2.5w para 8w de consumo... fantástico! :rolleyes:

Ora, para quem compra um Netbook penso que o uso normal será internet e Office e a autonomia é palavra chave, sinceramente continuo sem perceber quem no seu perfeito juízo é que preferiria o 330 ao N270 no seu Netbook...

Para ajudar ainda mais a vermos a ordem de grandeza de performance que falamos, fica aqui um gráfico que inclui um "fabuloso" Celeron E1200:
Atom-Cinebench.png


Epah, o N270 tem no Cinebench 1/3 da perfomance dum Celeron E1200 e o 330 já é so 2/3 mais lento, espantoso!
Com um Atom 330 já me sinto capaz de fazer muito mais coisas que nao consigo com o Atom N270... ou talvez nao, uma vez que a performance de todos eles é uma trampa :x2:

A verdade é que as migalhas de acrescimo de performance nestes CPUs embora entre comparacoes de forma relativa parecam aumentos significativos, a verdade é que todos eles estao acima do mínimo para tarefas simples como office work e internet surfing, e todos eles estao tambem abaixo do limite minimo para tarefas mais exigentes que isso.
Resumindo, dadas as limitacoes destes CPUs até o mais lento deles basta, o que interessa é claramente o consumo, e nisso o 330 já nasceu obsoleto.
Acho que a falta de Netbooks com o 330 é mais do que prova evidente disso.

Já para Nettops a escolha podera ser diferente, mas o topico é sobre netbooks e nao nettops.


Os atom dual core ter 4 threads...

Penso que tenhas razao e tambem é essa a ideia que me dá pelas reviews que vejo, mas o site da Intel diz o contrario:
http://ark.intel.com/cpu.aspx?groupId=35641
 
Um aumento de 50% em 10 é 5, em 100 é 50, logo é normal que não se note um muito maior desempenho quando o aumento é feito em algo fraco, no entanto é sempre mais rápido e pessoas que passam do single core para o dual core vão notar isso, quem for logo para o dual core secalhar vai dizer que é fraco, é normal, apesar de ter mais performance, o dual core não deixa de ser um processador fraco... No entanto não quer dizer que não compense para muitos.
 
Pois... parece-me que o pessoal esquece-se do que se fala.

Netbook = Net + book
Este é um termo novo que é muito claro: um computador para internet e nada mais (ao contrário de notebook, livro de notas?!).

A Intel foi muito esperta, começou a ver a estagnação no mercado de desktops e começou também a prever a estagnação no mercado de notebooks. O que é que fez? Inventou mais um mercado!

Como é lógico, não quer canibalizar as vendas dos outros com este menos rentável! Quer é que nós tenhamos três computadores: um desktop, um notebook e um netbook.

Por isso, mesmo que tecnologicamente seja possível pôr um Quad num netbook, nunca o farão por razões puramente comerciais.

A Intel fala em dollars e não em nanómetros... ;)
 
@anjo2, Por favor não deturpes a informação. Não estamos a falar de acréscimos de 50%, estamos a falar de acréscimo de apenas 16%, é bem diferente!

E se quiseres entrar pelos casos particulares então aí tens a maior disparidade no tratamento de grafismos 2D com 40% de diferença (e não 50%), mas por seu lado tambem temos uma performance inferior do 330 no uso de Office, que para o cliente padrão é um uso bem mais frequente!
(Fonte no link do meu post anterior).

@WinstonSmith, Totalmente de acordo ;)
 
Não sei onde vais buscar essa percentagem, a percentagem que dei foi apenas um mero exemplo.

As reviews nem sempre dizem a verdade, muitas vezes só vão buscar os pontos fracos... Só se pode analisar uma coisa depois de muito uso e de muitas reviews, apanhar a primeira e lançar logo como verdadeiro é mau. (Infelizmente ainda há muita gente que para eles tudo o que está na wikipedia é verdadeiro)... Ainda nem deu para perceber se o 330 também tem HT...

WinstonSmith, não é bem assim, não é bem uma questão de ganhar menos, é uma questão de gestão, para quê lançar algo melhor quando não há concorrencia?
Os atoms são indicados para media-centers e netbooks, os media-centers estavam a nascer com os celerons, os netbooks foi a cereja no topo do bolo, este 330 poderá ser mais indicado para media-centers com mais funções, mas como já tinha dito, não há grande concorrência, as pessoas procuram o mais barato, o 330 acaba por não compensar, mas os dual core, quad-core etc estão para vir.
 
Parece-me que estás a confundir netbooks com processadores.
A notícia fala de dual Atom em netbooks, não noutras plataformas.

Os dual ou quad ou whatever Atom podem eventualmente aparecer em n plataformas, media centers, eee keyboard, mas quando disse aquilo, falei nos netbooks.

Mas do que dizes algo também é verdade. Enquanto não houver concorrência é o monopolizador que dita as regras, depois logo se vê.
 
Status
Fechado a novas mensagens.
Back
Topo