Talvez haja concorrentes com produtos substitutos, mas se achas que a consolidação quase absoluta da arquitectura x86 nos sectores chave do mercado não valida o que eu disse, então não sei.
Sectores chave ?
Tais como ?
A Intel domina os desktops, mas a verdade é que o Linux tem vindo a ganhar imensos adeptos nessa área, o que torna a arquitectura de hardware sujacente irrelevante (o Linux é multi-plataforma).
Supercomputadores ? Linux e derivados de PPC, na maior parte dos casos.
Telemóveis e smarphones ? Invariavelmente, Symbian, OS X, Windows CE, Google Android/Linux a correr em hardware ARM.
Consolas de jogos ? PPC's e Linux ou OS'es proprietários.
Set-top-boxes, sector de eletrónica automóvel, bases de dados empresariais, etc ? PPC, SPARC, Linux/Unix, etc.
De notar que o Atom não foi feito por causa de poder vender mais uma CPU em volume, mas sim para ser extremamente barato.
Daí a opção pela arquitctura in-order. Poupa imenso espaço na die do chip, o que permite fazer muitas CPU's com poucas waffers.
Os Celeron e Celeron dual-core, por estarem ligados umbilicalmente aos irmãos mais caros, não podem beneficar de dies únicas e simplificadas (por exemplo, a die do Celeron E1200 tem 2MB de cache L2 -deriva dos Core 2 E4xxx-, mas só 25% da cache é efectivamente utilizada nestes produtos).
Nenhum deles, nem todos eles juntos conseguiria alguma vez tomar o lugar da Intel.
Alias nos últimos anos todas essas arquitecturas têm cada vez menos market-share.
Ate a apple que era o ultimo grande fabricante de pc´s não-X86, ja virou para Intel e com isso subiu imenso as vendas e o seu market share no mercado e consequentemente a Apple não mais vai voltar para trás.
A Apple sabia do Atom, e mandou a Intel dar uma curva no iPhone.
Porquê ?
Porque sabe que a arquitectura ARM tem mais performance/W/mm^2 num dado processo de fabrico do que a arquitectura x86, e goza de uma grande variedade de fornecedores no mercado (neste caso, optou pela Samsung).
Aliás, a compra da PA Semi foi um sinal claro de que eles precisavam dos engenheiros dessa empresa para começar a desenhar versões costumizadas da arquitectura-base definida pela ARM (a Nvidia fez o mesmo quando comprou a PortalPlayer).