Intel Gemini Lake? 9ª Geração?

Este Atom parece ser interessante por vários motivos. Vão alargar o Pipeline, vão duplicar a cache L2, HDMI 2.0, wireless+bluetooth integrado, uma unidade DNN, etc.
Mas esta informação não é nova. Os detalhes desse cpu andam na net há meses.

Nessa noticia eles falam que isto são terminais da Fujitsu, mas pelas imagens e pelo PDF, não são claramente terminais. Usar aqueles computadores/processadores para terminais, seria completamente desapropriado.
 
Do que vi sobre estes novos processadores até para portáteis de baixo custo aparentam ser opções viáveis. Acoplados a um Ssd dá para todas as tarefas básicas sem grande problema. 10w de tdp ainda dá para alguma coisa a julgar pelo que se obtém dos irmãos maiores de 15w.
 
Os Atom são opções viáveis para portáteis e computadores de baixo custo há muito tempo. O problema é que lhe espetam com 2GB de Ram e 32GB de eMMC e está a andar de mota e isso, compreensivelmente, para muita gente não serve. Muitas marcas ainda lhe colocam o Windows 10 S, que nem ao menino Jesus serve.
Mas lá está, como a "cloud" é sagrada, as marcas continuam a jorrar estes produtos que só trazem más experiências a quem os compra.
 
Parece que poucas pessoas ligaram ao lançamento do Gemini Lake. Até a própria Intel pouco ou nada fez para publicitar o lançamento, o que é pena, porque para um "tock", é um processador bem interessante e barato.

mvxzaFe.jpg


Alguns detalhes do processador:

https://www.anandtech.com/show/1214...ilver-and-celeron-socs-new-cpu-media-features

Comparação com os Atom anteriores:

CE8mjzo.png


Os poucos modelos que saíram para Desktop e Portáteis.

ynszY6a.png


Comparação entre o modelo anterior (Apollo Lake) com o Gemini Lake:

27POQYz.png


Source: https://www.anandtech.com/show/1214...ilver-and-celeron-socs-new-cpu-media-features

O interessante deste processador, é que o quad core não fica longe de um Sandy Bridge de 2 cores / 4 threads, com 3MB de L3:

YUo99Vy.png


Source: http://browser.geekbench.com/v4/cpu/compare/5744016?baseline=5751914

Nota: Não liguem ao clock base, porque ele faz turbo a 2.7 Ghz e basta ter um cooling mínimo para estar sempre nesse valor em load.

Ainda poucos produtos foram anunciados com ele.

Um Ultra mini pc da Zotac:

VmUWgwz.jpg


Source: https://www.anandtech.com/show/12318/zotac-ces-2018-gemini-pico-pi226-pi336

Outro ultra mini pc da ECS:

1myZt4l.jpg


zHB2dYF.jpg


Source: https://www.anandtech.com/show/1230...-pcs-at-ces-2018-liva-z2-liva-q2-liva-one-soc

E por fim, duas boards da Asrock:

Z6ZBtfV.jpg


s3G2St5.jpg


CulBwXp.jpg


Source: https://www.cnx-software.com/2018/0...j4105b-itx-gemini-lake-mini-itx-motherboards/

Porta Paralela........bons tempos. :D

É pena o novo Atom ser tão pouco falado e o interesse ser bastante baixo. Penso que se as pessoas soubessem que este Atom, na versão quad core, já morde os joelhos de um Sandy Brige, teriam maior interesse nele. Especialmente em situações em que jogos não é preocupação.
 
Não me admira que não tenham dito nada, como estão debaixo de fogo por causa do Meltdown/Spectre, devem querer ver se não criam mais conversa do que a necessária, pelo menos até estabilizarem a situação.
 
Nunca percebi porque é que alguem iria preferir o dual-core quando o quad-core custa o mesmo e tem clocks turbo quase iguais. (J4105 vs J4005, por exemplo)

Esquece o preço dos processadores Intel no ARK. Ainda mais em relação aos Atom:
- Nenhuma OEM paga o valor indicado no ARK em relação aos processadores Intel. Isto aplica-se a todos os processadores. Há muita coisa que pode fazer variar o preço dos processadores para as OEM. Há de tudo um pouco. Até incentivos por parte da própria Intel.
- Aquele valor é "indicativo" do preço de unidade em compras de 1000 unidades, por parte de distribuidores, mas nunca saberás ao certo quanto custa um Atom, visto que ele é um processador soldado.

Além disso, não tires conclusões a partir do clock base e do Turbo. Já explico melhor na resposta seguinte.

Mais clock para single-thread. Depende muito do workload que se quer.

Se os Apollo Lake e Gemini Lake continuarem a tradição, é basicamente isso, além de na realidade, os dual cores não custarem o mesmo dos quad cores.

Por exemplo, tenho dois mini-pcs com Bay Trails. Os dois cabem numa mão e têm cooling passivo.
No entanto, um é um dual core e o outro é um quad core:
- O dual core, pode estar dias seguidos com o processador a 100%, que está sempre no máximo do Turbo com os dois cores em full load.
- O quad core, com com os 4 cores em full load, pouco turbo faz.

Dual Core N2807:

dUiiNKC.png

https://ark.intel.com/products/81072/Intel-Celeron-Processor-N2807-1M-Cache-up-to-2_16-GHz

Quad core Z3735F:

6XhOxfo.png

https://ark.intel.com/products/80274/Intel-Atom-Processor-Z3735F-2M-Cache-up-to-1_83-GHz

Tens mesmo no mercado alguns produtos com Atom Quad core, em que o Turbo se encontra desligado e não o consegues ligar na Bios.

Não me admira que não tenham dito nada, como estão debaixo de fogo por causa do Meltdown/Spectre, devem querer ver se não criam mais conversa do que a necessária, pelo menos até estabilizarem a situação.

A apresentação dos Gemini Lake foi nos inícios de Dezembro, muito antes do caso Meltdown/Spectre.

Estou a espera dos Gemini Lake para comprar um notebook low cost de 12.5/13.3, tipo da ***** ou afins.
Isso já foi para os OEMs ?

Que eu saiba, ainda não foi apresentado qualquer portátil com Gemini Lakes. No entanto, não deve faltar muito. Os primeiros mini pcs Desktop foram apresentados na CES.
Acho que vale a pena esperar, mesmo sendo um tock (que nem tock é, visto que é exactamente o mesmo processo de fabrico dos Apollo Lake. Nem mudaram para 14+ ou 14++):
- O core é consideravelmente melhor, especialmente aos anteriores do Apollo Lake.
- 4 MB de L2. O dobro do Apollo Lake.
- Gráfica Gen 9.5, com algumas coisas da Gen10 (que ainda não foi apresentada).
- Suporte para os codecs mais usados em 4K, suportando 10 bit.
- CNVi, que pode baixar ainda mais o custo dos equipamentos. Basicamente, integraram grande parte do Wireless e Bluetooth no cpu.
 
- CNVi, que pode baixar ainda mais o custo dos equipamentos. Basicamente, integraram grande parte do Wireless e Bluetooth no cpu.

Isto é mau. Antes podias actualizar a placa Wi-fi, agora vai começar a vir soldada na board. Por um lado acaba o refugo da Qualcomm com as Killers, por outro, se queres alterar a Wi-fi para ter acesso a uma nova norma tens de comprar um PC novo.
 
Última edição pelo moderador:
Isto é uma m****. Antes podias actualizar a placa Wi-fi, agora vai começar a vir soldada na board.

Eish. Calma. Os processadores já integraram tanta coisa e nem sempre há faltas de opções. Por exemplo, as FPUs já foram chips externos nas motherboards (Os x87) e se não tivesses o socket para lá o colocar, ficavas agarrado.
Grande parte dos processadores trás uma gráfica integrada e não impossibilita de colocares lá outro GPU. (Há caso, como o meu, que até agradece que os computadores não tragam GPU separado).

O CNVi é parte da componente wireless. Vais continuar a lá ter o slot M.2 com a placa, por enquanto. Tiras essa placa e colocas outra e está feito.
Quando estiver completamente integrado no cpu, vais à Bios e desligas. Continuas a ter linhas Pci-Express onde podes colocar o que te apetece.

Acho que tens é que compreender que os Atom são usados em muitos ambientes em que o preço e a integração contam. Não é só o mercado consumidor. Para dispositivos industriais, isso também conta. Devido a este facto, esta medida da Intel é muito bem vinda. :)

Por um lado acaba o refugo da Qualcomm com as Killers, por outro, se queres alterar a Wi-fi para ter acesso a uma nova norma tens de comprar um PC novo.

As "Killers" Wireless são Atheros, que são tudo menos refugo. Em sistema operativos Não-Windows, são até excelentes e muito usadas devido a drivers abertos e mais maduros que todos os outros fabricantes.

Claro que comprar uma placa de rede, wireless ou não, para "Gaming", é estupido, especialmente com todo o bloatware instalado.
 
As "Killers" Wireless são Atheros, que são tudo menos refugo. Em sistema operativos Não-Windows, são até excelentes e muito usadas devido a drivers abertos e mais maduros que todos os outros fabricantes.

https://en.wikipedia.org/wiki/Qualcomm_Atheros :P
Pela minha experiência, em Linux, são um lixo. Não há suporte e drivers decentes.

O CNVi é parte da componente wireless. Vais continuar a lá ter o slot M.2 com a placa, por enquanto. Tiras essa placa e colocas outra e está feito.
Quando estiver completamente integrado no cpu, vais à Bios e desligas. Continuas a ter linhas Pci-Express onde podes colocar o que te apetece.

Se continuarem a suportar versões antigas do CNVi. E sim, dá para desligar e ligar outra coisa, se a Intel continuar a fabricar placas Wi-Fi...

Eu ainda percebo a inclusão para NUCs, HDMI sticks e DVRs. Em portáteis e desktops (as boards que tem slot m.2 para Wi-Fi) é matar a expansibilidade das plataformas, nada de novo para a Intel.
 
Última edição:
Realisticamente, qual a percentagem de utilizadores que altera a placa de rede wireless como upgrade? Deve ser irrisoria, especialmente quando já atingimos normas com larguras de banda suficientes para qualquer workload normal previsivel.

Desde que dê para desligar na bios e colocar uma externa, não percebo o problema... Para aqueles casos singulares onde faz sentido o upgrade.
 
Mas estes processadores baixo consumo e baixo custo deverão ser usados em plataformas maioritariamente fechadas. Continuo sem perceber o drama de um SOC x86 nestes produtos. Não vejo isto como um roubo...
 
Se lá chegarmos a conversa é outra. E não me admira, mas nestes produtos acho normal esta situação.

Nos portateis fomos na direcção de ter tudo soldado, e não me admira que cheguemos lá nos desktop... Percebo o "medo".
 
Até porque se precisas de poupar espaço (como é normal nessas plataformas) podes sempre faze-lo. Ninguém impede de criar uma board com componentes soldados.
O problema é começar no fabricante, e aí não tens opção.
 
Back
Topo