1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.
  2. Informação: Pela 0:30 desta Sexta-feira (9 de Dezembro, 23:30 de Quinta-feira nos Açores) o Fórum e restantes sites da ZWAME vão estar offline para manutenção durante cerca de 1h30.
    Se necessário faremos actualizações via Twitter e Facebook.
    Remover anúncio

Processador Intel dual-core Atom

Discussão em 'Novidades Hardware PC' iniciada por Escorpioum, 25 de Julho de 2008. (Respostas: 70; Visualizações: 12477)

Estado do Tópico:
Fechado a novas mensagens.
  1. Escorpioum

Escorpioum Power Member

2. apmm17

apmm17 Power Member

Segundo a exame informatica deve chegar em setembro.
    [​IMG] [​IMG] "Atom 330 chega em Setembro
    O processador dual core Atom 330 vai estar disponível no dia 21 de Setembro e deve custar 43 dólares.
    [​IMG] A versão de um núcleo do Atom 230 custa 29 dólares. Com 43 dólares vai conseguir-se comprar o Atom 330, a 1,6 GHz, com 1 MB de cache. O processador encaixa nas mesmas placas que a versão de um núcleo e utiliza a socket BGA 437."

3. CarlosA

CarlosA Suspenso

Vamos lá ver como eles se vão portar....

4. Corpsegrinder

Corpsegrinder Banido

:009:finalmente!!!!

:'( mas ainda falta tanto tempo!

5. Fabio Fernandes

Fabio Fernandes Power Member

alguém sabe no caso do pessoal que tem um UMPC desses que estão a sair com o atom se esse cpu novo vai dar para as motherboards desses pcs?

6. H3llsinG

H3llsinG Power Member

Depois a intel vai lançar um Quad-Core ATOM :lol:

7. JPgod

JPgod Moderador
    Staff Member

Também vai ter o dobro do TDP (8w vs 4w).

Mas um Atom dual core, aliado a um bom decoder HD SMP capable e uma grafica integrada que faça decode HD ( o g45 já faz isso, mesmo que parcialmente) e já podemos ter um media center "atom" capaz de lidar com video HD no seu explendor máximo.

Claro que convinha um "g45" energy efficient. Já que ter um cpu de 4 ou 8w e um chipset de 20 e tal não combina bem!

Mas já disse no outro topico que a Intel tem muito o que optimizar e cortar neste chipset. Um dos passos é integrar southbridge + northbridge no mesmo die

8. Sumerset

Sumerset Power Member

Estarem a lançar dualcores não é assim grande ideia...

Era bom é que lançassem um novo chipset. 20W só para chipset não faz sentido...

9. Romani48

Romani48 Power Member

Fonte

10. apmm17

apmm17 Power Member

A ver vamos como se comparta este novo chipset e se os seus consumos estao a altura do proprio atom. Cumps

11. Rui_Carlos

Rui_Carlos 1st Folding then Sex

Depois de ver uns benchmarks dos Atom, em que ficavam claramente atrás do Celerom, fiquei um pouco desiludido.
    No início pareceu-me viável para criar um desktop de baixo consumo (tipo ASUS EeeBox), para deixar todo o dia ligado, mas a diferença de desempenho para um processador normal é demasiado significativa.

12. nickie

nickie Power Member

Eu tenho um Atom single core (N270 acho eu) no meu netbook e acho que para uma utilização normal é mais do que suficiente. Por utilização normal quero dizer Office, net, música, etc. Em dual core será bastante melhor. Obviamente que não serve para jogar os jogos de última geração, mas para isso tens processadores e gráficas melhores (e mais caros). Para quem apenas usa o computador para as tarefas que indiquei, o Atom porta-se muito bem.

Edit: Já agora, uma board com um Atom fica por €54. Se a isso juntares um disco, memória, fonte de alimentação e caixa, por uns €150/€200 ficas com um computador perfeitamente funcional para as tarefas normais.

Última edição: 25 de Agosto de 2008
  13. Corpsegrinder

Corpsegrinder Banido

como já referi no outro tópico dos atom 230 ....

um mini-servidor para uns projectos pessoais, torrents e outras experiencias do genero.... acho que não ha melhor candidato que este (ou o anterior) atom.

só espero que seja mesmo silencioso o sistema.....

:005:ainda estamos em agosto.............

14. Rui_Carlos

Rui_Carlos 1st Folding then Sex

Essa board já tem um dual core?

Eu não estou particularmente interessado em jogos (e uma máquina dessa até era melhor porque era um desincentivo a jogar :D )... E neste momento a minha máquina principal é o portátil. Eu queria um desktop mais para funcionar como servidor (nada que consumisse grandes recursos), e para quando precisasse de correr windows. Mas aqui surge logo um problema, que é correr o windows no VMWare... Tenho algumas dúvidas quanto ao desempenho nesta situação.

Não encontrei as benchmarks que referi acima, mas encontrei estas: http://www.tomshardware.com/reviews/Intel-Atom-Efficient,1981-15.html
    Aparentemente o Atom single core tem pior desempenho que um Celerom 1.2 GHz. Para funcionar como servidor devia ser suficiente, mas quando quisesse fazer mais alguma coisa, o desempenho não devia ser muito bom.

Realmente o consumo destas máquinas é bom para quem as quiser deixar o dia todo ligadas, mas podiam ter um desempenho um bocadinho melhor...

15. saz

saz Power Member

provavelmente vai sair uma nova serie de eeepc's qd sair o Atom 330, será que vale a pena esperar? ou ainda deve demorar mt?

16. Sumerset

Sumerset Power Member

Early adopters com portáteis prontos para sair com o Dualcore atom existem?

17. Gray-Fox

Gray-Fox Power Member

Fonte: http://www.techpowerup.com/70823/Atom_Dual-Core_Performance_Numbers_Emerge.html

18. Dark Kaeser

Dark Kaeser Power Member

Mas há previsão de lançamento de novas boards com as características que descreves?

19. __Miguel_

__Miguel_ Power Member

Se fores ver o tópico sobre a D945GCLF, podes ver uma vasta gama de motherboards com Atom, incluindo algumas baseadas nos chipsets portáteis (sem decode HD, obviamente, porque ainda são variantes do 945G/GM).

Para desktop ainda não vi (nem creio que venha a haver) nenhuma baseada no Pulsbo, que já faz decode HD, porque a Intel tem andado com problemas nos drivers do IGP (so what else is new? E este chip nem é feito por eles...), e além disso o Pulsbo tem severas limitações de dispositivos I/O (nomeadamente a falta de controlador SATA).

Btw, fora de Portugal já se vende a D945GCLF2, baseada no Atom 330, com LAN Gigabit e um cooler bem mais silencioso e eficiente.

Cumps.

Miguel

20. JPgod

JPgod Moderador
    Staff Member

Como já suspeitava, o Atom dual core é na verdade dual die...

Não é uma solução muito eficiente, quer em performance, quer em consumos.

Estado do Tópico:
Fechado a novas mensagens.

Partilhar esta Página