Processador Intel dual-core Atom

Status
Fechado a novas mensagens.
Massa termica basta colocares um pinta!

Porque tambem ha um ano atraz tive a montar um Core2duo... e tal.. pus lhe um maço de massa termica e aquilo nao descia dos 60ºc em idle!

Depois pus so um bocado pouco ficou bem melhor por volta dos 32ºc!

Nao abusem na quantidade da massa!

Cumps...
 
Comprei hoje uma Itel mini-itx com Atom 330 integrado.
Tenho a dizer que para o que é, o sistema serve bem,
mas estou muito desagradado com as temperaturas.

atomtempstf1.png


O que acham?

Tenho uma caixa com boa ventilação, por isso não percebo.
Será mesmo assim?

como se comporta a fazer decode 720p/1080p?
 
Sem um chipset decente, esqueçam lá os 1080p. E mesmo 720p não se porta muito bem.

Isso com o MCP7A/79 e já tinha power :D

Apliquei Artic Silver 5 e coloquei uma fan 80 a ventilar directamente o pseudo-cooler do cpu.
Consegui apenas um drop de 10º.
Estou mesmo a ver que no Verão isto vai torrar. :nie2:

E ao toque do dedo?

70ºc já dava para queimar o dedo :p

Tb já tive cpus a irem aos 100ºc e o cooler não fervia (junto do cpu). Erro de leitura ftw :P
 
Realmente é estranho a temperatura elevar-se até esses valores, mas a torrar, que seja no período de garantia :D

Pode ser que o substituto já não seja tão calorento. :004::004:
 
Realmente não se percebe porque é que ainda não fizeram um chipset em condições, que consuma menos que o processador principal.

Há alguma noticia sobre um chipset novo?
 
Talvez se deva à grafica... o maior consumo!

De qualquer das maneiras é um consumo ridiculamente baixo... acho que nem nos deveriamos queixar assim tanto!

Cumps..
 
Realmente não se percebe porque é que ainda não fizeram um chipset em condições, que consuma menos que o processador principal.

Há alguma noticia sobre um chipset novo?

Eu e outros já dissemos neste fórum que a próxima geração do Intel Atom (plataforma "Moorestown") terá um controlador de memória e IGP -da geração DirectX 10- integrados na própria CPU, pelo que o "chipset" se resumirá a uma Southbridge e a uma placa wireless (não há Northbridge separada, como nos chipsets para Atom e Core 2 actuais).
 
começam a ser anunciados :)

HP Announces Two New Intel Atom-Based Nettops: The HP Compaq Presario mini-Q 2030 and 2020

hp-announces-two-new-intel-atom-based-nettops-the-hp-compaq-presario-mini-q-2030-and-2020_large.jpg



The mini-Q 2030 uses a dual-core 1.6GHz Intel Atom 330 CPU, 2GB of DDR2 SDRAM, a 160GB 7,200 SATA hard drive, Dual-Layer DVD burner, 6-in-1 card reader, and runs Windows Vista Basic. It will sell for 12,900 TWD (Taiwan New Dollars), which converts to about $387 U.S. Dollars (USD).

@ http://computershopper.com/shoptalk...s-the-hp-compaq-presario-mini-q-2030-and-2020
 
pois, ja vi que infelizmente continua com aquele chipset arcaico... até parece mentira! lol Por favor AMD, faz concorrencia.......... :-D
A AMD tem um Athlon 2000+, se bem me lembra, a 1GHz, e uma versão dual-core. No entanto, como não costumo seguir AMD, não tenho a certeza dos valores.

O problema é que 1) são CPUs de 65nm, o que limita desde logo os baixos consumos; 2) têm um TDP bem mais alto que o Atom; e 3) só estão disponíveis para OEM, e acho que são de socket, o que pura e simplesmente não se percebe... (serem só para OEM, entenda-se)

Realmente não se percebe porque é que ainda não fizeram um chipset em condições, que consuma menos que o processador principal.
Já fizeram. Chama-se Pulsbo, e já tem um IGP que faz decode de HD. O problema é que faltam-lhe algumas coisas no segmento dos interfaces, nomeadamente a as portas SATA... :(

Talvez se deva à grafica... o maior consumo!

De qualquer das maneiras é um consumo ridiculamente baixo... acho que nem nos deveriamos queixar assim tanto!
Não, o maior consumo deve-se ao facto de o northbridge ser fabricado em pelo menos 90nm, e o southbridge de 130nm, quentes como o raio e sem optimizações para baixos consumos. Basta ver a diferença abismal entre o TDP do 945G/GC e do 945GMS/GME (que equipa TODOS os netbooks baseados em Atom). O chipset está completamente desajustado ao CPU pura e simplesmente porque é uma peça quase de museu. Nem que fosse uma versão de 65nm do mesmo chipset era melhor...

Entretanto, quanto aos consumos "ridiculamente baixos"... Quando um chipset G31+ICH7 (o ICH7 é o mesmo que acompanha o 945G/GC, ou seja, gastador na mesma) acompanhado por um E7200 consegue ter consumos mais baixos em idle do que um Atom+945G/GC, com consumos em load não muito acima do consumo em load do Atom+945G/GC, sem optimizações (undervolt e/ou power down de portas não utilizadas, por exemplo), ainda por cima com performance MUITAS vezes superior, algo está francamente mal com o Atom, e os seus consumos "ridiculamente baixos".

Aliás, neste momento, o conjunto G31+E7200 é com alguma margem um dos mais eficientes do mercado. E o 9300+E7200 deve dar uma abada ainda maior, porque o chipset, pelo menos segundo a Anandtech, tem consumos impressionantemente baixos... Nem Atlons low voltage com o 780G lhe chegam perto, ao que parece...

Cumps.

Miguel
 
A AMD tem um Athlon 2000+, se bem me lembra, a 1GHz, e uma versão dual-core. No entanto, como não costumo seguir AMD, não tenho a certeza dos valores.

O problema é que 1) são CPUs de 65nm, o que limita desde logo os baixos consumos; 2) têm um TDP bem mais alto que o Atom; e 3) só estão disponíveis para OEM, e acho que são de socket, o que pura e simplesmente não se percebe... (serem só para OEM, entenda-se)


Já fizeram. Chama-se Pulsbo, e já tem um IGP que faz decode de HD. O problema é que faltam-lhe algumas coisas no segmento dos interfaces, nomeadamente a as portas SATA... :(


Não, o maior consumo deve-se ao facto de o northbridge ser fabricado em pelo menos 90nm, e o southbridge de 130nm, quentes como o raio e sem optimizações para baixos consumos. Basta ver a diferença abismal entre o TDP do 945G/GC e do 945GMS/GME (que equipa TODOS os netbooks baseados em Atom). O chipset está completamente desajustado ao CPU pura e simplesmente porque é uma peça quase de museu. Nem que fosse uma versão de 65nm do mesmo chipset era melhor...

Entretanto, quanto aos consumos "ridiculamente baixos"... Quando um chipset G31+ICH7 (o ICH7 é o mesmo que acompanha o 945G/GC, ou seja, gastador na mesma) acompanhado por um E7200 consegue ter consumos mais baixos em idle do que um Atom+945G/GC, com consumos em load não muito acima do consumo em load do Atom+945G/GC, sem optimizações (undervolt e/ou power down de portas não utilizadas, por exemplo), ainda por cima com performance MUITAS vezes superior, algo está francamente mal com o Atom, e os seus consumos "ridiculamente baixos".

Aliás, neste momento, o conjunto G31+E7200 é com alguma margem um dos mais eficientes do mercado. E o 9300+E7200 deve dar uma abada ainda maior, porque o chipset, pelo menos segundo a Anandtech, tem consumos impressionantemente baixos... Nem Atlons low voltage com o 780G lhe chegam perto, ao que parece...

Cumps.

Miguel


A Northbridge 945P/G/GC é fabricada em 130nm, a Southbridge ICH7 em 180nm.
O P31/G31 é mais eficiente porque este chipset é basicamente a combinação da Northbridge P35 -90nm- com o ICH7 (em vez dos ICH8/ICH9), feita para poupar custos e oferecer uma alternativa de custo intermédio entre o 945 e o P965/P35.

Em termos de processos de fabrico de chipsets básicos da Intel, fica assim ordenada a lista:

Northbridges
- 945/955/975 -> 130nm
- 965/P35/X38 -> 90nm
- P45/X48/X58 -> 65nm

Southbridges
- ICH7 -> 180nm
- ICH8/ICH9 -> 130nm
- ICH10 -> 90nm
 
Ou seja a intel anda 1 processo de fabrico atrasado no Northbridge e 2 nos southbridges...

Faz impressão ter um sistema cujo cpu é 45 nm, mas tem um southbridge a 130...

ICH7 a 180, fdz isso é processo de fabrico de 1999.
 
Ou seja a intel anda 1 processo de fabrico atrasado no Northbridge e 2 nos southbridges...

Faz impressão ter um sistema cujo cpu é 45 nm, mas tem um southbridge a 130...

ICH7 a 180, fdz isso é processo de fabrico de 1999.

Para um chip como a típica Southbridge Intel não é (com menos de 1 milhão de transístores).
Mesmo a Northbridge varia entre os 5 e os 12 milhões.

Ambos os valores são irrisórios quando comparados com a quantidade existente nas CPU's, já não muito longe dos 800 milhões...
 
12 milhões é pouco. Se fosse isso as Dies seriam minusculas e o consumo ridículo.

Entretanto um P35 e afins tem um core tão grande quanto um GPU ou CPU moderno
 
12 milhões é pouco. Se fosse isso as Dies seriam minusculas e o consumo ridículo.

Entretanto um P35 e afins tem um core tão grande quanto um GPU ou CPU moderno

Não te esqueças que numa Southbridge e Northbridge, para além de a "transistor-count" ser menor, tens de contar com uma série de factores, como a inclusão de diferentes controladores de hardware, controladores analógicos, digitais, voltagens internas diferentes, etc, que contribuem para que a sua densidade seja bastante baixa, levando a dies relativamente maiores.

De qualquer forma, o P45 é susbtancialmente menor, porque é basicamente um shrink do P35 (com PCI-Express 2.0 "oficial") de 90nm para 65nm.
O P35 usa o mesmo processo de fabrico do ainda mais velho P965, e, no entanto tem uma performance melhor clock-por-clock, porque aproveita a maturidade do processo e aumenta a densidade dos transístores.
Em qualquer chip, a medida em "nm" é apenas uma média, pois há transístores -como os das partes analógicas (RAMDAC's, por exemplo)- que não se conseguem encolher tão bem como os controladores puramente digitais.
 
Última edição:
A Northbridge 945P/G/GC é fabricada em 130nm, a Southbridge ICH7 em 180nm.
Obrigado pela correcção. Pensava que o 945G já era de pelo menos 90nm, mas faz perfeito sentido que ainda seja de 130, uma vez que os Prescott apareceram mais ou menos pela altura do 955X/945P/945G.

Ainda é pior do que eu pensava... :S

Ou seja a intel anda 1 processo de fabrico atrasado no Northbridge e 2 nos southbridges...

Faz impressão ter um sistema cujo cpu é 45 nm, mas tem um southbridge a 130...

ICH7 a 180, fdz isso é processo de fabrico de 1999.
Sim, a Intel sempre andou em n-1 para Northbridges e n-2 para Southbridges. É uma forma de rentabilizar as fábricas um pouco mais (o processo de upgrade custa IMENSO dinheiro, e assim podem deixar ficar algumas mais atrasadas, de forma que, por exemplo, se tivessem três - têm de ser sempre pelo menos quatro para funcionar como deve ser, mas vamos pressupor que o mercado é perfeito e que as tecnologias mais antigas são "cortadas" automaticamente quando uma nova é introduzida - só precisariam de fazer o upgrade à mais atrasada de cada vez que introduzissem um novo processo de fabrico, o que poupa muitíssimo dinheiro...

Btw, o X38/X48/X58/P45/G45 já são de 65nm, não é?

Entretanto, vai haver um "shift" monumental com o P55, pelo que tenho lido, já que o chipset quase todo (com excepção do southbridge) vai ser metido dentro do CPU, que é de 45nm. Acho que nessa altura a Intel já deve ser capaz de começar a produzir southbridges no máximo a n-1, o que significa uma ainda maior queda nos consumos. Nice :)

Cumps.

Miguel
 
Status
Fechado a novas mensagens.
Back
Topo