Intel: GMA's no Windows Vista

blastarr

Power Member
A MS alterou os requerimentos para compatibilidade das GPU's onboard da Intel, presentes em muitas motherboards de PC's desktop e notebooks:

A boa notícia é que o Intel GMA 950 (existe, por exemplo, no Macbook non-pro e no Mac Mini), passa a suportar o interface AERO Glass, mas apenas se estiver presente um mínimo de 1GB de memória em configuração Dual-Channel.
Se estiver em Single-Channel, é apenas "Vista Capable" (perde as transparências das janelas e alguns efeitos nas transições).


Mais detalhes:

vista-1_lZgIhv1Gb975.jpg


vista-2_WW6798u0pyLX.jpg


vista-3_AgpGAG0mmc4V.jpg


vista-4_AbIlCsPsDlNq.jpg
 
Sem dúvida que os 1GB são mesmo necessários. Diria até que no OSX 10.4 os 512MB são mesmo curtos para além do casual use. Imagino como será o 10.5.

Bom, sempre é uma boa notícia depois do ridículo de terem deixado cair o WinFS que vinham a prometer há mais de 6 anos !?!? Ou seriam mais? :D Quem não tem mãos não toca viola.
 
ajax disse:
Sem dúvida que os 1GB são mesmo necessários. Diria até que no OSX 10.4 os 512MB são mesmo curtos para além do casual use. Imagino como será o 10.5.

Bom, sempre é uma boa notícia depois do ridículo de terem deixado cair o WinFS que vinham a prometer há mais de 6 anos !?!? Ou seriam mais? :D Quem não tem mãos não toca viola.

Nao é necessarios 1gb de ram nos pc´s normais com uma grafica ATI ou Nvidia dx9. Ja tive eu instalado a Beta1 do Vista muito mal optimizada num pc AMD Sempron Socket A e 512Mb de ram a rodar muito bem. (tb lhe fiz uns tweaks)
A Beta2 que saiu há dias deve correr ainda muito melhor que a que eu instalei.

1gb de ram em dual-chanel so sera obrigatorio em Apple com controlador grafico Intel para correr o Aero.
 
DJ_PAPA disse:
Nao é necessarios 1gb de ram nos pc´s normais com uma grafica ATI ou Nvidia dx9. Ja tive eu instalado a Beta1 do Vista muito mal optimizada num pc AMD Sempron Socket A e 512Mb de ram a rodar muito bem. (tb lhe fiz uns tweaks)
A Beta2 que saiu há dias deve correr ainda muito melhor que a que eu instalei.

1gb de ram em dual-chanel so sera obrigatorio em Apple com controlador grafico Intel para correr o Aero.

Não são necessários?... Pois não, mas sem eles o Vista é uma lesma em multitasking. Ou então só usas um programa de cada vez... ou se calhar tens um quad-core :p

É naquela, se eu não tivesse corrido o Vista num sistema que inicialmente tinha 512MB e depois passou a ter 1GB, nem me metia ao barulho. Mas o que é certo é que não podes dizer que 1GB é desnecessário.
 
johncool disse:
Não são necessários?... Pois não, mas sem eles o Vista é uma lesma em multitasking. Ou então só usas um programa de cada vez... ou se calhar tens um quad-core :p

É naquela, se eu não tivesse corrido o Vista num sistema que inicialmente tinha 512MB e depois passou a ter 1GB, nem me metia ao barulho. Mas o que é certo é que não podes dizer que 1GB é desnecessário.
Eu disse que o corri num AMD Sempron socket A, logo qq analogia com um quad-core nao faz sentido.
Eu tb corri o Vista, se calhar a mesma versao que tu.

Eu nao disse que 1gb era desnecessario em questoes de performance. So disse que um pc com 512mb e uma grafica dx_9 permite correr o Vista versao Aero perfeitamente.
E tb que 1gb de ram dual-chanel para correr a versao Aero so é necessario nos portateis Apple com controlador grafico Intel.

E atençao que fiz alguns tweaks na beta1 para correr melhor. Mesmo com alguns programas abertos aguentou-se bem.
Nao tenho duvidas que na versao final + tweaks sera possivel correr ate bastante bem o Vista Aero num pc com 512mb de ram e placa dx9.
 
DJ_PAPA disse:
Eu disse que o corri num AMD Sempron socket A, logo qq analogia com um quad-core nao faz sentido.

Pois, e também não faz sentido eu ser irónico, uma vez que tu não percebes o que é uma ironia.

DJ_PAPA disse:
Eu nao disse que 1gb era desnecessario em questoes de performance. So disse que um pc com 512mb e uma grafica dx_9 permite correr o Vista versao Aero perfeitamente.
E tb que 1gb de ram dual-chanel para correr a versao Aero so é necessario nos portateis Apple com controlador grafico Intel.

Correcto, a falha foi minha.

DJ_PAPA disse:
E atençao que fiz alguns tweaks na beta1 para correr melhor. Mesmo com alguns programas abertos aguentou-se bem.
Nao tenho duvidas que na versao final + tweaks sera possivel correr ate bastante bem o Vista Aero num pc com 512mb de ram e placa dx9.

Aqui duvido mesmo muito... bastante bem não. Razoavelmente, sim.

Sim, é verdade, o sistema ainda não está optimizado... mas neste momento come perto de 500MB de RAM logo de início, e não acredito quue este valor baixe assim tanto.
 
Ainda há dias tive com um Laptop onde o autocolante já dizia Vista Capable...Com uma X700 e 1Gb de ram... Portanto se as GMA têm os mesmos shaders n vejo pq seria diferente...

Btw, a Beta2 do Vista num Celeron 2.5Ghz com 512Mb de ram é bastante usável com as mariquices k a gráfica permitia (Uma MX440, ou seja n eram muitas)... Ainda n experimentei num PC mais recente...
 
DJ_PAPA disse:
1gb de ram em dual-chanel so sera obrigatorio em Apple com controlador grafico Intel para correr o Aero.

Parece-me que o que é dito é que são necessários 1GB em dual channel se a gráfica for uma GMA's 950,etc.

É curioso a associação que fazes entre o GMA e a Apple como se fosse a única a usá-lo. São dezenas os portáteis que usam apenas o controlador integrado GMA da Intel. Penso que quem compra um portátil com uma GMA tem todo o interesse em saber se pode ou não correr o Aero. Mas pronto, eu sei que a tentação de dizer mal da Apple é muito grande.
 
Mas num pc do estilo sempron e 512mg de ram para que usar o vista nele?? É assim tão evoluido que se mude logo do XP para este?? Ou que tipo de programas usam nesses pc's??

Mesmo com tweaks acho que se deve apenas usar o XP, e depois se keres mais rapidez fazer os tweaks no windows, que existe muitos.

Agora, deixem o vista para as verdadeiras maquinas agora que mais tarde iram ser apenas pc normais, esses podem correr o vista bem, e veremos como vai vir, pois acho que ainda vou ser fiel ao winXP algum tempo, é o caso de esprerimentar o vista que está em download e ver se é estabel.
 
Vende-se e vendeu-se tanto PC, portáteis e desktop com estas GMA que isto foi com certeza um servicinho que a Microsoft fez a si própria.
Até e depois da saída do Vista estes PCs vão-se vender ainda mais e convém não alienar um parque informático tão grande.
 
timber disse:
Vende-se e vendeu-se tanto PC, portáteis e desktop com estas GMA que isto foi com certeza um servicinho que a Microsoft fez a si própria.
Até e depois da saída do Vista estes PCs vão-se vender ainda mais e convém não alienar um parque informático tão grande.

Exactamente. Não sei como fui esquecer-me dos Desktops quando tenho um com uma GMA 900 + uma Ati X300 embora só use a GMA. :D
 
E eu que também tenho uma GMA950 numa das minhas boards... e se corre o XGL à vontade não vejo o porquê de não ser capaz de suportar as mariquices (sem ofensa note-se) do Aero.
 
Back
Topo