Intel E8400 & future gaming (jogos futuros:P)

MaxAwesome

Power Member
Boas pessoal, acabei de me registar, por isso um olá a todos em primeiro lugar! ;)

Ora bem, o que me traz aqui é uma questão sobre a longevidade do meu actual CPU.

Em Outubro do ano passado fiz a minha primeira "custom build" e optei pelos seguintes componentes:

CPU: E8400

Mobo: P5Q Pro

RAM: 2x2 GB DDR2 800mhz Transcend (overclockam bastante bem!)

PSU: LC POWER "GREEN" 550W

GPU: ASUS 8800GT GLACIATOR 512MB

Cooling/modding: neons verdes (apeteceu-me azeitar um bocado) :P; 4 case fans Noiseblock e CPU cooler Zalman CNPS7500 + Blue LED.

Eu diria que tenho um excelente PC. Apesar de estar longe do "state-of-the-art", este PC tem "comido" todos os jogos que lhe pus à frente, nomeadamente, e mais recentemente, FEAR 2, Mirror's Edge e GTA IV. O GTA IV, depois de lhe meter os patchs oficiais (mesmo assim, antes nunca me deixou mal), qual Quad qual quê, o meu E8400 mostrou do que é capaz :D E ficou mostrado que o GTA IV foi um sério caso de "unoptimization", até a rockstar se dignar a lançar os patches.

Bem, mas vamos ao que interessa. Até agora, o E8400 (e os outros Dual de gama alta) têm-se aguentado maravilhosamente bem em jogos (que são a razão deste PC ter sido construido).

A minha questão é muito simples: Quanto tempo mais acham que um bom Dual Core (principalmente os E8x00) se aguenta em jogos? Eu sei que o advento dos Quad está a bater à porta, mas a verdade é que os Dual se andam a aguentar à brava.

Eu pergunto isto porque tenciono que esta "build" chegue até cerca de 2011... Sei que parece muito tempo, mas falando a verdade, estes tempos não se dão a "luxos" e gastar dinheiro em componentes PC para nos mantermos "on the edge of technology" simplesmente não resulta.

A única coisa que realmente tenciono fazer upgrade até essa data, é o GPU. A minha preocupação é msm só o CPU. Gostava de saber as vossas opinioes.

Há quem jure por tudo que o Socket 775 já morreu. Eu tenho as minhas dúvidas. Uma plataforma tão bem sucedida e que deu tanto dinheiro à Intel (e continua a dar), não morrerá tão facilmente. E não se esqueçam que a propria Intel lançou o E8700 há pouco.

Acham que o meu (e os vossos) Dual se aguentam em jogos até cerca de 2011/2012? Claro que ninguém espera que sejam os reis da velocidade, mas a verdade é que ainda hoje se joga 99% dos jogos num Pentium 4.
 
A meu ver os quads estao a ser mais rentaveis em aplicaçoes profissionais, no ramo dos jogos, parace-me que o GPU ira ser o rei para os proximos tempos. Digo isto porque parece-me que quando a tecnologia physx se tornar num standart nos jogos e suportado tambem pelas ATI, muita da carga do CPU vai passar para o GPU, o que me faz parecer, que dual-cores a 3ghz ou mais irao dar conta do recado. Pelo menos durante mais uns tempos.
 
Eu concordo, mas não apenas por causa do Physx. A verdade é que já andam há anos a dizer que os Quad vao ser o futuro. E até agora, nem no presente eles são 100% aproveitados em jogos. Claro que nas aplicações profissionais há diferenças avassaladoras, mas penso que os jogos são um caso bastante específico. Um jogo não depende apenas do CPU, um jogo é uma peça de software que tem de se articular entre o CPU, RAM e GPU.

Sabes o que acho? Eu acho que quando os Dual (Socket 775) deixarem de ser bons para jogos, já nem os Quad se vão safar.

A arquitectura de um CPU é dos factores mais importantes na sua performance; e tanto os Dual como os Quad são da arquitectura Core 2. Quando esta começar a dar sinais de fraqueza, não vai importar se temos um Dual ou um Quad.

De qualquer das formas, penso que não teremos problemas em jogos durante muito tempo. Seja com Duals ou Quads.
 
Ainda te dura pelo menos 2 anos, jogos como o GTA4 mal optimizados como tudo não contam para as estatísticas, só para teres um ponto de comparação, eu com o pc do my system tinha slowdowns no GTA4 que só foram resolvidos com patchs.

Não concordo contigo na parte da arquitectura, tenho a certeza que o meu Q9650 ainda vai durar na boa uns 4 ou 5 anos sem se queixar em nada, o teu dual dou-lhe no máximo 3 anos antes de se começar a queixar nos jogos.
 
Ainda te dura pelo menos 2 anos, jogos como o GTA4 mal optimizados como tudo não contam para as estatísticas, só para teres um ponto de comparação, eu com o pc do my system tinha slowdowns no GTA4 que só foram resolvidos com patchs.

Não concordo contigo na parte da arquitectura, tenho a certeza que o meu Q9650 ainda vai durar na boa uns 4 ou 5 anos sem se queixar em nada, o teu dual dou-lhe no máximo 3 anos antes de se começar a queixar nos jogos.


Talvez até tenhas razão. Mas tem em conta o exemplo do Pentium 4 e do Pentium D: Single core vs Dual core, respectivamente. Temos de admitir que dada a idade da arquitectura Netburst, nem mesmo os Pentium D conseguem distinguir-se claramente dos seus companheiros single, Pentium 4.

Mas a verdade é uma, tu com um "bom" Pentium 4 (prescott; e de preferencia com HT) ainda te safas bem em quase todos os jogos, e já la vão 4 ou 5 anos desde que esses CPUs foram lançados.
 
acho que essa discussão sobre até quando um dual core se aguenta é inutil, já se fala nisso desde que apareceram os quad e até agora ainda se vão aguentando e bem, é evidente que o futuro são os quad e afins, eu proprio tenho um e não troco por nenhum dual.
se não sabemos os jogos que vão sair amanhã, como é que vamos saber se aguentão ou não. embora pense que cada vez virão mais optimizados para quad certamente funcionarão nos dual sem problemas, agora até quando acho que ninguem sabe, só o futuro o dirá
 
A realidade é que um quad é um processador caro, e os mais baratos tem uma velocidade por core estupidamente baixa. Tudo, mas tudo o que nao esteja optimizado para quad ou mesmo para dual vai sofrer com esta politica que a intel adoptou. Continuo a preferir dual core com altos mhz que quad com baixos mhz. Nao vai durar muito mais tempo assim, mas para ja é o que é.
 
É para qualquer aplicaçao que nao use multicore eficazmente. Sim, para o folding nao é baixo, é bem bom, mas nem tudo é foldar.

por acaso conheces algum dual core E8xxx que trabalhe de origem acima dos 3.4ghz e custe menos de 200€, pois parece-me que não.
se qualquer Q6600 (que custa 170€) dá 3.4 3.6ghz com facilidade a tua logica que um quad é caro não me parece muito acertada.
e qualquer dual acima de 200€ para mim já é mau negocio, por pouco mais já se arranja um i7 que bate qualquer dual core

ps: isto não é nenhum ataque pessoal, é apenas o que eu acho:) comps
 
3.6 num quad... Fazes isso num E8200... E o preço é?!?!

Neste momento o unico Quad que vale apena investir será no Q9550 pela relação preço/desempenho... De resto um E8400 é um bestbuy!
 
por acaso conheces algum dual core E8xxx que trabalhe de origem acima dos 3.4ghz e custe menos de 200€, pois parece-me que não.
se qualquer Q6600 (que custa 170€) dá 3.4 3.6ghz com facilidade a tua logica que um quad é caro não me parece muito acertada.
e qualquer dual acima de 200€ para mim já é mau negocio, por pouco mais já se arranja um i7 que bate qualquer dual core

ps: isto não é nenhum ataque pessoal, é apenas o que eu acho:) comps

Tens consciencia que um E8400 custa 150€ e faz facilmente mais de 4Ghz certo ?

A história de "maior parte dos jogos vão suportar X" já é antiga e ainda hoje se vêm jogos que mal e porcamente suportam dual-cores...

Comprar um I7 sim é boa ideia, comprar outra coisa de momento não.

Mais dentro do tópico original, não prevejo (isto é tipo Maya mas sem garantias) que precises de comprar um CPU nos próximos 2 anos pelo menos... Talvez mais...
 
não digo que voces não tem alguma razão:) apenas respondi ao user que disse que os quad são caros e lentos, como disse são opiniões, para o que faço no pc um quad é a melhor opção, a parte dos jogos não me interessa grande coisa e sim para mim o proximo é um i7 sem duvida, os dual para mim estão completamente postos de lado
 
por acaso conheces algum dual core E8xxx que trabalhe de origem acima dos 3.4ghz e custe menos de 200€, pois parece-me que não.
se qualquer Q6600 (que custa 170€) dá 3.4 3.6ghz com facilidade a tua logica que um quad é caro não me parece muito acertada.
e qualquer dual acima de 200€ para mim já é mau negocio, por pouco mais já se arranja um i7 que bate qualquer dual core

ps: isto não é nenhum ataque pessoal, é apenas o que eu acho:) comps

Eu sei que não. Sao opinioes e senao as podermos discutir nao andamos ca a fazer nada.

Penso que o god_lx deu a resposta que eu daria. De facto ja começo conforme a situaçao a aconselhar quads a quem pede opiniao, e sei que nao vai voltar a trocar tao depressa. No meu caso particular reafirmo o que disse,por 150 euros tenho um e8400 que a funcionar a 4.4ghz.
 
Finalmente alguem que pensa como eu :D Demorou.... lol

Eu diria que o teu E8400 aguenta 2009 e talvez 2010, mas prevejo que já com algumas dificuldades ;)
 
Boas! Sou mais um adepto do E8400 ! Gosto bastante dele. Se virem em my system ta ai o meu pc onde custumo jogar. Até agora também não me deixou mal. Já tentei fazer overclock e também não me deixou mal. Tem levado com tudo o que é jogos resolução ao máximo etc etc. Sem dúvida um processador com grande relação preço /Qualidade

Vamos ver como se porta pelos anos seguintes que ai vem.
(Por enquanto não tenho a mínima intenção de o trocar)
Cumpz
 
Finalmente alguem que pensa como eu :D Demorou.... lol

Eu diria que o teu E8400 aguenta 2009 e talvez 2010, mas prevejo que já com algumas dificuldades ;)

Duvido que um E8400 só aguente jogos até essa altura. Como alguém aqui disse, há tanto jogo a sair para o mercado que ainda mal suporta Dual core; quanto mais Quad.

Mas nem é por aí, um jogo bem feito pode perfeitamente "adaptar-se" ao sistema que tem à disposição. A isto chama-se "scalability".

Mas de qualquer forma, eu acho que um E8400 chega a 2011 a portar-se ainda decentemente em jogos; prevejo que um bom dual ainda se encontre em boa forma nessa altura; principalmente se levar com OC em cima.

Em 2011, o e8400 será um CPU com 3 anos. Certamente não será o rei da velocidade, mas estará ainda dentro da "idade" normal de um CPU. Há CPUs com mais de 3 anos que ainda permitem deixam jogar tudo e mais alguma coisa.
 
Última edição:
Back
Topo